• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Ajuda embraiagem

kalu

Iniciado
Registo
25 Set 2018
Boa tarde caros floristas,

Antes de mais peço desculpa se a minha dúvida for algo estranha, mas neste momento já estou a desesperar. Basicamente á umas semanas a pegar no UMM senti a embraiagem aí entregar a alma ao criador, até que em 5 minutos deixou de funcionar de vez. Verifiquei então que a bomba secundária estava em fim de vida. Decidi então arriscar por minha mão e depois de trocar ambas as bombas eis que não vejo maneira de sangrar o sistema.

Já li os tópicos que referem o mesmo problema no fórum, segui os conselhos, tentei de todas as maneiras aconselhadas, mas infelizmente não cheguei a bom porto. Existe algum 'segredo' que me possa estar a escapar?

Obrigado pelo vosso tempo.

kalu

Iniciado
Registo
25 Set 2018
Amigo isso sangra se por queda ou de baixo para cima, normalmente os floristas é como fazem...!!!
Eu já tentei as duas opções que referiu, mas acabo sempre por dar no mesmo, que é em nada. Depois de testar tudo em separado, verifico que não consigo fazer a passagem do óleo pela bomba principal (embora carregando no pedal sinto pressão na saída da mesma, mas só ar), seja por gravidade seja injetado. Poderá ser algum defeito da bomba, ou meu?

kalu

Iniciado
Registo
25 Set 2018
Boa noite caros foristas.

Bem, após uma longa batalha, finalmente consegui sangrar o sistema de embraiagem, mas infelizmente, como um azar nunca vem só, algo de errado surgiu.
1598126409435.png
1598126600517.png
1598126651436.png
Aparentemente descobri o porquê de terem "escavacado" aquela parede lateral. Depois de tudo pronto, eis que a embraiagem simplesmente não funciona, e nao consigo perceber como é que anteriormente conseguia embraiar normalmente e agora não. Será alguma invenção?
O veio vai ao seu limite, bate na "parede" do fundo, mas o curso não é suficiente para conseguir embraiar e consequentemente fazer funcionar corretamente a caixa de velocidades.
Peço desculpa desde já por estar a ser chato, mas isto está a deixar-me sem saber mais o que fazer.

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Bem o curso todo e mesmo assim não embraia....só existe um problema.e no conjunto de embraiagem puno rolamento que tb já se foi

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Isso é como o Pedro diz, caixa fora e analisar bem o "cancro" e mandar tapar esse buraco ou arranjar uma forma "bonita" para o tapar, sem parecer um trabalho de "sapateiro" como se costuma dizer...!!!

kalu

Iniciado
Registo
25 Set 2018
Penso que seja realmente a única solução. Mas que é uma situação estranha, é. Não entendo mesmo como é que antes de trocar as bombas funcionava bem e agora não 🙄 ou tem alguma invenção ou está aqui um caso de estudo 😁

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Penso que seja realmente a única solução. Mas que é uma situação estranha, é. Não entendo mesmo como é que antes de trocar as bombas funcionava bem e agora não 🙄 ou tem alguma invenção ou está aqui um caso de estudo 😁
Então deve existir algum problema que originou isso, o garfo da embraiagem não saltou do encaixe e não faz o curso que deve fazer daí o problema da embraiagem não fazer o movimento completo...!!!
Antes de partir para o trabalho de tirar a caixa analisava bem a situação...!!!

kalu

Iniciado
Registo
25 Set 2018
Antes de avançar para o mais radical vou tentar tirar novamente a bomba secundária e tentar perceber se é possível alguma coisa sair do lugar. Não sei ao certo qual a posição correcta, isto se realmente for possível alguma coisa sair do sítio. Só tenho pena por ser no sítio que é em que conseguir ver é bastante complicado 🙄

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Antes de avançar para o mais radical vou tentar tirar novamente a bomba secundária e tentar perceber se é possível alguma coisa sair do lugar. Não sei ao certo qual a posição correcta, isto se realmente for possível alguma coisa sair do sítio. Só tenho pena por ser no sítio que é em que conseguir ver é bastante complicado 🙄
Penso que tenha tirado a chapa central onde está instalado o travão de mão para ter melhor acesso ...!!!

