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biodiesel no umm

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1 Out 2008
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ola,pessoal.para os entendidos,faço as seguintes questoês,tenho um umm alter turbo de 1990,e pretendo começara a usar ou so biodiesel,ou gasóleo com biodiesel,misturado ,tipo b14,ou com outra percentagem de biodiesel misturado,ou que é que acham,prejudica,a bomba injectora?,ou o motor,e seu rendimento?ou outros orgãos,da mecãnica,ou que me aconselham?.conheço um mecãnico de tomar,que tem,umm alter s atmosférico,que conhece por la uns umm's ,acho que são cournis e alter's 1 que diz que os donos so lhe metem bio-diesel,alguns é so óleo depois de fritar,so passado pelo pano,para tirar as inpurezas maiores,e que estes continuam,a andar e a pegar ,bem ,cheirando so a batatas fritas quando passam,eh eh.aguardarei pelas vossas opinioês.cummprimentos.

jsilva
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Não sou muito entendido na matéria, mas acho que as bombas originais não suportam grandes quantidades de OVD (óleo vegetal directo). Quanto ao bio-diesel penso que já toleram melhor.

Se tiveres uma bomba BOSCH montada é melhor.

Mas faz uma pesquisa pelo Forumm, esse assunto já foi cá debatido.

UMM abraçUMM

j.aldeia


Vivemos e morremos... Disfrutem do intervalo!



 

BaoUMM

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20 Out 2008
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Boas companheiro;
Apenas quero deixar aqui um comentario quanto ao biodisel.
O meu umm é turbo e quando experimentei não gostei, por dois motivos: de santarem a lisboa gastei meio deposito, e o turbo nem disparava.
Tira muita força aos carros.
Acho que não vale a pena companheiro.

UMM não é um sOnHo.. è a realidaDe!!!
 

Perimo

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16 Mar 2007
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Eu normalmente meto biodiesel, senão me engano é o B15 (15%) do Pingo Doce.

Noto pouca diferença entre Biodiesel ou Gasóleo normal, mas lembrem-se que o gasóleo actualmente já tem um percentagem de biodiesel na sua constituição. Mas a percentagem é menor.

Mas também o meu é um ATM, portanto pode ser por isso que noto pouca diferença...

Abraço
 

whitexoc

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10 Dez 2006
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É como diz o Perimo o gasóleo normal já leva uma pequena percentagem de bio/oleo.
Aqui na zona existe uma fabrica que produz Biodiesel para uma Marca conhecida e não so,o camião que abastece a Marca conhecida efectua descarga nos Hipers e outras marcas,por isso para mim é so uma questão Marca/Preço-Hipers.
Uns dos componentes do Biodiedel é:
-oleo de palma/soja/alimentar....
-metanol
-acidos
etc etc...
No inicio do Ano coloquei biodiesel e o meu UMM/Atm fez uma birra enorme com o bio..penso que por 2centimos de diferença nos Hipers não compensa.

cUMMprimenTTos


Sérgio Silva-AlterII 90

 

Brummble

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28 Out 2008
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Algo aqui anda um bocado embaralhado!
Tive um VW jetta onde metia oleo vegetal até cerca de 25% sem problemas no verão. E a bomba injectora era rotativa se bem que as de piston sejam melhores(dizem os especialistas)
O biodiesel pode ser utilizado 100% puro. Já não tem a viscosidade do óleo. Não confundir o biodiesel com os óleos vegetais.
Se conseguirem guardar o vosso próprio (e dos amigos) óleo alimentar usado, podem fazer em casa o vosso biodiesel. Basta a soda caustica, o metanol, e o óleo, que sendo usado convém ser tratado para eliminar á água, filtrado e neutralizado. Faz-se o metóxido de sódio, adiciona-se ao óleo, agita-se longamente, decanta-se, filtra-se e vai para o depósito puro ou misturado.

Ode á Banca:

Eu já não sei o que faça
p'ra juntar algum dinheiro;
se se vendesse a desgraça
já hoje eu era banqueiro.

A Aleixo



Cumprimentos
PFK
Brummble
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Devo informar que só há 6 operadores certificados com unidades de produção de biodiesel legais em Portugal, com cota de produção atribuída pela Portaria nº 353-E/2009, que se regula pelo Decreto-Lei nº 49/2009 e que se remete ainda a alguma Legislação anterior, como o Decreto-Lei nº 66/2006 que transpõe a Directiva nº 2003/30/CE, à Portaria 1554-A/2007, Portaria nº3-A/2007, Decreto-Lei nº 62/2006 e Portaria 1391-A/2006.

