• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Bloqueio de Diferencial "Ar" vs "Elétrico"

Gunas

UMM
Registo
13 Out 2020
Boas a todos,

Ando a ponderar colocar bloqueios, mas estou indeciso sobre aplicar bloqueio a "Ar" ou "Elétrico". Vi vários tópicos sobre esta matéria, no entanto, caso a administração não se importe, eu abria mais um de modo a todos poderem transmitir a sua opinião em relação aos vários tipos de bloqueios de diferencial, por qual optariam e quais as razões, quais os prós e os contras do "Ar" em relação ao "Elétrico" e vice-versa e qual seria a marca escolhida.

Um Abraço UMM
Nélio Gunas

• Like
Reações: bjc

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Eu preferi mecânicos. Mais baratos, fiáveis, sem manutenção específica.

Tinha um Spartan atrás (bloqueia a 100%) e um Truetrack à frente (bloqueia entre 30 e 70%).

A única desvantagem é que não são desligáveis, obriga a ligeira adaptação na condução.

Gunas

UMM
Registo
13 Out 2020
Eu preferi mecânicos. Mais baratos, fiáveis, sem manutenção específica.

Tinha um Spartan atrás (bloqueia a 100%) e um Truetrack à frente (bloqueia entre 30 e 70%).

A única desvantagem é que não são desligáveis, obriga a ligeira adaptação na condução.

@Aldeia corrige-me se estiver enganado, os mecânicos "soltam com mais velocidade" certo?

Para combinar com uma utilização mais estradista, achas que são aconselháveis?

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Não. Os mecânicos funcionam permanentemente. O Spartan bloqueia em aceleração (é muito bom para a "peãozada") e solta em desaceleração. Tanto para a frente como para trás. Fundamentalmente é como se tivesses um diferencial soldado, mas sem as desvantagens desse. Também tem por hábito dar uns estalinhos, é normal. Apenas terás que experimentar qual é a melhor valvulina, por vezes agarra e manda uns estouros que parece que se parte tudo. Por duas vezes abri a tampa do diferencial, pensando que estava tudo ralado e estava tudo impecável. A valvulina melhor que encontrei para esse bloqueio foi a da Fuchs.

O Truetrack funciona sempre, mas requer alguma resistência nas rodas. Isso significa que, com uma roda no ar é inútil (tens que travar um pouco para que faça efeito).

Não sei qual é a utilidade que pretendes dar ao teu UMM. Bloqueios a 100% usam-se em TT. Para uma utilização estradista, no máximo aplicava um truetrack atrás, apesar de ser completamente diferente, tem uma reação semelhante ao bloqueio de origem, embora um spartan torne tudo mais divertido, sobretudo nas rotundas com piso molhado).

Se quiseres aplicar um desligável, tudo bem, é apenas uma questão de valores. Mas como dizes que e para uma utilização estradista, a mim não me faz muito sentido gastar tanto dinheiro numa peça, sobre a qual não retiras o devido rendimento.

Tanto o elétrico como o pneumático, obriga a instalações mais complexas, são mais caros e fica sempre algum elemento exposto a avarias (mangueiras ou fios). Foi por isso que, na altura me decantei pelos mecânicos. Mas confesso que o Spartan me fez passar algumas vergonhas com os estouros, enquanto não descobri a valvulina da Fuchs.

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Eu tenho fundamento que pode ser verdade ou não num caso de um veículo, se é elétrico funciona como? com um campo magnético correto?

quando é que um campo magnético perde a força? com o calor correto?

na impressão 3D, imprimir com a cama a 40 graus magnética e 100º magnética faz diferença na adesão da chapa de trabalho ao magnetico…

acho que já tens a resposta.

em contra partida, o ar pode ter fugas…

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mete bloqueio elétrico, acaba por ter a melhor relação preço qualidade, é simples de ligar e desligar tal como os a ar, mas a probabilidade de ter avarias é reduzida e são relativamente fáceis de instalar.
Os bloqueios a ar são mais caros, precisam de mais periféricos para poderem funcionar o que o torna mais suscetíveis de dar problemas!
Os bloqueios que o Aldeia sugeriu também não são má opção mas preparar-te para de vez em saltar do banco do jipe borrado de medo por pensares que ou estouro que ouviste vir do diferencial rebentou aquilo tudo!
Esta é a minha opinião, não tenho nem nunca tive nenhum tipo de bloqueio nos meus jipes mas pela experiência e feedback de outras pessoas falo com alguma base sustentada nas opiniões de pessoas com experiência!
Ou então deixa estar o jipe sossegado porque para andar em estrada de alcatrão não precisas de bloqueios para nada!
Os Alter 2000 nem autoblocante tinham e de vez em quando lá vão eles fazer um off-road sem darem problemas...

