• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

.

• Iniciador de Tópicos F.M.G
  • Data de início
Registo
26 Out 2007
Ola
Se entrou para abate dificilmente o tiras de la mas nada com boa vontade nao se faça ,mas as vezes nao chega

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Em Portugal vejo de tudo...

E' acordos ortograficos que "matam" a lingua....que sinceramente quando ligo a TV Cabo aqui em Inglaterra ate fico parvo com as palavras "abrasileiradas"...

para nao falar em patrimonio neste caso automovel ser "como se nada fosse" ...mandado para abate.

Ca em Inglaterra de algumas coisas ainda vao tomando as correctas decisoes...este veiculo nunca iria para abate.
E' incrivel o parque de veiculos antigos devidamente restaurado e mantido tanto por entidades ou privados.

Ah e por falar em acordo ortografico "ingles"...isso nem que passe pela cabeca de alguem...seria impossivel de acontecer.

Um dia estamos a chamar azul ao verde...pois se ja deixamos "aceitamos" casar pessoas do mesmo sexo e "esta tudo bem" um dia vamos chamar "canil" a "conhecida em tempos" familia...

Palhacada.
CP

Registo
27 Out 2007
Miguel... o UMM naquela altura era dos Bombeiros... e nunca pensei que fosse para morrer... eu e o Ivan estivemos a falar com os bombeiros durante um bocado por iniciativa nossa, até que nos disseram para fazermos uma proposta por carta ao Comandante... mas não era nossa intenção comprá-lo... e acredita que estava num estado bastante interessante, que nunca pensei sequer que fosse vendido...
É uma tristeza este país... agora matam assim mais um mitico carro...

Pedro Lameirão
http://www.photoblog.com/lameirao
http://www.youtube.com/plameirao

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Eu não tenho dinheiro, bem que salvaria esse Cournil da mesma fornada do que o meu. Este é NF 89 94 e o meu é NF 89 97.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

raminiUMM

UMM
Registo
15 Dez 2007
Boas companheiros
Inacreditável mesmo!!E concerteza foi vendido a peso, nem quero pensar por quanto...
...estas situações deixam-me comovido!!!
Abraços fortes
RaminiUMM

autovfv

Iniciado
Registo
21 Mar 2011
Estando este UMM na AutoVFV e porque outros exemplares igualmente únicos por cá já passaram e acabaram na destruição, devemos uma resposta à comunidade UMM:

Maior parte dos UMM que surgem na AutoVFV são veiculos abatidos pelo estado, sejam de corporações de bombeiros, camaras ou forças armadas. Por lei e sendo a AutoVFV um centro acreditado no ramo tem de cumprir rigorosamente a lei, estes veiculos não têm qualquer hipotese de serem recuperados a não ser as suas peças. Por ordem do estado, o chassis (e consequente carroceria) têm de ir para a destruição.

A AutoVFV já fez conhecer aos membros do ForUMM que, caso o estado o premita, não tem qualquer intenção ou entrave em deixar os veiculos em questão sairem do centro, desde que de forma legal.

Assim sendo e porque ainda muitos UMM ao serviço do estado e demais empresas publicas se encontram no activo, deixo um desafio à comunidade UMM de se unir e criar esforços no sentido de pressionar o estado e entidades competentes para que veiculos de produção nacional como este sejam salvos do abate e consequente destruição.

À AutoVFV cabe cumprir as suas obrigações legais, que infelizmente para a comunidade UMM e para o patrimonio nacional em geral, passam por destruir estes veiculos.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
A minha nota 0 vai para a Direcção dos Bombeiros de Canha ao tomarem este tipo de atitude, melhor tivessem convidado alguém do nosso meio e chegado a um acordo acerca de números a ser vendido, ou aceitassem propostas para ser vendido pelo preço mais justo

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
quote:Originally posted by autovfv

Estando este UMM na AutoVFV e porque outros exemplares igualmente únicos por cá já passaram e acabaram na destruição, devemos uma resposta à comunidade UMM:

Maior parte dos UMM que surgem na AutoVFV são veiculos abatidos pelo estado, sejam de corporações de bombeiros, camaras ou forças armadas. Por lei e sendo a AutoVFV um centro acreditado no ramo tem de cumprir rigorosamente a lei, estes veiculos não têm qualquer hipotese de serem recuperados a não ser as suas peças. Por ordem do estado, o chassis (e consequente carroceria) têm de ir para a destruição.

