Por vezes nem se tratam de excessos, de aventuras parvas ou exibicionismo. O terreno era bom e quando assim o é os condutores têm uma certa capacidade de controlo e de auto-confiança que os faz distrairem-se, ou porque conversam, ou porque vêem a paisagem ou porque lhes dá uma "branca" e daí até estarem fora de estrada é apenas um passinho e neste caso eles deram-se muito mal porque havia uma ravina... Acontece a muito boa gente, acontece aos melhores e aos piores e no que toca a acidentes ou incidentes estamos todos iguais porque todos conduzimos nas mesmas estradas e caminhos, embora de forma diferente como é obvio mas como se costuma dizer "quem anda à chuva molha-se" e não chovendo hoje pode chuver amanhã...
Neste caso pouco interessa como foi, porque foi, o que se passou, etc. Interessa sim saber como poderemos evitá-lo no futuro, não o acidente porque o mesmo é imprevisivel, mas sim acidentes com resultados trágicos, o que poderemos fazer para tentar minimizar os danos pessoais de algo que pode acontecer a qualquer momento, tanto fora de estrada como dentro da estrada.
Costumo dizer que levar passageiros no banco traseiro para um passeio TT é extremamente arriscado, especialmente quando não há um cinto de segurança que prenda o passageiro ao banco e quando isso acontece quem vai no meu UMM e num obstaculo mais dificil sairá de dentro da viatura até a transposição da dificuldade, até haver segurança. Mas neste caso nem isso aconteceu, não havia obstaculo, havia um estradão que parecia ser seguro, daí eu defender a tese do excesso de confiança aliado à distracção.
Penso que tudo o que se possa dizer acerca do acidente é divagar(devemos esperar pelos relatos de testemunhos e de ambos os feridos bem como da posição oficial do SalirTT), no entanto não deveremos esquecê-lo e dessa forma aproveitar a lição de vida que foi imposta aos 2 ocupantes sobreviventes do Samurai e tentar tirar daí soluções para o futuro.
Pedro Filipe
Este governo não cairá porque não é um edificio. Sairá com benzina porque é uma nódoa. Eça de Queirós