Tudo o resto que for feito fora desta Legislação é ilegal e pode, entre outras coisas, levar à apreensão de viatura. Além disso é no minimo dúvidoso o biodiesel produzido por um operador não certificado, quando estes ainda estão na fase de fazer biodiesel por decantação quando já se sabe que o melhor metodo é o da transesterificação.

Como conhecedor do combustivel em si, uma vez que trabalho numa unidade de um dos 6 operadores certificados, devo dizer para evitarem a todo o custo a utilização de biodiesel, excepto aquele que é inevitavel que é o que a Galp e outras coloca no mercado misturado com o diesel.

Como ex-utilizador, primeiro de B50, mais tarde B30 e por fim B15 digo-vos que tive algumas chatices, a pior delas o facto de ter destruído a bomba injectora. Vi ainda muitas situações medonhas em veiculos onde era utilizado o chamado B99. Nunca notei percas de potência significativas, notava sim o facto de fazer mais fumo e de o mesmo cheirar a batata frita e também foi notavel a redução de CO2.

Só reconheço uma utilidade no biodiesel, que é a de reduzir as emissões de CO2 e além disso o próprio CO2 produzido já foi anteriormente consumido em igual forma pela planta que deu origem à semente endogena e que por sua vez deu origem ao oleo para produzir o biocombustivel. Dsevantagens vejo muitas. Desflorestação, monoculturas intensivas, custos elevadissimos do transporte da semente, custo de transformação da semente, custo de trnasformação do oleo, etc. Além do mais não nos podemos esquecer que oleo vegetal é um alimento e que nunca o deveriamos utilizar como combustivel enquanto houvesse gente a morrer à fome neste mundo...


Pedro Filipe
Este governo não cairá porque não é um edificio. Sairá com benzina porque é uma nódoa. Eça de Queirós
 

Brummble

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28 Out 2008
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Caro Pedro:
Para além das preocupações ecológicas que também perfilho, não tenho nada contra a utilização de óleos vegetais usados
Quanto á utilização de oleos vegetais, e eu vi alguns veiculos com sistemas de pré aquecimento caseiros e outros mais tecnicos, a fim de se não incorrer em qualquer infacção legislativa deve ir-se á direcção geral das alfandegas pagar o imposto. Ora o imposto só é devido a partir de determinado montante, o que implica que eles são obrigados a passar uma guia por exemplo para cerca de 50 litros. Creio ser essa aproximadamente a quantidade de combustivel (mesmo água) que fica isenta de pagamento. O depósito não pode é ter mais do que isso. Com essa guia na mão a policia não pode dizer nada. Nem do cheiro a macdonalds. Este assunto foi debatido na tv o ano passado.

Ode á Banca:

Eu já não sei o que faça
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A Aleixo



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Brummble
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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quote:Originally posted by Brummble

Caro Pedro:
Para além das preocupações ecológicas que também perfilho, não tenho nada contra a utilização de óleos vegetais usados
Quanto á utilização de oleos vegetais, e eu vi alguns veiculos com sistemas de pré aquecimento caseiros e outros mais tecnicos, a fim de se não incorrer em qualquer infacção legislativa deve ir-se á direcção geral das alfandegas pagar o imposto. Ora o imposto só é devido a partir de determinado montante, o que implica que eles são obrigados a passar uma guia por exemplo para cerca de 50 litros. Creio ser essa aproximadamente a quantidade de combustivel (mesmo água) que fica isenta de pagamento. O depósito não pode é ter mais do que isso. Com essa guia na mão a policia não pode dizer nada. Nem do cheiro a macdonalds. Este assunto foi debatido na tv o ano passado.

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Brummble


Em relação ao que afirmas convido-te a leres a legislação. O que a "TV" disse o ano passado não é Lei, por isso muito cuidado.

Diga-se de passagem que o biodiesel por transesterificação produzido através de oleo de soja e de colza e oleina de palma custa no final ligeiramente acima de 1€. Por decantação e com oleo usado fica muito mais caro e não presta... No entanto um valor maior se levanta para quem faz biodiesel caseiro, o que fazer com os ácidos gordos e com a glicerina provenientes da reacção, uma vez que esses sub-produtos não são biodegradaveis e os primeiros são extremamente poluentes e o segundo pode ser deveras perigoso quando misturado com um ou dois produtos à venda no mercado e manipulado por alguem com muita falta de juízo.

