• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Caixa de Direção Assistida - Rolete accionado pelo sem-fim

HumberHawk

Iniciado
Registo
31 Ago 2021
Bom dia.

Desde já deixo claro que isto não é um assunto urgente ou sequer que me desgrace se não for resolvido. A minha caixa de direção tinha uma folga enorme, apesar de estar a funcionar impecavelmente quanto à assistência, até porque tinha sido revista. Vai na volta, comprei uma caixa em segunda mão, sem quaisquer folgas, apenas com um ligeiro pingue-pingue de fluído hidráulico que foi prontamente resolvido.

Adiante... Desmontada a caixa antiga, verifiquei que o rolete que encaixa no sem-fim, está MUITISSIMO desgastado e inclusivamente com uma enorme mossa - vá-se lá saber o que aconteceu ali, mas diria que andou qualquer coisa a passear dentro da caixa que não devia ter andado. Bem, a minha pergunta é se alguém sabe como o pino onde o rolete rola sai do veio da caixa?

Para facilitar, aqui vai uma imagem do pino de que estou a falar, sendo que avaliando as extremidades do mesmo tenho certeza que terá que sair no sentido contrário à seta.

IMG_7829.jpeg

Pergunto-me se estas chapas que normalmente estão presas, e que entretanto soltei e rodei 1/4 de volta funcionam como uma espécie de freio.

IMG_7832.jpeg

A verdade é que tenho um rolete destes completamente novo, e com uma jeito aqui e ali, ficava com uma caixa adicional em estado muito razoável. Mas sobre tudo está-me a irritar não entender o que está por trás desta fixação. Até porque o pino em causa não está solidário com o resto do eixo, tendo folga suficiente para rodar ligeiramente - pasme-se, 1/4 de folga - diria que já são muitos 1/4s de folga para ser coincidência.

Se alguém me poder ajudar, no mínimo fica o meu agradecimento.

Um forte abraçoUMM.
Luis

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Vai ser dificil obter essa informação aqui. Sendo uma caixa de origem inglesa, cujo fabricante também as fez para LR, talvez tenhas sorte num forum deles. Mas dada a especificidade da tua questão, quase só o fabricante te poderá responder. É o que me parece....

HumberHawk

Iniciado
Registo
31 Ago 2021
Vai ser dificil obter essa informação aqui. Sendo uma caixa de origem inglesa, cujo fabricante também as fez para LR, talvez tenhas sorte num forum deles. Mas dada a especificidade da tua questão, quase só o fabricante te poderá responder. É o que me parece....
Olá, Aldeia.
Obrigado pela tua resposta e solução. Já tenho andado à procura nos fóruns deles. Inclusivamente já passei por um manual do fabricante, mas são omissos nesta parte.
AbraçUMM
Luis

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
Não sei como vais retirar isso, aliás isso nem polido estou em quer que fica bom.
Mas o importante da minha mensagem é o que andou ai dentro?
Muito provavelmente a "moeda"que permite tirar a folga dai ter tanta folga!! Porque isso só por si, não tem grande problema desde que fique bem afinada!!

Cummos

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Bom dia.

Desde já deixo claro que isto não é um assunto urgente ou sequer que me desgrace se não for resolvido. A minha caixa de direção tinha uma folga enorme, apesar de estar a funcionar impecavelmente quanto à assistência, até porque tinha sido revista. Vai na volta, comprei uma caixa em segunda mão, sem quaisquer folgas, apenas com um ligeiro pingue-pingue de fluído hidráulico que foi prontamente resolvido.

Adiante... Desmontada a caixa antiga, verifiquei que o rolete que encaixa no sem-fim, está MUITISSIMO desgastado e inclusivamente com uma enorme mossa - vá-se lá saber o que aconteceu ali, mas diria que andou qualquer coisa a passear dentro da caixa que não devia ter andado. Bem, a minha pergunta é se alguém sabe como o pino onde o rolete rola sai do veio da caixa?

Para facilitar, aqui vai uma imagem do pino de que estou a falar, sendo que avaliando as extremidades do mesmo tenho certeza que terá que sair no sentido contrário à seta.

Visualizar anexo 37976

Pergunto-me se estas chapas que normalmente estão presas, e que entretanto soltei e rodei 1/4 de volta funcionam como uma espécie de freio.

Visualizar anexo 37977

A verdade é que tenho um rolete destes completamente novo, e com uma jeito aqui e ali, ficava com uma caixa adicional em estado muito razoável. Mas sobre tudo está-me a irritar não entender o que está por trás desta fixação. Até porque o pino em causa não está solidário com o resto do eixo, tendo folga suficiente para rodar ligeiramente - pasme-se, 1/4 de folga - diria que já são muitos 1/4s de folga para ser coincidência.

Se alguém me poder ajudar, no mínimo fica o meu agradecimento.

Um forte abraçoUMM.
Luis
O problema dessa caixa é um mal comum em muitas caixas de direção dos UMMs.
Esse rolete ficou lascado devido a uma pancada mais violenta na direção!
Para tirar esse rolete é preciso brocar uma das extremidades do veio e depois empurrar para fora...
As chapas entremédias são em material com revestimento de cobre para evitar o desgaste do rolete no processo de funcionamento, não são freios!
Tirar o veio fora é fácil, depois tens de mandar fazer um veio novo num torneiro e arranjar maneira de o colocar no sítio de forma a ficar com cabeça nas extremidades como está o original.
Esses veios originalmente são cravados a quente para assegurar que ficam seguros e que o rolete fica sem folga lateral...
Já agora pergunto, onde conseguiste arranjar um rolete novo?
Essa informação é bastante útil porque pode ajudar muita gente com caixas encostadas com esse mesmo problema!

HumberHawk

Iniciado
Registo
31 Ago 2021
Bom dia, Mário.

Desde já obrigado pela tua informação. Infelizmente, o rolete foi obtido de forma fortuita e irrepetível. Veio de uma caixa dadora, semelhante à nossa, mas com a particularidade de o sem-fim ser o simétrico do nosso. O que o faz rodar no sentido contrário. As caixas são idênticas em tudo, excepto nos dois veios. O rolete é absolutamente igual.

Obrigado,
Luis
Não sei como vais retirar isso, aliás isso nem polido estou em quer que fica bom.
Mas o importante da minha mensagem é o que andou ai dentro?
Muito provavelmente a "moeda"que permite tirar a folga dai ter tanta folga!! Porque isso só por si, não tem grande problema desde que fique bem afinada!!

CummosOb

Obrigado Miguel.

Acho que está explicado na resposta do Mário. De qualquer forma, o maior problema deste rolete é mesmo o desgaste geral, que já não permite afinação.

AbraçUMM
Luis

Registo
17 Mar 2017
Se o destino desse rolete danificado for a sucata, gostava de ficar com ele e tentar recuperar o mesmo, com recurso a solda e torno, de forma a safar alguém que precise...

cumps

HumberHawk

Iniciado
Registo
31 Ago 2021
Se o destino desse rolete danificado for a sucata, gostava de ficar com ele e tentar recuperar o mesmo, com recurso a solda e torno, de forma a safar alguém que precise...

cumps
Boas!
Não sei quando vou fazer isso. Mas certamente que não me importo de o ceder. Na verdade, o problema está mais no desgaste geral do que na marca da pancada que ilustrei.
AbraçUMM.
Luis

Top Inferior