• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Alcoutim Off Road 2023

Lusitano

Iniciado
Registo
7 Fev 2017
Neste ultimo fim de semana fui a um passeio off road em Alcoutim, muito bem organizado, com o rio Guadiana como paisagem de fundo.

Eram cerca de trinta e poucos jipes, UMM eramos dois.

Para variar, parti um amortecedor e um pisca, e acabei com o carro todo riscado :p mas foi um dia excepcional.

Agora uma pergunta para os mais experientes, o carro portou se super bem, com as redutoras trepava que nunca mais acabava, mas com a tração ligada fazia um estalo muito forte no lado direito, desligando a tração ja não fazia, com as redutoras ligadas também não fazia, alguma ideia?

Cumprimentos

IMG_6973.JPG

IMG_6968.JPG

IMG_6971.JPG

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Neste ultimo fim de semana fui a um passeio off road em Alcoutim, muito bem organizado, com o rio Guadiana como paisagem de fundo.

Eram cerca de trinta e poucos jipes, UMM eramos dois.

Para variar, parti um amortecedor e um pisca, e acabei com o carro todo riscado :p mas foi um dia excepcional.

Agora uma pergunta para os mais experientes, o carro portou se super bem, com as redutoras trepava que nunca mais acabava, mas com a tração ligada fazia um estalo muito forte no lado direito, desligando a tração ja não fazia, com as redutoras ligadas também não fazia, alguma ideia?

Cumprimentos

Troca lá isso bem por "miúdos" para a gente perceber melhor...!!! 😗 :alien:

Lusitano

Iniciado
Registo
7 Fev 2017
Epa enquanto o carro andou em 4x2 não houve problema, ligo os cubos também não ha problema, mas quando ligo a tração 4x4, mais ou menos a cada 100 metros da um estalo metálico bastante forte, ligando as redutoras ja não faz estalo nenhum.....
Muito esquisito

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Epa enquanto o carro andou em 4x2 não houve problema, ligo os cubos também não ha problema, mas quando ligo a tração 4x4, mais ou menos a cada 100 metros da um estalo metálico bastante forte, ligando as redutoras ja não faz estalo nenhum.....
Muito esquisito
Isso faz com a tracção ligada em altas ou baixas...!!! 😗 :alien:

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Estranho. Se faz o estado em 4 altas também o deveria fazer em 2 altas ou em 4 lentas.

É difícil, eu começaria por analisar as cruzetas dos semieixos dianteiros, depois a da transmissão e sacava fora a tampa do diferencial do eixo dianteiro. Não deve ser problema de caixa.

Lusitano

Iniciado
Registo
7 Fev 2017
Pois Aldeia, foi isso que eu pensei, daí achar estranho. Agora só preciso de arranjar um pouco de tempo e começar o troubleshooting.

obrigado

Lusitano

Iniciado
Registo
7 Fev 2017
Boas tardes, venho fazer um update ao meu problema. O diferencial de trás é diferente do diferencial da frente ( número de dentes diferentes ) daí o estalo metálico que ouvia.
Como se isso não bastasse, no outro dia vou a caminho da inspeção e salta me a roda em andamento….o_O
Rolamento foi à vida, mas o carro já foi ao Mecanico e está arranjado e à espera de ir à inspeção! Bom feriado

Anexos

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Imagino o cagaço!!

mais Ainda bem que parece que não houve problemas de maior!

Lusitano

Iniciado
Registo
7 Fev 2017
Foi a sair da autoestrada, quando comecei a travar, parecia um “lowrider” baixou a traseira e continuou a rolar….:cool:
Estes carros são verdadeiros tanques!

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Boas tardes, venho fazer um update ao meu problema. O diferencial de trás é diferente do diferencial da frente ( número de dentes diferentes ) daí o estalo metálico que ouvia.
Como se isso não bastasse, no outro dia vou a caminho da inspeção e salta me a roda em andamento….o_O
Rolamento foi à vida, mas o carro já foi ao Mecanico e está arranjado e à espera de ir à inspeção! Bom feriado
Grande jarvadice que por ai vai, a relação da frente é diferente da de tras, ups heheh

Uma das razões para se fazer conversão para discos atrás é mesmo essa, assim a roda já não sai em andamento...

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Não deve ter sido só a roda que saiu!
Foi o semi-eixo agarrado à roda quase de certeza...
São os trabalhos feitos sem o conhecimento certos para certos trabalhos!

Lusitano

Iniciado
Registo
7 Fev 2017
Exacto Mário, o semi-eixo foi junto!
Mas já foi arranjado, ambos os lados para precaver! Em relação aos diferenciais, estou a tentar encontrar um dianteiro que tenha a mesma relação do traseiro.:unsure:

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Não deve ter sido só a roda que saiu!
Foi o semi-eixo agarrado à roda quase de certeza...
São os trabalhos feitos sem o conhecimento certos para certos trabalhos!
Como é que isto acontece?
Mas já foi arranjado, ambos os lados para precaver! Em relação aos diferenciais, estou a tentar encontrar um dianteiro que tenha a mesma relação do traseiro.:unsure:
Que relação tens é qual queres?

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Desconheço como são os grupos cónicos dos eixos de relações curtas normalmente usadas nos UMMs atmosféricos e nos troféus, mas se o teu UMM for com relações longas usadas nos UMMs turbinados é normal teres o número de dentes diferente nos dois eixos!
Para saberes que relações tens só precisas contar os dentes da roda de coroa, contar os do pinhão e dividir!
Deixa explicar melhor...
Imagina que tens 44 dentes na coroa e 9 no pinhão.
Divides 44÷9=4.88
O resultado da divisão vai dar a relação do grupo cónico que no exemplo é 4,88.
Nos atmosféricos se não estou em erro a relação é 5.37!
Faz a contagem dos dentes dos teus grupos cónicos e partilha aqui para termos mais certezas.

Top Inferior