• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

[2 bateria]

UMM88

UMMzito
Registo
20 Nov 2007
Olá a todos
Ando a pensar em colocar uma 2 bateria no meu 88. Já alguem aqui do forum o fez ? Prós e contras ? Como o fizeram e material necessario alem da bateria.

Obrigado

Agora sim, sou feliz! Tenho um UMM!

Registo
15 Fev 2009
além da bateria tens de ter dois cabos robustos, do género do que vai até à bobine de chamada do motor de arranque.

depois é só ligar o + com o + e o - com o -

não sei se precisarás de um alternador mais potente, creio que não, mas os mais entendidos e experientes que se acusem :)

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
quote:Originally posted by UMM88

Olá a todos
Ando a pensar em colocar uma 2 bateria no meu 88.

Obrigado

em primeiro lugar gostaria de saber qual a finalidade que vamos dar á 2ª bateria?

1º se desejas aumentar a amperagem podes fazer como disse o João mas convem que as baterias sejam ambas da mesma amperagem e aí ligas + com + e - com - e com cabos identicos aos que ligam ao motor de arranque , neste caso estás a ligá-las em paralelo, mantens a voltagem mas aumentas a amperagem.
neste caso a unica desvantagem que se encontra é mais uns kilos de peso.

2º se desejas aplicar uma 2ª bateria para equipamento auxiliar como por ex:. guinchos, auto-rádio, luzes suplementares, etc...
tentas encontrar o sitio desejado para a bateria, aplica uma 2ª caixa de fusiveis para essa bateria, e para que essa bateria seja carregada com o motor em funcionamento deves ligá-la ao alternador mas entre o alternador e bateria deve levar um relé, este serve para proteger a bateria principal, evita que descarregue tendo sempre bateria para dar ao arranque do motor.

cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

[email protected]

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

www.n-gestus.blogspot.com

www.lamastt.blogspot.com

http://satao.no.sapo.pt

UMM88

UMMzito
Registo
20 Nov 2007
A ideia seria a 2 bateria para fazer frente ao aumento de esforço da bateria por um guincho.
Mas, entretanto o futuro dono do 88 nasceu e estes projectos estão todos adiados.

obrigado

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiro

Em primeiro parabéns e felicidades pelo nascimento do herdeiro! :)

No que diz respeito à 2.ª bateria, a explicação do amigo Dias e João estão correctas.
Eu no meu Cournil tenho 2 baterias em paralelo mas apenas 1 ligada permanentemente.
Quando preciso da 2.ª bateria ligo através de um relé de potência de 180A.
Os cabos que tenho instalados são de 35 mm2 de secção.

Em relação ao alternador, aconselho a carregar 1 bateria de cada vez e não as 2 ao mesmo tempo (excepto no momento em que ambas estão ligadas) porque o alternador de origem não está preparado para debitar corrente superior a 50-55 Amperes.

Um boa bateria de gel (hoje em dia há várias opcções no mercado) é melhor opcção que 2 baterias convencionais em paralelo.
É tudo uma questão de disponibilidade financeira.

A vantagem de 2 baterias em paralelo (com gestão de carga independente) é que se uma delas avariar temos a outra para resolver.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

Registo
30 Mar 2006
Marcelo tira-me só uma duvida, se a bateria nº1 estiver morta os 180A do rele conseguem meter o MA a funcionar?

Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058

mjcm

Registo
7 Set 2007
Boas Valter

Sim eu basta ligar o botão para activar o relé que está na 2.ª bateria e tenho logo o MA a funcionar sem problemas.
Eu tenho o relé no cabo de massa da 2.ª bateria e está alimentado pela 2.ª bateria, caso contrário se a 1.ª morre, o relé não funciona porque não tem alimentação para atracar a bobina.

Lógico que se a 1ª bateria morre, o relé vai estar sujeito a correntes elevadas quando se dá ao arranque e não se pode abusar muito com arranques sucessivos.
Eu quero aplicar um equipamento mais robusto que o relé em termos de amperagem.
Existem equipamentos próprios para fazer a gestão de carga de 2 baterias mas os preços são elevados para a minha carteira.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
Aveiro/Viseu

Registo
15 Fev 2009
"os 180A do relé" significa que aquele relé tem um poder de corte de uma corrente nominal de 180 ampere. Pareceu-me que interpretaste mal o que ele disse, e que o relé seria um gerador de energia(deve ser apenas uma questão de linguagem). Se a segunda bateria tiver carga e ele retirar a primeira de linha será pacifico arrancar a viatura. Creio que mesmo sem retirar a primeira deve consegui-lo, se bem que haverá um maior esforço da segunda bateria porque irá carregar a primeira dado que estão ligadas pelo relé.