Mas cada qual sabe de si, biodiesel usa quem quer, ou quem tem dinheiro ou ainda quem está cheio de vontade de destruir componentes do motor...


Pedro Filipe
Este governo não cairá porque não é um edificio. Sairá com benzina porque é uma nódoa. Eça de Queirós
 

Brummble

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28 Out 2008
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Andamos ás avessas pelos vistos! Com as "sobras" fica só sabão de glicerina! E até é de boa qualidade! não sei que produtos industriais vocês usam mas eu uso apenas o metanol e a soda caustica. Há que ter muito cuidado na preparação do metóxido de sódio, que é a simples mistura de soda caustica com o metanol! Esta provoca uma reacção forte e quente. A quantidade de hidroxido de sódio (soda caustica) a utilizar, no caso dos óleos usados pode atingir cerca de 6,5 gramas em vez dos 3 gramas usados para os óleos novos!
Se alguem quiser a "receita" eu dou de bom gosto.
Desenvolvi trabalhos com os meus alunos nos cursos de energias alternativas que ainda tenho por aí!
Se alguém se interessas por catalizar a gasolina com esquemas caseiros de HHO ou seja hidrólise da água e produção de hidrogénio em pequenas quantidades que se faz entrar na admissão, também arranjo uns esquemas.
Quanto á utilização de óleos alimentares novos ou usados, penso que o maior problema, é poder produzir-se o efeito de esturricarem sobre o piston como acontece na frigideira!
Mas vi veiculos lá fora com muitos milhares de Km sem problemas!

Quanto aos preços:

O metanol custa no hiper cerca de 2 euros. Custava metade há pouco tempo.Pode-se arranjar ainda por 1.40.
A soda é barata.
O óleo da familia e amigos é de borla.

O biodiesel caseiro sai a cerca de 50 centimos. Podem-se usar após o fabrico filtros velho de camião para melhorar. No carro convem ter um filtro extra.

Para todos os efeitos aí vai a "receita"

#61656; Produzir biodiesel em casa é um processo acessível ao comum dos cidadãos.

1- Produção de biodiesel a partir de OVN (óleos vegetais de cozinha novos):

ATENÇÃO: se pretender experimentar estes processos deve respeitar todas as normas de segurança! Apesar dos produtos a utilizar serem produtos de uso doméstico, devemos recordar-nos que se trata de produtos tóxicos e perigosos:
O Metanol (Álcool Metílico) é facilmente inflamável e ataca os terminais nervosos podendo causar danos permanentes.
A Soda Caustica (Hidróxido de Sódio) é altamente corrosiva e deve evitar-se todo o contacto com a pele e com os olhos.
O Metóxido de Sódio (mistura de Metanol com Hidróxido de Sódio) é mais perigoso que os seus componentes separadamente
1-UTILIZAR MÁSCARA, ÓCULOS E LUVAS DE PROTECÇÃO
2- TER VINAGRE Á MÃO PARA NEUTRALIZAR O EFEITO DO METOXIDO DE SÓDIO EM CASO DE SALPICO




a) Medir numa proveta graduada 500cm3 (1/2 litro) de óleo vegetal de cozinha e deita-los num recipiente de mistura.
b) Medir em seguida 100 cm3 de Metanol (assegure-se de que compra metanol que é mais barato e não álcool isopropílico.
c) Deitar os 100cm3 de álcool num recipiente e adicionar 1,75 gramas de soda cáustica.
d) Mexer bem a mistura até desaparecerem todas as escamas ou flocos de neve. (a mistura deve ser ligeiramente leitosa e chama-se metóxido sódico).
e) Aquecer o óleo vegetal a 48º C usando um termómetro.
f) Junte o metóxido ao óleo aquecido agitando vigorosamente com um misturador ou batedor durante 30 minutos (a mistura que ao principio é espessa, rapidamente se torna menos viscosa que o óleo).
g) Deixe que a mistura sedimente num recipiente alto e fino.
h) Deixar repousar um mínimo de 8 horas.
i) Decantar o BIODIESEL que se encontra na parte superior ou drenar a GLICERINA que se encontra no fundo.
j) Filtrar o biodiesel com filtro de 5 mícron. Deitar no depósito. (se ficar com duvidas coloque um filtro extra no circuito de combustível do seu automóvel.
k) Colocar a glicerina ao sol por alguns dias. O metanol evaporar-se-á e obter-se-á um bom sabão de glicerina.

