• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Acrescentos ao FORUMM - A Biblia UMM

Registo
15 Fev 2009
Mensagens
784
Localização
Portugal
Pegando no mote lançado por certos senhores bem falantes nos meios de comunicação social:

- Não perguntem o que a comunidade UMM pode fazer por mim, perguntem antes o que posso eu fazer em prol da comunidade UMM.

Todos de uma maneira ou de outra sentimos a necessidade de ter um repositório enciclopédico de informação sobre os UMM. Alguns já tentaram contornar certas limitações do forumm de modo a aproximar-se desse fim, com mais ou menos sucesso.

Constatei recentemente que alguém já deu inicio a esse percurso numa plataforma idonea e reconhecida por todos: a wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Ummhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Umm.

Portanto qualquer pessoa neste planeta pode inscrever-se e acrescentar... e já vi lá edições por membros deste forumm :)

No entanto um pouco de planeamento podia ajudar a facilitar essa colaboração, pelo que gostava de ouvir as vossas opiniões.

deixo uma referencia: https://wiki.familysearch.org/en/How_to_Run_or_Manage_a_Wiki_Projecthttps://wiki.familysearch.org/en/How_to_Run_or_Manage_a_Wiki_Project

edit: depois de alguma pesquisa apurei que a wikipédia não era o local apropriado para este tipo de trabalhos, mas sim o wikibooks, portanto aqui fica o link:

http://pt.wikibooks.org/wiki/A_Biblia_UMMhttp://pt.wikibooks.org/wiki/A_Biblia_UMM

 
Registo
15 Fev 2009
Mensagens
784
Localização
Portugal
Depois de um salto à secção de classificados onde ofereci a possibilidade de todo e qualquer um deixar a sua marca nA Biblia UMM...

Citando *******:

"João, a iniciativa é louvável e sabes que tem o meu inteiro apoio, carece no entanto de explicação acerca do seu funcionamento, estabelecimento de plano de contribuição e definição de coordenação, bem sei que as plataformas wiki são abertas à colaboração de todos mas parece-me que se o contributo for dado de forma aleatória o resultado será inferior ao possível, se te sentires motivado para continuar a tarefa que iniciaste acho que poderias ser perfeitamente o coordenador dos trabalhos a efectuar nA Biblia UMM.

Eu já me registei para poder colaborar, espero ver lá outros elementos a fazer a sua parte em breve!"


Concordo contigo, a união faz a força, e um movimento coordenado traz melhores resultados.
Pessoalmente não disponho de muito tempo, tal como muitos que também participam por aqui. Ainda assim a beleza de uma wiki é mesmo essa. Um conjunto de contribuições ao longo do tempo forma um belo resultado.
Não tenho aspirações de liderar o que quer que seja, por isso se alguém quiser assumir tão nobre tarefa, toque o sino que passo a bola... até lá posso assumi-la.

Há varias formas de contribuir:

- Elaboração de textos sobre os aspectos mais variados dos nossos carros(podem ser introduzidos sem qualquer formatação)
- Copy & paste de artigos do forumm e outras fontes(atenção ao copyright!)
- Recolha de informação de referencia sobre um tema(url, manuais, fotos, diagramas técnicos, etc)
- Revisão de conteudos(correcção e critica)
- Formatação de textos(operações de cosmética)
- Complemento dos artigos existentes
- Coordenação junto do(s) fabricante(s) a cedencia dos direitos sobre diagramas tecnicos e manuais tecnicos para inclusão no wikibooks(problemas de copyright)
- Coordenação de esforços entre vários elementos para produzir uma página.

Estrutura inicial sugerida:

Sobre este livro

Capa
Prefácio

Sobre os UMM

História
Referencia Técnica

Guias de manutenção, reparação e restauro

Chaparia
Pintura
Mecanica
Electricidade

Peças compativeis

Motores

Referencias
Agradecimentos


Se alguém quiser escrever alguma coisa que não esteja contemplada neste indice e tenha dificuldade em lidar com a wiki, mande PM ou email que eu crio a pagina para que possa dar inicio ao seu trabalho.

Vou colocar nos proximos dias um exemplo de como fazer uma página, desde o debate, produção de texto e depois inclusão de imagens.

Divirtam-se e colaborem, porque é para todos.
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
866
Localização
Portugal
Tenho uma sugestão a fazer aos administradores aqui do ForUMM em relação à WIKI (aka A Biblia UMM)

Há coisas que lá podemos colocar que são chapa 3 e essas não há stress.

Outras há que muitas vezes, e vemos isso mesmo aqui no forumm, criam alguma discussão e afinal o que se dizia ao inicio não era bem assim e mais assado, etc...ou seja, já estou a imaginar o tipo A publica algo na WIKI; o tipo B acha que é o inverso e altera; o tipo C acrescenta mais um ponto ao que B disse; o A volta e edita para o que ele achava porque o que ele escreveu é que estava certo, etc...

Quero com isto dizer que a biblia deve relatar exactamente o correcto e objectivo.

