• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Artistas do Trial.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mete respeito a coragem do Navegador que sempre acreditou que conseguia segurar o Defender.:D

http://www.youtube.com/watch?v=_dlV28-b9R0&feature=related

Pedro Filipe
Este governo não cairá porque não é um edificio. Sairá com benzina porque é uma nódoa. Eça de Queirós

Zeumm

UMM
Registo
19 Out 2007
Bolas! O Navegador, quase q ia desta para pior!

Abraços

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Para fazermos seja o que for convem ter-mos alguma senao a correcta informacao e formacao adequada.
Alheios a isso estamos a merce "da sorte"...
e por vezes riscos nao velam a pena correr, e se "sorte" e' o modo de vida de muitos...
convinha rever esses modos de vida, para vivermos um pouco mais e "melhor".

Abraco
Carlos Pires

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Comento o tópico e digo que aquele navegador é qualquer coisa fora de série, mais parece um gato, não só não ficou debaixo do jeep como ainda por cima caiu de pé, ou então teve sorte na queda!!!
Para terminar tenho que dar os (parabéns) ao amigo Carlos Pires por se ter dado ao trabalho de explicar detalhadamente o que se deve ou não fazer numa situação destas!!
Cumprimentos

Alter 2 turbo
UH-26-51

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Carlos desculpa discordar da tua opinião,eu acho que a direcção até estava na posição correcta,se te lembras do video do X5 que não tomba 2 vezes(e aquilo para mim não é sorte)podes ver que a direcção é sempre virada para o lado que o carro poderá tombar,ou seja,se ele vai tombar para a esquerda deve-se virar para a esquerda,a unica coisa que o piloto aqui neste video deveria ter feito nesta situação de aperto(já que ele não quis "endireitar" para abordar de frente o obstaculo nem segurar o jipe com uma cinta)era dar gás a fundo em vez de travar,acho que travar é que foi o seu grande erro.
A "coragem" e sorte do navegador nem comento...
Mas claro isto somos nós a dar bitaites depois de ver:Dse calhar numa situação de aperto sabia lá o que havia de fazer,uma coisa é certa,ficava com "eles" do tamanho de ervilhas:D:D

WoodUMM

UMM
Registo
12 Set 2006
Boas!
Na minha opinião é muito dificil de analisar este video.
Não vemos de onde vem o carro, e não vemos se existe alguma bandeirola do lado do condutor que tenha obrigado à entrada na rampa naquela posição.
Já passei por um situação muito parecida no trial e quase que capotava.
Quando senti que o carro levantou a traseira... agarrei no volante e dei-lhe gás a fundo em 1ª.
Safei-me mas ouve dois que capotaram nesse obstaculo.
Mas tinha o meu co-piloto em segurança.

UMM Abraço

PS:
Muitas vezes brincamos com os nossos carros e esuqeçemos um pouco a segurança.
Não custa nada, mesmo numa pequena brincadeira entre amigos, amarrar uma cinta a um carro e segura-lo.
Eu pessoalmente faço sempre isso... em noitadas de copos e de treinos, se acho que posso estar em risco ou por alguem em perigo, uso sempre uma cinta.

Os UMM's já estão a sair dos armários...

Greg Teixeira - UMM Owner e Amigo de Um Molhe de Malukos - Funchal
Clube UMM: Sócio Nº 106

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Filipe Pinheiro - Filipeumm

Antes que venham ja as moscas ao topico...deixa-me dizer algo, pois acho ter a abertura e a vontade contigo.