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Estive para colocar bloqueio eléctrico.
Mas depois de ver um vídeo no YouTube em que o diferencial em menos de 1 minuto chegava aos 100 graus, a valvolina fica água...

Os eléctrico funcionam por electromagnetismo, gera muito calor para aguentar a força exercida.

Além disso, hoje em dia estão quase ao preço dos a ar, que já dão cartas há muitos anos. Se tivesse de comprar, eléctricos seriam a última opção

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Estive para colocar bloqueio eléctrico.
Mas depois de ver um vídeo no YouTube em que o diferencial em menos de 1 minuto chegava aos 100 graus, a valvolina fica água...

Os eléctrico funcionam por electromagnetismo, gera muito calor para aguentar a força exercida.

Além disso, hoje em dia estão quase ao preço dos a ar, que já dão cartas há muitos anos. Se tivesse de comprar, eléctricos seriam a última opção
Ora mais um a ir com a minha teoria! ARB sem duvida, nem chinesada.

Gunas

UMM
Registo
13 Out 2020
Desconhecia esse comportamento nos bloqueios elétricos.

@Aldeia a utilização que pretendo dar ao carro é tipo carro do dia a dia e passeios TT, por isso estava a ponderar colocar bloqueios, para quando for necessário eles estarem lá para desenrascar. Ou achas que o autobloqueio é mais que suficiente, se este estiver a funcionar corretamente?

MIRANDA

UMM
Registo
19 Abr 2010
Boas!

Por experiencia propria, bloqueio é sempre bloqueio como é logico, mas um autoblocante com boas anilhas e bem afinado, faz muito bem o seu papel...

Nunca tive bloqueio nos meus carros e para o TT normal e até alguns passeios mais agressivos, chega bem!!

Abraço

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Não é teoria. Eu só acreditei depois de ver um vídeo no YouTube.
Também já ouvi dizer que por vezes as valvolinas com o uso e temperaturas nos bloqueios eléctricos ficam muito diluídas!
O problema é que muita gente gasta 1000 euros num bloqueio e depois para poupar ou por desconhecimento coloca valvolina barata!
As valvolinas não são todas iguais, é só saber qual a indicada para o uso a que se destina, não é por acaso que no nosso UMM por recomendação do fabricante a valvolina do eixo dianteiro é diferente da do eixo traseiro!
Não questiono a qualidade nem a eficácia dos bem conhecidos ARB, o problema são as chinesices que a reboque das marcas de qualidade invadem os mercados com sucata..!
Até mesmo a qualidade dos produtos de marca feitos na China são de qualidade questionável!
Dou apenas o exemplo de um guincho warm feito na Austrália e outro da mesma marca feito na China, não têm nada a ver!

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
eu só coloquei ARB porque tinha de rever as anilhas do autoblocante, alem disso tinha 2 satelites com os dentes partidos... investir por investir, coloquei uma coisa melhor, é a distancia de carregar em 2 butões.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
eu só coloquei ARB porque tinha de rever as anilhas do autoblocante, alem disso tinha 2 satelites com os dentes partidos... investir por investir, coloquei uma coisa melhor, é a distancia de carregar em 2 butões.
Eu seria bem capaz de colocar um ARB no meu UMM uma vez que o meu jipe já está equipado com compressor on-board por causa da suspensão pneumática, dessa forma uma boa parte do investimento já está feito tornando o ARB uma excelente opção, principalmente pelas provas dadas que são muito boas.
Mas fico pelas anilhas autoblocantes da Dana que estão impecáveis, a funcionarem muito bem ...

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Perdi me nos comentários....andei anos e anos a competir com pneus 38 e motor cabstar minado....todos os crawler a gasolina e tudo que sao carros de corrida so usam uma coisa...ARB...o resro são paisagens.....para muita utilização so tem um defeito mas mesmo assim a como minimizar...e a anilha que deve ser rebaixada...eu pessoalmente em uma coisa tao importante como um bloqueio quero ser eu a ter o controle do mesmo....as vezes acontecem acidentes com bloqueios mecanicos ....os gaijos mais bravos de sempre no TT saonos australianos, e por isso vendem material mais que credivel para on road, off road

Top Inferior