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[actualização]Não pegou

UMM88

UMMzito
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20 Nov 2007
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Boas

Mais uma vez recorro aos sabios conselhos dos membros desta casa.:D.

Sintomas:
Mulher ao telefone a dizer que o carro não pega, faz ron, ron segundo ela e mais nada.:)
Outros sintomas:
Por vezes segundo a mesma condutora, dava á chave e ele só ouvia click, a segunda já pegava.
3º luz do quadrante em baixo a contar do travão de mao acesa até dar a primeira aceleradela.

Prognostico:

Será bateria ou alternador ou algo mais ?

Obrigado a todos.
Entretanto a dona do carro foi a pé para o trabalho e o marido á noite vai rebocar o mesmo.:devilish:

Agora sim, sou feliz! Tenho um UMM!
 

celsoumm

UMM
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24 Fev 2010
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esperimenta por a bateria a carga ou meter outra nova,


"Tenta deixar um umm, melhor do que encontras-te"
Celso Amilcar
Braga/Vila Verde
 

vpmrato

UMM
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26 Out 2008
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Boas

Tem sintomas de falat de carga.

Tenta com outra bateria ou com um booster.

Abraço
Vitor Rato
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Ou então coisa mais simples... se no começo roda muito devagar, ou só dá o tal "click" mas depois de um momento para o outro pega, devser um dos bornes desapertado ou na bateria ou no motor de arranque.
Reaperta isso tudo e experimenta.
 

UMM88

UMMzito
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20 Nov 2007
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Boas

Obrigado a todos.

A bateria foi trocada e agora já pega á primeira. Devia ser bateria pois antes de tirar a que lá estava, coloquei a nova em paralelo com os cabos e ela pegou assim que a tirei e ficou com a velha foi logo abaixo.

A luz do quadrante(falha do circuito de travagem/agua no filtro de combustivel) continua acesa e só com uma aceleradela é queela se desliga. Será algo no filtro de combustivel visto que desapareçe com aceleração ?

Agora sim, sou feliz! Tenho um UMM!
 

vpmrato

UMM
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26 Out 2008
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Boas

Essa luz indica (pouca pressão do servo freio), ou àgua no filtro do gasóleo, começa por este visto ser o mais fácil.

Dà 2 voltas ao parafuso plástico que está na base do copo do filtro e dá 2 ou 3 bombadas na bomba manual do gasóleo, de seguida reaperta o parafuso.

Verifica se melhora.

Faz outro teste, com o carro a trabalhar injecta diversas vezes o travão de pé (se a luz acender o problema é da bomba central), o meu às vezes fazia isso, mas levou uma borracha nova na bomba e ficou porreiro.

Se a luz não volta a acender em andamento, não te chateies com isso.


Abraço
Vitor Rato
 

Samuel

UMM
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28 Mar 2006
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Olá,

Manda rever o alternador.

O alternador tem de aguentar o carro a trabalhar mesmo com a bateria toda descarregada.

vais conseguir andar com o carro até que a bateria nova descarregue.

Essas luzes no quadrante embora não pareça são sinal de que o alternador precisa de reparação.

Para testares pegas em um multímetro e medes a voltagem que chega á bateria com o carro relantim e sem acessórios eléctricos ligados, tem de medir 14,5V


UMM abraço
Samuel Sousa

 

bruno-991

UMM
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31 Jan 2010
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tem que aguentar até sem bateria e com os médios acessos mas só mesmo para teste.

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**
 

vpmrato

UMM
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26 Out 2008
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Boas

NUNCA se testa uma alternador retirando um dos bornes da bateria. !!!

Isso pode ter consequências gravíssimas em qualquer carro.

Não se esqueçam que os nossos alternadores a 4000 RPM debitam 40 Amperes e sem a bateria ligada todos estes amperes vão direitinhos à nossa instalação eléctrica, e depois.... (pensem o que quiserem).

Ou agarras num multimetro e medes a voltagem ou existem aparelhos no continente, modelo e afins que testam alternadores e bateria.