Primeiro - nao vai ser por troca de mensagem apos mensagem que vou mostrar o que falo (nao tenho paciencia nem tu)
Segundo - O condutor aplicou o travao assim como apertou a embraiagem (dois erros faceis de fazer por muita gente)
(nenhum carro ao relanti desce tao rapido)...e por mais incrivel que parece essa e' mesmo a REGRA,
deixar o motor e diferenciais trabalhar e fazer o seu trabalho)
Um senhor que somente testa veiculos de todo o terrano aqui e prepara pilotos para Dakares e outras provas passou- me "algum" conhecimento...nao foi a toa que tive o tal cursito em Silverstone, juro-vos que foi muito bom ate para esclarecer erros de palmatoria...este um deles, pois raramente a "baixa" velocidade se usa o travao...entre outras coisas.
Tem mesmo uma escola virada para conducao tecnica...nao estou a falar de "instructor de conducao".
Marcas como Land Rover, Jeep, Mitsubishi, recrutam conductores desta "escola" para ensaios, e melhoramentos dos seus proprios carros.
Nao gravei a conversa toda durante o "curso"...mas tenho fotos se procurares num topico que postei por aqui.
Bom credenciais nao faltam para justificar o que por acaso digo...
mas por vezes ate TENHO MEDO das moscas e como eu MUITA BOA GENTE mantem-se calada...
mas como por acaso aqui ate se relaciona com a seguranca individual tive que dar uma achega, normalmente nao gosto de ver fazer figura de BURROs ate mesmo pessoas burrinhas.

Terceiro - E' regra NUNCA virar a direccao para o lado que "possamos" virar...filipe.

O caso do X5 estamos a falar da velocidade que o carro ja trazia etc..etc...
um carro quase parado tem um comportamento totalmente diferente de um carro a alta velocidade como o espectacular video do X5.
e garanto-te que foi sorte SEMPRE... nao foi pericia.

Pericia e' sim na capacidade de reflexo em primeiro manter acelaracao constante (uma das poucas coisas que este piloto pode fazer) pois onde o carro pousar tera traccao integral e dai "segurar-se" mais.
Pericia e' na capacidade de reflexo em saber o que esta a acontecer ao carro em cada segundo e tomar iniciativa "na tentativa" que aconteca o que se pretende.

E' instinto normal de conducao o condutor virar as rodas para o lado do sentido de "projeccao"...ERRO.
Cada caso e' um caso e por favor nao usem estas regras aplicadas a qualquer caso.

Entretanto ai esta o topico la de silverstone e olha Filipe que nao foi "subir" so uns montezitos...estamos a falar de conducao tecnica, nao de forca bruta etc...etc... muito do que se ve por ai.

Como dizia o "john" chama-se prazer a 5 milhas por hora...e digo-vos que e' bem verdade.
A minha regra e' a fazer que se faca bem...e aplica-se tambem a conducao.
Pois andar em frente acelerar etc..etc.. todos fazem isso.
O meu conselho e' que cada vez mais e mais se aprendam a fazer coisas correctamente mas de fonte certa e fidedigna.
conversa de caserna nao faltam por ai...

E Filipe estamos so a falar, teria muito gosto em partilhar o que falo, talvez ate marque um encontro com o dono da escola que tambem da formacao a pilotos em Silverstone (e nao estou a falar de um artistao) estou a falar de um profissional.
Mas sim talvez ate marque um segundo encontro com ele para desta vez "gravar" oem formato video e partilhar com o pessoal.
Ai vai o topico...https://for-umm.pt/oldthreads/5884

P.S. escusado sera dizer que o centro de gravidade do carro esta alterado + este veiculo nao estava com traccao total + a posicao como o obstaculo foi atacado foi errado...etc..etc...

P.S.2 nao sou "dotor" da coisa, e mesmo se o fosse nao ia estar para aqui a mostrar as minhas medalhas de "guerra" so tenho a expressar que o pessoal se deva especializar cada vez mais pois sera valor acrescentado para si mesmo...pois como digo bitaites nao enchem barriga para mim.

so para reflectir pensem como voces se fazem as ondas nas motos de agua se as querem ultrapassar + e regras de drift (em contra brecagem) para melhor eficacia as rodas SIM SENHOR sao viradas para o sentido de projeccao....tentem agora alinhar as rodas com o carro e vem se continuam em DRIFT ....da para pensar nao da?

abraco
Carlos Pires

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Nas varias formações de todo-terreno que tive e que assisti enquanto Bombeiro é que a Regra de Ouro era nunca virar a direcção para o lado oposto à inclinação.

De qualquer forma venham os pilotos de trial que participam no forUMM e comentem. O WoodUMM já o fez, faltam os outros.

