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[alter2] O Tijolo

Registo
17 Mar 2017
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Estarreja-Aveiro
Boas a todos

já ando no forumm á uns anos, mais de 2 anos de pesquisa até conseguir comprar o meu primeiro e único, e já tenho o "tijolo" á 4 anos e tal... mas nunca apresentei por cá o projeto.

Então hoje fica cá como o comprei e como tudo começou... e em breve, vou postando tudo o que lhe foi feito, muito na base da reparação e melhoramentos, pois apesar de direitinho, vinha muito em baixo de forma...
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mais para breve...
 
Registo
17 Mar 2017
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A primeira de muitas surpresas....
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e mais algumas...
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a ordem de trabalhos era sempre a mesma:
-raspar toda tinta e ferrugem
-conversor de ferrugem
-2x primário marítimo
-tinta de esmalte

o que foi tratado, mantem.se bom passados 4 anos e tal, por isso estou satisfeito e vou continuar a fazer igual...
 

PedroAA

UMM
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1 Nov 2021
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É assim mesmo, para usar e... Estimar!
Com carinho pode-se abusar!
 
Registo
17 Mar 2017
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a primeira intervenção profunda...
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a unica vez que me deixou mesmo a pé, com os rolamentos do cubo da frente a desintegrarem-se...
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siga com tudo o que tem direito
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upgrad dos travões com bomba e servo Avensis (diy no forum)
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surpresas deixadas pelos anteriores donos...
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o melhor upgrad off road depois dos travões e pneus...
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o maior fan do tijolo, cá em casa, depois de mim claro...
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Última edição:

badumm

UMM
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2 Ago 2018
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a primeira intervenção profunda...
Visualizar anexo 26226
Visualizar anexo 26227

a unica vez que me deixou mesmo a pé, com os rolamentos do cubo da frente a desintegrarem-se...
Visualizar anexo 26228
siga com tudo o que tem direito
Visualizar anexo 26229
upgrad dos travões com bomba e servo Avensis (diy no forum)
Visualizar anexo 26230
surpresas deixadas pelos anteriores donos...
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o melhor upgrad off road depois dos travões e pneus...
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o maior fan do tijolo, cá em casa, depois de mim claro...
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Visualizar anexo 26236

Grande empreitada 👏

Olha que 2 furinhos no termostato não é de todo má ideia, os nossos motores no verão com alguma carga são muito encalorados 😉
 

StreetGT

Tiago Cardoso
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22 Jan 2019
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Guarda esse termostato que dá para fazer de crivo, no meu fiz-lhe um pequeno furo de 2-2.5mm (já não me recordo) para fazer a vez do buraquinho do Jiggle que muitos termostatos trazem.

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MarioMachado

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Guarda esse termostato que dá para fazer de crivo, no meu fiz-lhe um pequeno furo de 2-2.5mm (já não me recordo) para fazer a vez do buraquinho do Jiggle que muitos termostatos trazem.

Visualizar anexo 26237
Fiz exatamente a mesma coisa, mas fui ainda mais longe, coloquei um jiggle pin no termo estato.
A função do jiggle pin é a de poder dar passagem a alguma bolsa de ar que possa surgir no circuito, principalmente quando se esvazia o circuito de refrigeração!
 
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17 Mar 2017
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concordo convosco num furinho de 2mm, costumo fazer isso tem todos os termostactos que não tem jiggle pin... agora 6 furos de 7mm... mais valia não ter termostacto.
 
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17 Mar 2017
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um dos muitos problemas, foi a direcção que só assistia para um lado, o que se veio a revelar, no pistão da caixa de direção partido...
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depois também havia um folga cada vez maior na direcção, onde vim a descobrir a caixa de direção apenas segura por 2 parafusos, e pior o suporte partido...
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Na altura não conhecia as soluções comerciais que se vendem para resolver isto, e recorri a um dessenrasque home made, que já dura á uns anos, e espero que lá continue muitos mais...
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como isto foi das primeiras coisas que fiz no Tijolo, ybm fiz mrd por inexperiência.
furei o radiador ao tirar a caixa de direção...
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e não satisfeito, ainda fiquei com o dreno na mão, ao desapertar para vazar o radiador...
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mas com calma e estanho, tudo se resolveu...
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17 Mar 2017
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por falar em problemas... um dos maiores de sempre, é a patroa ca de casa.
acho que só gostou do UMM enquanto ele não passava de um sonho, depois foi quase motivo de divorcio varias vezes :ROFLMAO:
Entre muita coisa, ela detestava andar atrás nos bancos corridos, pois á frente, ia a cadeira do pequeno, segura pelos cintos...
foi então que nasceu esta solução low cost com coisas que tinha por casa, muito pouco legal, mas definitivamente segura e confortável...
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com um problema resolvido, vamos a outros...
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o tijolo sempre teve uma grande inclinação para o lado do condutor
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troquei feixes de molas, troquei sinoblocos, 2 ou 3 vezes
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sempre segurança no trabalho... heheh
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até que por fim com mais uma lamina a frente e a trás do lado do condutor a coisa ficou +\-
 

