• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

AVARIA NO BOOST - BOMBA INJETORA ROTODIESEL

FJLOPES

UMMzito
Registo
8 Ago 2007
Boas pessoal !

No seguimento da minha fuga de gasóleo, supostamente proveniente
da válvula de comando da compensação do débito do gasóleo (boost)
da minha bomba injetora ROTODIESEL, queria deixar aqui algumas
questões para que me possam ajudar, se conseguirem:

1- Esta válvula situa-se na parte inferior da bomba injetora, tem
um respiro metálico e a ela se ligam dois tubos que vêm de cima:
um mais grosso (de combustível) e outro mais fino em plástico ?

2- Algum de vós tem aí uma foto ou link para colocar aqui para
confirmar que é desta válvula que está a sair o gasóleo?

3- Qual será a melhor casa para aquirir esta válvula a preço
razoável? A Europeças terá peças deste tipo?

4- A montagem de válvula pode ser feita com a bomba no sitio,
ou é sempre necessário tirá-la fora?

5- Para quem já substituiu a bomba original por uma do motor
2.3 TD, é uma alteração que vale a pena ou a diferença será
minima? A minha foi revisionada há poucos anos e já tem um
pouco mais de débito, valeria a pena arriscar a compra de uma
destas?

Muito obrigado a todos

Grande AbraçUMM

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

eu trocava ja de bomba por uma bosch!!!

se quiseres gastar menos dinheiro ligas ao tebi que ele costumava ter essas membranas

Registo
30 Mar 2006
1. Sim, essa válvula é mesmo o booster da bomba de gasóleo que actua com a pressão do colector de admissão e permite um maior débito de gasóleo.

2. Não precisa de confirmação, é mesmo essa.

3. Comprei o kit de reparação, que consiste em duas membranas e uma peça em latão que fica no meio das duas, aqui há uns anos, na Iberoturbo em Massamá, por cerca de 30€

4. Com a bomba fora tudo é mais fácil e limpo, mas é perfeitamente possível fazê-lo com a bomba no local.

5. Não sei, nunca fiz nada disso, mas no meu, não troco esta bomba nem por uma bosch. As Lucas, ou rotodiesel, têm mais ponta, e se calhar bem exploradas as várias afinações possíveis, até pode ser que dêem tanta resposta inicial do motor como as bosch. A chatice é que estas bombas dão muito mais trabalho a afinar que as bosch. Por exemplo para afinar o débito é necessário abri-la. Mas pessoalmente não vejo necessidade em trocá-la.

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

FJLOPES

UMMzito
Registo
8 Ago 2007
Muito obrigado pela informação Nuno e acima de tudo pela tua disponibilidade. Vou ligar para a Iberoturbo para ver se ainda me consigo desenrascar. Grande abraço e bom ano para ti. FJLOPES

Registo
30 Mar 2006
Ora essa, estamos cá para ajudar.

Esqueci-me de uma coisa, há pelo menos 2 tipos diferentes desses actuadores, por isso, para teres a certeza que te dão o correcto, retira o número de série da bomba que está na chapinha azul na lateral e deve ser qualquer coisa deste género R8443B690B.

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Amigo Lopes, sou da opinião de que ficas melhor servido com uma bomba lucas do que com uma bosch.
As bombas bosch têm algumas vantagens principalmente nas questões relacionadas com a simplicidade e variedade de afinações e também com possíveis problemas mas não vejo vantagens que justifiquem a troca de Lucas por Bocsh!

A menos que tenhas por aí uma Bosch barata com tubos e injectores proveniente de um motor XD2S.

Tenho 2 UMMs e num deles resolvi trocar a bomba Lucas precisamente por causa de um problema com a tal válvula LDA, antes disso ainda cheguei a comprar um kit de reparação para a bomba mas o certo é que a bomba nunca chegou a ficar com as mesmas prestações que tinha antes da avaria da válvula.

O meu conselho para ficares bem servido é tirares a bomba para fora e mandares para uma casa de reparação, claro que deves mandar também os respectivos injectores assim ficas com todo o conjunto devidamente calibrado e afinado.

A reparação pode ficar um pouco dispendiosa mas vais claramente receber o retorno do investimento nas prestações e consumos do jipe.

Uma bomba Lucas afinadinha fica um mimo em termos de consumos, de libertação de fumos e de desempenho do motor em altas rotações.
A bomba Lucas fica muito a cima das capacidades das bosch que são excelentes em baixas mas no que diz respeito a altas só la chegam com o aumento de débitos.

Se pretenderes reparar o boost sem tirar a bomba podes faze-lo mas convém que isso seja feito por quem tenha bons conhecimentos numa reparação dessas pois se o boost não ficar bem afinado não terás bons resultados.
Outra coisa que terás de ter em atenção é que há diferentes kits de reparação para essas válvulas, se comprares um que não seja o indicado para a tua bomba jamais conseguirás que ela trabalhe correctamente!!!
Cumps

FJLOPES

UMMzito
Registo
8 Ago 2007
Muito obrigado mais uma vez a todos. Decididamente, vou entregar o caso a um profissional do ramo.

Top Inferior