• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Bloqueado para vante - anda em MA

gilpc

Iniciado
Registo
13 Jan 2009
Boas!

O meu Alter 2 de 1992, com caixa de 5 velocidades, bloqueia em marcha a vante.

Isto acontece em todas as velocidades, e tanto faz se estou em traccao 4x2 ou 4x4. O mesmo acontece nas redutoras.

Em Marcha atras, anda sem problemas.

Pesquisei aqui pelo Forumm e nao encontrei esta avaria.

Alguem sabe diagnosticar este problema, ou apontar-me para um topico antigo onde tenha sido discutido?

Obrigado,

Gil

Gil Pina Cabral

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
Bom dia, pelo que parece bloqueia nas rodas? se assim for, devem ser os calços de travão que estão a fazer o bloqueio, desmontar e uma boa limpeza pode resolver o problema.

cUMMps miguel

gilpc

Iniciado
Registo
13 Jan 2009
Ola!

Obrigado pela rapidez da resposta.

Eu estava focado mais na caixa de velocidades, mas agora que se menciona os travoes, lembro-me de algo parecido ja me ter acontecido ha alguns anos, e estar relacionado com humidade/agua nalgum componente do sistema de travagem.

Visto que choveu a cantaros aqui por Lisboa nos ultimos dias, e andei "depressa" nalgumas pocas, poderia ter entrado agua onde nao devia...

Podera ser isso? Se for, qual o componente a investigar primeiro?

Obrigadumm,

Gil

quote:Originally posted by migumm

Bom dia, pelo que parece bloqueia nas rodas? se assim for, devem ser os calços de travão que estão a fazer o bloqueio, desmontar e uma boa limpeza pode resolver o problema.

cUMMps miguel

Gil Pina Cabral

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Já tive esse problema no Cournil. Era o ponto de mola partido. Ao avançar o eixo recuava e esticava o travão de mão. Recuando alivia e já andava

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
UMM Alter Turbo 12/92

gilpc

Iniciado
Registo
13 Jan 2009
Obrigado.

Eu sou pouco conhecedor de mecanica: O que e o "ponto de mola"?

E e a mola que se parte, ou outra peca?

Tem que ver com as molas de suspensao, ou e outra mola? Onde a encontro?

Obrigado antecipado,

Gil

quote:Originally posted by alex

Já tive esse problema no Cournil. Era o ponto de mola partido. Ao avançar o eixo recuava e esticava o travão de mão. Recuando alivia e já andava

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
UMM Alter Turbo 12/92

Gil Pina Cabral

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
A mola de suspensão tem, ao meio, por baixo do eixo, um parafuso que une as molas e encaixa no eixo

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
UMM Alter Turbo 12/92

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Teste simples: quando o carro bloqueia, consegue puxar o travão de mão o seu curso normal?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
UMM Alter Turbo 12/92

gilpc

Iniciado
Registo
13 Jan 2009
Curioso!

Fui fazer o teste sugerido, e desta vez o carro ja nao bloqueou!

E nao vi nenhum dos parafusos "ponto demola" com folga - ainda que mesmo que tivessem poderia nao ter visto. Ha ali muito peso.

Esteve o dia todo parado ao sol, alguma agua que estivesse la por dentro teria entretanto evaporado.

Vou continuar a testar, mas a verificar-se que ja nao bloqueia, volto a achar que esta relacionado com humidade algures no sistema de travagem. So nao sei onde nem como.

Actualizarei aqui quando tiver alguma conclusao e/ou solucao.

Entretanto, obrigado a todos os que contribuiram.

Cummps,

Gil

quote:Originally posted by alex

Teste simples: quando o carro bloqueia, consegue puxar o travão de mão o seu curso normal?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
UMM Alter Turbo 12/92

Gil Pina Cabral

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Amigo, água não é de certeza o que originou as rodas travadas...!!!

E para ver se é o ponto de mola partido como diz o Alex, é preciso saber minimamente já um pouco de mecânica. ..!!!

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Ola Gil Pina Cabral,

Eu aqui que sou um leigo e nao percebo nada prefiro sempre que alguem profissional reveja a situacao seja qual for no meu UMM.
E' muito bonito andarmos as tentativas e ver se reparamos isto ou aquilo, mas na verdade ate poderemos estar a danificar o componente em questao ou outros.

Para nao falar na seguranca do proprietario, do veiculo e dos outros utentes da via publica.
Quando comecarmos a ver sair jante e pneu em andamento do eixo (ja nao e' o primeiro) e' que e' lindo.
Quando comecarmos a ver um UMM a fazer "CATRAFODASSE" contra a parede ou outro veiculo ou utentes da via publica...se calhar ate vamos dizer mal do veiculo.

Na verdade e' mesmo manutencao pobre, precaria ou ate inexistente do UMM...

Cuidado com os mecanicos de "trazer por casa" & "curiosos".

P.S. estas registado desde 2009 e ainda nao vimos uma foto do teu UMM...partilha ai (no topico adequado) umas fotos do teu UMM e ate fotos deste tema que estas a falar.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Umas fotositas do UMMaquinão vinham mesmo a calhar, a malta gosta de ajudar nos problemas, mas também gosta de salivar um pouco a ver fotos das UMMáquinas...!!!

Top Inferior