MarioMachado

Mestre
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um dos muitos problemas, foi a direcção que só assistia para um lado, o que se veio a revelar, no pistão da caixa de direção partido...
Visualizar anexo 26267
depois também havia um folga cada vez maior na direcção, onde vim a descobrir a caixa de direção apenas segura por 2 parafusos, e pior o suporte partido...
Visualizar anexo 26268Visualizar anexo 26269
Na altura não conhecia as soluções comerciais que se vendem para resolver isto, e recorri a um dessenrasque home made, que já dura á uns anos, e espero que lá continue muitos mais...
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como isto foi das primeiras coisas que fiz no Tijolo, ybm fiz mrd por inexperiência.
furei o radiador ao tirar a caixa de direção...
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e não satisfeito, ainda fiquei com o dreno na mão, ao desapertar para vazar o radiador...
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mas com calma e estanho, tudo se resolveu...
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Se precisares de um piston para a caixa de direção avisa. Tenho cá disso em stock.
 

Aldeia

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Ui, por onde vamos começar....

Entendo a a tua dor :) vejo aí muitas semelhanças com a minha 😶. Enquanto não fiz um restauro a sério e não me deixei te TT mais duro, também não tive descanso.....

Relativamente à caixa de direção, podes colocar uma travessa a entalar a caixa entre as longarinas, nunca mais tens problemas com o suporte. Se quiseres posso colocar alguma foto de como tenho minha.

Não foste só tu que ficaste com a purga na mão. Também me aconteceu uma vez, fiquei tão cego que deixei o UMM esquecido um mês na garagem da casa da minha mãe. E foi a minha mulher quem sacou o radiador fora (outros tempos!!!).

Essa solução do banco dá muita bandeira, ocasionalmente aparecem bancos transversais à venda, é ser paciente e estar atento. Esse banco dá direito a uma multa bem mais cara que os bancos.... Eu já tive um controlo desses por parte dos srs. de verde!!!

Eu costumo mandar fazer os tubos de travão dianteiros em Viana, e peço sempre que coloquem uma mola por fora, assim evitas o desgaste por fricção do pneus (também me aconteceu - 2 vezes).
 
Registo
17 Mar 2017
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continuemos a odisseia...
quem ler o meu topiko pensa, " este carais é só problemas"... e não deixa de ser verdade, o uso do tijolo tem sido duro, mas as avarias tambem constantes...
no verão passado, estava eu a fazer uma revisão geral para uma escapadela radical que dei á serra do Açor (Estrela Sul), e descubro o chassis partido...
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fui arrancar o vizinho soldador da cama, e lume pra cima....
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e assim segui se fizeram bons km´s no dias seguintes...
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Registo
17 Mar 2017
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o tejadilho quando o comprei vinha madurinho...
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deu-se um jeito com tinta e umas massas, mas nunca fiquei satisfeito...
foi então que o Grande Rui Araújo, para mim o expoente máximo do espírito UMM me cedeu outro tejadilho... e começou o projecto pickup, que ainda não deu em nada... mas logo que possível é para aplicar.
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Registo
17 Mar 2017
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então e problemas? já n falava aqui de avarias á tanto tempo...
depois do ultimo passeio dos Fugaceirumms comecei a ter problemas de gasoleo (o preço tambem é um problema), mas no meu caso devido a uma pancada no deposito, este amassou por baixo e começou a largar uma camada interna, parecia um pintura preta, que começou a sair as lascas e a entupir tudo.
toca de abrir, lavar, alterar pesca... mas não resolveu, o revestimento preto continuo a saltar e os problemas constantes de poucos em poucos km
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depois fartei-me disto e dos preços praticados pelos depositos e nasceu esta solução, 100% inox para durar mais 30 anos, sem pensar nele.
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