• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

1984 - Cournil HJ

P.M.

UMM
Registo
4 Out 2017
Um olá a todos vocês.
Finalmente adquiri o meu primeiro UMM, trata-se de um Cournil de 1984, creio eu que já conhecido pelos membros do ForUMM.
Não se encontra em muito bom estado... Muita ferrugem, muito amolgado, mecanicamente desconheço...
Pretendo reconstruir este icônico veículo e espero eu conseguir efetuar grande parte da reconstrução, pelo qual conto com a vossa ajuda.
Deixo aqui algumas fotos.

Anexos

• IMG_0909.JPG
    IMG_0909.JPG
    60,7 KB · Visualizações: 97
  • IMG_0910.JPG
    IMG_0910.JPG
    87,6 KB · Visualizações: 101
  • IMG_0911.JPG
    IMG_0911.JPG
    107,9 KB · Visualizações: 104
  • IMG_0912.JPG
    IMG_0912.JPG
    141,2 KB · Visualizações: 100
  • IMG_0913.JPG
    IMG_0913.JPG
    119,5 KB · Visualizações: 112

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Pedro, parabéns pela Aquisição da Ummáquina, agora é começar e esquecer as dores de cabeça que irão aparecer...!!!
Força com a empreitada e cá estamos para ajudar no que pudermos e soubermos, e se na Guarda houver bom vinho também se pode ir aí provar...!!! :cool: :alien:

P.M.

UMM
Registo
4 Out 2017
Pedro, parabéns pela Aquisição da Ummáquina, agora é começar e esquecer as dores de cabeça que irão aparecer...!!!
Força com a empreitada e cá estamos para ajudar no que pudermos e soubermos, e se na Guarda houver bom vinho também se pode ir aí provar...!!! :cool: :alien:

Sr. Eduardo aqui a Guarda não é uma região vinícola, mas bom vinho arranja-se.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Pedro, simplesmente Eduardo, deixa o sr. para quem "fizer questão" de levar o "cognome" atrás do dito cujo...!!!
Na falta do vinho, venham umas cervejolas com um chouriço assado, também é do "baril":cool::alien:

P.M.

UMM
Registo
4 Out 2017
Pedro, simplesmente Eduardo, deixa o sr. para quem "fizer questão" de levar o "cognome" atrás do dito cujo...!!!
Na falta do vinho, venham umas cervejolas com um chouriço assado, também é do "baril":cool::alien:
Chouriço e queijo, aqui pela Guarda... do melhor. Aqui é forte nos enchidos e no queijo.
Não sei se é aqui o local onde devo informar. Efetuei depósito no NIB fornecido, já há muito que ando para o fazer e hoje não perdi a oportunidade.

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Bem vindo...secalhar este nao será o melhor exemplar oara colocar totalmente original,pertencia ao martinho de Amares,ja correu e tem um motor igual ao meu um psa2.1 td 12v

P.M.

UMM
Registo
4 Out 2017
Bem vindo...secalhar este nao será o melhor exemplar oara colocar totalmente original,pertencia ao martinho de Amares,ja correu e tem um motor igual ao meu um psa2.1 td 12v
Obrigado.
Isso mesmo. Não sabia que tinha corrido, nem a quem pertencia, só desconfiava que tinha andado em provas. Possui esse motor mesmo. Não faço tensão de o colocar 100% original. Possui também travões de disco ás quatro rodas e segundo o rapaz a quem comprei afirmou ter os diferenciais do turbo. Possui também bloqueio frontal e traseiro.
Há muito que acompanho os vossos restauros e ou preparações "upgrades", bem porreiros a maior parte.
Vou ter dificuldades logicamente para poder efetuar o restauro, pois não sou entendido na matéria, mas tenho curiosidade e vontade.

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Se ainda houvesse dúvidas......................... "cumpriu as missões que lhe foram confiadas"!;)

Terá agora direito a sopinhas e descanso?:rolleyes:

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Esse necessita de amor e carinho, já lutou muito. Mas o pior está feito, pelo preço só não veio para minha casa porque quem manda é a patroa.

Não é uma boa base para manter original, é aproveitar as evoluções mecânicas que sofreu. Desconheço o seu estado, mas um motor desses é muito mais barato (e muito melhor, na minha opinião) que o original. Pela experiência que tenho, só o trabalho a aplicar o motor, paga uma boa parte do custo que pagou por ele. Foi pena que o Martinho tivesse apostado nessa caixa, em vez da caixa de 5 em alumínio, mas faz sentido para o destino que lhe queria dar.

Terá certamente espaço para evoluir e melhorar alguns aspectos (eu desconheço os detalhes desse carro), mas com eixos longos, discos às 4 e a aplicação do 2.1 feita, muito trabalho já foi feito e pelo valor que lhe custou, saiu-lhe quase de borla.

Contudo esse Cournil certamente vai requerer uma boa quantidade de €, carinho , compreensão e paciência, para voltar a brilhar. Mas no final ficará com uma boa máquina, não tenha duvidas.

P.M.

UMM
Registo
4 Out 2017
Era um grande campeão este Cournil. Acho que se vai aposentar das provas.
Muito obrigado pelas fotos dos seus tempos competitivos.
Estava mais direitinho na altura.
Se ainda houvesse dúvidas......................... "cumpriu as missões que lhe foram confiadas"!;)

Terá agora direito a sopinhas e descanso?:rolleyes:
Parece que sim cumpriu muito bem as missões, sim agora é direito a sopinhas para ficar melhor e poder gozar a aposentação dos tempos gloriosos.

