Ferrari para mim... nahhh... nunca fui fã, ainda para mais desde o F40, que considero um carro feio, o que não esperei nunca do design automóvel italiano.
Para mim marca de sonho... Aston Martin
Carro de sonho... Lamborghini Miura
E uma excepção ao design automóvel europeu... os "muscle car" dos anos 70/80 americanos, mas sem as mariquices de transformações que lhes fazem hoje em dia e que os estragam todos.
Gosto deles originais, tais como; Plymouth Barracuda, Chevy Chevelle, Chevrolet Camaro SS, Ford Mustang, AC Cobra, Pontiac GTO, Dodge Chalenger e o grande Dodge Charger (o vermelho dos 3 dukes, lembram-se?).
Conseguem ter um aspecto relativamente discreto (fora o tamanho, claro) apesar dos potentes motores, mas que apesar disso nunca foram competitivos em provas (temos o mau exemplo dos Dodge Viper que nunca brilharam muito com o seu V10 que se mostrou um motor desiquilibrado) mas que eram umas bombas assustadoras eram.
Havia máquinas de perto de 5000 cc com caixas de 3 velocidades, com a 1ª a puxar até perto dos 80/100 km/h... e ainda tinham outra coisa engraçada... determinadas caixas de velocidades permitiam em qq velocidade engrenar a marcha-atrás e acelerar sem partir, o que fazia a máquina começar de repente a rodar as rodas em sentido contrário (diferenciais americanos, ah pois... nós temos disso nos UMM... eh, eh, eh). Lembram-se do clássico filme "cobra" com o Stalone??? ele fazia uso disso no seu carro, em que invertia a marcha em alta velocidade e seguia em marcha atrás, com os devidos exageros de Hollywood, claro.
A única coisa que me agrada nos americanos... o design destas bombas nos anos 80.
Os carros lá são baratíssimos, excepto as máquinas destes anos que atingem preços exorbitantes alguns... senão... ui, ui...
Só um exemplo tirado de uma revista de testes de um Ford Mustang com cerca de 4000 cc. "Consumos: condução calma, 18 a 22 L/100. condução desportiva, 35 a 40 L/100