A AutoVFV já fez conhecer aos membros do ForUMM que, caso o estado o premita, não tem qualquer intenção ou entrave em deixar os veiculos em questão sairem do centro, desde que de forma legal.

Assim sendo e porque ainda muitos UMM ao serviço do estado e demais empresas publicas se encontram no activo, deixo um desafio à comunidade UMM de se unir e criar esforços no sentido de pressionar o estado e entidades competentes para que veiculos de produção nacional como este sejam salvos do abate e consequente destruição.

À AutoVFV cabe cumprir as suas obrigações legais, que infelizmente para a comunidade UMM e para o patrimonio nacional em geral, passam por destruir estes veiculos.

A minha NOTA 10 vai para a Auto VFV a qual nao tenho qualquer ligacao nem vinculo.

Fiquei parvo em ver pela primeira vez (se nao estou em erro) num forum de entusiastas um centro de abate vir dar umas palavras de consideracao e "consolo" - MUITO BOM e de minha parte da para ver que "nem todos pensam da mesma maneira".

E' sempre bom ler na primeira pessoa estas palavras ditas pela entidade envolvida.

So mostra que cada vez mais as "comunidades" acabam por ter peso assim como as "entidades" tb se tentam aproximar das comunidades...

E' realmente como diz o Eduardo Filipe (e nao venham os defensores dos bombeiros e suas familas para aqui carpir) mas sinceramente a Corporacao nao foi por "meros" meia duzia de euros que recuperou o balanco economico da corporacao do ano passado.

Convem realmente TODAS as corporacoes estarem atentas e transformarem estes veiculos em motivo de orgulho da mesma corporacao - havera sempre um momento que se poderia dedicar ao restauro feito "dentro de portas" e nao sera por falta de espaco que nao se pode depois guardar essa reliquia e perpetua-la durante anos do mau tempo e maus tratos.

Uma chamada ao Clube UMM para que realmente se faca chegar a entidades e manifeste e partilhe essa maneira de pensar.

Pois para muitos se calhar ainda pensam que UMM's = carros velhos e ja ninguem quer saber deles para nada...felizmente quem assim pensa esta muito errado -e ao mesmo tempo que nao se pense em "oportunismo" mas vejam razoes mais nobres e acima de "lucros"....perpetuar um pouco da Historia Portuguesa, pois se nao somos nos quem sera que poe travoes em abate diario de UMM's?

Claro que nao se podem salvar todos e alguns tem que ser sacrificados para doarem pecas para outros...mas ha que equilibrar os pratos da balanca.

Carlos Pires

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Quem não sabe não deve falar... O desconhecimento pode trazer comentários inadequados ao seguimento de um raciocinio.

As Corporações de Bombeiros precisam de veiculos para desempenharem as suas funções sociais e de socorro às populações. Com o passar dos anos esses mesmos veiculos, propriedade da Corporação ou propriedade do SNB(caso do Cournil de Canha), necessitam de ser substituidos com fim a cada vez mais se melhorar o desempenho dos Bombeiros. Para essa substituição ser feita com o apoio do ANPC(SNB) e das Edilidades terá de existir um abate efectivo a todo o serviço da viatura a substituir. Ora, o caso deste Cournil, VFCI, velho e pela legislação actual até ilegal porque impossibilita o transporte de equipa de 5 bombeiros, já não reunia condições de desempenhar tarefas de socorro em seguraça. A sua substituição obrigou por Lei a que fosse abatido.

Free2UMM

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Pedro,

es comandante de uma corporacao de bombeiros tens imenso espaco e tens dois ou tres UMM ou Cournil.
Segues a logica implementada e descrita acima deste post?

Eu nao seguia...ou por outras claro que veiculos no activo tem que ter condicoes para prestar "servico" e' uma coisa.
agora ter uma reliquia ou um veiculo com historia tanto como com valor para a corporacao como valor automovel...nao sei se a regra que descreves acima se aplica...ou por outras nao tem nada a ver uma coisa com a outra.

