• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Brainstorming UMM

NSMP

UMM
Registo
10 Mar 2010
Mensagens
1.015
Localização
Portugal
O brainstorming ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma actividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indiví­duo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.
(...)
Por vezes, não conseguimos pensar num problema enquanto não houver algumas respostas. Brainstorming dá-nos a hipótese de pôr as ideias que passam pela cabeça no papel, de maneira a conseguir obter as melhores delas.

in wikipédia

Começo por fazer esta citação pois penso que depois de muito falatório é um tópico como este que está a fazer falta para se expôr ideias relativas ao que podemos fazer para elevar e dinamizar ainda mais a marca que aqui nos une!

Algumas pontas do véu têm vindo a ser levantadas sobre o futuro da UMM como construtora de automóveis. Talvez fosse bom fazer um "estudo
de mercado" sobre esta hipótese e em que moldes nó, como potenciais compradores, estariamos receptivos a um novo UMM.
- Comprarí­amos um UMM novo a sair do stand?
- Até que preço estarí­amos dispostos/habilitados a fazê-lo?
- O projecto Alter III (GIL) teria pernas para andar ou gostamos das linhas do ALTER II e mudá-lo seria descaracterizar aquilo que nele gostamos? (na minha humilde opinião o refazer de alguns modelos carismáticos de outras marcas, como o carocha ou o mini, teriam tido ainda mais sucesso se tivessem mantido as linhas originais estéticas (nem que fosso só por fora) e alterando os interiores com os novos materiais/tecnologias do presente), se bem que um ProtUUMble no mercado iria fazer um grande sucesso!
- UMM com motorização eléctrica a pensar no ambiente?

Há maneiras de se fazer um estudo/sondagem de borla usando aqueles inquéritos online, usando o e-mail como forma de divulgação do estudo, pelo menos para se ter uma ideia!

Que outras ideias andam por aí? Já sugeriram criar um museu, já aparecemos na TV... que mais podemos fazer?

Partilhem aqui as vossas opiniões e ideias e sem se preocuparem com textos longos pois afinal estamos num fórum de não num chat, só lê quem quer... quem não quer passa à frente!

Bom agora vou ficar à  espera de levar a minha marretada mas alguém tem de colocar a primeira pedra no chão!!!



cUMMprimentos
Natacha

http://www.wix.com/natasca/coisas-de-tt
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.157
Localização
Portugal
Boas!

Acho que a produção do Alter II ou Cournil novamente envolviria enormes custos que não valeriam a pena devido a serem carros tão arcaicos.

O futuro passaria por fazer algo moderno giro e eficaz pegando num bom desenhador, na linhagem da fabrica, alguns projectos exteriores como protummble e no gil.

Quanto a comprar se esse carro fosse suficientemente bom, robusto, confortavel, economico e giro teria pernas para andar.

Voltar a produzir um Puro e Duro a 100% é para esquecer porque ninguem vai dar 30000€ por um xaruto.

A land rover consegue vender alguma coisa do defender pois ja o domesticaram muito e porque vendem no mundo todo.

A UMM tambem teria que ter mais do que um modelo, pelo menos produzir uma especie de carrinha como eram os campinas acho que seria um bom ponto de venda para trabalhadores.

é preciso notar que não é so fabricarem, são precisos os 30000€ ou mais para depois os comprarmos, por isso tem que ser um produto completo e bom.

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984


UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
 

NSMP

UMM
Registo
10 Mar 2010
Mensagens
1.015
Localização
Portugal
Podes até ter razão... mas talvez haja mesmo uma grande lacuna no mercado em relação a jipes vocacionados para uso profissional.

Já viste o que a Mercedes fez ao novo G? Puro e duro para uso profissional ou turístico!

Mas isso seria num futuro... e no presente? Que podemos fazer NÓS para manter ainda mais acesa a chama? Ideias e voluntários procuram-se!!!

Em relação aos inqueritos online deixo aqui uma lista deles

http://metinvestiga.wordpress.com/2010/03/04/ferramentas-para-inqueritos-online/



cUMMprimentos
Natacha

http://www.wix.com/natasca/coisas-de-tt
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
Veiculo com funcionamento a combustiveis alternativos (electrico p. ex.), com conforto e reais capacidades de TT e com um design atractivo...eu seria comprador! =D

cUMMprimentos
Benjamim
 

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Mensagens
377
Localização
Portugal
Já tenho lido aqui muito sobre isto, confesso que é um assunto que me apaixona já que trabalho no sector automóvel e parece sempre tão fácil produzir um veículo...

