• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

À Fome em Portugal...Só lê quem Acredita!

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
CONFISSÃO DE UM PROFESSOR....ESTA DÓI A LER .........!!!!!!!!!!

A POBREZA ENVERGONHADA PODE ESTAR AO NOSSO LADO ! ...ENQUANTO ALGUNS GASTAM À TRIPA FORRA O QUE PERTENCE AO POVO!...

O Diário do Professor Arnaldo - A fome nas escolas

Publicado em 19 de Novembro de 2010 por Arnaldo Antunes

Ontem, uma mãe lavada em lágrimas veio ter comigo à porta da escola.
Que não tinha um tostão em casa, ela e o marido estão desempregados e,
até ao fim do mês, tem 2 litros de leite e meia dúzia de batatas para
dar aos dois filhos.

Acontece que o mais velho é meu aluno. Anda no 7.º ano, tem 12 anos
mas, pela estrutura física, dir-se-ia que não tem mais de 10. Como é
óbvio, fiquei chocado.

Ainda lhe disse que não sou o Director de Turma do miúdo e que não
podia fazer nada, a não ser alertar quem de direito, mas ela também
não queria nada a não ser desabafar. De vez em quando, dão-lhe dois ou
três pães na padaria lá da beira, que ela distribui conforme pode para
que os miúdos não vão de estômago vazio para a escola. Quando está
completamente desesperada, como nos últimos dias, ganha coragem e
recorre à instituição daqui da vila - oferecem refeições quentes aos
mais necessitados. De resto, não conta a ninguém a situação em que
vive, nem mesmo aos vizinhos, porque tem vergonha.

Se existe pobreza envergonhada, aqui está ela em toda a sua plenitude.
Sabe que pode contar com a escola. Os miúdos têm ambos Escalão A,
porque o desemprego já se prolonga há mais de um ano (quem quer duas
pessoas com 45 anos de idade e habilitações ao nível da 4ª classe?).
Dão-lhes o pequeno-almoço na escola e dão-lhes o almoço e o lanche. O
pior é à noite e sobretudo ao fim-de-semana. Quantas vezes aquelas
duas crianças foram para a cama com meio copo de leite no estômago,
misturado com o sal das suas lágrimas...

Sem saber o que dizer, segureia-a pela mão e meti-lhe 10 euros no
bolso. Começou por recusar, mas aceitou emocionada. Despediu-se a
chorar, dizendo que tinha vindo ter comigo apenas por causa da
mensagem que eu enviara na caderneta. Onde eu dizia, de forma dura,
que «o seu educando não está minimamente concentrado nas aulas e, não
raras vezes, deita a cabeça no tampo da mesma como se estivesse a
dormir».

Aí, já não respondi. Senti-me culpado. Muito culpado por nunca ter
reparado nesta situação dramática. Mas com 8 turmas e quase 200
alunos, como podia ter reparado?

É este o Portugal de sucesso dos nossos governantes. É este o Portugal
dos nossos filhos.

É este o Portugal de sucesso e orgulho do Sócrates!!!!

Perguntem ao Sócrates e aos Boys se têm passado muita fome e quem é
que lhes paga a gasolina e os fatos comprados em Nova Iorque!

André C.

lenhador

UMM
Registo
5 Fev 2011
Dá que pensar....como essa historia existem milhares....

um abraço

Nada como o cheiro da solda pela manha !

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
em alturas de celebrar "revolucoes de Abril"...
e' complicado dizerem que os tempos sao melhores...a serio?

Fome "naqueles" tempos (e nao estive la para ver) tenho a certeza que nao se passava.
Um naco de broa umas "migas" de algo ou um salto ao pomar sempre se rematava de algum modo...

Mas e' assim os "comodismos" e as acomodacoes da nisto.
Infelizmente sera uma constante - cabe as pessoas serem creativas e nao ficarem a chorar nos cantos e tentarem esfregar chaos, lavar janelas, procurar novas formas de gerar dinheiro, serem os seus proprios patroes.

Pois o "povo" tem estado habituado a preferir ver dois passaros a voar que um na mao, e vidas "comodas"
Cada vez mais vao ter que dar valor a:

Ai se tivesse um passaro na mao o feliz que seria!!!

Nao deiam peixe...ensinem a pescar.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Carlos és um DEMAGOGO, como podes dizer que não havia fome antes do 25 de Abril. Diz antes que não passaste fome, foste um priveligiado. Pois bem, houve muitos que passaram.