A minha opiniao e' clara manter o veiculo como "peca de museu" da corporacao.
Muitas corporacoes seguem esse caminho...e abencoadas.

Se achas que devo corrigir algo aponta...ou entao comenta o comentario dando nome as pessoas.

(nao temos que andar sempre a batatada mas sao opinioes que ate se calhar ate chegam a mesma conclusao)

Abraco
CP

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Vamos sempre bater no mesmo...a legislação! :angry:

A coorporação até poderia ter muito boas intenções e tentar vender o veiculo para fazer algum dinheiro, pois sabemos que a realidade financeira dos corpos de bombeiros nacionais não é das melhores...mas lá está, a lei impede que um veiculo destes passe a ser propriedade de um privado e seja usado como tal! Creio que com o abate a coorporação ainda recebe alguma coisa a nivel financeiro (não estou certo) e provavelmente foi a unica forma legal de conseguir essa ajuda financeira!

Enquanto não se tentar sensibilizar o Estado para esta situação, eles continuarão a ser abatidos...e já vi cada exemplar ir para o fardo...ambulâncias militares, os UMM que tinham o canhão ao centro do parabrisas, etc!...virou tudo cubo de ferro! :s

Porque não se tenta uma abordagem ao Estado, alegando em primeiro lugar a manutenção de um patrimonio nacional, de um produto com história e acima de tudo nacional e não se faz inclusive uma proposta de aquisição dos veiculos para abate, com a condição destes poderem ser rematriculados e voltarem a circular?!

Querem ver que para UMM Alter II com menos de 100.000km e alguns já pós 90, ñinguém dá 1000 ou 1500€ por eles?! E este valor creio estar muito acima do que o Estado encaixa com o abate...Principalmente nos tempos que correm e a necessidade de encaixe financeiro, não seria uma boa aposta esta? O estado só tem a ganhar! Ganha mais pelos proprios veiculos e ganha em mais impostos de circulação, inspecções, combustivel, etc! Estarei assim tão errado?!?!

É certo que algo do genero deve ter a cara do clube UMM, mas o clube somos todos, sócios ou não que gostam de UMM e será que não existe por aí membros formados em direito e afins para ajudar e estudar uma possibilidade destas?!

Desculpem lá o testamento mas é inutil estarmos aqui a discutir aquilo que morto está! Devemos apontar as energias para os que ainda vivem e estão prestes a morrer (falo de UMM para abater :devilish:)

cUMMprimentos
Benjamim

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Qualquer VFCI moderno, por exemplo com base no Land Rover 130, ou VLCI, por exemplo com base numa Sprinter, não custará menos de 75 mil euros. Para a compra destes equipamentos, as Corporações têm duas opções, ou o compram directamente ao fornecedor/preparador/fabricante ou o compram através da ANPC. A AHBVCanha tem 27 anos e uma ZO que não lhe dá muitas receitas portanto a única maneira que encontram para comprar carros novos é através da ANPC. A comparticipação deste organismo pode mesmo chegar aos 100%, mas a única forma de isso acontecer é na substituição de material já existente e com fracas qualidades de operacionalidade, exactamente o caso do Cournil...

Com certeza que essa é sempre a melhor opção para os Bombeiros porque recebem um carro novo a custo zero e para isso basta livrarem-se do carro antigo. Claramente muito melhor que recuperar o carro antigo para a operacionalidade ou de o vender nem que fosse por 5 mil euros.

Poderia sim ter ficado abatido e sem matricula e ainda assim ter ficado para museu, mas julgo que isso não seria possivel de enquadrar na legislação actual.

Free2UMM

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
quote:Originally posted by PedroUMM

(...)

Poderia sim ter ficado abatido e sem matricula e ainda assim ter ficado para museu, mas julgo que isso não seria possivel de enquadrar na legislação actual.

Free2UMM

Qualquer veiculo abatido administrativamente TEM de ser entregue num centro de abate e destruído. A partir do momento em que no IMTT dá entrada o abate da viatura X, o chassis da viatura X tem de ser destruído. Isto é o que sei, não sei muito mais, apenas que o abate nos termos da nossa legislação não deixa margem para salvamentos :dizzy_face:

cUMMprimentos
Benjamim

Top Inferior