• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Ajuda-fisica Correias

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Boas preciso de uma ajuda técnica para tirar uma duvida,eu ja tenho uma ideia do resultado disto...mas queria uma prova cientifica:rolleyes:

É o seguinte,queria saber se com este esquema há escorregamento de correias nas polias,sendo que a polia que transmite rotação ás outras é a nº1,a polia 1 e 2 têm 2 entalhes, 1 para cada correia, a 3 e 4 são independentes.
As polias 1,2 e 3 têm o mesmo diametro e a nº4 tem metade do diametro das outras.A minha questão é saber se por causa do diametro da polia 4 vai originar escorregamento entre as 2 correias,ou seja velocidades diferentes o que causa escorregamento das correias na polia 1 e 2.

Registo
30 Mar 2006
Em principio e sem mais dados não tens escorregamento, a haver escorregamento está sempre dependente da "força" a que as polias mandadas (2 3 4) estão sujeitas.
2 tensionadores ai no meio faziam maravilhas pois garantiam uma tensão uniforme e mais importante ainda uma maior area de contacto entre as correias e polias que faz com que seja preciso uma maior força para vençer o atrito estatico e comece o escorregamento.

Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058

Cria a tua DropBox em http://db.tt/MHrCvxnW

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
a única coisa que terás é uma maior rotação da polia 4 para compensar a diferença de raio, ou seja, para o mesmo cumprimento de correia, a mesma percorre mais do que o seu perimetro compensando com o equivalente na sua rotação. A diferença de rotação é ditada pela diferença de proporção dos perimetros das duas polias (3 e 4)sendo que para uma poiia com metade do perimetro (que não é este caso, apenas serve de exemplo) a mesma roda duas vezes mais que a outra, neste caso é achares o perimetro das duas e achares a razão de grandeza entre elas ou seja, se perimetros de Pm=1/3PM então a rotação de Pm= 3x da PM. Espero ter sido esclarecedor.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente Dono do meu UMM e Amigo dos meus Amigos

Registo
15 Mar 2007
Muito mais simples que isso:

Se a tua dúvida advém das diferenças de diametros entre as polies, só haveria conflitos e escorregamentos se a polie Nr 2 tivesse dois diametros diferentes, um para cada correia.
Como não é o caso, esquece e monta isso á vontade.

[email protected]
968505371
GPS N39º 32' 53,2" W8º 27' 2,6"

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
a força exercida é só na 1, certo?... então as outras 3 polies podem ter os diâmetros que quiseres.
Mas cuidado com a chamada de atenção que foi referida aqui no post anterior... a polie 2 tem que ter o mesmo diâmetro para as duas correias que lá passam.

cournel

UMM
Registo
13 Jun 2007
Na minha opinião não vai haver escorregamento, apenas a polia nº4 vai rodar mais vezes que as outras.

UMM abraço...

CLUBE UMM
Sócio nº204
Diogo Ferreira

tartaruga

UMMzito
Registo
15 Jan 2010
claro que há escorregamentos, so não haveria se colocasses a poli nº4 apenas com a 2 ou só com a 1.

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Isso não faz sentido. O alinhamento das correias bate certo com essa distribuição? Para quê passar duas vezes potencia pela polia nº2? Isso só vai originar perdas desnecessárias. O ramo froxo deve ficar virado para cima e o ramo tenso sempre virado para baixo é assim que se evita escorregamento.

cUMMprimentos;

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
teremos sempre escorregamentos se a soma das forças contrárias ao movimento das correias nos dois sistemas forem diferentes podendo ser contrariadas apenas pela tensão das mesmas provocando o efeito indesejado de perca de energia e/ou esforço/empeno do veio das polias dependendo do dimensionamento dos mesmos e das cargas aplicadas. Filipe, se queres uma resposta mais precisa terás de ter em conta o comportamento das polias 3 e 4 quanto á força contrária á rotação que elas produzem. Espero ter ajudado.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente Dono do meu UMM e Amigo dos meus Amigos

Registo
30 Mar 2006
Oque é que andas agora a inventar.....:p:p
Podes evitar essas contas de escorregamento ligando direto a P1 com a P4, e tudo funciona na mesma;)

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Obrigado a todos pelas ideias.
Na minha ideia na teoria não tem qualquer problema funcionar assim,mas na pratica acho que não é a melhor solução e noto que existe mesmo algum escorregamento,e estou a pensar melhorar...