Registo
30 Mar 2006
Amigo João fique descançado que eu sei bem o que é e para que serve um relé e acho que o Marcelo percebeu a minha pergunta, o que eu queria saber era se o relé sendo ele de 180A aguentava o consumo do MA no arranque, pois acho um pouco curto para o motor de arranque só os 180A.
Eu para o arranque do MA apostava ai para os 300A por via das duvidas.
Marcelo experimenta uma bobine de um guincho pois não são caras e tens algumas a aguentar uma potencia já bem jeitosa.
Mas ficas sempre com o problema que o João fala que é o de no caso da bateria 1 "morrer" quando ligares a bateria 2 ela vai começar a carregar a que está "morta" e ai terias de ir para os "isoladores" mas ai os de 100A já custam os olhos da cara imagino um que aguente o arranque do MA ou um guincho.
Corrijam-me se eu estiver errado

Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Marcelo há relés desses á venda em casas de material auto,por fora são muito parecidos ás bobines de chamada dos MA e o preço é sensivelmente o mesmo de uma bobine de chamada,basicamente são os reles dos guinchos como disse o Valter,mas se procurares por relé de um guincho o mais certo é pouca gente nas casas de peças saber o que é:D:D

mjcm

Registo
7 Set 2007
Boas Companheiros

Valter, João e Filipe obrigado pelos esclarecimentos.
Ora aqui está uma excelente ideia!
As bobines dos guinchos estão preparadas para suportar correntes consideráveis.
Numa primeira oportunidade vou tratar do asunto.. :p
Obrigado!

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
Aveiro/Viseu

Registo
15 Fev 2009
Caro Valter, apenas um pequeno esclarecimento/reparo:

eu comecei a responder antes da resposta do Marcelo, e se olhhares bem para os tempos vais ver que estão 35 segundos de distancia entre a minha resposta e a dele. Só vi que ele tinha respondido e esclarecido depois de fazer a minha submissão.

Algo que me tem acontecido diversas vezes, creio que pela forma como faço a gestão do forum, ou seja:

- vou ver os active topics
- abro uma tab para cada um
- leio
- respondo

Ora muitas vezes passam mesmo horas entre estes pontos, pelo que posso responder a um topico que foi devidamente respondido várias vezes e que posso estar mesmo a responder a algo que já foi esclarecido, o que pode ser entendido - como neste caso - como um disparate.

Tenho aprendido imenso neste forum, e tento manter uma actitude de partilha de conhecimento, que no meu caso é mais recepção do que transmissão, LOL.

Um abraço,

João Carneiro

mjcm

Registo
7 Set 2007
Boas Companheiros

Desde que me registei neste fantástico ForUMM, sempre verifiquei que o denominador comum é a partilha de informação e a camaradagem entre todos nós sem excepção.
Ninguém nasce carpinteiro e todos aprendemos uns com os outros.
Citando: "Nunca encontrei uma pessoa da qual não tivesse nada a aprender."
(A. de Vigny)

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
Aveiro/Viseu

Registo
30 Mar 2006
Muito menos complicado e com óptimos resultados...Baterias Optima que tal. Pensem nisso. Uma bateria de de gel com as dimensões de uma bateria de 100 amp. de acido debita 170Ah no arranque e 900 de recuperação, carrega num terço do tempo e dura o dobro do tempo.
Para alem de trabalhar em qualquer posição, mesmo deitada, inclusive no interior de UMM por não ter ácido e não libertar vapores o que não acontece com as baterias de acido, que até podem explodir por excesso de carga ou por ter sido exigido de mais dela.

Pensem nisto.
E para mais nem são assim tão caras, a JEEP só usa dessas, começam a ser corriqueiras e baixaram bastante o preço, vejam no importador CS Peças http://www.cs-asv.pt/.
Não aconselho que vejam nas lojas de TT eles carregam nos preços e muito.

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt

Zeumm

UMM
Registo
19 Out 2007
Se eu soubesse tinha metido uma destas. Bem melhor que as convencionais.

Abraços

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Eu também acho que é melhor apostar por uma de Gel. Evita-se muito trabalho e é menos propenso a avarias. E fazendo bem as contas, acho que compensa com o tempo.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Vivemos e morremos... Disfrutem do intervalo!

Top Inferior