Para mim a ser produzido novamente o Alter, teria que ser em linhas estéticas actualizadas do Alter 1 e 2... nunca pelo GIL que para mim foi um grave erro de "casting" já que não conserva muitos dos traços de personalidade do Alter.

Um bom exemplo de evolução estética de facto é o Protumple...

A produção de um veiculo deste tipo poderia voltar a fazer-se a reboque de uma possível necessidade militar, o que requer estratégia nacional.

Não esquecer também as normas de segurança (airbags, etc) e normas anti-poluição.

Muitas vezes os clássicos têm o seu significado por serem exactamente.... uma parte de passado... talvez seja esse o lugar reservado à UMM...

cUMMprimentos;
 

I AM UMM

UMM
Registo
27 Jan 2009
Mensagens
1.571
Localização
-
Gosto deste tópico (y):)

Sem ter muito tempo para desenvolvimentos...partilho aqui algumas opiniões muito pessoais.

Não me parece que o G1L tivesse pernas para andar...

Talvez existisse mercado em território nacional para umas quantas réplicas Cournil e Alter II...mas reforço - poucas réplicas.

UMM hipotético futuro veículo deve dar continuidade às linhas Alter II mas acrescer-lhes um design actual ...forte e robusto em versões pick-up, longo, capota de chapa ou lona...e contemplar motorizações híbridas e eléctricas...um verdadeiro veiculo de trabalho tanto para o campo como para a cidade.

Na minha concepção vejo este hipotético veiculo mais vocacionado para o mercado empresarial (vários sectores de actividade) nacional e estrangeiro e eventualmente destinado ao serviço de forças militares e de segurança.

Se eu compraria um UMM "0" kms? hmmm na impossibilidade de comprar um Bowler...talvez investisse numa versão desportiva em estilo ProtUMMble que pagaria em suaves prestações temendo o aparecimento do 1º risco...principalmente se esse risco aparecesse antes que me fosse retirada a carta de condução por excesso de idade ;)

Quanto à manutenção da chama UMM...depende da nossa capacidade de manter muitas outras chamas acesas dentro de nós alimentando valores que são essenciais à vida em comunidade/sociedade guardando apenas o significado das palavras bonitas...e das duas uma ou se têm iniciativa ou se participa :)

Mais do que se ter visibilidade no resto do mundo...gosto deste espaço de mundo à parte, onde apesar das inúmeras diferenças entre cada um dos seus membros existem muitos outros aspectos que são comuns. Antes de abrirmos as portas há que promover o conhecimento entre os membros do forUMM para que qualquer iniciativa que surja no seu seio seja acarinhada por tod@s e logo à partida bem sucedida (y)

Quanto a ideias e sem pensar em logísticas e condicionantes para não cercear a criatividade...aqui vai :)

- Organizar uma patuscada a Norte, Centro, Lisboa, Algarve e Madeira sem UMM's congregando membros de vários pontos do País...divulgando com antecedência essas datas

- Organizar uma expediçãUMM offroad Anual num fim de semana prolongado, em que cada edição percorre uma das 5 regiões (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve) voltando no 6º ano à 1ª região...com o objectivo de fotografar cada uma das regiões, promovendo exposições das mesmas.

- No dia que se pretende que seja comemorativo do Todo-o-Terreno levar a cabo uma acção do género do limpar portugal.

- Apoiar a participação de UMM's em competições nacionais e internacionais das mais diversas formas possíveis

...por hoje é tudo ;)

cUMMprimentos,

 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Boas:
Como é bom ter alguêm que escreva aquilo que me vai na Alma á muitos e muitos Anos, e sem saber ou conhecer a I AM UMM teve o prazer de o fazer por mim, assim evitou de eu pensar muito o que deveria escrever, que isso também cansa, e ainda por cima a esta hora tardia.
Penso que todos nós deveriamos de ler e reler o que ela escreveu, talvêz mais do que uma vêz, e pensar bem o que nós somos, e o que queremos realmente.
Só podemos ser... Amigos... Companheiros... Tribo... Clã... chamem-lhe aquilo que quiserem, mas só se realmente formos Unidos, e a União começa precisamente pelas iniciativas a serem tomadas acima descritas no post anteror.
I AM UMM ,obrigado pelo texto acima escrito.
Natacha, obrigado pela iniciativa.
 