P.M.

UMM
Registo
4 Out 2017
Esse necessita de amor e carinho, já lutou muito. Mas o pior está feito, pelo preço só não veio para minha casa porque quem manda é a patroa.

Não é uma boa base para manter original, é aproveitar as evoluções mecânicas que sofreu. Desconheço o seu estado, mas um motor desses é muito mais barato (e muito melhor, na minha opinião) que o original. Pela experiência que tenho, só o trabalho a aplicar o motor, paga uma boa parte do custo que pagou por ele. Foi pena que o Martinho tivesse apostado nessa caixa, em vez da caixa de 5 em alumínio, mas faz sentido para o destino que lhe queria dar.

Terá certamente espaço para evoluir e melhorar alguns aspectos (eu desconheço os detalhes desse carro), mas com eixos longos, discos às 4 e a aplicação do 2.1 feita, muito trabalho já foi feito e pelo valor que lhe custou, saiu-lhe quase de borla.

Contudo esse Cournil certamente vai requerer uma boa quantidade de €, carinho , compreensão e paciência, para voltar a brilhar. Mas no final ficará com uma boa máquina, não tenha duvidas.
Eu tenho acompanhado as evoluções que o Aldeia tem feito no seu Cournil. Sim creio que em parte terei feito um bom negócio, pelo menos eu penso que sim. Sei que tenho muitos € para gastar, não sei como se encontra mecanicamente, apesar de ter andado com já com ele.
Achei o motor engraçado e despacha muito rápido a caixa de quatro velocidades, no entanto está muito mau de direção, pelo que não deu para experimentar melhor.
A caixa de 5 velocidades creio que seja uma mais valia para o uso que lhe pretendo dar. Com o tempo a ver vamos.
Sou da mesma opinião do Aldeia, tem muito trabalho já feito e algumas alterações que eu fazia tensões de as fazer caso tivesse um cournil de origem.
Vai dar imenso trabalho.. que espero eu que o consiga fazer quase na totalidade, no entanto conto com a ajuda dos entendidos e experts daqui da malta do ForUMM.

P.M.

UMM
Registo
4 Out 2017
Vou juntar mais umas fotos, desde o dia que chegou.
(Pois eu fui ver o Cournil, tentei negociar, sem sucesso (compreensível), vim embora, dormi sobre o assunto (melhor não dormi), falei com a minha companheira pela manhã, que me tem aturado na procura de UMM's, liguei ao rapaz de novo e fechamos negócio á distancia.
Esperei por ele quase um longo mês, mas creio que tudo correu bem. Fica aqui também um agradecimento a todos por quem este Cournil passou até chegar á Guarda.
Aqui a foto da sua chegada

Anexos

• IMG_0978.PNG
    IMG_0978.PNG
    309,8 KB · Visualizações: 91

P.M.

UMM
Registo
4 Out 2017
Durante uns dias esteve parqueado no estacionamento do prédio onde resido, creio que os meus vizinhos não gostaram muito de ver aquela "lata" ferrugenta.
Vinha sem bateria, lá resolvi o problema, uns litros de combustível e o Cournil das sinais da sua graça...
O primeiro trabalhar do velhinho foi deveras caricato, pois um vizinho, chegou perto mim, quando estava de volta dele e disse-me:
Vizinho:"O que é isso? É um Portaro?"
EU: "Não. É um Cournil - um UMM"
Vizinho: "E isso trabalha? Isso nem anda... Eu vi bem... isso veio carregado num reboque"
EU: "Creio que trabalha, pois já o vi a trabalhar"
Vizinho: "Hummmm, (tipo há - de ser há-de , Há-de)
E então ficou por ali com a conversa, pois nada mais me disse...
Passado cerca de 30 segundos entro no Cournil e dou á chave....
Imaginem a cara do vizinho quando o vê a trabalhar....
Cada vez que me lembro sai -me um belo sorriso.
O vizinho após inferiorizar o campeão Cournil (tipo essa lata velha e podre) não me dirigiu mais a palavra naquele dia....
Nem um até logo...
Apesar de trabalhar, notava-se falta de força ao acelerar, falta de folgo...
Desmontei, filtro de diesel, fui comprar um igual, montei e retirei a tubagem do filtro de ar.
E o resultado foi ótimo, trabalhar perfeito e com alma.
Pronto para uma pequena viagem
Após a sua chegada ao sitio onde pretendo que faça a sua recuperação

Anexos

• IMG_0977.JPG
    IMG_0977.JPG
    64,4 KB · Visualizações: 75
  • IMG_0976.JPG
    IMG_0976.JPG
    58,9 KB · Visualizações: 87
  • IMG_0943.JPG
    IMG_0943.JPG
    116,6 KB · Visualizações: 93
Última edição:

P.M.

UMM
Registo
4 Out 2017
E começou a desmontagem...
Só não veio o mel...
Porque abelhas eram bastantes...
Toda a família quis ajudar (os presentes claro)

Anexos

• IMG_0944.JPG
    IMG_0944.JPG
    80,7 KB · Visualizações: 99
  • IMG_0946.JPG
    IMG_0946.JPG
    96,2 KB · Visualizações: 96

P.M.

UMM
Registo
4 Out 2017
Pronto para começar a decapar....