• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

caixa help!!

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
boas!! se alguem me puder ajudar!!e o seguinte hoje ao andar com o jipe as mudanças entravam mto bem so qe quando ao fim de uns 40kms ja qente.. a 1 mundança e a marcha a tras custava a entrar.. tive algum tempo no para arranca.. pior ainda ficou de emtrar a mudança.. qe sera? ja uma vez aconteceu isso mas estiquei o cabo de embraiagem peqeno e ficou bem agora voltou a mm coisa qem me puder dar dicas!! cumprimentos

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
boas!! e assim sera tb falta de valvulina?? e qe qd aqece a valvulina fica mais liquida e pode haver maior frixao na caixa..o mais certo e tar enganado se for do cabo??ja o tenho um bom bocado esticado.. se esticar mais as mundaças entram melhor?? o facto de esticar mais pode haver maior probablidade de pardtir? cumprimentos!!

Registo
8 Jun 2006
Amigo Dinis:

Salvaguardando outras opiniões, não me parece que seja falta de óleo na caixa. No entanto verifique!;)

Neste momento penso que ao carregar no pedal a sua embraiagem, ela não está a separar devidamente o motor da caixa de velocidades. Como os carretos ficam em movimento, as mudanças não engrenam/desengrenam facilmente (arranham!:angry:).

Ao tirar folga á embraiagem (ao fazer avançar a forquilha do rolamento), vai "talvez" fazer com que a embraiagem actue devidamente, isto se ela ainda tiver afinação possível!!!:thinking:

No entanto este tipo de afinação é inverso àquela que normalmente se faz quando uma embraiagem se vai gastando durante o seu tempo de vida:astonished:. Nesse caso o disco gasta-se (diminui de espessura), a prensa vai avançando em relação ao “volante motor” (porque o disco está mais fino) e as patilhas/mola vão “saindo” encostando-se ao rolamento, até chegar a um ponto em que deixam o disco “patinar” por falta de pressão da “prensa” (desculpem o pleonasmo:devilish:).
Então “dá-se folga”, ou seja, afasta-se o rolamento das patilhas e tudo recomeça… Até um dia:disappointed_relieved:.

Dinis, quando diz que estica os cabos, na verdade não o está a fazer, nem lhes está a dar mais tensão, apenas está a alterar a posição relativa da tal forquilha da embraiagem (uma peça que sai de lado na "cloche"). A sua resistência só é solicitada quando carrega no pedal e as diversas afinações não alteram o esforço dos cabos significativamente. Geralmente o que os faz partir é a falta de lubrificação/atrito excessivo.

Veja bem o estado do rolamento de uma peça onde vai ter o cabo que vem do pedal e donde parte o cabo que vai à forquilha. Para isso desaperte os cabos que lá vão ter.

Vá dando nUMMticias

UMM abraço

João

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Pode ser o cabo a desfiar... já me aconteceu... fui afinando até que um dia partiu.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
boas!! ja tive de volta do jipe ja afinei o cabo ja entra bem as mudanças nem arranham nem nada!! so tenho medo qe volte ao mesmo com o passar do tempo.. e a embraiagem comece a patinar.. la vao mais euros!! cumprimentos

Top Inferior