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Bomba de Água Eletrica

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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Poderia ajudar, depende do caudal e da velocidade, mas acho que o radiador também deveria ser mais fino e com ventoinhas eléctricas. Contudo o preço, upa upa...
 
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29 Abr 2014
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-excelente controlo de temperatura com pwm à bomba e ventoinha
-melhor desempenho do motor
-arrefecimento do motor mesmo depois de desligado eliminando os pontos quentes(sabendo como sao as nossas frageis cabeças)
-alarmes e mais info do motor
-possibilidade de adaptar radiadores mais recentes sem ocorrer a perda de carga que existe na bomba mecanica

Só vejo uma desvantagem, o preço do investimento.
 

mtavares

UMMzito
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22 Set 2017
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Bom, penso que se pode fazer o mesmo com um arduino.

A gestão da temperatura é um dos meus projetos de "gaveta" para um motor "antigo".
 
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29 Abr 2014
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Arduino é tudo menos fiável para controlo! Saída PWM para um motor DC tens...mas entradas analógicas é lixo! Microcontroloadores só mesmo para tarefas booleanas.

Se falarmos em autómatos ja concordo. E até há soluções bem interessantes. Mas este individuos acabam por te entregar o pacote já bem feito...sendo que o mais caro é mesmo a bomba.





 

mtavares

UMMzito
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22 Set 2017
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Tive alguns dissabores com arduino, principalmente os baratuchos do alibaba.
Se um dia chegar a ter o bicho dedico-me ao tema.
 
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29 Abr 2014
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isso muito menos. Muito antes da febre dos arduinos brincava eu com os fiáveis e robustos pic16f877, que pecam pela pouca ram e clock baixo (4 Hz se não me falha a memória).

É importantissimo reter que um microcontrolador falha todos os principios de controlo de uma variável física externa adquirida por meio analógico..não fosse essa a minha área de formação e trabalho.

Se queres profundar pesquisa sempre por controlo com PLC e como metodo de controlo PID.

É essa a base de controlo aplicada neste sistema, sendo que para este caso apenas usa a primitiva e integral da função...ou seja PI, deixando a derivativa de lado pois é um sistema estável o suficiente.

No ramo automóvel aplica-se exatamente o mesmo controlo em cruise control, ar conditionado automatico, cruise control adaptativo, somda lambda, etc
 

mtavares

UMMzito
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22 Set 2017
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Infelizmente até hoje, apenas consegui aplicar o PID numa aplicação. A minha máquina de café expresso "briel", para controlar a temperatura da água a 92.5 graus. :cool::cool:

A outra tentativa foi num compressor de pistão (de 2,2Kw) , mas o variador não tinha a funcão AutoLearning, e fiquei sem paciência para ajustar os parâmetros, como a instalação só tem um consumidor constante bastou reduzir a velocidade deste. ( mas ficou o bichinho para tentar novamente ).
Fiquei foi desiludido por não encontrar a frequência do MHS, como tenho unidades compressoras disponíveis , até era castiço ver o resultado .

Defacto posso usar o mesmo controlador de temperatura para controlar a ventoinha eléctrica, até tenho para ali um Relé estado sólido , ui até tem saída programável para alarme, só me falta o canhão do Umm para o instalar ....
 

rjoina

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18 Fev 2011
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Aproveitando a conversa da qual não precrbi nada lol.
É possível colocar um ventilador normal a funcionar com duas velocidades?
Eu tenho uma ideia á algum tempo, de colocar uma pequena bomba de água elétrica acoplada ao circuito a funcionar apenas quando desligava o motor em conjunto com o ventilador elétrico. Até tenho por aqui uma bomba elétrica pequena mas será que vale a pena o esforço. Atenção que já não tenho idenor no cournil mas sim o xud


Aveiras a concelho
 
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29 Abr 2014
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o PID muitas vezes é ajustado ao pontapé...isto porque os erros causados pelos atuadores e instrumentos nunca entram nos cálculos matemáticos. Claro que sempre com uma base calculada!

Na área industrial em que trabalho não se pode brincar até acertar... até porque se tem em mãos caudais, temperaturas e pressões extremas em paralelo com equipamentos com o custo de cristianos ronaldos hehe

Rjoina, sim é possivel!

podes utilizar uma resistência em serie (sistema desaconselhado...pois consome o mesmo que em funcionamento nominal) ou podes utilizar PWM.

PWM não é mais nem menos que um circuito que em vez de lhe entregar os 12v continuos vai fazê-lo em impulsos.

Por outras palavras vai ligar e desligar várias vezes (exemplo: 0.1 segundo com 12v e 0.1 segundo a 0v). Desta forma reduzes a velocidade e consumo da ventoinha.


Nos carros telecomandados normais e simples é assim que se faz o controlo de velocidade


 
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29 Abr 2014
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sobre a bomba eletrica ou não...

é questão de testar. só a ventoinha a funcionar irá fazer circulação de agua por diferença de densidade em funçáo da temperatura...se será muita ou não...nao sei
 

rjoina

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18 Fev 2011
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Então por exemplo se ligar o ventilador ao interruptor da sondagem ele irá funcionar com duas velocidades?


Aveiras a concelho
 

rjoina

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18 Fev 2011
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Quando desligo o motor de o ventilador continuar a trabalhar a água continuará a circular?
Eu coloquei a sonda de temperatura para o ventilador na parte inferior do radiador. Se não me falha a memória a temperatura de serviço é 84°-92°


Aveiras a concelho
 
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29 Abr 2014
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Se ligares o ventilador ao interruptor da sofagem vai ter duas velocidades sim...mas a resistencia do mesmo pode ser tão baixa que nem notes. Diz-me que potência é o teu ventilador que eu explico-te como calculas a resistência aplicar. Podes tambem meter um reostato ou resistencia variável e ajustares como bem te apetece.

É correto, existe sempre movimentos de agua sempre que há transferência termica. A agua quente tal como todos os outros materiais, aos lhe fornecermos temperatura "dilata" as suas moleculas, ficando mais leve (menos densa).
Desta forma a agua quente fica sempre no sitio mais alto do circuito.

É por isso que a entrada de agua quente no radiador vinda do motor é feita sempre na parte superior e a saida para o motor na parte inferior. Desta maneira será sempre a mistura mais fresca de agua que segue de novo para o motor.

Há muitos anos existiam motores arrefecidos a agua sem bomba. Utilizando este efeito termossifão. (o mesmo utilizado nos paineis solares em casa)


Sobre a "sonda": se o circuito de alimentação estiver direto à bateria e a temperatura estiver no valor de condução, a ventoínha ficará a trabalhar mesmo com o umm desligado até que a mesma baixe.

Em muitos carros observas isso principalmente no verão. A malta sai e la ficam elas a soprar hehe
 
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É importante salientar que não sei se na nossa montagem essa circulação de agua será feita tambem pelo bloco evitado pontos quentes...
 

mtavares

UMMzito
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22 Set 2017
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Colocar e controlar a temperatura com ventilador eléctrico , anulando o mecânico , é "coisa" fácil, só temos a temperatura do radiador para controlar, e os resultados são mensuráveis.

Mas alterar as características da bomba circuladora do motor é "coisa" para quem sabe do faz.
Temos a temperatura do fluído, a pressão e o caudal que bomba pode produzir e movimentar a uma determinada rotação, e em determinado ponto a nossa amiga cavitação para "comer" o impulsor.

Mas tudo é possível.
 
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