• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Caixa do cournil

cournel

UMM
Registo
13 Jun 2007
Podem-m esclarecer uma coisa... tenho um cournil de 82 um 2112cc e a caixa sintua um bocado rija.. não sei se é normal já o comptrei assim. Por exemplo a primeira so entra mesmo com o jipe parado. Se esticar-mos uma mudança bem esticada, quando se quer por a outra arranha... Será sincronizadoras f####### ou embreagem? Tou mesmo na duvida.........
Ajudem-m!!!!

http://photos.hi5.com/0004/954/493/6p2TX4954493-01.jpg

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Boas, pelo que conheço dessas caixas só tive problemas com a 4ª porque as anilhas dilataram.
Deve ser da embraiagem. Tenta esticar mais um pouco o cabo.

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team

Registo
8 Jun 2006
Amigo cournel

Deverá ser embraiagem a precisar de afinação (tirar folga/esticar o cabo) ou embraiagem a precisar de revisão. No entanto veja o rolamento do cranque (onde vai ter o cabo longo que vem do pedal e donde parte o cabo curto que vai ter à forquilha da embraiagem) situado, lateralmente, junto ao apoio central/travessa da cx (sobre a travessa).

Para verificá-lo convenientemente terá que desligar os cabos (no cranque/alavanca), retirar a alavanca (toda a operação é fácil) e ver com atenção o estado do rolamento no seu interior (este rolamento é muitas vezes esquecido e dá muitos problemas:devilish:).

Mesmo que aparentemente esteja bom, substitua esse rolamento (por outro igualmente blindado nas duas faces, são muito baratos) porque, devido à posição onde trabalha, está permanentemente sujeito a todo o tipo de agressões (água, pó etc.).

UMM abraço e um bom FDS.

João

Registo
8 Jun 2006
Amigo cournel

Antes de tirar a cx, e não querendo ser chato, já viu o tal rolamento??? O tal da alavanca que está etc etc etc...

É que já me passaram pelas mãos alguns Cournil (incluindo o meu) com esses sintomas e eram apenas problemas com esses rolamentos.

O que se deve estar a passar, não é a embraiagem a "demorar" a actuar, mas sim, actuar indevidamente/pouco.

Tente também avaliar o estado do cabo maior, porque pode se estar a partir (comparando com um novo).

Se quiser, veja estas peças antes de gastar mais dinheiro, porque pode montar uma embraiagem nova e ficar tudo na mesma.

UMM abraço

João

Registo
8 Jun 2006
Amigo cournel
Deus queira que seja apenas o rolamento ou o cabo, caso contrario, penso que se terá que mandar para a embraiagem.
Quanto aos calços não o posso ajudar (porque não tenho). Já tentou por um post no sitio das peças ?
UMM abraço e vá dando noticias.
João

Registo
8 Jun 2006
Amigo cournel

Peça a alguém que carregue no pedal da embraiagem:angry::dizzy_face: e estando ao pé desse mecanismo (alavanca), observe o seu movimento. Repare que, quando o pedal é carregado, o braço que está ligado ao cabo do pedal, avança para a frente do carro, enquanto o outro braço (dessa alavanca) vai na direcção da traseira, puxando esse afinador que referiu.

Bem, ao fazer isso está a avançar com a forquilha/rolamento da embraiagem e a desembraiar a caixa do motor, se o problema for apenas desafinação terá que, com o pedal em repouso, puxar um pouco mais a forquilha (através do tal afinador) de modo a quando carregar no pedal, ele faça avançar mais a forquilha e assim desembraiar com mais facilidade

Espero ter sido o mais claro possível, no entanto vá perguntando sempre que tiver dúvidas.

Faça essa afinação por etapas e cerca de 5mm de cada vez, não vá chegar ao ponto em que avança tanto que o carro fica sempre desembraiado!:)

UMM abraço

João

Top Inferior