• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

A todos os que sonham com 6 rodas :)

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Já reparei, que muita gente sonha, em ter um carro com 6 rodas!!!
Sinceramente não vejo a vantagem, em utilizações "normais", a não ser uma melhor distribuição de cargas, e uma maior capacidade de carga.

Mas, como sou curioso, tenho andado a vasculhar um pouco, pela internet (todas as fotos, retiradas de sites públicos), e percebi
que é mesmo um tema que motiva muita gente ;)

Restringi a busca, a veiculos todo o terreno, mais ou menos ligeiros, mais dentro do espirito do FOR-UMM.

E a imaginação é o limite......

Alguem quer comentar, vantagens, inconvenientes, dificuldades.....?

2CF0297C00000578-0-image-a-18_1443624949866.jpg

9e0f240d2d1d0c34a6876616f25f9108.jpg

32t32t-min.jpg

Arctic-Trucks-Hilux-AT44-6X6.jpg

Best-6x6-Trucks-0-Hero-1087x725.jpg

bjpg3buyuaoey3mey7xp45zog-1.jpg

Bruiser-Conversions-Jeep-Wrangler-JK-6x6.jpg

c5515e9390f1b52319ba3163e604f332.jpg

ctt1.jpg

galary_shaman.jpg

Hennessey-Goliath-6X6-1-Red-Front.jpg

images (1).jpg

jk-forum.com-1982-Jeep-Cherokee-6X6-2.jpg

jzq0cmhm6an21.jpg

landscape-1488485223-gigahorse.jpg

six-wheeled-hummer.jpg

transferir.jpg

velociraptor.jpg

velociraptor-6x6-side-orange.jpg ,

Registo
11 Dez 2010
Boas, esteticamente é bonito, na condução propriamente dita, deve ser bem diferente, dado que a distância entre eixos é mais reduzida em relação a por exemplo: os autocarros, que no meu caso, agora é o meu meio de trabalho. Mas nunca conduzi nenhum, e nesse aspecto também difere por existir um sistema multidirecional das rodas, dado a referida distância de eixos. Mas isso é outro tema.
Aqui, na minha modesta opinião, é um simples e dispendioso extra. Ainda que fiquei a olhar para a 2a foto e a imaginar o meu C4 Cactus com 3 eixos. 😂😂😂

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Como sabes, uma das pessoas que sonha com isso, sou eu. Confesso que é por uma questão unicamente estética. Existem kits para aplicação de 2 eixos, mas a minha ideia era ter um único eixo com duas rodas de cada lado, um bocado á semelhança de alguns veículos pesados e como no video abaixo:

É uma prática comum nos EUA e na Austrália. Permite uma maior capacidade de carga, mais tração e mais estabilidade. As desvantagens, são os consumos, maneabilidade, velocidade mais reduzida...

Pensei e penso regularmente nesse assunto. Acho que ia ficar um um carro verdadeiramente único. Mas para além das questões legais, tem que ser um sistema simples que possa reverter com facilidade.

Registo
11 Dez 2010
O homem sonha, a obra nasce. Sem dúvida que seria algo que desse muito prazer de conseguir. Mas é como dizes, legalmente seria muito penoso.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Pedro, provavelmente uma empresa de transformação de carroçarias te possa fazer esse trabalho.

Mas prepara a carteira.....

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Pedro, mas gabo te o valor e a determinação, e dou " a mão à palmatória " és um gajo com eles no sítio "tomates" e és "variado" o suficiente para começares o impossível " :alien:

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
@brunoantunes : Bruno, explica lá melhor: As rodas de trás do teu autocarro são multidireccionais, ou estes carros é que teem?

@herrdoctor : Olha Pedro, já aprendi mais uma!!! Obrigado. Não tinha reparado na subtileza! Para mim, um eixo, correspondia a um par de rodas, uma de cada lado. Que por acaso me fazia confusão, como é que a potência é transmitida de diferencial para diferencial....
E a travagem, actua nas 4 rodas em simultâneo, certo??

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Calma, tão cedo não me meto numa coisa dessas, nem sei se alguma vez me irei meter numa coisa dessas. Também sonho com um V8 lá dentro...

Registo
1 Out 2008
Boa Tarde. Também , já vi em Foto um Umm , com 6 Rodas …! , algures por Inglaterra …!?. Sei que era branco , acho que na altura , ainda nã havia , Fotomontagem…!?. Cummpstt.

