• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Autocolantes Magnéticos

JorgeUMM

UMM
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
457
Localização
Portugal
Boas CompanheirUMM´s

Gostava de saber se alguém conhece alguma empresa que produza autocolantes magnéticos.
Em concreto precisava de adquirir um do dístico de GPL.
obrigadUMM

JORGE FIGUEIREDO
Carregal do Sal

Quero ir até ao Fim do Mundo em 4x4 ... mas, exijo que seja em 1.ª CLASSE.
Isso só é possível num 4x4 de eleição
O UMM ...
 

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Mensagens
1.909
Localização
Portugal
Boas Jorge
aqui no Sátão existe uma casa que os faz.

cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal


[email protected]

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

www.n-gestus.blogspot.com

www.lamastt.blogspot.com

http://satao.no.sapo.pt

 

JorgeUMM

UMM
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
457
Localização
Portugal
Boas JPMacedo

Enviei pm
cUMMps

JORGE FIGUEIREDO
Carregal do Sal

Quero ir até ao Fim do Mundo em 4x4 ... mas, exijo que seja em 1.ª CLASSE.
Isso só é possível num 4x4 de eleição
O UMM ...
 

raimummdo

UMM
Registo
1 Out 2007
Mensagens
825
Localização
Portugal
Oh jorge isso nao é para tirar nos parques de estacionamento pois nao???????? lololololololololololol

Não é preciso ter um UMM para ser feliz,mas ajuda muito!!!!!!!!
Sócio nº 192
 

JorgeUMM

UMM
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
457
Localização
Portugal
Claro que não que eu sou uma pessoa responsável.
O objectivo é estar legal sem dar cabo da pintura, que é o que está a acontecer com o autocolante tradicional.

No entanto, esclareço que contrariamente aquilo que muitas vezes se diz o GPL é bem mais seguro que a gasolina.
Por exemplo, cada sistema de GPL possui 4 válvulas de corte o que minimiza quase ao zero a hipótese de acidente.
Para os mais cépticos façam contas e depois percebam as inúmeras vantagens do GPL. Para além da economia, é um combustível amigo do ambiente, que só não é mais difundido porque existem muitos interesse instalados.
Para reflexão: tendo em conta a necessidade de proteger as evidentes alterações ambientais, bem como a necessidade de atingir as metas fixadas em Kioto, não seria lógico que estes veículos tivessem uma redução substancial no imposto automóvel ???????????
E mais não digo
Como diria um saudosos Senhor: E esta heim!!!!!!!!!

JORGE FIGUEIREDO
Carregal do Sal

Quero ir até ao Fim do Mundo em 4x4 ... mas, exijo que seja em 1.ª CLASSE.
Isso só é possível num 4x4 de eleição
O UMM ...
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.694
Localização
Portugal
100% de acordo... já existe tecnologia há mto tempo que permita termos outros combustíveis... mas grandes fortunas não deixam que eles apareçam no mercado... mas isso são outras guerras.
De facto o GPL é extremamente seguro, bem mais que a gasolina.
Só não é permitido nos parques por causa de ser Propano que é mais pesado que o ar, e em caso de fuga permanece junto ao solo e não desaparece no ar, o que se pode tornar mto perigoso e mesmo letal para as pessoas.
 

JorgeUMM

UMM
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
457
Localização
Portugal
Boas CompanheirUMM´s

Em complemento do que já foi dito, e para quem se quiser informar e tenha paciência de ler deixo a informação.

História
Desde os anos 1970 que o GPL tem vindo a desenvolver-se como alternativa aos tradicionais combustíveis rodoviários. Actualmente circulam em Portugal cerca de 40 mil automóveis a GPL-Auto e mais de três milhões na Europa. No Brasil seu uso foi proibido para uso veicular devido aos subsídios aplicados para fins domésticos, nos automóveis admite-se apenas o uso de gás natural.

Por essa razão é actualmente o mais importante dos combustíveis alternativos e, em Portugal seguramente o mais barato (a preços de agosto de 2007 é cerca de 45% mais barato que o gasóleo e 55% mais barato que gasolina).

Origem
Ver artigo principal: Gás de petróleo liquefeito
O gás de petróleo liquefeito é obtido a partir da destilação do petróleo, sendo o último dos produtos que se obtêm da sua refinação, o que determina que na gíria se diga que é o último a sair da chaminé da refinaria.

A referência "Auto" significa que é um combustível que pode ser utilizado como carburante, normalmente em substituição da gasolina. Uma viatura alimentada a GPL Auto dispõe de um sistema misto de carburação (GPL Auto e outro combustível).

Características
Para a sua utilização como combustível carburante, a mistura de propano e butano é feita em percentagens variáveis, por forma a que o índice de octanas seja sempre superior a 89 MON. (Legislação Portuguesa - Despacho n° 8197/97 de Set. 97). O butano e o propano são pressurizados a 2 e 7 bar respectivamente, por forma a liquefazerem-se (passagem do estado gasoso ao líquido).