Este exemplo é o que vem montado originalmente no motor nissan td25 que está montado no meu UMM em que:
1 Cambota
2 Bomba de agua
3 Bomba de D.A.
4 Alternador

O que eu tenho em mente de fazer o ******* referiu-a no seu ultimo paragrafo.Montar uma correia mais pequena entre a polia 2 e 4,e deixar a verde na 1,2 e 3,ou ao contrario,deixar a vermelha e por uma correia só para a D.A.,mas isso está dependente de por mãos á obra e medir qual será a melhor opção para ter mais area de contacto da correia que vem da cambota na polia 2 que é a Bomba de agua.
Montar tensores adicionais está fora de questão por motivos de simplicidade e ter menos peças moveis nesta zona a causar possiveis avarias.
De referir que até agora nunca tive problema nos rolamentos da bomba de agua nem desgaste excessivo das correias mas noto que quando utilizo muito o guincho há barulho de pequeno escorregamento das correias.

Registo
30 Mar 2006
No meio disso tudo a bomba de agua é a menos solicitada.
E que tal montar mais uma polie e trocar esse guincho por um hidraulico:)...
Ou então como é tipico dos japoneses duas correias para o alternador

Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Épah,tambem ainda nunca chegou ao ponto de ouvir os canarios:D...mas ouve-se um psst constante,tipico em motores nissan deste tipo(td27,bd30)
Valter guincho hidraulico so funciona com motor a trabalhar...e para o pôr a funcionar bem num jipe que trabalha em todos os regimes de rotação não é simples.

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Uma boa distribuição para minimizar as perdas: 3 com 1, 1 com 2 e 2 com 4.

A bomba D.A normalmente consome muita potencia e deve estar sozinha.

cUMMprimentos;

Registo
30 Mar 2006
quote:Originally posted by filipeumm
Valter guincho hidraulico so funciona com motor a trabalhar...

Filipe Pinheiro

Olha que com o motor parado até podes tirar as correias todas que ele não se queixa :)

Pensa bem na opção de meteres duas correias no alternador pois é uma soluçção simples e eficaz.

Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058

Registo
15 Mar 2007
quote:Originally posted by Abreu

Uma boa distribuição para minimizar as perdas: 3 com 1, 1 com 2 e 2 com 4.

A bomba D.A normalmente consome muita potencia e deve estar sozinha.

cUMMprimentos;

...e de preferencia com duas correias.

[email protected]
968505371

Registo
15 Mar 2007
Na primeira resposta que coloquei disse que não haveria escorregamento, mas provocado pelas diferenças de diametro das polies, que era a pergunta original.
É claro que há que ponderar o esforço de cada uma das polies, sendo que o alternador e a bomba de direcção são os mais "pesados" desse conjunto.
Eu, sempre que posso monto duas correias para o alternador e outras duas para a bomba de direcção.

[email protected]
968505371

mrbooo

UMMzito
Registo
20 Mar 2009
Resultado logico, uma correia pra cada coisa. O problema é entalhes suficientes na polie motora, mas assim tambem funciona bem depende é da tensao de cada correia, se afrouxar uma nem sabes qual é e aparecem os tais xilros que ninguem gosta. maneira mais simples é cambota, bomba agua, alternador. direcçao sempre sozinha, cada uma com seu tensor, estilo mitsubishi, mas este tem 2 pra alternador! Nessa ilustraçao o k pode estar a acontecer é a polie da bomba de agua que tenha mais desgaste num dos entalhes e as duas correias nao entrem em acordo com a rotaçao pk no lado do alternador vai ficar a parte mais frouxa na bomba de agua.
Se estiver enganado alguem estudado k me corrija!

Top Inferior