Pedro Filipe
Este governo não cairá porque não é um edificio. Sairá com benzina porque é uma nódoa. Eça de Queirós

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Pedro estaremos a falar do mesmo...e concordamos nesse ponto.
Nao va o mais distraido pensar que estamos em desacordo.
Regra de Ouro era nunca virar a direcção

quote:Originally posted by PedroUMM

Nas varias formações de todo-terreno que tive e que assisti enquanto Bombeiro é que a Regra de Ouro era nunca virar a direcção para o lado oposto à inclinação.

De qualquer forma venham os pilotos de trial que participam no forUMM e comentem. O WoodUMM já o fez, faltam os outros.

Pedro Filipe

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by aloevera

Pedro estaremos a falar do mesmo...e concordamos nesse ponto.
Nao va o mais distraido pensar que estamos em desacordo.
Regra de Ouro era nunca virar a direcção

quote:Originally posted by PedroUMM

Pedro Filipe

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
Se me permitem meter a colher, a mim que sou um simples engº da fruta e hortaliça, da vaca e do porco e afins,e que não percebo de conduções desportivas, mas percebo de condução de tractores, e dado que vivemos num país onde morrem cerca de 300 tractoristas por ano esmagados debaixo dos veículos, exponho a minha opinião:
A condução de veículos TT nestas condições é relativamente idêntica á condução de tractores agrícolas em locais acidentados.
Este género de capotanço é relativamente comum, e o que se verifica independentemente do virar da direcção que na minha opinião está correcta (como dizem o filipeumm e o PedroUMM e o stretx) é o efeito de báscula efectuado sobre a diagonal entre a roda traseira esquerda e a roda dianteira direita. O assentamento da roda da frente esquerda fez a massa do veículo ultrapassar o centro de gravidade, eventualmente auxiliado por alguma ponta de travão que o condutor aplicasse. Reparem que a roda dianteira do lado do condutor está substancialmente levantada do solo. O seu assentamento e "prisão" fazem o veículo bascular.
Talvez, e teóricamente uma velocidade de descida mais elevada pudesse evitar o capotanço,"ultrapassando o centro de gravidade". Daí o meu acordo em absoluto com o Filipeumm!

UMM
DIE PORTUGIESICHE TECHNOLOGIE

Cumprimentos
PFK
Brummble

Registo
30 Mar 2006
Como dizia o detective "È elementar meu caro Watson!!!"

Acho que mesmo começando bem, fez o que tinha a fazer da pior maneira que foi tentar descer devagar com o co-piloto a segurar a traseira do carro e ainda por cima do lado errado.
Como dizes eu tb acho que no momento em que o carro levanta a traseira houve um toque no travão quando se deveria ter soltado o carro com um pouco de aceleração.
Eu não imagino o que faria naquela situação mas o mais certo era olhar para o declive e voltar para tras:D:D

Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058

WoodUMM

UMM
Registo
12 Set 2006
Boas!
Às vezes nem é preciso ter a direcção de lado para capotar...
Como diz o Carlos, muitas vezes um pequeno toque de travão ou embraiagem é suficiente.
Vejam este caso, que aconteceu a um colega meu de trial aqui na Madeira. Nesta tarde capotou duas vezes... e sempre a direito:

Na minha opinião, pela pouca experiencia que ainda tenho no trial, por estar sempre a aprender e ainda não sabendo todas capacidades do meu umm verifico antes de qualquer descida duas condições:

1ª Se a rampa é longa desço sempre em segunda reforçada e uso o travão apenas e só se for necessário corrigir uma trajetória.
2ª Se a rampa é curta faço sempre em 1ª reforçada e ai vou com toda fé possivel.

O co-piloto do LR na minha opinião, fez um erro grave ou então existiu uma falta de comunicação com o piloto. Porque?
Porque sobe para uma das rodas que em "principio" está com a tracção ligada.
O mais correcto seria subir para a lateral ou traseira do carro.
Mas muitas vezes são estes gestos que fazem ganhar uma prova.

UMM Abraço

Os UMM's já estão a sair dos armários...

Greg Teixeira - UMM Owner e Amigo de Um Molhe de Malukos - Funchal
Clube UMM: Sócio Nº 106

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Carlos,nada contra ao que te foi ensinado!E é bom termos sempre em mente que numa descida acentuada a direcção deve estar sempre "a direito"e o jipe tambem;)
Mas em Silverstone os LR têm o volante do outro lado pá:D:D:D:D

É pena não se ver o resto do video,mas garanto que este não capotou...

