• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Alternador

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Mensagens
532
Localização
Portugal
Boas, tem aparecido vários tópicos sobre alternadores mas não encontrei nenhum que explica-se como posso saber se está bom. O meu UMM tem "deitado" a bateria a baixo mas não sei se será da bateria, que já não é nada nova nem muito potente, ou se será do alternador.
O que acontece é que carregando a bateria num carregador ela aguenta umas 3 semanas a funcionar só no fim de semana mas depois vai a baixo, parece muito tempo para ser só do alternador. Se alguém puder ajudar, agradecia.



AbraçUMM, André Pires

 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.266
Localização
Portugal
André eu ja tive desses problemas. Na primeira vez, o alternador deixou de carregar (o regulador de tensão foi para as couves). Da segunda vez foi um problema eléctico relacionado com os fusiveis. O alternador só carregava quando acelarava bastante o UMM. Experimenta o seguite: à noite com o UMM a trabalhar e com os médio ligados acelera bastante o teu Cournil (quase a fundo). Se notares que de repente os farois dão mais luz, provavelmente terás o mesmo problema que eu tive.

No meu caso havia um curto-circuito com as luzes de marcha-atrás que me queimava um fusivel e que por sua vez originava o problema do alternador. Com esse curto resolvido e com o novo fusivel esse problema desapareceu.

Se não tens muitos conhecimentos de electrónica (como eu, que sou um nabo nesses campos) aconselho-te mesmo ires a um electricista. Eu paguei 35€ por uma revisão completa com fusiveis e muitas fichinhas novas.

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Com um multimetro verificas se o Alternador está bom.
Ligas na bateria com o UMM a trabalhar e vês se está a carregar bem... tem q ter os valores à roda de 13,5 V sem luzes ligadas, e c luzes n deve baixar dos 13 V...
 

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Mensagens
532
Localização
Portugal
Obrigado pessoal, eu já tinha medido e dava um valor na casa dos 12V, mas vou passar num electricista para ver se realmente é o alternador.


AbraçUMM, André Pires

 

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Mensagens
355
Localização
Portugal
Andre, que tipo de alternador tens? Nos cournil o alternador nao tem regulador, pelo que o controle da corrente passa por um regulador exterior. Por baixo da caixa dos fusiveis encontras o regulador, pode ser daí o problema.

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team
 

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Mensagens
532
Localização
Portugal
Boas, obrigado a todos era realmente o alternador que não carrega vou tira-lo e fazer uma revisão a ver se fica novo.
João no meu acho que não tenho nada disso pelo menos perto da caixa dos fusiveis só tenha a caixa que controla as velas mais nada.


AbraçUMM, André Pires

 

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Mensagens
355
Localização
Portugal
André caso a instalação seja a original, não tens temporizador de aquecimento, o tempo é indicado pela resistencia do tabliet (assim que fica incandescente).
O regulador é uma caixa identica ao temporizador um pouco mais alta, pelos fios que saem dá para confirmar (B+ B- EXC).
Indiquei na foto o que escrevi.


cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team
 

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Mensagens
532
Localização
Portugal
EHEH, ok assim tem lógica. Realmente pensei que fosse o controlador das velas pois canta quando se esta a aquecer as velas, afinal estava enganado. Mas o carro foi ao electricistas e ele mediu e realmente é o alternador, mas obrigado já fiquei a saber mais uma.


AbraçUMM, André Pires

 

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Mensagens
532
Localização
Portugal
Boas, parece que o meu alternador está bastante doente, alguém sabe se são iguais aos da Peugeot 504 ou qual o carro que traz um igual??


AbraçUMM, André Pires

 

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Mensagens
532
Localização
Portugal
Boas, Nuno dizes que o alternador do cournil era igual ao do renault 5, tens a certeza? É que parece que o meu está bastante danificado e não sei vai dar para reparar, alguem sabe se da peugeot 504 é igual ou outra compatibilidade??



AbraçUMM, André Pires

 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
O melhor para comprar um alternador,seja reconstruido ou usado é levando o velho para poder comparar essencialmente os apoios.De resto desde que tenha um terminal para ligar á bateria, outro para o avisador do painel e desde que seja de 55A(acho eu) é suficiente.


Filipe Pinheiro
 

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Mensagens
355
Localização
Portugal
O mais certo é o da 504, mas para o meu motor levei o velho, arranjei um diferente mas da mesma marca e do mesmo tipo, apenas mudei a tampa para aproveitar os apoios. No cournil o alternador deve ter o B+, exc e B-, não existe luz avisadora tem manometro indicador da carga da bateria.

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Eu no meu Cournil coloquei um alternador que n necessita de regulador externo, por isso até o retirei
E para confirmares se o do Renault 5 dá é levares um e comparares... eu no meu coloquei alternador Alter, por isso acho que é o mesmo.
 

fpedrotn

UMM
Registo
29 Out 2007
Mensagens
312
Localização
Portugal
eu vi facilmente se o meu alernador estava a carregar!!levantei o positivo da bateria..e ele pufff..foi abaixo!!foi sem querer..mas não gozou mais comigo..fui a uma 505..e já esta a carregar 5 estrelas
 

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Mensagens
532
Localização
Portugal
Boas, o alternador chegou finalmente não esteve fácil para arranjar peças. Agora o meu problema é o seguinte eu quando o tirei não fiz nenhum esquema das ligações alguém me sabe dizer como são???
O alternador tem as seguinte ligações: B+,B+,+61, D- e D-, um dos cabos sei onde é pois é de encaixa os outros dois é que já não sei!


AbraçUMM, André Pires

 
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
267
Localização
Portugal
Boas
Fácil :
B+,B+ : Liga directo à bateria (lado positivo) são dois porque assim usam dois fios mais pequenos para aguentar a carga
Podes até ter apenas um fio a ligar aqui (dever ser um fio ou dois bem grossos) deve ser vermelho ou amarelo

+61 deve ser um ligador pequenos é o que vai à luz do panel
D- e D- : massa muito carros até nem têm nada ligado aqui pois fazem massa pelo chassis do alternador.
Muitas vezes a falta ou fraca ligação à massa provoca a falha prematura do alternador.
Se não tem liga aqui um bom cabo directo ao negativo da bateria
um abraço


(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga
 

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Mensagens
532
Localização
Portugal
Obrigado Miguel, já tinha ligado mas assim fico a saber que as ligações foram bem feitas.


AbraçUMM, André Pires

 
Top Inferior