• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Bloqueia roda traseira direita em marcha atrás

val

UMMzito
Registo
5 Abr 2016
Como expliquei brevemente na secção de restauros tenho um problema/ oportunidade interessantissimo:
Roda traseira do lado direito bloqueia quando em marcha atrás!

Julguei que era um problema do tambor, ou de afinação ou outro, mas suspeito do diferencial.

Desmontei o tambor e reparei que o mecanismo do travão de mão estava a inteferir com a parte traseira do semieixo. Verifiquei o funcionamento sem o tambor, lubrifiquei e voltei a montar. O semieixo tem uma muito pequena folga axial daí accredito que o rolamento está ok.

Com as duas rodas traseiras no ar os dois semieixos giram livremente mas quando monto o tambor do lado direito, bloqueia intermitentemente quando rodado como em marcha atrás!!

Alguem já teve uma situação identica?

Grato pela ajuda
Paulo

that's how I roll

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Não será as maxilas demasiado justas (afinadas "demais")?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
UMM Alter Turbo 12/92

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Eu já tive uma situação idêntica. No meu caso em particular achamos que era um misto de humidade (só acontecia quando chovia) aliado ao mau estado do tambor estava muito arranhado por dentro).

Como não gosto desse sistema, nem me dei ao trabalho de tentar arranjar, apliquei discos atrás e nunca mais tive chatices.

Se tiveres oportunidade rectifica o interior do tambor e vê também se não tens o travão demasiado afinado na cinta traseira.

val

UMMzito
Registo
5 Abr 2016
Obrigado a todos os contribuidores para a solução.

Depois de retirar o tambor problematico voltei a montar a roda pra confirmar se o diferencial estava avariado e para convenientemente avaliar a superficie de atrito do tambor .

É dificil verificar com instrumentos básicos dano no tambor, daí optei Por verificar o funcionamento correcto do diferencial e rectificar o tambor.

Ao rectificar o tambor constatei varias irregularidades; tres passes foram necessarios.

Tambor instalado com a roda respectiva e...problema resolvido.

Foto do tambor rectificado adicionada ao álbum na secção de restauros (...pick-up RHD...)

that's how I roll

Top Inferior