Sim Eduardo, acredito e conheço algumas situações bem de perto e que sempre que podemos, eu e a minha mulher, ajudamos mas infelizmente não podemos ajudar muito mais. Vou partilhar uma situação que muito me comoveu. Uma tarde, uma magra mulher e uma criança de mão entraram no Jumbo de Alverca e a mulher foi apanhada a roubar e pensei cá para mim que tinha sido mais uma a roubar um CD ou outra cena do género. Mas não a mulher roubou uma carcaça e um bife para a criança que tinha muita fome. Essa mulher foi levada pela PSP. Três vergonhas se passaram ali. Primeiro, como é possivel estas situações passarem ao lado do Estado Social, para onde vão os nossos descontos, para quem não precisa? Segundo, o Jumbo faz parte do grupo Auchan que tem uma Fundação que apoia causas maiores e combate a exclusão social, logo aqui podia ter dado o seu apoio. Terceiro, a Policia deveria ter vergonha de deter aquela mulher enquanto bandidos dos dois maiores partidos roubam descaradamente para eles e para os senhores das grandes empresas que lhes dão "emprego" depois de "servirem" o país. Sim falo do PS, do PSD e das principais empresas portuguesas com bancos incluidos. A esses nada acontece.

Free2UMM

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Eu como sou um coração mole não sou capaz de ficar indeferente, e pagar ou comprar alguma coisa a quem eu veja que tem fome.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by Eduardo Filipe

Eu como sou um coração mole não sou capaz de ficar indeferente, e pagar ou comprar alguma coisa a quem eu veja que tem fome.

O pior é que não podes fazer isso a todos os que passam fome, mas é para que ninguém passe fome que nós pagamos impostos, o problema é que o dinheiro vai para quem se goza dele e não para quem precisa. Outro problema é o elevado custo de vida e o consequente aumento de preço dos alimentos que os salários não acompanham.

Free2UMM

Registo
30 Mar 2006
Também tenho casos desses na minha escola, não sei ao certo o tamanho da gravidade, mas sei que existem.

PedroUMM, vejo que és sensível a estas questões do nosso mundo actual que têm sido faladas aqui no fórumm, no entanto, neste caso acho que exageras um pouco e vais para além da simples opinião. A PSP fez o que lhe competia, houve uma queixa, actuou como deve e tem que fazer. É revoltante a injustiça da situação? É, mas não é a função da PSP fechar os olhos para ajudar. Para isso julgo que por exemplo tu, que viste, poderias ter pago o que a senhora roubou, ou tento roubar. O grupo auchan tem essas ajudas, por vias "normais" e próprias, não roubar. Desculpa a frieza, mas se seguíssemos o teu ponto de vista, despoletávamos uma anarquia onde se sucediam pilhagens. É como ser contra a actuação policial na cova da moura, porque coitadinhos dos criminosos têm problemas sociais que os desviam.
Para a senhora do jumbo, a justiça agora terá de ser feita pelo juiz, que esse sim terá de ver o problema com a atenção que tu falas.

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by SuperPilot

Também tenho casos desses na minha escola, não sei ao certo o tamanho da gravidade, mas sei que existem.

PedroUMM, vejo que és sensível a estas questões do nosso mundo actual que têm sido faladas aqui no fórumm, no entanto, neste caso acho que exageras um pouco e vais para além da simples opinião. A PSP fez o que lhe competia, houve uma queixa, actuou como deve e tem que fazer. É revoltante a injustiça da situação? É, mas não é a função da PSP fechar os olhos para ajudar. Para isso julgo que por exemplo tu, que viste, poderias ter pago o que a senhora roubou, ou tento roubar. O grupo auchan tem essas ajudas, por vias "normais" e próprias, não roubar. Desculpa a frieza, mas se seguíssemos o teu ponto de vista, despoletávamos uma anarquia onde se sucediam pilhagens. É como ser contra a actuação policial na cova da moura, porque coitadinhos dos criminosos têm problemas sociais que os desviam.
Para a senhora do jumbo, a justiça agora terá de ser feita pelo juiz, que esse sim terá de ver o problema com a atenção que tu falas.

UMM abraço

Infelizmente não vi, contaram-me, por se lá tivesse estado tinha pago a despesa, aliás teria ido fazer compras de mercearia para a senhora e não me teria caido nenhum tin-tin ao chão. Bem sei que roubar é errado mas no caso em concreto e pelo que me foi contado a abordagem à pessoa que roubou foi de total desprezo pelo sofrimento da mesma e com uma frieza medonha foi feita a detenção e com pessoas a assistir.

Ultimamente temos ajudado financeiramente uma associação que acolhe crianças desprotegidas, assim como habitualmente fazemos compras para a misericórdia depois distribuir para quem precisa e fazê-mo-lo porque por enquanto ainda vai sendo possível e porque um dia podemos ser nós...

Free2UMM

Registo
30 Mar 2006
Bom, então sendo assim, fica no ar a questão da eventual empolação da história até ter chegado até ti. Uma detenção é sempre uma detenção caramba, é sempre fria e cruel, e não dava para não ter assistência não é...

É sempre de louvar atitudes de ajuda ainda para mais quando até para ajudar as condições vão sendo cada vez menos.

UMM abraço

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by SuperPilot

Bom, então sendo assim, fica no ar a questão da eventual empolação da história até ter chegado até ti. Uma detenção é sempre uma detenção caramba, é sempre fria e cruel, e não dava para não ter assistência não é...

É sempre de louvar atitudes de ajuda ainda para mais quando até para ajudar as condições vão sendo cada vez menos.

