Boas CompanheirUMM´s
Eu não tenho dúvidas de que não se recupera o UMM em questão, APENAS porque objectivamente o que se pretende é adquirir um carro novo, que deve servir sobretudo para passear a VAIDADE de alguns.
Tenho dito...
Lousada
Bombeiros sem carro após chumbo na inspecção
por ROBERTO BESSA MOREIRA11 Maio 2009
É a única viatura de desencarceramento dos voluntários lousadenses. Mas está parada há oito meses depois de ter sido reprovada na inspecção periódica. O socorro fica comprometido e a solução tem sido recorrer a corporações vizinhas.
As operações de socorro a uma vítima encarcerada num veículo acidentado são, desde há oito meses, mais demoradas em Lousada. Isto, porque o único carro de desencarceramento dos Bombeiros locais está inoperacional, depois do pequeno jipe UMM ter reprovado na inspecção periódica obrigatória (IPO).
A solução provisória passa por recorrer às corporações vizinhas, com prejuízo, em termos de tempo de resgate, para os feridos. O concelho de Lousada é atravessado por duas auto-estradas e várias variantes rápidas e o comandante dos Bombeiros teme que alguém possa vir a falecer por atrasos no socorro.
Há 21 anos que o jipe UMM foi transformado em carro de desencarceramento e, desde então, vinha sendo a única viatura disponível para acidentes que envolvessem a retirada de feridos imobilizados no interior das viaturas.
Porém, em Outubro do ano passado, o carro reprovou
na IPO. "Foi detectada uma grande relação de anomalias. Desde os amortecedores até ao peso a mais provocado pelo material normalmente utilizado nos acidentes. Considerou-se ainda que o carro podia despistar-se muito facilmente", conta
o comandante dos Bombeiros de Lousada, Alberto Barros, para quem a única solução para este problema passará pela compra de uma nova viatura.
O caso foi, de imediato, comunicado à direcção da corporação que informou o Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto e a Câmara Municipal local, entidade responsável pela protecção civil.
"Depois de algumas reuniões, ficou decidido que, nos casos em que fosse necessária a intervenção de um carro de desencarceramento, seria contactada a corporação de bombeiros mais próxima do acidente", revela o comandante.
Isto porque os Bombeiros de Lousada não têm capacidade financeira nem encontram apoios para comprar uma nova viatura que, actualmente, terá um preço na ordem dos 150 mil euros. "A direcção está, em colaboração com a autarquia, a estudar a possibilidade de adquirir um novo veículo, mas tal está muito difícil de alcançar", refere Alberto Barros.
Assim, têm sido os Bombeiros de Penafiel, sobretudo, mas também os de Vila Meã e Felgueiras, que têm acudido aos acidentes nos troços que atravessam Lousada. "Desde o início do ano, já aconteceram cerca de dez acidentes que exigiram intervenção do carro de desencarceramento", frisa.
A corporação de Lousada, com 100 bombeiros e 25 viaturas, cobre 25 freguesias, ficando a mais distante, Lustosa, a 17 quilómetros.
JORGE FIGUEIREDO
Carregal do Sal
Quero ir até ao Fim do Mundo em 4x4 ... mas, exijo que seja em 1.ª CLASSE.
Isso só é possível num 4x4 de eleição
O UMM ...