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Boa Tarde. Também , já vi em Foto um Umm , com 6 Rodas …! , algures por Inglaterra …!?. Sei que era branco , acho que na altura , ainda nã havia , Fotomontagem…!?. Cummpstt.

Olá João, sim é verdade!
É o tal que o Eduardo viu. Esse, já está falado, com imagens e video, noutros tópicos. É só pesquisar.

Registo
11 Dez 2010
@brunoantunes : Bruno, explica lá melhor: As rodas de trás do teu autocarro são multidireccionais, ou estes carros é que teem?

@herrdoctor : Olha Pedro, já aprendi mais uma!!! Obrigado. Não tinha reparado na subtileza! Para mim, um eixo, correspondia a um par de rodas, uma de cada lado. Que por acaso me fazia confusão, como é que a potência é transmitida de diferencial para diferencial....
E a travagem, actua nas 4 rodas em simultâneo, certo??
Boas, não tendo conhecimento aprofundado nem coisa que o valha, mas pelo que tenho visto, porque como o disse, ainda não conduzi nenhum autocarro de 3 eixos, só de 2. Estes autocarros de 3 eixos, para facilitar as manobras possuem um sistema que permite as rodas traseiras de virar em sentidos opostos. Por exemplo, um eixo para a direita e outro para a esquerda. Ainda andei á procura de algo na net para mostrar, mas não encontrei.

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Complica-se a "coisa":oops:! Sim, acho que já vi qualquer coisa assim.
Estava a imaginar que estavas a falar, num sistema que a HONDA tinha/tem!!?, em que as rodas de trás tambem curvavam, ainda que num angulo menor que as da frente.

Registo
11 Dez 2010
Complica-se a "coisa":oops:! Sim, acho que já vi qualquer coisa assim.
Estava a imaginar que estavas a falar, num sistema que a HONDA tinha/tem!!?, em que as rodas de trás tambem curvavam, ainda que num angulo menor que as da frente.
É isso mesmo, ambas no mesmo sentido e/ou sentidos opostos.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Calma, tão cedo não me meto numa coisa dessas, nem sei se alguma vez me irei meter numa coisa dessas. Também sonho com um V8 lá dentro...

Se tens problemas de caixa, relembro-te que o teu UMM saiu com caixa de madeira, bem maior do que a que tens instalada. Podes aumentar a tua caixa até ter 1.6 metros de comprimento se não estou enganado. Podes fazer outra montagem (parabéns, a que mostras está bem feita) para veres como fica o teu UMM com a caixa comprida.

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Se tens problemas de caixa, relembro-te que o teu UMM saiu com caixa de madeira, bem maior do que a que tens instalada. Podes aumentar a tua caixa até ter 1.6 metros de comprimento se não estou enganado. Podes fazer outra montagem (parabéns, a que mostras está bem feita) para veres como fica o teu UMM com a caixa comprida.
Boa, estava-me a esquecer desse pormenor. A minha caixa tem 1,30 metros. Estava a pensar em colocar uma calha para levar a mota, mas preciso de 2,30 metros. Queria manter a caixa como está, gostava é de a tirar e colocar uma caixa própria para levar motas e trocar quando me der jeito

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
gostava é de a tirar e colocar uma caixa própria para levar motas e trocar quando me der jeito

Trocar de caixa? Mesmo que fosse fácil, carregar a mota para a altura da caixa de um UMM? Não é mais fácil utilizar um reboque?

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Trocar de caixa? Mesmo que fosse fácil, carregar a mota para a altura da caixa de um UMM? Não é mais fácil utilizar um reboque?
Trocar a caixa é fácil, é só desapertar 4 parafusos. Carregar a mota também não é difícil, é uma mota de monte, pesa 100kg e com uma rampa consigo subir sem sair de cima da mota. O reboque é a solução atual.

O reboque não é tão maneável, toda a gente anda com medo pois não o podes deixar em todo o lado, basta tirar o reboque e ligar a outro carro e levam 2 ou 3 motas num instante. Obriga a seguro adicional e um reboque homologado custa +- 750€.

É mais uma daquelas ideias que está na gaveta, quem sabe um dia....

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008

existe...e nao foi PHOTOSHOP.

Um dos eixos posteriores nao tem traccao, somente rola livre.
Foi uma experiencia.

O fabricante e antigo importador e distribuidor para o Reino Unido explica tudo numa conversa de 2 horas.

Top Inferior