• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Bricolage no JJ (1)

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Como tive que mexer e tirar coisas do caminho para fazer o teste às velas (https://for-umm.pt/oldthreads/14456https://for-umm.pt/oldthreads/14456), aproveitei para fazer um pouco de bricolage anti-ferrugem, enquanto não tem condições para um tratamento de fundo.

A situação:

O material:

Começando pelos faróis, pára-choques frontal e filtro do ar:

O spray anti-óxido, acabamento mate-acetinado preto, dá um acabamento bonito, e assim como assim, só depois de lixar a maior parte da ferrugem...
E as folhas de publicidade servem muito bem para fazer as mascaras para pintar!

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
A chapa por cima da barra do volante e a barra que segura o radiador à grelha frontal ("novinha" em folha, directamente dos saldos da UMM, aproveitando-se uma boa parte do aparelho de origem), antes e depois já penduradas no arame a secar:

As molas que seguram o filtro do ar e o radiador:

E o aspecto final, já com um ar mais limpinho, e tubo do ar lavado:

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Podias também já que tens a mão na massa dar um toque no ninho do radiador com o spray.
Bela bateria hehe.

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Ravediver, dou-te um conselho para os farois porque os mesmos como viste queimam por cima e tem a ver com os UVs.
Compra uma lata de verniz cor neutra e dá-lhe nos farois a uma distância de 25 cm. Apenas uns fuminhos. Vais ver que a tinta vai manter o seu aspecto durante alguns anos e dar uma extra protecção. Dessa marca de tinta tb existe o verniz.
Quanto ao favo do radiador eu tb lhe daria uma pintura muito superficial. Não convém dar muita tinta no mesmo porque reduz o efeito de fricção do vento para arrefecer.
Outra coisa: isso está a merecer levar uma ventoinha extra. Para mim Cournil que se preze deve ter sempre uma instalada.

Abraço e força aí nisso !

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Diz o ditado, se não sabes, não mexes!
Estive com o spray apontado aos favos, mas não sabia se podia...
Na próxima intervençao já leva spray!
Kingstar, obrigado pela dica do verniz!
(Vai-seguir-se a grelha, o interior do párachoques, o parachoques traseiro, está em curso o suporte da roda suplente que também veio dos saldos da UMM. E como a primavera está a chegar, e isto de morar perto do mar não dá saúde à chapa, parece despontou um campo de flores com os pontos de ferrugem a aparecer! Fiquem atentos aos próximos episódios...)
Mais bricolage aqui: https://for-umm.pt/oldthreads/14648https://for-umm.pt/oldthreads/14648

futuroUMM

UMM
Registo
30 Abr 2007
Boas ravediver, gosto do trabalho assim é que é temos de os cuidar bem!
Amigo Kingstar desculpa não estar muito de acordo pois eu no meu Cournil mesmo a puxar bem pelos cavalitos não aquece mais que o normal, que é pelo meio do manómetro! Se algo está mal tem de ser revisto e reparado. Mas é só o meu ponto de vista. Não me levem a mal.
Octavio Freitas

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Grande Octávio, claro que não levo nada a mal!
Falo com voz de experiência com um Cournil que tive, o FD 39 8?, em que no periodo de 6 anos
meti 4 juntas de colaça.
É que o Cournil em andamento o radiador faz o seu trabalho mas se for no para arranca em pleno verão é para esquecer.
A baia dos Cournil é muito apertada como sabes e pouco ar circula no mesmo com ele parado.
A ventoinha apenas dá uma ajuda à água do radiador mas o motor irradia tanta calor que o termómetro sobe mais depressa.
Uma coisa sei de antemão: quando a luz vermelha da temperatura acende,puff ! Já está a junta nas couves !

Aquele abraço

futuroUMM

UMM
Registo
30 Abr 2007
Pois eu acredito que até possa ser verdade na maior parte deles, Eu no meu com o motor 2.3 mesmo no verão em viagens e com ele bem carregado 8 pessoas mais carga e cão e tudo tem corrido bem até quando ele fica atascado e com algumas lamas a tapar o ninho do radiador mas eu disse algumas porque já uma vez ele tentou subir para o vermelho mas também a lama era tanta que uiui.
Um abraço

Top Inferior