• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Bloqueios caseiros

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
Já é sobejamente conhecida a solução do diferencial soldado, mas também já vi esta solução, embora não conheça ninguém que a tenha aplicado.



Gostava de saber se alguém já usou e as opiniões. Eu tive diferencial soldado, gostava mas tem demasiados "senãos". Talvez esta solução, não sendo a óptima, seja melhor que o diferencial totalmente bloqueado.

Atenção, apenas aplicável no diferencial traseiro, nunca no dianteiro.
 

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Mensagens
1.361
Localização
Portugal
Eu já tinha visto esse vídeo à uns anos. Achei a ideia fantástica, e se tivesse que fazer um bloqueio seria assim certamente, pelo menos o retorno à origem é fácil, limpo e barato.
Não sei se tenho conhecimentos para fazer a solda que ele fala, mas isso era o menos, pois aconselhava-me com um profissional.
A única questão que me intrica é se os satélites não vai ficar danificados com tanta porrada que levam ao bater na zona preenchida.
Era curioso perceber se o pouco jogo de manobra que o diferencial fica a fazer é suficiente para uma pequena manobra de estacionamento por exemplo.
 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.233
Localização
Portugal
Na duvida, mais vele ter um jogo de satélites suplente. Embora o tipo comente que anda assim há vinte anos.

Quando soldamos o meu, desconhecia esta técnica, senão provavelmente teria adoptado esta em vez do bloqueio total. A folga, ainda que seja pequena, é suficiente para retirar alguma pressão do mecanismo e das molas de suspensão, nas curvas mais fechadas.
 

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Mensagens
3.192
Localização
Barcelos
Também conheço esse vídeo à algum tempo. Mas não conheço ninguém que o tenha feito. Se houver alguém com uns satélites gkn a mais...
 
Última edição:
Registo
17 Mar 2017
Mensagens
428
Localização
Estarreja-Aveiro
a ideia é boa, mas quem tiver um motor com alguma alma, ou fizer umas voltas mais agrecivas, isso vai ralar tudo...para voltinhas soft na lama era luxo, agora uso normal, a pancada na zona direita vai partir os dentes aos planetários... porque todo o conjunto não é assim muito robusto.
 

rjoina

UMM
Registo
18 Fev 2011
Mensagens
586
Localização
Portugal
Já experimentei num range Rover não durou 1h ehehehhe
Não vale a pena e melhor soldar tudo
 

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
Mensagens
228
Localização
Portugal
Já experimentei num range Rover não durou 1h ehehehhe
Não vale a pena e melhor soldar tudo

bom dia, material land rover ja se sabe!! já bom é o que é, e ainda assim, estão sempre a partir!
Vamos ao que interessa, conheço quem tem já uns bons anos a fazer mato sem qualquer problema, mas claro com material Dana!!
 

cournel

UMM
Registo
13 Jun 2007
Mensagens
601
Localização
DOIS PORTOS
IMG_20210311_003705.jpg

Pelos vistos vou ser eu a cobaia...
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.547
Localização
Cortegaça
Depois expõe aqui como isso vai se comportando.
Os prós e contras do uso desse bloqueio serão uma preciosa partilha para os curiosos, (tal como eu)...
 

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Mensagens
378
Localização
Portugal
Para quem não sabe, estou a montar á frente. Atrás já tenho soldado á 12anos😂😂

Mas à frente assim vai ser uma brutalidade para ti e para o carro.
BTW, cada uma sabe do seu carro..., mas nestes casos assim não seria melhor gastar uns euros a mais e comprar um lunchbox e guardar esses satelites numa caixinha bem lubrificados para um dia mais tarde se quiseres voltar a pôr o diferencial "aberto"? Ou esta solução tem alguma vantagem em relação ao lunchbox que eu não esteja a ver?
 

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Mensagens
1.850
Localização
Portugal
Andei muitos anos tb assim...mas depois de ter bloqueios arb afinar as unhas ....para quem quer mato bravo e técnico,nada como conseguirmos controlar qual o eixo a bloquear...pois qs vezes so o da frente wjuda a manobrar
 

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
Mensagens
228
Localização
Portugal
Vê se é possível reforçar os satélites. Talvez dê para preencher 2 dentes.
Aldeia, quantos mais dentes preencheres menos difrencial faz!! ou menos capacidade terá para descrever uma curva!! Mas é possivel, ganha de um lado perdes no outro!!

cUMMps Miguel
 

cournel

UMM
Registo
13 Jun 2007
Mensagens
601
Localização
DOIS PORTOS
Podia perder um pouco de curso mas o dente do satélite ia ficar mais forte, na minha opinião é boa ideia!
 

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
Mensagens
228
Localização
Portugal
atenção os dentes soldados é nos planetarios!! sempre!! no entanto nunca será a soldadura a partir como é óbvio!! o que poderá partir será o satélite pois recai sobre ele tudo o esforço de bloqueio, por isso quer soldes 1 ou dois dentes será sempre o mesmo, no meu entender claro!
 
Top Inferior