Amigo Hélder
P-as caixas de direcção têm concerto?
R-"Tudo" em mecânica tem conserto

, até os casos mais desesperados, se tivermos dinheiro (muito)

, ou três irmãos com as profissões respectivas de: torneiro mecânico, soldador e fresador e formos todos muito unidos

:dizzy_face:. Apenas o que não tem arranjo é um Saxo depois de levar com um UMM de lado, a 50km/h.
No caso de uma DA, se não houver danos nas superfícies metálicas, a reparação não é cara

, mas

e neste caso vai ver que há um grande "MAS"

.
P-E preços de novas?
R-Desculpe responder com uma pergunta! Tem contas bancárias na Suíssa?

P-é perigoso andar assim?
R-É. Não o será por razões mecânicas, pois a ligação física que existe entre o volante e as rodas nunca se perde (a DA apenas é um mero ajudante no esforço que fazemos ao mudar a nossa direcção), mas sim porque provocará reacções imprevistas e difíceis de controlar se algo fora do normal nos aparecer pela frente (e irá aparecer, creia).
P-E porque é que este tipo me está a dar música?
R-Porque uma DA é um sistema de conceito simples, mas (é aqui que aparece o tal "mas") em termos de constituintes mecânicos de uma certa complexidade. Essa complexidade e cuidados aumentam aquando de uma eventual reparação.
Uma DA obriga não só a um conjunto de ferramentas bom (e limpas), como a conhecimentos/percepção/determinação de eventuais folgas/danos, conhecimento de como a engenhoca funciona, de mecânica geral e a um lugar de trabalho "limpo".
Claro está que eu não o conheço e pode-me estar a dizer neste momento, "mas eu sou engº mecº naval de guerra, sou e tenho tudo muito limpinho, tenho vários conjuntos completos da Facom e Fennwick e o meu vizinho de baixo é meu amigo e trabalha na Citroen (hidropneumática). Tudo bem, nesse caso mãos à obra.
Falando muito sério, porque o sistema avariado não é para menos. Deverá ter um problema num, ou mais anéis vedantes (?) existentes no interior do doseador/cx.d. que fica agarrado ao chassis, junto ao radiador. Tente (obrigatório) arranjar aqui no forUMM a parte do manual respeitante à DA, peça lá em casa um canto da mesa da cozinha (sitio excelente para mecânica!) e afaste o cão e o gato (largam pêlo).
"Um muitoo obrigado."
R-não tem de quê, UMM BUMM ANUMM.
João