JocaPedrumm

UMMzito
Registo
19 Abr 2010
Mensagens
149
Localização
Portugal
I AM UMM!

Gosto muito deste tópico e também do seu post, as boas ideias como a sua de promover ou organizar patuscadas,uma espediçãUMM offroad é fantástica bem como a acção limpar Portugal ou melhor ainda (uma das minhas ideias)
a reflorestação, porque não, nós amantes dos UMM não ajudamos e incentivamos as pessoas na plantação de árvores e na limpeza das matas, nem que fosse um só fim de semana, organizado com a ajuda das Camaras Municipais.
Não sei se a ideia é boa ou não? fica no ar, entre outras iniciativas que se poderiam promover!

cUMMprimentos

Jorge Pedro
Sertã

jocapedrumm
 
Registo
4 Mai 2009
Mensagens
153
Localização
Portugal
Ideia interessante sem duvida. Mas veria o UMM Alter, agora como um concorrente do Dacia Duster. SUV barato, senão duvido que sobrevivesse.

Para o design actual o UMM tem um design "triste", que não seria apelativo à maioria das pessoas.

Deixo-vos aqui uma imagem do que estou a planear que pus no meu blog.

http://trabalhosdobruno.blogspot.com/2011/01/preview-1.html

Seria um sonho poder passar o que tenho na minha cabeça de forma exacta para a realidade o que imaginava para um possivel novo UMM... ntretanto vou tentanto. Sim o desenho está exagerado, parece um SUV bem desportivo lol

Grelha grande, capot elevadoinclinação lateral, etc..
O meu projecto - UMM Alter III MK2
http://trabalhosdobruno.blogspot.com/
 
Registo
15 Fev 2009
Mensagens
784
Localização
Portugal
Um belo topico, estava à espera da adesão em massa à troca de ideias, mas como isto ainda está muito choco, aqui fica a minha parte.

Quanto ao futuro da industria, nada percebo disso, mas do pouco que tenho visto concordo com uma boa parte do que se disse aqui, ou seja, um design modular, de modo a adaptar o veiculo a todos os cenários, um pouco como fazemos com a roupa que vestimos. É sempre bom manter em mente o que tornou alguns projectos consagrados como grandes sucessos(mini, 2cv, carocha, ...) fiabilidade, preço, utilidade e acrescentar uma flexibilidade sem precedentes... Hoje pode parecer loucura, mas num futuro bem proximo quem sabe... deixo apenas mais um bocadinho de info para ajudar a vislumbrar ao que me refiro:


E reparem que com isto até um "caixote da fruta" pode ser transformado em veiculo...

Quanto ao que podemos fazer, boas ideias aqui se trocaram, creio que andamos todos mais ou menos na mesma frequencia.
Muito mais longe se poderia chegar se os vários grupos de ummistas fossem interagindo entre si e lentamente, passo a passo evoluissem para um entendimento mais proximo e global. Mas isso para ter sucesso teria de partir dos proprios.

Cumps,

JC

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Participa no Manual de referencia http://pt.wikibooks.org/w/index.php?title=A_Biblia_UMM
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
 

scalbis

UMM
Registo
3 Nov 2010
Mensagens
405
Localização
Portugal
boas, é disto que pessoal gosta , e faz falta , ouvir , concordar ou nao , apresentar ideias ;).
Na minha opiniao, alem do que foi ja dito , e concordo na maioria, acho que a paixão , o encanto , e devoção por estes "meninos", se iria perder um pouco , se agora os volta sem a produzir , sendo ou nao viaveis economicamente ,chamem me egoista, mas pra mim tá bom assim, claro que apoio a 100% todas as iniciativas, para bem da marca e comunidade UMM, como tal é a minha humilde opiniao que aqui vos tramsmito.
UMM ABRAÇO
Luis caniço