Sintetizando:
Devem utilizar-se 2 litros de metanol por cada 10 litros de óleo vegetal, e 3,5 gramas de soda caustica (hidróxido de sódio) por cada litro de óleo vegetal.

2- Produzir biodiesel a partir de óleos vegetais usados:
A utilização de OVU é mais atractiva porque estes se podem obter gratuitamente, mas o processo de conversão é mais complexo porque para além das impurezas e da água contêm 2 a 10 % de ácidos gordos livres (a causa do sabor a ranço).
a)Aquecer o óleo a 104º C durante uma hora ou até que deixe de borbulhar
b) Determinar a quantidade de ácidos gordos livres:
b.1) Misturar 1cm3 de OVU com 10 cm3 de álcool isopropílico + 2gotas de Solução de
Fenolftaleina.
b.2) Fazer uma solução de soda a 0,1% ( 1 grama de soda num litro de água).
b.3) Adicione á mistura referida em b.1, gota a gota, a solução de soda
até que obtenha uma cor rosácea durante 10 segundos. (20 gotas = 1cm3)
c) Registe os cm3 de Solução de soda a 0.1% utilizados.

RESUMINDO:
Por cada litro do OVU necessitaremos de 1 grama de soda granular sólida por cada ml da solução referida em b2 e utilizada para determinar os ácidos gordos livres; isto mais o 3,5 gramas por litro de óleo tal como foi descrito no processamento do OVN.


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ToMiX

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17 Mai 2008
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viva João!
não sou entendido mas deixo aqui a minha opinião: como utilizo o meu filhote apenas ao fim de semana (e não são todos) prefiro meter 50€ e andar "descançado" com a bomba injectora, bicos e etc etc...

Claro que sou a favor do Biodisel, sobretudo para carros utilizados no dia-a-dia e sobretudo para os fogareiros com Mercedes já com 700 000 Kms a rodar em Lisboa... para não falar nos da rodoviária de Lisboa... entre outros!!

"OFF-TOPIC"-> Se acham que queimamos muito a camada do ozono, não queiram saber como é em Angola..........

Os cães ladram... E o meu UMM passa! :p

 

PedroUMM

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31 Mar 2006
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Brummble, tens bastantes conhecimentos sobre biodiesel, então seberás por certo que o melhor catalisador a utilizar na reacção é o metilato de sódio e não o hidróxido de sódio. A empresa onde trabalho é pioneira no desenvolvimento do biodiesel(se é que aquilo tem algum desenvolvimento) e já produz biodiesel desde 2003 e já há muito tempo que se abandonou os processos ditos simples uma vez que o produto final não corresponde com as directivas, tornando-se um produto demasiado corrosivo, falo da decantação. Na transesterificação e após a reacção, o biodiesel é, em processo continuo, submetido a diversos processos de lavagem com varios acidos e catalizadores com água, dependendo da fase de processo em si e das caracteristicas encontradas em laboratório e passa por diversas separadoras gravimétricas que lhes vão tirando todos os subprodutos indesejaveis e não apenas o sabão e a glicerina retiradas na decantação.

Ainda assim nas nossas instalações temos duas unidades de decantação muito mais completas que aquelas que se podem trazer por casa, uma é piloto de 30 lts e outra é de 50 mil lts diarios. A de 50 mil lts só é utilizada para biodiesel de gordura animal e para destilação de glicerina porque esta é composta por cerca de 30% de metoxido e para secagem de metanol.


Pedro Filipe
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Brummble

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28 Out 2008
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Podendo parecer um paradoxo, estamos a falar da mesma coisa e de coisas diferente ao mesmo tempo!
A produção industrial de biodiesel, fabricando um produto comercial está sujeita a regras restritas pois nenhuma empresa está disposta a correr riscos e a ter que indeminizar clientes lesados! Dessa forma têm que respeitar as tais directivas e outras mais.
Quando falamos de aproveitar os nossos recursos caseiros, andamos longe disso. Se existir o prejuizo é nosso e por isso não aconselho a ninguém andar a fazer experiências com o seu novinho Mercedes ou BMW ou outros que tal. Eu meti de tudo na minha renault trafic durante 2 anos sem modificar nada, incluindo óleo vegetal usado apenas limpo de água e filtrado. Ainda trabalha apesar de já ter a junta queimada. Era de "boa boca" Os meus alunos que a principio não acreditavam até traziam óleo de casa para lhe espetarem no depósito!
No entanto se alguém tem um chasso de pouco valor para andar por aí com experiências, é um bom entretem!
Não esqueçam que o Rudolf Diesel inventou o seu motor para consumir óleo de amendoim e pó de carvão! Logo a seguir é que a indústria petrolifera lhe deitou a mão!
Já há algumas traduções em português para modificações mais desenvolvidas e fiáveis como a ELSBETT
Podem ver em:
http://www.elsbett.com/pt/perguntas-e-respostas/faq-perguntas-frequentes/conversao.html



Ode á Banca:

Eu já não sei o que faça
p'ra juntar algum dinheiro;
se se vendesse a desgraça
já hoje eu era banqueiro.

