• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

50 anos dos Comandos - os UMMs

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
Amanhã, 29 de Junho de 2012 comemoram-se os 50 anos da formação das primeiras tropas Comando em Angola.
Para comemorar a data, neste local muito a propósito, compilei algumas fotos, umas minhas, outras que tenho em arquivo mas que foram tiradas no tempo em que lá servi.

A velha ambulância MX-20-07, todo-o-serviço, fazia de ambulância citadina, ia para o mato com a instrução, deve ter sido o UMM que mais km fez no Regimento de Comandos! Aqui foi fotografada em 1989 no então HMDIC, mas em 1993, em plena crise de incorporação de pessoal e em que se passava à disponibilidade antes de haver um novo turno pronto, alguém teve a ideia de fazer a marcha final de (aprendizes de) condutores numa saída do Batalhão de Instrução para Montargil... Ao fim de meia dúzia de km, em noite de temporal, e antes que ficasse sem Ambulância, sem condutor e sem alguma peça vital do myself, promovi o jovem aprendiz a chefe de viatura e tratei de a conduzir eu, já calejado (assim pensava) de conduzir Cournil. Posso descrever essa experiência como surreal, pois mesmo a 30-40km/h aquilo parecia uma barcaça no mar alto e em cada curva parecia que se ia virar do avesso!





Curiosamente, a coqueluche Alter, que pertencia ao Batalhão de Comandos e só era utilizada nas saídas operacionais (aparece aqui numas fotos de demontração de instrução de socorrismo) foi entregue às futuras tropas aerotransportadas com provavelmente menos de 20 mil km e novinha em folha!


 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
Estas fotos são do desfile final do 93ºCurso de Comandos (1990)(2 de cima) e do 94º ou 95º Curso de Comandos (1991 ou 1992) quando os novos Comandos integram as companhias operacionais. Na frente o Comandante do Batalhão de Comandos 12, depois o comandante da CCMDS 121 (tinha 2 UMM, o resto do pessoal ia nos Unimog 1300), depois 2 fotos dos UMM da CCMDS 124, a "Pesada", que tinha os UMM com as Browning e/pu MG42, canhões 10.6, reboques de morteiro 120 e ainda uns Alter com o míssil Milan, não pintados de camuflado.






Aqui mais 2 fotos dos porta MG da CCMDS 124 num Exercício Orion de 1993, em plena preparação para o embarque para a Bósnia, que não chegou a acontecer...


 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
O RCMDS ministrava o Curso de Patrulhas de Longo Raio de Acção, e o pessoal do Regimento habilitado com o curso integrava o Destacamento de Patrulhas de Longo Raio de Acção; aqui, umas fotos de 1992 no encerramento do 96º Curso de Comandos (post corrigido), e para a foto, requisitaram-se alguns UMM do BCMDS 12...




 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
Aqui o 1º Cabo Neves, uma máquina infernal a mexer em motores (UMM e fora de bordo...):



As fotos seguintes foram compiladas do forum-modelismo.net há alguns anos, mas ilustram alguns aspectos particulares da traseira do porta-canhão 10.6 e dos porta-MG:





 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
Esta já a postei noutro tópico, é uma versão de 1994 em que o RCMDS fazia patrulha florestal de vigilância de incêndios:


 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
Em finais de 1996, face à não existência de Cursos de Comandos para Quadros desde 1992 e uma vez que a Cooperação Militar com Angola estava a ficar sem quadros com a Especialidade 959-Comando, as chefias militares acharam por bem reactivar um Curso, o 99º, só para Oficiais e Sargentos que teve lugar no CIOE em Lamego; todas as vezes que havia instrução no campo (semana sim, semana não, quase...), lá ia eu a bordo do meu JJ a caminho de Lamego, via IP3 e ainda pelas curvas de Viseu até ao Mezio, que a SCUT ainda era só cascalho...
Por lá tinhamos uma prima da 07, a MX-20-09, emprestada do RI13 de Vila Real e um Cournil para o comandante da Instrução. Tenho algures mais fotos para digitalizar, por agora ficam estas duas:




Esta última, com a 09 ao fundo, foi tirada do alto do Unimog, quase no final de uma longa marcha com os megafones da Acção Psicológica a martelarem Abrunhosa, "...não posso mais, viver assim..." repetidamente...
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Obrigado pela partilha! Belas fotos

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

netletra

UMM
Registo
27 Mai 2011
Mensagens
501
Localização
Portugal
Fotos fantásticas das nossas tropas e dos UMMs.

