Jorge,
Para fazer seja o que for em relacao a este assunto pensa no seguinte:
Isto foi quando saiu de fabrica.
Apos todos os "bons tratos" que foi dado a esse teu chassis e a muitos a conservacao do metal das longarinas sofre.
Como dizes "nao fazes TT"...obrigatoriamente essas longarinas estao "IMPEC"

Nem mergulhas o chassis nem nada tem que estar tudo como deve de ser.
Ou seja corrosao pela certa e acelarada devido a esses tratamentos, pois mesmo estando quietinho com ele na garagem os metais sofrem corrosao, bem mais lenta e' certo e duram muito mais anos se nao derem o "devido tratamento de pele" que muitos dao...
Fazer remendos ou "remates" nao aconselho.
Hoje gastas 100 o remendo torna a rasgar passado algum tempo e gastas mais 100 (ja la vao 200) e por ai fora + o incomodo de teres que parar para fazer esses trabalhos "aos solucos" e o incoveniente de seres forcado quando nao esperas a "parar" a maquina na oficina.
Porque nao decidires tu quando PARAS a maquina por vontade propria e devidamente tudo programado com a oficina e fazes um bom trabalho a fundo e sabes que o que esta feito vai RESISTIR ao teu "tratamento de pele" que muito gostas de dar...
Sim que os teus sapatos tambem ajudam a "torcer" a coisa toda, nao penses que nao.
Eles no documento que partilhei mais abaixo referem 205 R16 ou 700 x 16 como pneumaticos de serie. e o Xo Jorge Portela calca logo um piso daqueles para subir corta fogos. E nao ha problema algum desde que alteres o resto.
Entao convido-te para olhares para um rabisco que fiz num instante e claro decidires por parar com a maquina por uns dias programares com o serralheiro ou oficina e fazer a coisa como deve de ser:
Como diz la atras na primeira imagem as seccoes / dimensoes das longarinas sao de seccao rectangular 120 x 60 mm e de 4mm espessura, reforcada por 3 travessas.
Onde estas a ter problema devido a torcoes e forcas troca de uma vez por todas essas seccoes de longarinas e "aumenta a parede" = espessura da longarina, tenta passar para 5 ou 6mm por exemplo.
A barra 1 com a mesma espessura que a barra 2 = 5 ou 6mm
A barra 1 com a mesma seccao / dimensao que a barra 2 = 120 x 60 mm em ambas!!!
Em caso de "duvida" como diz o batrakiu: vai a fundo ou seja aplicas ou mandas aplicar reforcos nos cantos / unioes das barras
como na foto...te garanto que nunca mais.
A partir daqui tens mais AREA de base para reforcos e apoios mais fortes para a caixa de direccao.
Atencao que tens que antes de desmontar ver medidas disponiveis para onde podes "crescer" em largura a travessa,
eu estou em erro que para "tras" = zona do motor nao sera ideal...mas em direccao ao radiador havera espaco consideravel para o fazeres.
Ficas com uma solucao como deve de ser.
Ao mesmo tempo antes de fixares as novas seccoes de longarina, mandas abrir janelas de "visita" com medidas nao mais que 30mm ou menos,
para que as aguas e lamas circulem e nao se acumulem pois e' mesmo pena o pessoal mergulhar os chassis em aguas e lamas e nao sabe o que esta a fazer pois vair tirar anos de vida a estrutura / chassis e depois e' so uma questao de tempo, ou se substitui, ou entao....
E' como nao lavar os dentes e ter cuidado com higiene oral.
Quantos e' que se preocupam com a lavagem de "dentes" ao seu UMM?