Como combustível para motores de combustão interna, é utilizado no estado gasoso permitindo assim uma excelente homogeneização com o comburente (oxigénio) e, consequentemente, uma melhor combustão, sem grande agressão para o meio ambiente, pois esta liberta para a atmosfera dióxido de carbono (C02), água (H20) e uma pequena percentagem de monóxido de carbono (CO).

Este combustível, não necessita de aditivos para lhe conferir uma melhor qualidade sendo o único aditivo presente, o etil mercaptano, que funciona como odorizante, conferindo-lhe um cheiro desagradável que permite a sua fácil identificação em caso de fuga ou derrame.

Não contém chumbo nem impurezas e tem um muito baixo teor em enxofre (algumas partes por milhão).

Devido a uma mistura de ar e combustível perfeitamente homogénea, a combustão efectuada pelo motor é mais completa e uniforme.

O seu poder calorífico também é mais elevado.

O GPL Auto facilita também o funcionamento do motor a frio e proporciona um trabalhar mais suave e silencioso;

No GPL Auto, a octanagem (índice de octanas) é mais elevado (GPL Auto cerca de 100 octanas; Gasolina Super 98 octanas; Gasolina Super 95 octanas), o que evita a ocorrência de detonação, melhorando o rendimento e prolongando a vida do motor;

Por não originar depósitos na câmara de combustão, nas válvulas e nas velas, o GPL Auto contribui para a preservação do motor.

O abastecimento torna-se mais limpo uma vez que não existem derrames (a quantidade de produto que se escapa quando se retira a pistola, é extremamente pequena e volátil).

A vida do motor do veículo sairá beneficiada com a sua utilização reiterada, nomeadamente pela ausência de ácidos (enxofre), formações anormais de carbono e ainda de combustível diluído no óleo do motor.

O GPL e o ambiente
É um combustível (mais limpo/menos sujo), mais económico e mais rentável, sendo por isso uma boa aposta para reduzir a poluição atmosférica.

Diferentes testes comparativos apontam consistentemente para emissões poluentes abaixo das emissões por motores a gasolina ou gasóleo. Um teste feito pelo Millbrook Vehicle Emissions Laboratories (UK) em 1998 e 1999 revelou os seguintes dados:

As emissões de um automóvel com instalação gpl quando comparadas com um automóvel a gasolina são:

75% menos emissões de monóxido de carbono (CO)
85% menos emissões de hidrocarbonetos não queimados (HC)
40% menos emissões de óxidos de azoto (NOx)
87% menos emissões de gases com potencial para criar Ozono
10% menos emissões de dióxido de carbono (CO2)
As emissões de um automóvel com instalação gpl quando comparadas com um automóvel a gasóleo são:

90% menos emissões de partículas (PA10)
90% menos emissões de óxidos de azoto (NOx)
70% menos emissões de gases com potencial para criar Ozono
60% menos emissões de dióxido de carbono (CO2)
Considerando a base de dados de aprovações de modelos do Reino Unido verificamos que no geral os veículos a gpl continuam a ser mais ecológicos no que diz respeito a emissões.

Tipo Veículo NOx (g/km) Hc (g/km) Co (g/km) Particulas (g/km) CO2 (g/km)
Gasolina Euro 4 0,032 0,054 0,427 --- 209,8
Diesel Euro 4 0,210 0,010 0,140 0,022 156,5
Gás Natural Euro 4 0,019 0,065 0,464 --- 174,5
GPL Euro 4 0,025 0,039 0,531 --- 178,7

Os automóveis com instalação gpl são ainda 30% mais silenciosos que os diesel e marginalmente mais silenciosos que os a gasolina.

Desvantagens
Algumas instalações de GPL Auto, nomeadamente de depósitos cilindricos, podem eliminar uma parte substancial do espaço disponível na mala.

Nos kits aspirados (para carros a carburador) é normal que ocorra uma ligeira perda de potência no automóvel (cerca de 10%), já nos kits de injecção sequencial (para carros de injecção) não existe perda perceptível de potência. O consumo tem um aumento entre 5% e 15% em relação ao consumo a gasolina.

Em Portugal é proibido o estacionamento de automóveis com instalações GPL em garagens subterrâneas.

Legislação em Portugal
A utilização dos gases de petróleo liquefeito como carburante de veículos automóveis foi prevista e admitida pelo DL n.º 195/91 de 25 de Maio. Nesse diploma previu-se que, para garantir um nível de segurança adequado, o conjunto dos componentes necessários à utilização do GPL enquanto combustível - o designado kit de conversão - teria de ser previamente aprovado de acordo com as características técnicas e de segurança constantes de posterior regulamento (sendo actualmente aquele regulamento o constante da portaria 350/96 de 9 de Agosto).

A homologação dos kit de conversão tem como objectivo assegurar que as condições de fiabilidade e de segurança dos automóveis adaptados ao consumo do GPL sejam, no mínimo, idênticas às dos veículos alimentados a gasolina ou a gasóleo.

