• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

505 SRDT "as maravilhosas BI Bosch"

TEBI

UMM
Registo
6 Set 2006
Boas, abri este tópico para partilhar umas fotos com o pessoal deste belo carro que povoo as nossas estradas durante os anos 80.
Era o topo de gama da Peugeut, na altura dono de um comodidade a cima da media, com um interior de luxo (era a versão avantgarde):) do modelo, A/C vidros eléctricos, direcção assistida, fecho central estofos em tecido etc. etc....
O coração desta maquina é o nosso conhecido XD2s turbo garret e A MARAVILHOSA BOMBA DE 10mm, que tanto se fala no Forumm:D, só equipou este modelo, os GTD era Lucas.
De varios que passaram pelas mãos do meu pai, muitos os donos já os abateram...quis o destino que este viesse parra as minhas mãos depois de toda a vida ter andado por França e durante o verão fazia umas ferias em Portugal...este não vai para o Abate não, vai ficar por terras de São Vicente do Paul:D:D vai ser para recordar os meus tempos de criança, ao lado do meu velhote, a puxar pelas makinas...que diga-se para a época eram uns canhões!!!!

Fica umas fotos deste exemplar completamente original...muito bem conservado para a sua idade, trata-se de um da 1º serié do ano 1982

O XD2s conta com 300000Kms, reais, já levou uma cabeça, na altura de origem (veio de frança) toda a tubagem de agua é original, marca (kleber) era as borrachas que equipavam na altura os peugeut...(pormenores:D)
É um prazer conduzir este automovel...o seu estado muito bom tendo em conta a idade ainda demostra o que era ter um 505SRDT na epoca...era o equivalente a andar de BMW serié 3 actualmente:cool::cool:

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Guarda essa reliquia!!!

Faz-me confusão esse motor já existir em 1982 e a UMM só começar a apostar nos turbinados em massa a partir de 1986/87.. Se nessa essa altura o tivesse feito, de certeza que quando as portas lusas se abriram para os restantes jipes, de certeza que já estaríamos uns degraus bastante acima.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
É pena a matricula, uma de época ficava 5 estrelas. Pelas fotos o carro parece estar bem bom. Essas tampas das rodas....

Calhau

UMM
Registo
15 Jan 2007
Muitos parabêns pela aquisição!

Os veiculos da nossa infância, marcam-nos de uma forma especial (eu que o diga...).

Obrigado pelo detalhe "kleber", também sempre gostei de pormenores. ;)

Agora é só solicitar uma matrícula da época, e et voilà!

Um Abraço.

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Nao me recordo agora o ano exacto.

Mas fins de 80 inicios de 90 era de certeza.
E la em casa tinhamos acabado de receber a "novinha" Peugeot carrinha.

Era cinza rato, jantes liga leve montadas pela Peugeot, fecho central, vidros electricos muito confortavel.
Tinha a "familia" dado o salto de um Ford Orion 1.8diesel e foi opcao mais "logica" no que respeita relacao preco/ qualidade...foi mesmo ter-se optado por esta carrinha...pois ate na altura ainda me lembro de escutar "pensar-se" na Volvo 760.
Mas era mais cara e nao compensava.

Muitas vezes vinhamos do Porto ao fim do dia em direccao a Maia ou o inverso na manha e "na descida da Makro" ali entre a UNICER e a EFACEC a carrinha "esgotava" muito...e tornava-se barulhenta...o condutor da altura ate dizia...isto pedia uma "sexta velocidade"...eu ia no banco de tras.

Mas no resto da conducao ....muito confortavel, desde direccao assitida, suspensao etc..etc...muito espaco na bagageira!
Foi a escolha do meu pai na altura.

Foi uma igualinha a esta mas com jantes liga leve:

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
quote:Originally posted by Aldeia

É pena a matricula, uma de época ficava 5 estrelas. Pelas fotos o carro parece estar bem bom. Essas tampas das rodas....

UMM abraçUMM

j.aldeia

Aldeia, não sei os trâmites legais, mas sei que por 60€ pode alterar-se a matricula por uma da idade da viatura, sei de alguns Mercedes que por ai andam que já o fizeram

Amandei o meu UMM ribanceira abaixo, à tua porta parou... Será que o Cab$*!$ se cansou!?...

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by Camponês

quote:Originally posted by Aldeia

Aldeia, não sei os trâmites legais, mas sei que por 60 pode alterar-se a matricula por uma da idade da viatura, sei de alguns Mercedes que por ai andam que já o fizeram

Amandei o meu UMM ribanceira abaixo, à tua porta parou... Será que o Cab$*!$ se cansou!?...

SÓ? Eu ouvi falar em 500!😲

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
Vou tentar aprofundar a matéria...

raminiUMM

UMM
Registo
15 Dez 2007
Boas companheiros
Antes de mais parabéns pela aquisição, parece estar direitinho!
É de facto uma grande máquina mas não o topo do modelo 505, nem o topo de gama da peugeot nessa época!
Primeiro temos a versão 505 GTI topo do modelo!

Depois vem o 604 topo de gama da peugeot na época!