" SE NAO OS CONSEGUES VENCER ( UMMS),JUNTA -TE A ELES "
 

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
Mensagens
1.470
Localização
Portugal
boas,
não tenho muito jeito para posts longos:), mas aqui vai

estive a ler todas as opiniões, divagações e expectativas em relação
ao "futuro" do UMM, e permitam-me a minha opinião, que é no sentido
de concentrar-mos os nossos esforços em causas nas quais podemos
directamente intervir, porque o passado não o podemos mudar e a UMM,
como a conheçemos não voltará a existir, quer queiramos ou não, por isso acho que não faz sentido, querer voltar atrás, ou dar passos em frente nos quais não temos nenhum poder decisório.
Assim como na minha opinião não faz sentido um 4x4 electrico e é de 4x4 que falamos quando nos referimos aos UMM´s.
li aqui boas ideias que passam pelo fortalecimento desta comunidade
com várias acções a nivel nacional, mas isso requer por vezes
deslocações de UMM de muitos kms, que exige um esforço e que até hoje só uma minoria põe em pratica.
acho que é neste sentido que devemos caminhar, tentando sair cada vez mais detras dos teclados e dando-nos a conheçer e á nossa "causa"
E encher-mos o peito de orgulho por sermos defensores(condutores) de uma causa perdida, mas não morta.;)
parabéns Natascha pelo tópico



Jorge Portela
www.umm-aventura.com


 

ummfly

UMM
Clube UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.474
Localização
Portugal
Ora aqui está um bom tópico para dar assas a assuntos com post longos e extensos.:D;)

Em primeiro lugar temos que ser realistas e ter consciência de que a UMM está já fora da construção automóvel, no entanto nado nos impede de opiniar de como poderia ser o modelo do UMM do futuro e do ano actual.

Do meu ponto de vista o GIL cortou radicalmente com a estética a que estávamos habituados nos Alter, no entanto tentaram dar-lhe um toque interior diferente e melhorar o conforto tendo como factor importante a implementação das molas helicoidais, pena foi não terem optado também por uma outra motorização mais silenciosa e da qual pudessemos tirar mais partido e rendimento.

Para continuar a produção destes veículos para além dos apoios (muito importantes do estado também) e necessários a estas coisas da construção automóvel seria interessante manter a linha do Alter e dar-lhe um look mais actual, agressivo e modernizado, não só em termos de segurança e conforto, como em modernidade, como os espelhos electricos, os airbags, já para não falar das opticas, etc.
Basta por vezes olharmos para a marca JEEP desde os primeiros modelos até aos mais modernizados e onde conseguirem manter sempre algo dos primeiros modelos ao longo dos anos e da modernização, se eles conseguiram também os UMMs poderiam ter optado por algo do genero.

Posto isto só nos resta dizer o que podemos nós como comunidade fazer para garantir a continuidade e reconhecimento deste veículos?
Se calhar poderiamos pensar numa organização conjunta entre todas as associações, clubes e grupos ligados aos UMMs para criarmos um encontro Anual UMM identico ao que fazem os Landrovers, uma coisa bem organizada onde pudessem estar reunidas todas as condições para podermos juntar vários UMMs em torno de algo que todos temos em comum.
É sempre dificil ao longo do ano por mais que gostamos dos UMMs estar presentes em todos os eventos organizados que se realizam por este Portugal fora, quer pela distância, quer pela quantidade de eventos, quer pelos custos das deslocações, mas e nos conseguirmos organizar e realizar um excelente evento anual numa determinada altura do ano e mais ou menos numa zona central do nosso Portugal, se calhar e com a devida antecedência todos nós eramos capazes de fazer um esforço para estarmos presentes pelo menos nesse encontro.
Fica o mote que por agora já estou a ficar sem ideias\assuntos para continuar.
Até breve.

 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Mais uma acha para a fogueira:

Dedicar um dia ao UMM num determinado lugar ( Como os Muculmanos dedicam a Alá em Meca, nesse dia todos os caminhos lá vão dar)

Exemplo:
Dia 10 de Junho (como o Mário disse e muito bem) todos os caminhos vão dar a Fronteira (seria a Capital do UMM)


Citando a célebre frase da Natacha:
Bom agora vou ficar á espera de levar a minha marretada mas alguém tem de colocar a primeira pedra no chão!!!