Para os veículos ligeiros de passageiros, as obrigações legais decorrentes da aplicação do kit de conversão (normalmente todas elas são garantidas pelas oficinas onde se fazem as adaptações) são iguais. Aplicação de um depósito para GPL que, em caso algum, poderá ultrapassar os 100 litros de capacidade. Devem ainda os automóveis transformados ser dotados de uma válvula de dupla entrada, uma válvula de seccionamento, um indicador de nível de combustível existente no depósito à distância, um limitador de enchimento a 85% e ainda um limitador de caudal máximo. Devem ainda os automóveis utilizadores de GPL dispor de um comutador de carburantes no painel de comando junto ao condutor. Impôs ainda o legislador, com vista à segurança, que ainda que o depósito do GPL possa ser instalado dentro do porta malas, quando assim seja, ele deve ficar perfeitamente isolado do habitáculo e do próprio porta malas, por forma a garantir que em circulação não haja embate de objectos com o depósito do GPL. Quanto ao depósito, obriga ainda a lei, que este seja colocado em posição que garanta, em caso de acidente, a impossibilidade de choque directo com aquele, proibindo-se ainda que o depósito seja instalado junto da zona do motor.

Depois de transformado, a circulação do automóvel fica condicionada à aprovação numa inspecção extraordinária requerida pelo proprietário à DGV.

Os documentos necessários para proceder à alteração, são os seguintes: impresso, mod. 1402 a entregar no Serviço Regional da DGV, da sua área de residência; livrete; certificado de instalação do sistema de alimentação de GPL emitido por entidade creditada para o efeito, nos termos no Anexo III da Portaria n.º 982/91, de 26 de Setembro; fotocópia do título de registo de propriedade e fotocópia do BI. A substituição do livrete tem custos.

Em relação à circulação do automóvel "convertido" é de realçar sobretudo a obrigatoriedade de identificar o automóvel, com o conhecido autocolante azul com a letras GPL, de acordo com o regulamentado no art. 17.º da Portaria 350/96, a pôr na retaguarda de modo a poderem ser facilmente reconhecidos (a não identificação nestes termos, quando verificada, implica a aplicação de uma coima. Fundamental é também saber que os automóveis movidos a GPL apenas podem ser estacionados ao ar livre, independentemente da existência ou não de advertência à entrada de parques de estacionamento fechados. O estacionamento deste tipo de veículos em recintos fechados implica a aplicação de uma coima perto dos 1000€.

A Associação Nacional de Instaladores e Consumidores GPL (ANIC GPL), fundada em 2004, tem vindo a travar uma enorme batalha no que diz respeito, a revogação dos Decretos-Lei de 1991, nomeadamente, as que obrigam o uso do autoclante GPL e a proibição da circulação dos automóveis GPL nos parques subterrâneos. Medidas essas, que são únicas em Portugal. No Reino Unido, por exemplo, os automóveis a GPL têm descontos no acesso aos parques subterrâneos, pois os incentivos devem ser cada vez maiores de modo a que as oscilações dos preços do petróleo não influenciem tanto a economia.

Estatísticas
Alguns valores aproximados da utilização de veículos com instalação GPL:

Holanda - 900.000 veículos
Itália - 1.750.000 veículos
Espanha - 50.000 (só é permitida a instalação em transportes público)
França - 500.000
Bélgica - 50.000
Polónia - 350.000
Portugal - 40.000


JORGE FIGUEIREDO
Carregal do Sal

Quero ir até ao Fim do Mundo em 4x4 ... mas, exijo que seja em 1.ª CLASSE.
Isso só é possível num 4x4 de eleição
O UMM ...
 

Martinho

UMMzito
Registo
16 Set 2009
Mensagens
137
Localização
Portugal
Tive durante uns anos uma carrinha volvo 850 glt transformada para GPL.
Há mais uma desvantagem raramente referida com as instalações de GPL, que é:
o arranque do motor é feito a gasolina e tem de funcionar a gasolina até a agua do motor estar a cerca de 35ºC, porque grande parte dos evaporadores usam a agua quente para evitar o congelamento, durante este curto período o consumo de gasolina é enorme porque o motor está completamente desafinado.
Há que não esquecer nas contas que de quando em quando se põe também gasolina no carro.
cumprimentos,
Martinho
 

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Mensagens
4.479
Localização
United Kingdom
Jorge, nao estou de momento em Inglaterra...
so vim ao forum UMM para ver certas coisas.

Estou de regresso a Londres apos chegar a Portugal de 2 a 7 de Outubro...a partir dessa data posso mandar-te isso de Londres.

Temos la isso "magnetico".

Se precisares manda-me PM
Ou entao aparece na expoevasao la para sabado dia 3
Abraco
Carlos Pires

 
Registo
29 Jun 2007
Mensagens
196
Localização
Portugal
Boas noites jorge, eu para alem do meu umm tenho um toyta corrolla a gas, e o meu distico e electrostatico, meto por dentro do carro no vidro traseiro e meto e tiro quando quiser. Se quiseres eu mando um cabe num evelope só tens de me mandar a tua morada como so tenho mais um eu dou to.
 
Top Inferior