NUNCA testar com o motor a trabalhar SEM BATERIA.

Abraço
Vitor Rato
 
Registo
30 Mar 2006
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Tuvalu
Vitor o alternador tem a capacidade de produzir até 40 amperes mas só o faz se algum omponente os consumir.
Não queres antes dizer que pode causar um pico de tensão?

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

 

rUiMM

UMM
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3 Jul 2007
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Boas.
No meu entender, dou razão ao Valter.
Se retirarmos a bateria com o motor a trabalhar, a única coisa que se pode avariar é o alternador devido á criação de picos de tensão, que podem "queimar" os componentes electrónicos deste.

No entanto, o Vítor também tem razão ao dizer que não se deve ter o UMM a trabalhar sem a bateria!

Atenção que o Bruno sublinha que sem bateria, só para teste, mas aqui está presente o conhecido método "TUGA" que serve de improviso(normalmente corre bem...) em vez dos já falados aparelhos de teste.(Multimetro, por exemplo)

Quanto ao 14,5V enunciados pelo Samuel, é um valor óptimo, mas digamos que acima dos 13,5V pode ser suficiente para manter a bateria carregada, dependendo da utilização que damos ao UMM.( Sem guinchos eléctricos e outros extras de grande consumo).

cUMMps,



Rui Martins




 

vpmrato

UMM
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26 Out 2008
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Boas

Quero dizer as duas coisas pois estão interligadas.

A situação será mais grave num carro com centralina.

Cuidado.
No meu bichinho tenho um voltimetro montado e o ponteiro com o motor a trabalhar marca entre os +-13,5 e os +- 14,5
Não facilitem com a electricidade...


Abraço
Vitor Rato
 

AndreV

UMMzito
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7 Jul 2009
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Boas,

Vou aproveitar este thread para expor a minha situação (já está em "electricidade" mas morreu, aqui tem de certo mais visibilidade :) ).

Resumidamente, o meu alter II ao fim de algumas (normais) tentativas de ligar o carro(já estava com a bateria fraca), deixou de fazer rodar o motor de arranque (faz apenas TRAC e não roda), e quando tiro a chave da ignição a luz do óleo fica sempre acessa. Já tentei com outra bateria e o canhão aparentemente está a funcionar bem.

Alguém faz ideia do que se passa??

PS: Hoje tentei ver se chega sinal (12V) à bobine de chamada do motor de arranque, tirei a chapa onde está o travão de mão e não vi o MA, deve ser dos grandes.. Mas existe alguma forma mais pratica de ver se chega corrente à bobine de chamada, sem ser tirando a chapa da sofagem?

Cumprimentos,

André
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Se for num Cournil tens uma chapa ao lado dos pedais que dá acesso directo ao MA.
Nos Alter só mesmo por baixo da máquina.
 

AndreV

UMMzito
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7 Jul 2009
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Obrigado nuno. é um alter II.. Mas por baixo da maquina mais exactamente onde? já andei lá por baixo a ver se via alguma coisa e nada..:S

Cumprimentos,
André
 

vpmrato

UMM
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26 Out 2008
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Boas Podes ver a minha experiência aqui:

https://for-umm.pt/oldthreads/11815

Se tiveres um Alter II atmosférico, balda-te para dentro do motor (literalmente) e consegues aceder ao M.Arranque, do lado direito do motor.

Se tiveres um Turbo é mais dificil.

Do lado de dentro é muito fácil, 15 minutos e tens o bicho cá fora (se for dos pequenos), se for dos grandes, é muito mais dificil, pois tem muitas coisas a estorvar à volta como por ex. o Copo do Filtro do Óleo.

O meu é de 1992 já é dos pequenos.