Obrigado pela partilha.

Gostei muito.

UMM abraçUMM
;)netletra

 

iceman2103

UMMzito
Registo
1 Ago 2011
Mensagens
89
Localização
Portugal
Apesar de ter prestado serviço militar na concorrência (Corpo de Tropas Paraquedistas, :D) não posso deixar de enviar um grande abraço a este irmão de armas, sim porque verdade seja dita, a minha companhia (12.ªCAT/1.º Batalhão Infantaria Aerotransportada e seguidamente 21.ªCAT/ do mesmo batalhão), era composta por muitos militares oriundos do antigo Regimento de Comandos, (grandes amigos fiz apesar das guerras iniciais entre as diferenças das boinas verde e vermelha, se calhar era devido a febre das guerras dos verdes e vermlehos da 2.ª circular :devilish:, se calhar até fizeste serviço com alguns deles, exemplo: 1.ºs Cabos - Morte, Inácio, Cabo Adjunto Marranita, o Tenente Sanches, 2.º Sargento Martins, Alferes Paes, Sargento Ajudante Quaresma (este tinha a particularidade de ser expert em levar ao extremo os que lhe passavam pelas mãos).
Falando desses UMM'S que foram para as tropas Aerotransportadas, cheguei a andar num deles que tinha tido o simbolo dos comandos. Ontem mesmo coloquei na minha apresentação algumas fotos dos meus meninos quer cá em portugal, quer já na bósnia, onde as tropas amercianas ficaram pasmadas com a resistência, força e agilidade dos nossos alter.
Para ti amigo só posso dizer "MAMA SUMAE"

 

miguelc

UMM
Registo
28 Out 2010
Mensagens
200
Localização
-
Valiosa informacao,fotos espectaculares,obrigado,abraço.

"O homem quer, a obra nasce..."
 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
Mais do 99º Curso de Comandos em 1996.

A MX-20-09 em serviço na Prova de Choque, numa sessão de GAM e já adornada com a nova mascote que iria fazer brado e causar celeuma nas ruas de Lamego e encontrada no planalto da Serra do Alvão:




Em apoio à instrução de sobrevivência, junto com o MX-25-14 do comandante da Instrução:




Instrução Nocturna - Tiro de Combate:

 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
MX-20-09 e MX-25-14 lado a lado:



Antes da marcha:



MX-25-14 na fase operacional, lá para as serranias de Aguiar da Beira:

 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
No facebook existe (naturalmente ;)) o grupo dedicado aos Comandos e múltiplas páginas de camaradas que publicam fotos; fiz uma selecção e aqui vão mais UMMs, umas datadas outras por datar mas revelando aspectos interessantes das várias versões em serviço no Regimento de Comandos:

de Paulo Pedro

(versão WC-camping, porta larga)


(equipas do RCMDS que faziam segurança ao Forte do Bom Sucesso em Belém)




(porta MG-42)

 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
de Fernando Manuel Santos Martins (2)

(operacional do Batalhão de Comandos)



(Curso de Comandos)


de Pedro Tinoco

Ustipraca (ex-Jugoslávia)


de Fernando Sanchez

(possivelmente 25Nov1990)
 

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Mensagens
450
Localização
-
de Dionísio Henriques

Fase Operacional (CC 131) (1984) - Exercícios de fogos reais na Serra D'Aire





Desfile em Gouveia
 
Top Inferior