• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

A recuperação do XN - Alter 2 atm de 91

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
O XN foi a ultima aquisição aqui do burgo. Trata-se de um Alter 2 atmosférico, de 1991.

Está bastante original, foi sendo cuidado na medida do possível pelo antigo dono, que o vendeu por motivos de saúde. Contudo já passou um bocado e andou por mãos que no mínimo foram "pouco profissionais", para não dizer pior. IMG20260202172020.jpgIMG20260202172032.jpg

O primeiro teste de condução, denunciou alguns problemas, aparentemente pouco importantes e fáceis de resolver (substituição de cruzetas, alguns retentores e pouco mais). A primeira surpresa (desagradável) apareceu dias depois, quando reparei no UMM anormalmente inclinado para a esquerda. Aqui está a causa:

IMG20260310142008.jpg

A longarina cedeu deste lado (e a do outro pouco melhor está).

Entretanto comecei a resolver alguns dos problemas já identificados, a começar pela substituição do radiador por um reparado
IMG20260216212210.jpg

Bateria nova
IMG20260220075219.jpg

E outras miudezas que tenho vindo a comprar. Decidi recuperar este UMM por fases pelo que agora estou debruçado na reparação e tratamento de chapa e na mecânica.

A desmontagem permitiu descobrir outras coisas, como por exemplo a roda direita algo travada e o desgaste anormal do disco, pelo que os travões vão sofrer uma revisão profunda, aplicação de discos atrás e servo Mitsubishi Pajero.

IMG20260310142025.jpg

E meus caros, o "já agora", bateu com desmesurada violência.... Decisões foram tomadas, este UMM já não sai de casa e vai sofrer umas melhorias, que apresento à medida que vou fazendo.
IMG20260322134652.jpgIMG20260322134656.jpg

A começar pelo tratamento do vão do motor e das cavas das rodas dianteiras (onde está mais atacado pela corrosão), saneamento e substituição da chapa em mau estado
IMG20260322152054.jpg
IMG20260322152105.jpg

IMG20260322163207.jpg

Nesta foto vê-se o estado da longarina. Haverá um motivo certamente, a podridão afeta particularmente o local onde estava o suporte das molas estava soldado. A restante chapa está bastante sólida e pouco atacada, o que é um alivio para mim.

IMG20260322152101.jpg

Basicamente é isso, até agora não houve muito tempo disponível, mas a situação está a mudar e espero publicar novidades brevemente. Procuro dar um pouco mais de dignidade a este exemplar e eliminar o trabalho infeliz que alguns aldrabões executaram neste UMM.

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mais um que caiu em boas mãos!!

Foste mesmo radical com a rebarbadora..

Força com isso!!
Boas,

Excelente trabalho,
Só falta vir a parvalheira dizer que os chassis não se podem reparar 😁

Ainda bem que tás a dar uma nova cara a isso

AbracUMM

PPastor

UMMzito
Registo
8 Mai 2006
Este UMM é do mesmo ano que o meUMM e a motorização é igual. Eu devo ter uma data de peças que sobram das minhas renovações e se for do interesse posso listar a ver se algo dá jeito!

Uma curiosidade, confirma por favor se a cinta da bomba da direção é da medida de origem! O meUMM e já vi outro aqui no ForUMM também de 91 usam mais larga.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Pedro, aparentemente não necessito muita coisa, mas podes publicar e logo se vê. De momento, estou comprador de um cinzeiro.

Hoje falei com o mecânico que o tratou durante muito tempo. Confirmou que a bomba injetora estava reparada e o motor está muito saudável e não necessita de nada. Infelizmente, a ressonância que ouvia e que pensava ser da cruzeta de transmissão, não se confirma. A caixa de velocidades tem um problema e terei que a substituir.

Registo
17 Mar 2017
Pedro, aparentemente não necessito muita coisa, mas podes publicar e logo se vê. De momento, estou comprador de um cinzeiro.

Hoje falei com o mecânico que o tratou durante muito tempo. Confirmou que a bomba injetora estava reparada e o motor está muito saudável e não necessita de nada. Infelizmente, a ressonância que ouvia e que pensava ser da cruzeta de transmissão, não se confirma. A caixa de velocidades tem um problema e terei que a substituir.
será assim tão grave? o meu tambem andava com dores de barriga e uma revisão profunda e aditivo anti-fricção á caixa de velocidades e de transferências, resolveu ;)

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
será assim tão grave? o meu tambem andava com dores de barriga e uma revisão profunda e aditivo anti-fricção á caixa de velocidades e de transferências, resolveu ;)
Não sei.

Quando o conduzi notei a típica zoada que faz em 4ª velocidade. pensei que era a cruzeta, mas depois em casa contatei que a cruzeta está boa. Este fim de semana cometei isso com o mecânico que conhece o UMM e me confirmou que a caixa estava com problemas. Vou testar o anti-fricção, já me tinha lembrado disso, mas como me conheço, não vai tardar muito até trocar de caixa.

Registo
17 Mar 2017
o que usei foi este...
1774877392809.png
foi baratinho e já lá vão uns milhares de KM sem problemas...

Anexos

• 1774877296716.png
    1774877296716.png
    348,2 KB · Visualizações: 2

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Tenho usado esta "fórmula" e tem feito milagres.. o óleo já tem o aditivo que o casaleiro falou

PXL_20260411_092019184.jpg

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas,

Segundo os manuais dos fabricantes, esse aditivo não é o mais indicado. Deverá ser utilizado quando existem materiais feitos com plástico sujeitos a fricção com materiais ferrosos. As ruideiras dos UMM nas caixas derivam de fricção entre materiais ferrosos.

AbracUMM

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Será que este tipo de aditivos anti fricção também se podem usar com valvolina para as caixas de ferro?? Ou ha alguma coisa mais específica??
Cumprimentos
Podes usar sem qualquer problema.Este da FAHER só tenho bons resultados(não só em umms, num motor com 400mil KMS de outro carro cá de casa, com um consumo de óleo de quase 5lts a cada 10mil,só usei este PTFE uma vez, e nunca mais consumiu óleo entre mudas de óleo.)
Eu no umm meti no motor,caixas, diferenciais e direção assistida.

Top Inferior