PS:Se o link do topico era para mim era escusado...ás vezes por não "postar" não quer dizer que não se leia;)

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Obrigado a todos por participarem...e de uma maneira civilizada...e nao termos visto por aqui "moscas"...bem haja a todos que postaram.

Acima de tudo a discussao salutar apareceu e so mostra que nao e' so "levantar" um carro aplicar pneus largos e somos "pilotos de trial"..yuppiieeee!!! (treta)

Para mais quando estamos a brincar com a nossa seguranca e a dos outros.
Como digo cada caso e' um caso e nao posso aplicar regra, obrigado pela descricao tecnica e aplicacao dos "palavroes" mas e' assim mesmo Brummble.

Tenho de sublinhar que como diz o pedro >>>e deixar soltar o motor ou então acelarar moderadamente <<<< nunca motor solto em descida, os elementos mecanicos nesta altura estarao a FAZER O SEU VERDADEIRO PAPEL, e nos vamos "inutiliza-los" ao apertar a embraiagem?? nao!!! esta errado! (e nao e' crime admitir que estamos errado, eu nao tenho problemas em admitir isso dia-a-dia)

O carro ulrapassou o seu ponto de gravidade "estavel"? como foi o caso...bom uma ligeira acelaracao para corrigir e trazer o carro "para baixo" e progredir no terreno...isto tem que ser feito antes que o diabo esfregue o olho.

Foi por gravidade que o carro capotou, nao foi excesso de velocidade na descida, simplesmente o seu ponto de equilibrio foi perdido e como disse o condutor TINHA que sentir o carro a "embalar" ou ganhar "contrabalanco" para a perda de control...pena que ele tinha o PODER TODO na sua mao e um simples acelarar corrigia o carro para o chao.

Bom ainda bem que estas coisas sao escritas pois anda por ai muita gente que pensa que e' so acelarar e potencia nos carros..engano, e' tudo uma questao de jeito e habilidade.

Os nossos UMM's sao prova viva que nao e' precisa muita potencia, mas sim primeiro sabedoria onde por o primeiro pe' e depois estilo "osga" ou sardanisca (termo para os nortenhos) mover pe-ante-pe...UMM's fazem-me rir quando donos de Patrol ou land Rovers se matam em altas rotacoes a tentar subir determinado obstaculo ou rampa!! lol
UMM tem um bom torque em baixa rotacao/velocidade reduzida.

P.S. qualquer embarcacao tem que se fazer ao obstaculo de frente...(nao tem muito a ver com o caso mas ate tem)

na modalidade de drift a qual intencao e' mesmo "derrapar"...e' simples para o lado onde virares as rodas da frente tendenciosamente e' para o lado que o carro vira quero eu dizer SE DESLOCA, pois virar bem sabemos que a real posicao vai a contrariar isto tudo (nao tem muito a ver com o caso mas ate tem.)

Obrigado a todos que se deram ao trabalhao de dizer alguma coisa.
Carlos Pires

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by aloevera

Tenho de sublinhar que como diz o pedro >>>e deixar soltar o motor ou então acelarar moderadamente <<<< nunca motor solto em descida, os elementos mecanicos nesta altura estarao a FAZER O SEU VERDADEIRO PAPEL, e nos vamos "inutiliza-los" ao apertar a embraiagem?? nao!!! esta errado! (e nao e' crime admitir que estamos errado, eu nao tenho problemas em admitir isso dia-a-dia)

(nao tem muito a ver com o caso mas ate tem.)

Não me expliquei bem com a cena do motor solto. Eu pretendia afirmar solto mas engatado numa mudança e não embraiado. Embraiar numa descida seja ela qual for é principio de suicidio...

Pedro Filipe

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
Tanta literatura, Deus meu!!!!!!!!!!!

Eu acho que o tipo soube mexer bem a direcção, só não teve coragem para dar de acelerador. Por as rodas debaixo do jipe é sempre a melhor opção e a unica maneira é acelerando para que o desequilibrio não se registe.

(Peço desculpa se estou a repetir alguém, ainda não ganhei coragem para ler tudo). :)

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...

Top Inferior