Sugestão: criar uma secção aqui no ForUMM onde quem quiser publicar algo mais complexo ou alguma informação na WIKI que sabe estar incompleta, cria um tópico na dita secção, gera-se a discussão e o debate para complementar/corrigir a informação e aquando do concenso, publica-se na WIKI e elimina-se o topico para nao estar a ocupar espaço na base de dados.

A ideia é editar o menor numero possivel de vezes as entradas na WIKI, para manter o seu rigor e que esta possua a informação o mais completa e correcta possivel!

cUMMprimentos
Benjamim
 
Registo
15 Fev 2009
Mensagens
784
Localização
Portugal
Parece-me uma optima ideia, e nem acho que seja necessário apagar o topico, mas outras vozes se pronunciarão.

Vou contar uma pequena historia que ilustra o amadurecimento que me conduziu aqui:

Preocupado com um par de limitações do forumm, a saber: necessidade da manutenção da integridade dos conteudos e backup dos mesmos assim como a necessidade de aceder a eles duma forma organizada sem perder uma carrada de tempo no google; acabei por iniciar um blog que ia ligando ao forumm para comentários.

Este blog relatava as actividades que desenvolvia com alguns amigos na perseguição de restauros em curso para o deleite da comunidade. Ainda temos os ultimos 3 artigos em rascunho dado que queriamos avançar para um formato diferente e perdemos muito tempo em edição de video até que o disco que alojava esses trabalhos deu o berro deixando-nos na estaca zero, apenas com os vários take's não editados...(trabalho que temos de retomar).

O subproduto desta duplicidade deu saldo negativo dado que apesar de ultrapassar os problemas da gestão dos conteudos fez com que até alguns amigos que seguiam as nossas actividades perdessem algumas novidades porque não estavam em cima do acontecimento e quando voltavam ao forumm o topico já tinha perdido a preponderancia.

Portanto ajustei a receita, e coloquei uma fotoreportagem - daquelas que se tem tornado comuns para satisfação de toda a comunidade - para o vosso comentário. E se não fosse apanhado pelas garras dos algoritmos de controlo de SPAM que tem feito o horror de todos nós que debitamos conteudo, teria mesmo concluido a operação de substituição de retentores e talvez rolamentos, finda a qual colocaria o "guião" como receita em mais uma edição d"O Mecanico de Fim de Semana".

Entretanto acabei por trocar algumas mensagens via email com um outro membro deste forum, e acabamos mesmo por fugir um pouco do tema a ponto de eu procurar um espaço para fazer isto com certas garantias e condições, e depois por sugestão dele acabei mesmo por vir para a praça vender a ideia. "Putting my money where my mouth was"...

Portanto evoluindo para este formato e adaptando novamente, chegamos a uma formula muito proxima daquilo que propões e era o tal exemplo que tinha em vista para vos apresentar. O topico correspondente no forumm: https://for-umm.pt/oldthreads/13138.asphttps://for-umm.pt/oldthreads/13138

Nos proximos dias irei apurar quais os componentes a trocar e concluirei a troca dos retentores e possivelmente rolamentos. Depois colocarei no topico as novidades e vistos os comentários colocarei na wiki, nos guias de manutenção e reparação uma pagina nova sobre manutenção do eixo traseiro.

A vantagem de uma wiki é mesmo a capacidade de confrontar várias versões, o que será bem mais facil quando se estiver perante um produto mais acabado, bastante proximo do final.

Seria muito bom se um dos peritos na matéria se voluntariasse para servir de revisor tecnico para desbloquear qualquer discussão tecnica com alguma substancia não dogmática, fugindo do "é assim porque era como a minha avozinha fazia". Apesar de extremamente util e válida, este tipo de participação, num contexto de logica de discussão é dificil de quantificar e racionalizar. Pessoalmente não percebo patavina disto, portanto não posso fazer nada nessas situações. A modalidade de Anjos pairantes(como já li aqui em qualquer lado, lol) que vão emitindo os seus pareceres também me parece funcional se bem que mais fortuita.

Portanto até ao momento julgo termos 2 pessoas que estão dispostas a fazer isto de uma forma coordenada:

Joaocarneiro
Benjamim

Pessoas que se manifestaram como colaborantes mas já estão sobrecarregadas com outras tarefas e creio que seria um abuso estar a pedir ainda mais(e ainda assim bem sei que não vão resistir a colocar a sua colherada ;) ):

*******

Com mais um par de voluntários creio que temos quorum para avançar...

cumps,

JC
 
Registo
15 Fev 2009
Mensagens
784
Localização
Portugal
Uma outra nuance que me parece interessante é pegar na foto do concurso de fotos e coloca-la na capa do livro todos os meses, acho que funcionaria bem para animar a malta. Já tomei a liberdade de contactar o Norberto que foi o vencedor do mês passado para que ele autorize a colocação da sua foto.

Cumps,

JC
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Boas!

Para já.
Estou a actualizar a Wikipédia

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984


UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM
 

ummfly

UMM
Clube UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.474
Localização
Portugal
Boas João,

Realmente nem me apercebi deste tópico, no entanto não poderia deixar de dar uma palavra de apoio e não só em relação a este projecto.