Abraço
Vitor Rato
 

bruno-991

UMM
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31 Jan 2010
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Não confundir correntes (Ah) com tensões (V).
Lembro que alguns UMM estão equipados com baterias de 100 Ah 12V.
100Ah estes que correm pela instalação eléctrica protegidos pela caixa de fusíveis.
A resistência (Omhs) que é gerada pela carga da bateria passa para a utilização dos médios acessos que devera rondar 12Ah de consumo.
Claro que este teste apenas deve ser feito em carros sem centralina e só mesmo para teste (caseiro).

quote:Originally posted by vpmrato

Boas

NUNCA se testa uma alternador retirando um dos bornes da bateria. !!!

Isso pode ter consequências gravíssimas em qualquer carro.

Não se esqueçam que os nossos alternadores a 4000 RPM debitam 40 Amperes e sem a bateria ligada todos estes amperes vão direitinhos à nossa instalação eléctrica, e depois.... (pensem o que quiserem).

Ou agarras num multimetro e medes a voltagem ou existem aparelhos no continente, modelo e afins que testam alternadores e bateria.

NUNCA testar com o motor a trabalhar SEM BATERIA.

Abraço
Vitor Rato

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
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7 Set 2007
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quote:Originally posted by bruno-991

Não confundir correntes (Ah) com tensões (V).
Lembro que alguns UMM estão equipados com baterias de 100 Ah 12V.
100Ah estes que correm pela instalação eléctrica protegidos pela caixa de fusíveis.
A resistência (Omhs) que é gerada pela carga da bateria passa para a utilização dos médios acessos que devera rondar 12Ah de consumo.
Claro que este teste apenas deve ser feito em carros sem centralina e só mesmo para teste (caseiro).

quote:Originally posted by vpmrato

Boas

NUNCA se testa uma alternador retirando um dos bornes da bateria. !!!

Isso pode ter consequências gravíssimas em qualquer carro.

Não se esqueçam que os nossos alternadores a 4000 RPM debitam 40 Amperes e sem a bateria ligada todos estes amperes vão direitinhos à nossa instalação eléctrica, e depois.... (pensem o que quiserem).

Ou agarras num multimetro e medes a voltagem ou existem aparelhos no continente, modelo e afins que testam alternadores e bateria.

NUNCA testar com o motor a trabalhar SEM BATERIA.

Abraço
Vitor Rato

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**

Boas Companheiro

Na prática não é assim tão linear como na análise de circuitos.
A bateria tem a importante função de estabilizar diferenças de potenciais (tensões Volts) que surgem com as diversas variações de carga (potencias watts) do circuito.
A bateria permite "amortecer" os picos de tensão (Volts), as quedas de tensão (Volts) e consequentemente minimiza os picos de corrente (Amperes).

Mesmo nos carros como os UMM que não têm centralina, não aconselho fazer testes com o motor a trabalhar sem bateria.

cUMMprimenTTos

M Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

AndreV

UMMzito
Registo
7 Jul 2009
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-
Boas pessoal!

Após muita luta, e quase meio dia depois, lá consegui chegar ao motor de arranque. Verifiquei que realmente chegava sinal ao motor, quando se rodava a chave, ou seja, so poderia ser mesmo do M.A.
Soltei a chapa da sofagem e tirei-o por este espaço:


No fim já cá estava fora, finalmente! Aproveito para perguntar se o meu é dos grandes ou dos pequenos:


Depois passei à fase de o testar.. A bobine de chamada funciona bem, pelo menos a parte de puxar o bendix para a frente, está a funcionar..
Decidi abri-lo e é aqui que tenho as minhas dúvidas.
1º separei o corpo do motor da bobine de chamada e bendix através de dois parafusos bastante compridos e finos que ligam as duas partes, do fundo do motor à bobine:


2º tentei tirar a tampa ao fundo do motor, que penso ser o suporte das escovas, com uma chave sempre a forçar:



E foi o máximo que consegui.. Havia muito pó escuro lá dentro, e reparei que o rotor já estava a vir no conjunto da base.. parece "colado" à base. Aliás quanto mais tirava para fora, o veio que une à roda dentada da figura abaixo mais se afastava deste... O que estarei a fazer mal?



Obrigado

Cumprimentos,
André
 
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