 

I AM UMM

UMM
Registo
27 Jan 2009
Mensagens
1.571
Localização
-
Hmmm e porque não em vez de Fronteira...Alter do Chão!

Fica também esta sugestão sujeita a marretada :):D

cUMMprimentos,
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Quando referi Fronteira foi em relação á realização das 24 Horas e as primeiras presenças dos Umm lá.
Altér do Chão, a lembrança é pertinente.
Mesmo que seja escolhida uma das duas, uma coisa vos digo, tanto o Presidente da Câmara de Fronteira como o de Alter do Chão foram meus companheiros de Armas e a coisa é capaz de ir para a frente se eu falar com eles acerca do que pretendemos fazer.
Só a titulo de curiosidade, a Futura Escola de Balonismo que está em fase terminal é em Fronteira com apoio da Autarquia.
Portanto se as coisas forem bem encaminhadas de raiz e os Presidentes continuarem os mesmos tenho a certeza que vamos ser apoiados.
Vamos lá a delinear estratégias...

 
Registo
15 Fev 2009
Mensagens
784
Localização
Portugal
Muito honestamente gostei mais da ideia de ser rotativo e a rapaziada de mais longe que não leva umm entrava em cena à boleia...
Promove a interacção, cria laços, é rotativo, chega a todos...

Alter do Chão é quase ao lado de Fronteira bem no centro de Portugal, para mim até é conveniente(quase mesmo jogar em casa), mas não o será certamente para quem está no minho ou nos algarves... e levar o UMM centenas de km sempre para os mesmos... é quase como ouvi uma senhora dizer aqui à dias: "mas eu não fiz mal a ninguém..."

Eventualmente seria bom esperar por mais pontos de vista antes de arregaçar as mangas ;) hehehehe

Não sou exemplo para ninguém até porque passo muito mais tempo do que devia ao teclado, e o que me move por aqui é mais o roquete que o volante, no entanto a comunidade é magnifica e acredito que o Jorge tem a sua razão quando diz "que é neste sentido que devemos caminhar, tentando sair cada vez mais detras dos teclados e dando-nos a conheçer e á nossa 'causa'".

Está a ser um bom ano para os UMM's... e ainda estamos em Janeiro... promete... :)

cumps,

JC


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Participa no Manual de referencia http://pt.wikibooks.org/w/index.php?title=A_Biblia_UMM
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
 

NSMP

UMM
Registo
10 Mar 2010
Mensagens
1.015
Localização
Portugal
Boas!

Tenho a dizer que estou encantada com o rumo que o tópico tem tomado! Tenho a propor que esta fase de exposição de ideias fique em aberto por mais um mês e depois vamos então pôr mãos à obra, vamos então tirar proveito das melhores ideias ou propostas que aqui foram referidas e daremos o próximo passo que será concretiza-las :)!

Continuem a contribuir activamente com o que acham que se poderá fazer num futuro próximo ou a médio-longo prazo!

Obrigada a todos pela excelente contribuição de ideias
cUMMprimentos
Natacha

http://www.wix.com/natasca/coisas-de-tt
 

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
Mensagens
1.470
Localização
Portugal
por mim pode ser assim:

1º um encontro anual nacional de 2 dias, assim quem for de mais longe pode optar por ir no sábado ou no Domingo
sempre no mesmo local(o mais ao centro possivel) com várias actividades (compras/vendas/trocas, exposição, paintball, jogar á malha:)
comer, beber e fumar e andar de UMM, no seu e no dos outros o local deverá ser propicio a acampar e a realizar de preferencia nos meses mais quentes

2º aproveitar os passeios mais carismaticos (ex: a Norte os Gallumms, ao Centro o EncontrUMM da Figueira e o do Clube UMM na margem sul)
para concentrar o maximo de UMM´s/pessoas.
com isto não quero dar a ideia que os pequenos passeios domingueiros, devam deixar de existir, bem pelo contrario

fica uma ideia, mas como disse no meu post anterior nada disto resulta se não fizermos um esforço (às vezes grande) para estarmos presentesnestas iniciativas, pois só assim elas têm sucesso e pernas para andar

cUMMpts

Jorge Portela
www.umm-aventura.com


 
Top Inferior