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Caixa de Velocidades

hrpm669

UMM
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11 Mar 2009
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Boas malta, é o seguinte, depois de puxar bem pelo meu Umm, cada vez que vou meter a marcha atraz ela arranha sempre um pouco, será que o oleo fica muito fino do calor e faz isso ???!!!! devo meter oleo mais grosso ???!!!


Cummp
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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O circuito está bem purgado? Começa por aí! Afina também o pedal da embraiagem. Também vê se não tens um tapete enrolado debaixo do pedal. ;):D

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

hrpm669

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11 Mar 2009
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È caixa de 4 velocidades, a embraiagem ta fixe Aldeia , foi mudada a pouco tempo, cerca de 1 anito talvez....


 

hrpm669

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11 Mar 2009
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As outras mudanças entram bem a marcha atraz e que arranha um pouco....
 

nunumm

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30 Mar 2006
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Ou tens o cabo desafinado ou está a partir por dentro e vai desafinando.
Experimenta afinar um pouco o cabo e vê se ele desafina de novo.

A primeira mudança onde sentes a embraiagem desafinada é precisamente na MA... depois começa a ser tb na 1a e por aí fora...
Eu já tive isso no meu.
 

hrpm669

UMM
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11 Mar 2009
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ok Nuno vou ver isso. depois digo algo ...

Obrigado e cummp ...
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
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7 Set 2007
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Boas Companheiro

Concordo inteiramente com o Nuno Gomes.
Sendo caixa de 4 com embraiagem por cabo, quase de certeza que está desafinada :disappointed_relieved:
Também já me aconteceu no meu Cournil.
Começou pela MA, depois 1.ª e assim sucessivamente.
Nas mudanças de maior força é por onde começa a arranhar.
Apliquei cabos novos (grande e pequeno), bem afinadinhos e voilá.. entram as mudanças que é um mimo :)

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
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Aveiro/Viseu

 

Humber

UMM
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11 Set 2009
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Mas também existem UMMs com a embraigem por cabo? Afinal quantas variantes existem entre motores, caixas e embraiagens.

Como alguns sabem eu ando aqui há muito pouco tempo, mas dá-me a sensação que as variantes com os UMMs são infinitas. Já para não falar das soluções caseiras que cada um inventa...

Existe alguma espécie de cronologia que nos permita identificar pelo ano, as características técnicas do modelo?

Obrigado,

Luis
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

Sim

Facilmente sabes o que cada carro levou loool e so preciso algum tempo de ForUMM, nao se aprende tudo num mes... eu ando aqui ha um ano quase, estou a acabar o restauro do meu jipe feito por mim e pelo pedroalcanena, e nao sei tudo, nao sei nada melhor dizendo hehehe

a ordem foi primeiro embraiagem a cabo depois hidraulica
as caixas começou na UGO com marcha a tras ao lado da terceira nos cournis de porta curta, depois caixa ZF marcha a tras ao lado da primeira nos cournis de porta grande.
Pode ter existido trocas de cournis mas isso UMM foi assim mesmo.
Nos alter permaneceram as caixa ZF e depois sairam com caixa de 4 de aluminio e embraiagem hidraulica.
de seguida as conhecidas caixas de 5 com embraiagem hidraulica tambem
as ZF e UGO eram tambem de 4.

Enchertos ha muitos mas isso e em todos os carros e variantes neste carro tambem ha muitas como em qualquer outro carro de qualquer marca

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
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nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Sim, tens uma cronologia que te dá uma ideia das evoluções, embora no final tenha havido uma grande misturada, muito dependente do que tinham em stock.
Assim, e de forma muito resumida, tens:
No caso das embraiagens, as primeiras são por cabo, e depois nos Alter II apareceram as embraiagens a óleo.
Nas caixas começas com as de 4 ZF, em ferro com MA ao lado da 1a, que ainda equiparam os 1os Alter, e depois passaram a ter tb uma de 4 mas de aluminio, com MA ao lado da 3a, e finalmente as de 5. Cada uma delas tinha uma caixa de transferencias diferente.
Motores tens 2100 e 2300 (Cournil) depois 2500 (Alter I) e 2500 TD (Alter II).
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Penso que baralhaste as caixas, não?
Os Cournil vinham sempre com as ZF... as UGO é que depois vieram em substituição das ZF que vinham nos 1os Alter, certo?
Eu pelo menos nunca vi Cournil com UGO, e já vi vários Alter I com ZF.
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

Os primeiros cournis vinham com UGO, que sao as caixas de marcha a tras ao lado da terceira.

depois e que sairam com ZF as conhecidas caixas da MA ao lado da 1ª que tambem equiparam os Alter

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hrpm669

UMM
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11 Mar 2009
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Boas pessoal, uma duvida, a afinação do cabo é feita junto a caixa de velocidades por baixo certo ????



cUMMp
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

Ambos os cabos dao afinaçao so que o cabo grande tens que desaperta lo dessa alavanca para conseguir dar afinaçao porque senao ele vai-se enrolando sobre si mesmo.
O mais facil e mesmo o cabo pequeno com dois alicates e uma chave 13, a chave 13 desaperta o parafuso fixador e os dois alicates rodam-no um ao lado da alavanca e o outro ao pé dessa porca 13

cUMMps

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26 Out 2007
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Ola
Olha aproveita e ve o rolamento que esta no tirante onde aperta os cabos e ja agora se o furo onde estao aqueles tirantes pareçidos com um U com muita folga se isso tudo estiver estragado ou com folga tens de arranjar isso 1.º depois parte para os cabos
Pedro Marques

Pedro Marques
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coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 
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21 Set 2009
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quote:Originally posted by nunumm

Sim, tens uma cronologia que te dá uma ideia das evoluções, embora no final tenha havido uma grande misturada, muito dependente do que tinham em stock.
Assim, e de forma muito resumida, tens:
No caso das embraiagens, as primeiras são por cabo, e depois nos Alter II apareceram as embraiagens a óleo.
Nas caixas começas com as de 4 ZF, em ferro com MA ao lado da 1a, que ainda equiparam os 1os Alter, e depois passaram a ter tb uma de 4 mas de aluminio, com MA ao lado da 3a, e finalmente as de 5. Cada uma delas tinha uma caixa de transferencias diferente.
Motores tens 2100 e 2300 (Cournil) depois 2500 (Alter I) e 2500 TD (Alter II).
esqueces-te dos motores 2.3td do alter e dos prv 2.8 a gasolina tambem do alter

UMM= Uma Maquina de Monte...
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

Penso que nunca sairam de serie jipe com motor 2.3td, sao alteraçoes

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
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26 Out 2007
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ola
E ainda tens uma caixa de tranferençia dos de 93 que tambem e diferente nos apoios e ainda tens os motores 2,1td nos alter 2000,ainda tens tambem os alter com motor BMW2,5td origem


Pedro Marques
Contacto: 966489745

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