• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Apoio da caixa direção

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
mais uma vez o apoio da caixa de direcção partiu :dizzy_face:
tenho também a longarina estalada
já tenho uma barra de uma longarina á outra, já colocada quando fui a Marrocos, mas mesmo assim o apoio não aguenta, mas pelo
menos a caixa não cai, o UMM também foi abençoado, mas não resolveu ;)

á algum tempo atrás foi soldado o apoio mas como voltou a partir gostava de uma solução que fosse mais durável/resistente que alguém já tenha aplicado no seu UMM

gostaria das vossas opiniões, sobre qual melhor maneira de
reparar,soldar reforçar o apoio e também a longarina

obrigado

Registo
1 Out 2008
Boa Tarde .No meu Caso foi soldado uma copia do apoio , por cima do antigo .e Ficou bom .

cUMMprimentos J.Silva

celsoumm

UMM
Registo
24 Fev 2010
alguma coisa ai está mal, pois como descreves não devia partir assim, so se se for por causa do ar do mar.

"Tenta deixar um umm, melhor do que encontras-te"
Celso Amilcar
Braga/Vila Verde

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
Só pode ser do ar do mar conjugado com a idade, pois TT não faço:D

João
não entendo o que queres dizer,uma cópia por cima do outro?
o problemanão é só o apoio, é também a longarina estalada
tenho que reforçar toda a zona onde está o apoio
Não sei é qual a melhor maneira

Registo
29 Abr 2012
Boa noite Jorge , quando restaurei o meu , cortei o apoio velho rente à longarina, rebarbei tudo até ao aço da mesma e chanfrei e soldei as estaladelas, depois quinei umas chapas de 5 mm e soldei-as conforme a foto,

Nota que fiz uns furos com uma craniana de 30mm nas chapas para as soldar ao chassi no sitio onde depois apliquei o novo apoio , feito em chapa de 10mm para a caixa do Patrol Gr que montei.A chapa inferior tem a forma de "U" e encaixa de baixo para cima na longarina ficando também reforçada do lado da roda.Com isto já virei brincos para trás, já verguei a barra de direção , mas o apoio ainda é vivo .O problema dos apoios é que o próprio chassi sofre de fadiga e cede , propagando as fraturas pela longarina.Não reforçando a longarina , podem soldar os apoios as vezes que quiserem pois vai sempre ceder.É mais um caso de sub dimensionamento nos UMM.

Outro problema que contribui para a desgraça é o da foto abaixo:

Espero ter ajudado

Abraço

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
é como dizes Ruben, também acredito que não vale a pena voltar a soldar o apoio sem resolver o problema das fracturas na longarina
a tua solução é boa, só tem um contra que é ter que desmontar toda a
frente do UMM
vamos ver qual vai ser a solução
obrigado pela tua ajuda

Registo
29 Abr 2012
Jorge não dá assim tanto trabalho, basicamente é tirar o radiador, caixa de direção e a roda para se trabalhar mais à vontade.Claro que com tudo estripado é mais fácil mas é melhor desmontar e fazer o trabajo todo de uma vez do que andar sempre a remendar.

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
pois, o meu deve estar assim ou pior

o meu mecanico sugeriu abrir uma "janela" do lado oposto e soldar
um reforço por dentro da longarina, ou seja por trás do apoio, e
furar varios ponto e unir (injectar) solda para unir

fez-me um bocado de confusão, pois abrir a tal janela não vai tirar
rigidez á longarina?

Registo
29 Abr 2012
Se for bem feito não é significativo.Eu abri algumas janelas para tratar as longarinas por dentro mas prefiro reforçar por fora.Por dentro dificilmente ficará bem soldado devido à geometria da peça e só dá para reforçar uma face.Esses furos de que falas foi o que eu fiz com a craniana mas do lado de fora.

Registo
1 Out 2008
Boa Noite.Foi tudo feito por fora , no caso do meu , ao dizer copia , falo numa estrutura igual a original , mas maior ,e depois foi furada e aproveitou-se a furação , levando uns parafusos maiores ,devido ter ficado uma em cima da outra...! , foi feita por um Serralheiro , com o Radiador e o que estrovava ,fora , para se fazer o trabalho.

cUMMprimentos J.Silva

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Jorge,

Para fazer seja o que for em relacao a este assunto pensa no seguinte:

Isto foi quando saiu de fabrica.
Apos todos os "bons tratos" que foi dado a esse teu chassis e a muitos a conservacao do metal das longarinas sofre.
Como dizes "nao fazes TT"...obrigatoriamente essas longarinas estao "IMPEC" :)
Nem mergulhas o chassis nem nada tem que estar tudo como deve de ser.

Ou seja corrosao pela certa e acelarada devido a esses tratamentos, pois mesmo estando quietinho com ele na garagem os metais sofrem corrosao, bem mais lenta e' certo e duram muito mais anos se nao derem o "devido tratamento de pele" que muitos dao...

