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afinar valvulas

pedro lemos

UMMzito
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14 Out 2009
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-
alguem pode esplicar ai como afinar as valvulas do meu UMM 2500 atmosferico
 

Martins

UMM
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12 Fev 2007
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Boas

Esse não é um trabalho para explicações á distancia mas ai vai:

Ferramentas necessárias: Apalpa folgas, chave de luneta 11, cave de fendas, chave de caixa 22 com cabo T


1- Desligar bateria
2- por a caixa de velocidades em neutro
3- para ter melhor acesso retirar o radiador
4- para se rodar melhor o motor podem se retirar as velas de incandescencia
5- retirar a tampa das valvulas
6- rodar o motor no parafuso da polea da cambota no sentido dos ponteiros do relogeo(chave de caixa 22)até que as valvulas do 4 cilindro fiquem a contrabalançar (as 2 abertas quando acaba o escape e começa a admissão)

e afinar as do cilindro nº1(ficam com os martelos folgados)
Admissão

Eacape

7- rodar o motor até as valvulas do cilindro 3 contabalançarem e afnar as do cilindro nº2
8- rodar o motor até contrabalançar as valvulas do cilindro 2 e afinar as do cilindro nº3
9- rodar o motor até contrabalançar as valvulas do cilindro 1 e afinar as do nº4
10- confirmar novamente as folgas
11- montar uma junta nova na tampa das valvulas e montar o resto dos componentes

Folga:
escape= 0,25mm
admissão= 0,15mm

Á outo processo de afinaçpão uma a uma mas é mais complexo para explicar aqui.

Cumprimentos
Rui Martins
 

estripa

UMM
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4 Out 2006
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O cilindro 1 é do lado do volante do motor depois é só somar até à outra ponta.


João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)
 

Patrick

UMM
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16 Ago 2009
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Um dos meus mecânicos disse que ia afinar a válulas 30 30. o que me dizem disto?
Ainda oiço as válvulas a abter de qualquer forma!

Alter II Longo Lona
 
Registo
30 Mar 2006
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quote:Originally posted by estripa

O cilindro 1 é do lado do volante do motor depois é só somar até à outra ponta.


João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)
Nada disso o 1ºCilindro é sempre do lado da bomba de água. Atenção a este pormenor.

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
 

rUiMM

UMM
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3 Jul 2007
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Só uma achega para quem tem pouca experiencia:
- Para reconhecer se a válvula é de escape ou de admissão, basta olhar atentamente para ver que colector lhe está associado, se é o colector de admissão ou se é o colector de escape.
Atenção a isto porque a sequencia não é sempre admissão/escape.
- Para que a folga dada esteja correcta, é necessário, depois de apertar a porca do afinador, verificar que a lamina que foi selecionada
entra justa entre o martelo e a válvula e que a lamina imediatamente a seguir não entra.

Não querendo complicar,só mais uma pequena coisa, em teoria o 1º cilindro em motores em linha é sempre o mais próximo da distribuição, no caso do motor em referencia coincide com o lado da bomba de água e não conheço nenhum motor que a bomba de água não seja do lado da distribuição, mas pode haver...

Parabéns ao meu homónimo, pela foto reportagem.

cUMMps,

Rui Martins
 

transmontanumm

Iniciado
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18 Fev 2010
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boas
afinal de que lado é o 1º cilindro? ainda que para afinar as valvulas seja irrelevante



no manual do UMM diz que é do lado do volante.

cUMMps
 

bruno-991

UMM
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31 Jan 2010
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o Primeiro cilindro nos motores dos nossos carros é o do lado do volante do motor ou seja junto da caixa de velocidades.

Reparem lá bem se junto dos injectores não tem escrito o nrº do cilindro.

 

rUiMM

UMM
Registo
3 Jul 2007
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Boas.
É bem visto, e rectifico a minha intervenção:

"Não querendo complicar,só mais uma pequena coisa, em teoria o 1º cilindro em motores em linha é sempre o mais próximo da distribuição,salvo indicação especifica em contrário,..."


cUMMps atentos UMMistas,


Rui Martins



 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
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Sempre motor frio

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 
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