Para responder à dúvida do Passarinho, aqui vai a resposta:a indenor responsável pelo fabrico desses motores ainda estava a desenvolver a versão turbo diesel, e portanto ainda era um motor caro.
Para além disso os testes nos primeiros carros onde foram aplicados provaram que o motor não tinha arrefecimento suficiente e isso revelava-se no aumento de consumo de combustivel e baixa de performance à medida que o carro fazia kilometros e o motor aquecia, tornando-se mais molengão e barulhento.
Mas por volta de 1985 aparecem então as primeiras versões já com intercooler provando maior fiabilidade e melhores performances ao motor.
Aqui está uma foto de um de 1986 já com intercooler

Ora se o alter aparece precisamente em 1985, já com um conceito melhorado e mais moderno de Jipe, que a UMM não tinha na versão cournil, foi ponderada então aplicação d motores turbinados e posterior aplicação.
Sendo que a diferença de preço entre versões Atmosfericas e turbinadas muito grande tornando pouco apetecivel a sua aquisição(cerca de 500 contos)
Abraços fortes
RaminiUMM

TEBI

UMM
Registo
6 Set 2006
Boas é claro que o GTI era o topo de gama, nem se coloca em questão a (gasolina) o 604 era carro da presidência :D eu refiro-me ao 505 para uso familiar dentro de um preço razoável...o 604 era um serie 5:D:D mas com a mecânica do 505 1ªserié XD2s

Em relação ao 505 GTD era o que tinha intercoler motor 2.5 152B, era tudo o que trás os UMM, XD3t até o intercoler é o mesmo, mas já não trazia injecção bosch, o tablier já era mais moderno conta rotações consola central, encosto cabeça a trás etc etc é lançado em 1985 sendo o ano de 1987 foi o forte em vendas em Portugal.

Este carro é da primeira série, SRDT com motor 2300:) o da foto que o amigo raminiumm colocou é um 2º serié com o indrenor 2500...o problema de arrefecimento que se refere foi nos 2300Xd2s (é o caso deste) que nunca saíram com intercoler de origem.
partir de 1985 é que a peugeut começo a equipar os modelos com o XD3t com o dito intercoler nas tais versões GTD:cool:

Realmente o carro está com um aspecto formidável atendendo a idade que tem...foi carro que só fazia estrada, e sempre de garagem, a mecânica está 5*, este não vai para abate :D:D:D agora vai andar por aqui nas voltinhas, e depois vai levar uma pintura para ficar um classico a homenagear os emigrantes da decada de 80, que tanto utilizavao este modelo:).
Este chegou a partir de Portugal de traseira pendurada, com sacas de batata, cebolas etc, para o ano todo em frança:)

UMM abraço

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
quote:Originally posted by TEBI

Realmente o carro está com um aspecto formidável atendendo a idade que tem...foi carro que só fazia estrada,... :)

UMM abraço

Sérgio,gostei desta frase,especialmente da parte que dizes que só fazia estrada:D:D:D:D:D:D:D:D:D

O pior deve ser mesmo o imposto que esse carro paga...

Registo
11 Jun 2008
fotos nao tenho, mas o senhor a quem comprei o meu motor era um apaixonado pelos 505 (tal como nos pelos UMM´s) e como tal tinha entre outros um diferente de todos os que tinha visto, dito por ele que o importou da américa (mas obviamente fabricado em frança) tinha um motor 2500 td com intercooler, ar condicionado (fiquei com essa ideia de ele ter falado em AC) cruise control, tecto de abrir, vidros em tom azulado (nao era pelicula, nem escurecidos, era mesmo cor dos vidros) e montes de pormenores de origem que ja nao me recordo! apenas fiquei com as letras da matricula na memoria ZE-xx-xx e era (e ainda deve ser) o carro do dia a dia dele!
certamente que um grande Amigo e UMMista que foi comigo ve-lo se deve recordar ainda e se passar por este tópico deve deixar aqui o que se lembra!

www.UMMistas.com

TEBI

UMM
Registo
6 Set 2006
:)Boas amigos...realmente é giro falar de outros clássicos no Forumm, até porque os Peugeut, tem ligação aos UMM,s:cool:
Amigo Filipe este carro ia pouco ao "mato" nunca engrenou os cubos da frt:D:D:D:D:D, queria eu dizer que rolou sempre em estrada de bom piso, a isso se deve o seu óptimo estado ao nível de suspensão e chassis:)
UMM abraço

Entretanto coloco umas fotos de outro classicos que existem por cá....

Peugeut 403 a gasolina 1961 (em mau estado, na familia a 40 anos:)) era do meu avo:)
Ford taunnus (sabonete) p3 17m 1963 em recuperaçao
Fiat 1100 1958 (em mau estado)
Alfa romeo sprint veloce 1.3 1985 (recuperado)
Ford orion 1.6 d 1984 ( na familia a + 20anos:):))
Ford transit 1971 motor perkins (Comprada nova pelo meu pai)
Datsun 1200 1974 para recuperar
Renault 12 gtl 1983 em estado razovél
Datsun 100 a 1977 em recuperaçao

TEBI

UMM
Registo
6 Set 2006
Boas:) o meu 505 recebeu algumas melhorias...jantes especias de origem, e alguns retoques de pintura...está um classico fantastico!!! dá gozo andar neste carro tendo em conta o seu estado quase igual a novo com quase 30 anos:D

FPaiva

UMM
Registo
17 Abr 2010
Boa tarde.:)

Lindo exemplar!!
Bela máquina!:cool:

Pelos vistos a garagem ainda leva mais...

Um abraço.

" A estrada acaba...o UMM continua!"

Top Inferior