Fazer remendos ou "remates" nao aconselho.
Hoje gastas 100 o remendo torna a rasgar passado algum tempo e gastas mais 100 (ja la vao 200) e por ai fora + o incomodo de teres que parar para fazer esses trabalhos "aos solucos" e o incoveniente de seres forcado quando nao esperas a "parar" a maquina na oficina.

Porque nao decidires tu quando PARAS a maquina por vontade propria e devidamente tudo programado com a oficina e fazes um bom trabalho a fundo e sabes que o que esta feito vai RESISTIR ao teu "tratamento de pele" que muito gostas de dar...

Sim que os teus sapatos tambem ajudam a "torcer" a coisa toda, nao penses que nao.
Eles no documento que partilhei mais abaixo referem 205 R16 ou 700 x 16 como pneumaticos de serie. e o Xo Jorge Portela calca logo um piso daqueles para subir corta fogos. E nao ha problema algum desde que alteres o resto.

Entao convido-te para olhares para um rabisco que fiz num instante e claro decidires por parar com a maquina por uns dias programares com o serralheiro ou oficina e fazer a coisa como deve de ser:

Como diz la atras na primeira imagem as seccoes / dimensoes das longarinas sao de seccao rectangular 120 x 60 mm e de 4mm espessura, reforcada por 3 travessas.

Onde estas a ter problema devido a torcoes e forcas troca de uma vez por todas essas seccoes de longarinas e "aumenta a parede" = espessura da longarina, tenta passar para 5 ou 6mm por exemplo.
A barra 1 com a mesma espessura que a barra 2 = 5 ou 6mm
A barra 1 com a mesma seccao / dimensao que a barra 2 = 120 x 60 mm em ambas!!!
Em caso de "duvida" como diz o batrakiu: vai a fundo ou seja aplicas ou mandas aplicar reforcos nos cantos / unioes das barras
como na foto...te garanto que nunca mais.

A partir daqui tens mais AREA de base para reforcos e apoios mais fortes para a caixa de direccao.
Atencao que tens que antes de desmontar ver medidas disponiveis para onde podes "crescer" em largura a travessa,
eu estou em erro que para "tras" = zona do motor nao sera ideal...mas em direccao ao radiador havera espaco consideravel para o fazeres.

Ficas com uma solucao como deve de ser.
Ao mesmo tempo antes de fixares as novas seccoes de longarina, mandas abrir janelas de "visita" com medidas nao mais que 30mm ou menos,
para que as aguas e lamas circulem e nao se acumulem pois e' mesmo pena o pessoal mergulhar os chassis em aguas e lamas e nao sabe o que esta a fazer pois vair tirar anos de vida a estrutura / chassis e depois e' so uma questao de tempo, ou se substitui, ou entao....

E' como nao lavar os dentes e ter cuidado com higiene oral.

Quantos e' que se preocupam com a lavagem de "dentes" ao seu UMM?

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
operação em curso
umas fotos para ajudar a entender o que está a ser feito

apoio retirado e longarina limpa para soldar fissuras

reforço da longarina, vai ser soldado a toda a volta e onde estão os furos.

vai ficar assim
[/URL]

o apoio da caixa vai ser soldado na peça da foto anterior e os furos de aperto da caixa vão ser reforçados
[/URL]

amanhã já volta ao activo, mas, claro que vai continuar a não fazer TT para não estragar

se quiserem comentar ou sugerir estejam á vontade

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
a máquina já rola :), ontem já fiz o teste até ao Hotspot

Noto que a direcção está um bocadinho mais pesada
a força aplicada para girar o volante é igual para os dois lados
em andamento não notei qualquer alteração

que poderá ser?

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Almoçaste peixe, só pode...

" Na dúvida, é a fundo "

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve

Registo
29 Abr 2012
Olá Jorge , isso pode ser uma questão de Física. Qualquer alteração ao ângulo de acoplamento do pendural com a 1ª barra de direção influencia o comportamento da mesma , mesmo com diferenças pequenas.Aconteceu-me o mesmo e ainda não retifiquei por preguiça :).

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Será possível que o ângulo de trabalho da primeira barra tenha aumentado e se Sintra o mesmo efeito do que com o aumento dos brincos. É possível que as pioneiras estejam em esforço.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
UMM Alter Turbo 12/92

Jovan

Iniciado
Registo
7 Out 2013
Boas,

E umas fotos do trabalho final, existem?

O meu anda com esse problema e quero resolver antes que seja tarde de mais.

Qual será a melhor forma de reforçar o apoio da caixa de direcção???

Aqui fala-se de uma solução com afinação.https://for-umm.pt/oldthreads/9086

JovanUMM

Top Inferior