• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

caixa de velocidades [troca de ideias]

Registo
17 Mar 2017
abri este topiko pra discutir aqui umas ideias tipo café...

Ultimamente tenho feito mais km´s em estrada com o "tijolo"
e anda-me a chatear seriamente o cagaçal da caixa de velocidades\transferência dentro do habitáculo.
395404464_1515250505546882_5544419846585407928_n.jpg
todos sabemos que o UMM não é um carro silencioso e civilizado, mas o cagaçal constante da caixa está a torna-se irritante.
é um alter 2, com caixa de 5 em Alumínio, tenho óleo Galp 15w40 a nível, tudo como manda a lei.

alguém já experimentou aditivos ati fricção tipo faher HD ou PTFE ou liqui moly 1012, ou outro qualquer?

é que o barulho do motor está lá, mas até dá tusa com o turbinas a zunir... agora a p"#$%& da caixa sempre a ganir é que coise...

Opiniões sff

• Like
Reações: bjc
Registo
11 Dez 2010
abri este topiko pra discutir aqui umas ideias tipo café...

Ultimamente tenho feito mais km´s em estrada com o "tijolo"
e anda-me a chatear seriamente o cagaçal da caixa de velocidades\transferência dentro do habitáculo.
Visualizar anexo 34432
todos sabemos que o UMM não é um carro silencioso e civilizado, mas o cagaçal constante da caixa está a torna-se irritante.
é um alter 2, com caixa de 5 em Alumínio, tenho óleo Galp 15w40 a nível, tudo como manda a lei.

alguém já experimentou aditivos ati fricção tipo faher HD ou PTFE ou liqui moly 1012, ou outro qualquer?

é que o barulho do motor está lá, mas até dá tusa com o turbinas a zunir... agora a p"#$%& da caixa sempre a ganir é que coise...

Opiniões sff
O antídoto mais eficaz para esse barulho na caixa é o uso de uns supressores de ruído nos ouvidos, faz milagres, deixamos de ouvir os barulhos parasitas do veículo e até das pessoas aí nosso lado aos berros, tem um senão, também deixamos de ouvir música!!!🫣
cUMMps
Chegamos a um ponto, de tanto conduzir o carro, que acabamos por nos acostumar. Acho que é um bocado por aí... tanto que sempre que sentimos ou ouvimos um barulho diferente, aí sim. Algo estará errado. 😉✌️

Última edição:

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Usei à uns tempos num carro cá de casa este aditivo,junto com a troca do óleo da caixa, fazia uma "zoada" em quinta, depois disto ficou impecável. Pode nao resolver o que procuras,mas fica a partilha.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
algum em especial?
O aditivo foi recomendado por um colega meu que trabalhava numa casa de peças auto, suponho que quase todos devem estar ao mesmo nível...
O isolamento foi feito com felcot na parte de baixo, por cima levou cortiça com 5 mm de espessura e as respetivas alcatifas...
Ficou sem dúvida muito melhor, tanto que é possível ouvir rádio e ter uma conversa civilizada com o pendura sem parecer que estamos chateados por causa dos berros que antes eram precisos dar...😂🤣😅

Registo
26 Mar 2020
O aditivo foi recomendado por um colega meu que trabalhava numa casa de peças auto, suponho que quase todos devem estar ao mesmo nível...
O isolamento foi feito com felcot na parte de baixo, por cima levou cortiça com 5 mm de espessura e as respetivas alcatifas...
Ficou sem dúvida muito melhor, tanto que é possível ouvir rádio e ter uma conversa civilizada com o pendura sem parecer que estamos chateados por causa dos berros que antes eram precisos dar...😂🤣😅
Colocas te cortiça ?!?!?
Mas só no local da caixa certo ?!?

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Entao da para conduzir de pantufas!!!
E a nível de humidade nos fundos ?!?
Demorei a ver que tinha aqui esta pergunta pendente!
Então é assim amigo Ricardo.
O interior do meu jipe foi todo revestido com placas de cortiça própria para colocar no chão onde podem passar todo o tipo de cargas, é cortiça especial super resistente.
Fiz essa intervenção pouco depois de ter comprado o carro porque tinha de fazer alguma coisa para reduzir o ruído mecânico no interior!
Estávamos no ano de 2000/2001 para ser mais preciso.
Quando recentemente fiz o restauro do jipe há cerca de 2 ou 3 anos uma das primeira coisas que fiz foi levantar a cortiça na zona crónica dos pés do condutor e passageiro.
Confesso que fiquei surpreendido pela positiva com o que vi.
A chapa estava ainda pintada de branco com um aspeto soberbo, sem nenhum tipo de ferrungem nem de oxidação.
Estava assim dos dois lados por isso levou uma escovadela, renovei as juntas de mastick, dei conversor, primário, pintei à cor do jipe e voltei a colocar a cortiça porque estava visto que além de proteger do ruído também tinha feito uma excelente protecção contra o envelhecimento da chapa!
A cortiça fez uma barreira contra o efeito do oxigénio o que levou a retardar a oxidação!
No resto do carro pelo lado de dentro não mexi em mais nada porque percebi que estava tudo ok.
Poupei bastante tempo nessa parte porque não foi preciso mexer.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mário tudo bem e tudo bonito, fazes isso ao teu carro que é de passeio e de cidade, agora um que ande no mato como o meu a ficar numa ribeira com água a entrar pela porta do pendura e a sair pela minha, o chão do teu soalho devia levantar todo passado um tempo e todo podre.
Atenção que o uso que se dá aos carros não é todo igual, e cada um prepara para o fim a que se destina, e muita gente por aqui não pode seguir um só exemplo.
Por isso arranquei as alcatifas todas e as protecções por baixo de insonorização porque andavam sempre molhadas e era um princípio de ferrugem e podridão. 😉👽

Top Inferior