A Aleixo



Cumprimentos
PFK
Brummble
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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quote:Originally posted by Brummble

Caro Pedro:
obrigados a passar uma guia por exemplo para cerca de 50 litros.

Cumprimentos
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Brummble


Para essa quantidade pagas imposto. Não me lembro excatamente mas se declarasses 27 ou 24 litros é que não pagavas porque não atingia o valor minimo tributável.

UMM abraçUMM

j.aldeia


Vivemos e morremos... Disfrutem do intervalo!



 

alex

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Só posso dizer que tenho posto B15 do pingo doce no corsa (motor isuzu 1.7D) e anda tal e qual...


cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

datum

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Sem querer ofender(só se ofenderá quem quiser) analiso bem cada opinião, especialmente a dos que lidam diaramente com a coisa.
Se o óleo e o biodiesel dão tanto cabo dos motores, como alguns dizem, não percebo porque é que o senho Rudolf Diesel inventou um motor para andar a óleo de amendoim.


Tanta gente a andar a óleo, mas só o umm é que se estraga...

 

PedroUMM

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quote:Originally posted by datum

Sem querer ofender(só se ofenderá quem quiser) analiso bem cada opinião, especialmente a dos que lidam diaramente com a coisa.
Se o óleo e o biodiesel dão tanto cabo dos motores, como alguns dizem, não percebo porque é que o senho Rudolf Diesel inventou um motor para andar a óleo de amendoim.


Tanta gente a andar a óleo, mas só o umm é que se estraga...



Amigo, isso aconteceu em 1897 e como deves calcular toda a industria de concepção de motores diesel mudou muito desde então...;)

"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter,
ter deve ser a pior maneira de gostar."

Até sempre...
 

datum

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Companheiro, se estamos a falar de motores Indenor, se a combustão é de petrodiesel, e se existem tantos e tantos a circular com biodiesel, então se calhar e só se calhar, os princípios do motor a diesel não mudaram tanto assim...;)

http://www.noendpress.com/caleb/biodiesel/index.php


é um pouco como os estudos livres feitos por paineis de especialistas ligados a fabricantes de telemoveis, nem as antenas nem os aparelhos provocam coisas más...

 

PedroUMM

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Nada amigo, não evoluimos nada desde 1897...!!!:D

Opiniões, cada qual tem a sua e deve partilhá-la com factos e não apenas com dizeres. Eu sou daqueles que acham ou pensam que os UMM's não devem andar a oleo vegetal porque oleo vegetal muito simplesmente não é um combustivel mas sim um alimento, mas isso fica na consciência de cada um e nada mais penso que isso.

Sim, sim, sei que o oleo é queimado no motor, wherever, cada um faz o que quer aquilo que lhe pertence e para mim até podem por o motor a trabalhar a mijo e vinho, nenhuma diferença me faz... Só se espera é que os devotos não obriguem os outros à sua religião dizendo que o oleo ou o mijo com vinho é melhor que o gasoleo no motor de um UMM.

Agora pede-se factos, mostrem as provas como o UMM ou outro carro qualquer anda a oleo, quantos km dura, custos de manutenção, etc. Não é só chegar aqui e dizer-se que o UMM de fulano anda a oleo à 10 anos coiso e tal. Iá, mas quantos Km fez? Pouco mais de mil km?:dizzy_face: Ou será que fez 100 mil Km?;) As revisões como foram? Quantas foram? Etc...

Percebes, isto não é ataque e até estou aberto a outras explicações que não se cinjam apenas ao falatório e quero ver provas e factos de motores que trabalham a oleo. Pelo menos eu apresento uma prova e/ou um facto em como os UMM's ou outros não devem trabalhar com oleo vegetal, é que o oleo vegetal é a base alimentar de quase 2 biliões de seres Humanos neste Planeta... Isto é um facto...;););)

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Até sempre...
 
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