Filipe Pinheiro - Filipeumm
Antes que venham ja as moscas ao topico...deixa-me dizer algo, pois acho ter a abertura e a vontade contigo.
Primeiro - nao vai ser por troca de mensagem apos mensagem que vou mostrar o que falo (nao tenho paciencia nem tu)
Segundo - O condutor aplicou o travao assim como apertou a embraiagem (dois erros faceis de fazer por muita gente)
(nenhum carro ao relanti desce tao rapido)...e por mais incrivel que parece essa e' mesmo a REGRA,
deixar o motor e diferenciais trabalhar e fazer o seu trabalho)
Um senhor que somente testa veiculos de todo o terrano aqui e prepara pilotos para Dakares e outras provas passou- me "algum" conhecimento...nao foi a toa que tive o tal cursito em Silverstone, juro-vos que foi muito bom ate para esclarecer erros de palmatoria...este um deles, pois raramente a "baixa" velocidade se usa o travao...entre outras coisas.
Tem mesmo uma escola virada para conducao tecnica...nao estou a falar de "instructor de conducao".
Marcas como Land Rover, Jeep, Mitsubishi, recrutam conductores desta "escola" para ensaios, e melhoramentos dos seus proprios carros.
Nao gravei a conversa toda durante o "curso"...mas tenho fotos se procurares num topico que postei por aqui.
Bom credenciais nao faltam para justificar o que por acaso digo...
mas por vezes ate TENHO MEDO das moscas e como eu MUITA BOA GENTE mantem-se calada...
mas como por acaso aqui ate se relaciona com a seguranca individual tive que dar uma achega, normalmente nao gosto de ver fazer figura de BURROs ate mesmo pessoas burrinhas.
Terceiro - E' regra NUNCA virar a direccao para o lado que "possamos" virar...filipe.
O caso do X5 estamos a falar da velocidade que o carro ja trazia etc..etc...
um carro quase parado tem um comportamento totalmente diferente de um carro a alta velocidade como o espectacular video do X5.
e garanto-te que foi sorte SEMPRE... nao foi pericia.
Pericia e' sim na capacidade de reflexo em primeiro manter acelaracao constante (uma das poucas coisas que este piloto pode fazer) pois onde o carro pousar tera traccao integral e dai "segurar-se" mais.
Pericia e' na capacidade de reflexo em saber o que esta a acontecer ao carro em cada segundo e tomar iniciativa "na tentativa" que aconteca o que se pretende.
E' instinto normal de conducao o condutor virar as rodas para o lado do sentido de "projeccao"...ERRO.
Cada caso e' um caso e por favor nao usem estas regras aplicadas a qualquer caso.
Entretanto ai esta o topico la de silverstone e olha Filipe que nao foi "subir" so uns montezitos...estamos a falar de conducao tecnica, nao de forca bruta etc...etc... muito do que se ve por ai.
Como dizia o "john" chama-se prazer a 5 milhas por hora...e digo-vos que e' bem verdade.
A minha regra e' a fazer que se faca bem...e aplica-se tambem a conducao.
Pois andar em frente acelerar etc..etc.. todos fazem isso.
O meu conselho e' que cada vez mais e mais se aprendam a fazer coisas correctamente mas de fonte certa e fidedigna.
conversa de caserna nao faltam por ai...
E Filipe estamos so a falar, teria muito gosto em partilhar o que falo, talvez ate marque um encontro com o dono da escola que tambem da formacao a pilotos em Silverstone (e nao estou a falar de um artistao) estou a falar de um profissional.
Mas sim talvez ate marque um segundo encontro com ele para desta vez "gravar" oem formato video e partilhar com o pessoal.
Ai vai o topico...
https://for-umm.pt/oldthreads/5884
P.S. escusado sera dizer que o centro de gravidade do carro esta alterado + este veiculo nao estava com traccao total + a posicao como o obstaculo foi atacado foi errado...etc..etc...
P.S.2 nao sou "dotor" da coisa, e mesmo se o fosse nao ia estar para aqui a mostrar as minhas medalhas de "guerra" so tenho a expressar que o pessoal se deva especializar cada vez mais pois sera valor acrescentado para si mesmo...pois como digo bitaites nao enchem barriga para mim.
so para reflectir pensem como voces se fazem as ondas nas motos de agua se as querem ultrapassar + e regras de drift (em contra brecagem) para melhor eficacia as rodas SIM SENHOR sao viradas para o sentido de projeccao....tentem agora alinhar as rodas com o carro e vem se continuam em DRIFT ....da para pensar nao da?
abraco
Carlos Pires