• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Barulho na 4ª Vel. e em 5ª vel

ngrn

Iniciado
Registo
23 Jan 2012
Bom Dia.

Sou um feliz proprietário de um Alter Turbo de 1992. Infelizmente sou novo nestas andanças e ainda estou apanhar do ar sobre algumas questões. Fui buscar o Umm este passado fim de semana e meti-lhe em 2 dias 750 kms em viagem.

Experimentei-o onde fui buscar mas somente andei a rolar na viagem para baixo.

Notei um barulho (zom zom zom zom) somente em 4ª (velocidade) e a meio acelerador. Quando puxava um pouco começava a desaparecer. Meti-a a 5ª e desaparecia completamente. Após alguns testes somente fazia em 4ª.

O barulho era muito incomodativo e alto... mas puxava bem. Será Normal?

A outra questão é na 5ª velocidade. Quando acelerava não havia qualquer barulho estranho mas quando tirava o pé do acelerador fazia um barulho estranho (meio arranhar)mas mal acelerava desaparecia.

Alguem pode me dar umas luzes.

P.S. Depois de 750 kms de loucura numa viagem Porto, Portimão estou supreendido. Super confortavel e muito divertido.

Www.allmountainaddict.com

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Bem vindo a estas coisas dos UMM.

Antes de mais, sugiro que começes pelo mais simples, troca dos lubrificantes das caixas, motor e diferenciais. Esses sintomas que descreves podem simplesmente ser devidos ao nível baixo de lubrificante.

cUMMprimentos;

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Poderá ser cruzetas com folga... mas uma troca de lubrificantes e filtros logo a seguir a compra é praticamente como que o batismo de UMM, só não precisas de levar com óleo na cabeça!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
benvindo ao forum.

nada como desmontares a tampa do diferencial e pedires a alguém que perceba da matéria para dar uma espreitadela lá para dentro. Se não vir nada de anormal, poderás ter o pinhão/roda de coroa desafinado.

Cumprimentos,

Passarinho

www.pecas-umm.com

TAS

UMMzito
Registo
7 Mar 2012
Boas,quanto ao problema que descreveste em 4a velocidade sugiro o mesmo, trocar a valvulina da caixa e diferenciais para ver se poderá ser daí.

Quanto à questão da 5a velocidade aconteceu-me o mesmo quando levantei o carro, troquei as cruzetas e já não faz, agora tens duas hipóteses podem ser as cruzetas dos veios com folga ou então o próprio veio ter folga no estriado.

AbraçUMM

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Isso é uma cruzeta gripada na transmissão trazeira. De qualquer forma aproveita os conselhos anteriores já que acabaste de comprar o UMM e não sabes como está.

UMM abraçUMM

j.aldeia

aecio

Iniciado
Registo
9 Mai 2009
quote:Originally posted by alex

Poderá ser cruzetas com folga... mas uma troca de lubrificantes e filtros logo a seguir a compra é praticamente como que o batismo de UMM, só não precisas de levar com óleo na cabeça!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Exatamente!!! quando comprei o meu primeiro UMM andei umas semanas e a caixa de redutoras lixou-se. não tinha oleo na caixa :dizzy_face: quando comprei o segundo foi a primeira coisa que fiz.

Segue esse conselho do "batismo" que pode evitar despesas que nenhum de nós gostamos.

Presado

UMMzito
Registo
4 Mai 2012
Boas o meu UMM faz exatamente a mesma coisa, ja mudei todas os oleos e fiz as lubrificações, mudei filtros e continua a fazer embora muito menos do que o que fazia, no entanto o barulho na quinta velocidade mantem-se ainda, talvez terei de trocar a cruzeta da transmissão de tras, gostaria so de perguntar se esta questão ficou resolvida já e qual a solução.
Já vi que este barulho é comum aos UMMS que compramos e que andavam pouco e tinham algum desgas-te devido aos anos que têm, quem anda pouco acaba por nem se importar muito com esses sonzinhos, mas nada como tentar resolver a questão.

pertencer a esta comunidade é a cereja no topo do UMM.....vrrrrrUMM

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
quote:Originally posted by viriato

Mais uma vez MUITA ATENÇÃO que o UMM Alter II não leva valvulina nas caixas, mas sim óleo do motor.

Caixas - óleo motor
Diferenciais - Valvulina sendo LS na dif de trás.

Desculpa amigo João mas isto é verdade:thinking: é que nunca tinha ouvido tal coisa... o Alter II do meu pai anda com valvolina na caixa e caixa de tranferencias desde que veio... e como agora está no doutor era a hora de por em condições...

abraço

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
olá *******

pois como nunca tinha tido problemas nas caixas nunca me tinha debruçado muito sobre o assunto e como cá na minha zona somos quase os únicos com UMM´s não há muito com quem falar:blush:...
agora como tivemos um problema na coorente das altas da caixa de transferencias a que pesquisei mais um pouco sobre isso:blush: AINDA BEM QUE TEMOS O FORUMM, SE NÃO BEM ANDAVA COM VALVOLINA ATÉ AO FIM DOS SEUS DIAS...

obrigado ******* e viriato ;)

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

Presado

UMMzito
Registo
4 Mai 2012
Ola pessoal, como ainda não resolvi a minha questão ando na investigação e como tal saquei umas fotos do meu veio traseiro entre a caixa de transferencias e o diferencial para me dizerem se é mesmo assim ou não uma vez que o da frente tem os Us os dois no mesmo sentido e este não. Curiosamente o da frente também o consigo rodar`com a mão,com o carro desligado e destravado e desengatado e o transeito nao roda fica apenas com uma pequena rotação pouco significativa. Não sei se esta situação é normal ou não.
O eixo trazeito não tem qualquer folga tá mesmo apertado nem as cruzetas ao que me parece aqui vão umas fotos para opinarem, desde ja o meu agradecimento a todos os que vão tentando ajudar.

Presado

UMMzito
Registo
4 Mai 2012
Ok entao quer dizer que estão desalinhados certo???? deviam tar digamos que uniformes e de costas viradas um para o outro não é????

Abraço e muito obrigado

Presado

UMMzito
Registo
4 Mai 2012
ok obrigado, ja tentei desapertar os parafusos que apertam essa zona para o tentar rodar mas nao consegui vou falar com quem percebe disso também...ou seja mecânico...

Abraço

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
se não andaste com o carro emtre tirares uma foto e a outra parece-me que não estão bem alinhados ...

Tiago Fonseca

Presado

UMMzito
Registo
4 Mai 2012
sim não andei com o carro entre fotos, ja tentei desapertar os parafusos que estão junto às cruzetas mas não tá facil o acesso.
Pus uma das rodas no ar para poder rodar o eixo mas mesmo assim das 4 porcas apenas consegui desapertar uma.
qual a melhor chave para desapertar as ditas????

Abraço
José Presado

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
duas 14 boca anel e alguma paciencia com a dor de braços ;)

Tiago Fonseca

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Eu uso uso uma de boca para segurar o parafuso e uma de anel para rodar a porca. Pode necessitar de uma pancada seca, por vezes colocam um ponto de cola nesses parafusos.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Onde está a protecção da caixa de tranferências? Não o leves para o monte sem isso, depois por as mãos na cabeça não resolve nada...

UMM abraçUMM

j.aldeia

Top Inferior