Em primeiro lugar quanto a fotos estás á vontade para utilizar as mesmas.

Quanto ao projecto em si, como sabes estou um pouco como o Mario, como se trata de uma plantaforma aberta em que cada qual faz o input que quiser parece que não resulta muito bem, pois por vezes temos que confirmar\validar alguns dados\factos e não cair no tal diz que disse, ou que ouvi dizer que era assim ou assado.
Por outra lado, também assistimos a demasiada duplicação de informação e dispersão da mesma espalhada pela internet, e temos que começar a juntar tudo isso num só local.

Estou mais de acordo com o Benjamim em que primeiramente deveria ser iniciado o trabalho actualizando os capitulos do Wikibooks com os dados do forUMM e posteriormente para os novos capitulos criar-se então uma discussão para os mesmos e seus conteudos aqui no forUMM e porque não criar mesmo um capitulo no forUMM dedicado á Biblia UMM.

Eventualmente deveriamos iniciar a discussão deste tópico com quais os capitulos que realmente gostariamos de ver recriados nisso e posteriormente partir para os seus conteudos, isto porque alguns dos conteudos vão gerar com toda a certeza polémica e maneiras diferentes de actuação diferentes de pessoa para pessoa e isso é importante que fique no forUMM, mas vamos a escutar outras opiniões.

Até pode ser que dentro do forUMM se criem os "moderadores" para cada um dos capitulos sendo esse "moderador" o responsável pela discussão do capitulo e posterior actualização do mesmo na wikibooks.
E quem sabe por exemplo criar grupos de trabalho para isso.
É apenas uma ideia\sugestão.

Para finalizar resta agradecer ao João por esta boa iniciativa.

Vamos lá dar todos nós o nosso contributo, não basta apenas dizer, temos mesmo de contribuir para que os projectos avançem e se continuem a divulgar os UMMs.

 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Já lá coloquei a história que consegui compilar de toda a informação recolhida até hoje por mim, tanto na net como informações de várias pessoas conhecedoras da história da marca.
Tenho inclusive a informação da marca que seguiu em França e que ainda hoje existe... a Auverland.
Se houver informações erradas digam.
 
Registo
15 Fev 2009
Mensagens
784
Localização
Portugal
Excelente! é esse o espirito Mauro! Arregaçar as mangas que se faz tarde, lol!

Vejo que começam a surgir boas ideias e creio que será util dar uns dias para que até os mais distraidos possam contribuir para este debate antes de se começarem a tomar decisões. Assim todos poderão participar desde o inicio desta nossa obra comum.

Até lá vou dar seguimento ao meu diferencial e vou lendo as vossas impressões :) e passem a palavra ...

Cumps,

JC

 

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
1.881
Localização
Portugal
Boas!
O meu tempo para me dedicar ao comp***dor tem sido mesmo quase nenhum!
Vejam só que fiquei de enviar um texto ao Norberto e ainda não o enviei!! Ele voltou a pedir-mo já lá vai um mês. Vou ver se o envio agora.
A minha vida pessoal não tem permitido isso, vamos a ver se para o inicio do ano já posso e talvez aí possa dar uma ajudinha maior.
Em situações em que a minha "sabedoria" não me acuda, falo com o pessoal do Clube para ver se há alguma mente iluminada com a informação/solução para o problema.

Força com o projecto. Qualquer questão ou ajuda, envia email que eu respondo assim que puder.

Abraço.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3



Deus é bom, mas o vinho...
 
Registo
15 Fev 2009
Mensagens
784
Localização
Portugal
Boas, depois deste periodo de reflexão creio que já todos devem ter visto isto e pensado bem no assunto.

Vemos também alguns aficionados a tomar logo a dianteira, hehehe...(Nuno e Mauro).

Depois destas ideias aqui expostas e também algumas conversas informais com outros colegas parece que há um consenso:

- rigor da informação
- controlo de submissão coordenado através do forumm
- escolha da estrutura dos conteudos

Podiamos então começar por estabelecer o indice. Já coloquei um pequeno esboço, mas sei que melhores hipoteses surgirão, contemplando até outros temas...

propostas?

cumps,

JC
 
Registo
15 Fev 2009
Mensagens
784
Localização
Portugal
Seja como for creio que um capitulo obrigatório é o da historia, portanto pergunto aqui aos administradores da casa:

- será possivel criar a tal secção aqui no forumm para colocação dos topicos de discussão das secções da wiki?

abraço,

JC
 
Registo
15 Fev 2009
Mensagens
784
Localização
Portugal
Ficará por aqui esta minha tentativa de concretizar de uma forma coordenada e recorrendo aos mecanismos do forumm, o manual de referencia dos UMM.

Antes de terminar quero expressar a minha gratidão pelo companheirismo e espirito de comunidade demonstrado pelo Mauro, Nuno, Benjamim, Norberto e Mário. Outros anonimos por opção(que respeito), também a eles.

Não quero dizer com isto que retiro o projecto do forumm ou do wikibooks, apenas não insistirei a faze-lo segundo os belos e elevados padrões que aqui se expuseram.

abraçUMM,

JC
 
Top Inferior