Amigo Dinis:
Salvaguardando outras opiniões, não me parece que seja falta de óleo na caixa. No entanto verifique!
Neste momento penso que ao carregar no pedal a sua embraiagem, ela não está a separar devidamente o motor da caixa de velocidades. Como os carretos ficam em movimento, as mudanças não engrenam/desengrenam facilmente (arranham!:angry

.
Ao tirar folga á embraiagem (ao fazer avançar a forquilha do rolamento), vai "talvez" fazer com que a embraiagem actue devidamente, isto se ela ainda tiver afinação possível!!!:thinking:
No entanto este tipo de afinação é inverso àquela que normalmente se faz quando uma embraiagem se vai gastando durante o seu tempo de vida:astonished:. Nesse caso o disco gasta-se (diminui de espessura), a prensa vai avançando em relação ao volante motor (porque o disco está mais fino) e as patilhas/mola vão saindo encostando-se ao rolamento, até chegar a um ponto em que deixam o disco patinar por falta de pressão da prensa (desculpem o pleonasmo

).
Então dá-se folga, ou seja, afasta-se o rolamento das patilhas e tudo recomeça
Até um dia:disappointed_relieved:.
Dinis, quando diz que estica os cabos, na verdade não o está a fazer, nem lhes está a dar mais tensão, apenas está a alterar a posição relativa da tal forquilha da embraiagem (uma peça que sai de lado na "cloche"). A sua resistência só é solicitada quando carrega no pedal e as diversas afinações não alteram o esforço dos cabos significativamente. Geralmente o que os faz partir é a falta de lubrificação/atrito excessivo.
Veja bem o estado do rolamento de uma peça onde vai ter o cabo que vem do pedal e donde parte o cabo que vai à forquilha. Para isso desaperte os cabos que lá vão ter.
Vá dando nUMMticias
UMM abraço
João