kalu

Iniciado
Registo
25 Set 2018
Penso que tenha tirado a chapa central onde está instalado o travão de mão para ter melhor acesso ...!!!
Infelizmente não, fiz tudo por baixo, um pouco as cegas é verdade e já percebi que errei. Mas durante a semana vou tentar tirar essa mesma chapa para conseguir ver mais ao pormenor o sistema de embraiagem.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Infelizmente não, fiz tudo por baixo, um pouco as cegas é verdade e já percebi que errei. Mas durante a semana vou tentar tirar essa mesma chapa para conseguir ver mais ao pormenor o sistema de embraiagem.
Logo vi, eu que já tenho alguns anitos " a virar frangos " não consigo fazer esse trabalho sem tirar a chapa, acredito que exista alguém que o consiga fazer, eu não...!!!

kalu

Iniciado
Registo
25 Set 2018
Logo vi, eu que já tenho alguns anitos " a virar frangos " não consigo fazer esse trabalho sem tirar a chapa, acredito que exista alguém que o consiga fazer, eu não...!!!
E esta mais que provado que eu também não. Ainda é tudo novo para mim, mas quero aprender, errando ou não, a mexer no carro. Além de lhe dar muito mais valor, tenho a possibilidade de aprender com quem lhe mexe até de olhos fechados 😉 mesmo correndo o risco de me tornar chato 😉

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
E esta mais que provado que eu também não. Ainda é tudo novo para mim, mas quero aprender, errando ou não, a mexer no carro. Além de lhe dar muito mais valor, tenho a possibilidade de aprender com quem lhe mexe até de olhos fechados 😉 mesmo correndo o risco de me tornar chato 😉

E foi assim que comecei a aprender falando com quem sabe...e com os erros cometidos por mim ao longo dos anos...!!!
Não tenhas vergonha, e quando não sabes ou tenhas dúvidas pergunta a quem sabe, a humildade fica bem a toda a gente...!!! ;) (y);)

kalu

Iniciado
Registo
25 Set 2018
E foi assim que comecei a aprender falando com quem sabe...e com os erros cometidos por mim ao longo dos anos...!!!
Não tenhas vergonha, e quando não sabes ou tenhas dúvidas pergunta a quem sabe, a humildade fica bem a toda a gente...!!! ;) (y);)
Muito obrigado pelas suas palavras 😉 com calma e paciência acho que vou conseguir dar com o problema. Amanhã já meto as mãos á obra. Espero em breve ter novidades das boas 👍

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
@kalu, tens fotos da caixa da bomba toda?

A bomba é a correta? Isso parece que tem curso a mais.

Última edição:

kalu

Iniciado
Registo
25 Set 2018
Boa noite, antes de mais peço desculpa por não ter dado notícias mais cedo, mas os turnos no trabalho têm dado 'cabo' de mim. As novidades infelizmente não são as melhores. Decidi então avançar com o tempo que tenho tido a desmontar o interior para conseguir ter acesso por cima á bomba secundária, e com isso fui descobrindo muitas invenções e 'desenrrascanços' e terei de avançar mais devagar do que o esperado. O tempo e dinheiro não estão a dar para tudo 🤣 mas com paciência lá vai. Em relação ao que referiu, a bomba não mexe ao acionar a embraiagem, mas que o curso não está certo, isso não está é verdade, pois aquele buraco foi feito por alguém.
IMG_20200725_194842.jpg
Não sei se está imagem ajuda a esclarecer a sua dúvida e com isso ajudar a deslindar o mistério. Esta foto é ainda com a bomba antiga no sitio.
Obrigado mais uma vez pela ajuda.

hpedro33

UMMzito
Registo
22 Jan 2019
Eu montei a minha em agosto, foi um filme, quando instalei a minha, a própria mola da bomba exerce pressão, mas deixa sempre curso disponivel, mas curto, acho que alguém pode ter montado um veio mais comprido, para compensar uma bomba com curso maior, será que alguém aqui consegue a medida exata de um veio para poderes medir e confirmar, outra questão que deves confirmar é se sentes esse curso de mola, caso não sintas a bomba pode ter defeito, outra hipótese é teres a forquilha fora de sítio por desgaste, mas aí tens de sacar a caixa fora para confirmares.

Top Inferior