• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Bancos pequenos UMM (cintos de segurança)

Pablo Soarez

Iniciado
Registo
10 Jul 2017
Boa tarde a todos

Pretendo colocar os dois bancos pequenos no compartimento traseiro do meu Alter, mas tenho uma dúvida apelando à vossa ajuda e esclarecimento.
A utilização dos bancos pequenos traseiros obriga a aplicação e utilização de cintos de segurança ? Ou é possível instalá-los sem que haja a obrigação de montagem de cintos de segurança?
De origem foram fabricados estes dispositivos de retenção ou nunca os UMM's nunca saíram de fábrica com os respetivos cintos?

Obrigado

Cumprimentos

Pablo Soarez

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
O meu nunca teve cintos nesses bancos atrás, e nunca tive problemas nem nas inspeções periódicas nem nas vezes que fui mandado parar pelas Autoridades...!!! ;) :alien:

• Like
Reações: bjc

Pablo Soarez

Iniciado
Registo
10 Jul 2017
O meu nunca teve cintos nesses bancos atrás, e nunca tive problemas nem nas inspeções periódicas nem nas vezes que fui mandado parar pelas Autoridades...!!! ;) :alien:
Assim sendo, concluo que não é obrigatória a instalação ou montagem de cintos nesses banquinhos.

Muito obrigado pela informação

Votos de bom fim de semana

Pablo

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
O meu também é de 6 lugares, com os dois banquinhos atrás e não há lá cintos. Mas por acaso já pensei em meter uns, daqueles de dois pontos, só de um lado ao outro do banco 😉

Ferreira89

UMMzito
Registo
20 Jan 2022

O artigo 83.º do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, impõe a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança pelo condutor e passageiros de veículos automóveis, nas condições definidas por regulamento.
Com este diploma procede-se ainda à transposição para a ordem jurídica interna da Directiva n.º 91/671/CEE, de 16 de Dezembro de 1991.
Nestes termos:
Ao abrigo do disposto no artigo 83.º do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio:
Manda o Governo, pelo Ministro da Administração Interna, o seguinte:
Artigo 1.º
Os automóveis ligeiros devem estar providos de cintos de segurança ou de sistemas de retenção aprovados nos lugares do condutor e de cada passageiro.
Exceptuam-se da obrigatoriedade da instalação daquele acessório:
a) As máquinas, tractores agrícolas, tractocarros e motocultivadores;
b) Nos bancos da frente: os automóveis ligeiros de passageiros e mistos matriculados antes de 1 de Janeiro de 1966 e os restantes automóveis ligeiros matriculados antes de 27 de Maio de 1990;
c) Nos bancos da retaguarda: os automóveis ligeiros matriculados antes de 27 de Maio de 1990.

Sendo que o meu é de 93 e também não tem cintos nos dois banquinhos traseiros "longitudinais".
Tem apenas nos da frente e nos do meio transversais.

AMJ

UMMzito
Registo
12 Dez 2013
Boa noite.
O meu Alter tb não tem.
No entanto fiquei curioso e pelo que diz o número 5 do artigo 5° do decreto-lei 170-A/2014, que fala da obrigatoriedade de instalação de cintos de segurança , esta não é exigida em bancos orientados lateralmente

bjc

UMM
Registo
16 Dez 2020
Cada um faz o que quiser.
Depois não se wueixem.
Os sitios dos sintos estão lá

Estamos bem a falar dos dois banquinhos pequeninos que estão na mala, por trás dos bancos traseiros transversais, certo?
O meu tem esses bancos, não tem os cintos mas também não vejo lá fixações para os mesmos 🤔

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Estamos bem a falar dos dois banquinhos pequeninos que estão na mala, por trás dos bancos traseiros transversais, certo?
O meu tem esses bancos, não tem os cintos mas também não vejo lá fixações para os mesmos 🤔
Pois, vá lá a gente saber...!!!😉👽

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Boa noite.
O meu Alter tb não tem.
No entanto fiquei curioso e pelo que diz o número 5 do artigo 5° do decreto-lei 170-A/2014, que fala da obrigatoriedade de instalação de cintos de segurança , esta não é exigida em bancos orientados lateralmente

a minha autocaravana de 1997 não tem cintos de segurança nos bancos laterais, e tem cintos de segurança nos bancos normais, até naqueles virados para trás.
Confirma esta afirmação.

aliás, os UMM com bancos laterais nunca tiveram cintos de fábrica, correto…!??

Registo
11 Dez 2010
O bom disto é que volta e meia e meia volta aparecem estas questões para a informação não se ir perdendo e depois é uma novela fantástica de se seguir 😂😂😂 cUMMps

Top Inferior