UMM abraço

É pá não digas isso. Existe aqui perto um bairro muito complicado, composto por barracas e carros novos(porque será?) e a PSP raramente lá vai e quando vai é com todas as cordialidades. Um morador desse bairro roubou uma cena no Jumbo, foi apanhado pelos seguranças e ainda os agrediu, deixando um inconsciente e ameaçando outro de morte. A esse gajo nada aconteceu e ainda anda por aí fresco à procura de formas de rendimento fácil.

Portanto leva-me a crer que por vezes as autoridades têm diferentes tipos de comportamento conforme o medo que sentem e uma autoridade jamais deveria sentir medo.

Free2UMM

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Pedro convidava-te a ler tudo...
vai com calma e fica por dentro

quote:Originally posted by PedroUMM

Carlos és um DEMAGOGO, como podes dizer que não havia fome antes do 25 de Abril. Diz antes que não passaste fome, foste um priveligiado. Pois bem, houve muitos que passaram...

Pedro,
ainda bem que gostamos de UMM's pois se nao nem sequer faziamos parte do mesmo grupo de relacaoes.

Achas que sou algum insensivel ou "cego" a realidades, ou "frio" e "egoista"...ou ate demagogo como dizes?...nao me conheces.
Pela logica do que escreves podia chamar-te "lirico" ou utopico.

Portanto nao levo nada como insulto somente levo comentarios como simples reaccao a palavras "soltas" aqui escritas de parte a parte.

Ha que perceber a "conjectura" das coisas.

Nasci em Junho de 1974 portanto nao estava "la para ver".
privilegiado?...tens que definir melhor isso (mas so em conversa frente a frente) pois somos todos uns sortudos em termos nascido com todas as maos, pes, bracos pernas cabeca etc. - somos todos iguais, agora vai de cada um o que faz com a sua cabeca.

Eu vou-te dar a minha "conjectura", farto de "falsas" caridades ando eu e claro totalmente desacreditado em regimes, pois uma coisa e' certa ja alguem escreveu e disse: O regime democratico e' um estado temporario entre duas ditaduras ...por mais animalesco que isto pareca e' a pura verdade, muitos paises ditos desenvolvidos estao a viver um regime apertado e bem - nao vas mais longe, falo de inglaterra, acredites ou nao.

Voltando as falsas caridades no mesmo pais que mencionei acima (e que nao e' perfeito, longe disso, mas tem coisas de valor como Portugal, MAS NAO NAS MESMAS QUESTOES) sabias que por exemplo ainda estamos a anos luz de deturparmos a palavra "caridade"?

Sim em inglaterra um "Charity Manager" ganha somente "600 contos/mes" valor de orientacao somente, toma la um anuncio que esta +/- dentro do que falo:

Recruiter Max Resourcing Ltd
Location London, South East England
Salary £38,000 - £45,000 per annum
Sector Charity & Voluntary - Project Management
Job Type Permanent
Date 03 Apr
Applications 4

Sabes que nas traducoes perdem-se muito dos sentidos da comunicacao, mas "caridade" e' caridade e para mim sempre foi um choque perceber que a "obra de Santo Agostinho da terrinha X" que tinha freiras ou padres a mistura a trabalhar na obra DE GRACA, e a tentar intervir e ajudar os mais carenciados re-inserindo-os na sociedade discretamente com o apoio dos mencionados e' para mim "caridade".

Agora vem ca a Londres (inglaterra em geral nos grandes centros)
Tens gazilioes de "caridades" estabelecidas a pedir para tudo e para todos...sejam "obras de caridade" transformadas em completa estrutura empresarial, ou seja as coisas sao dispostas e objectivos sao estabelecidos e lucros sao ambicionados. (ja te esqueces-te quanto ganha o "charatiry manager? espero que nao)

Portanto estas tu na rua e ves o individuo com o colete da "associacao X" ou entidade "y" e a pedir os teus detalhes bancarios e a explicar a situacao carente de A ou B e os "africanos" e ou estes e os aqueles...ou ate "animaizinhos" ...se ate queres adoptar um golfinho (nunca vais ter o animal na tua sala, mas sabes que vais ter um la para o mar da "conchichina" e recebes fotos do golfinho a escrever a maquina e a dizer adeus e ate vai conseguir escrever P-E-D-R-O com alguma dificuldade...e' depois se continuares a ver telenovelas e pensares que e' a vida que se deve levar tudo bem.
Nao no meu caso pois da-me comichao realmente perder tempo a olhar para uma telenovela e pensar que milhares de pessoas religiosamente o fazem...nao ha que fazer? nem que seja descansar para o dia seguinte ou por a casa em ordem.

Voltando a "caridade" ca nas ruas inglesas, Pedro sabes quando tenho algum tempo livre na rua faco-me de burro e deixo o gajo ou fulana falar...e depois pergunto ai sim? nao sabia, olha mas e' assim tao facil? e o fulano responde que sim, eu pergunto olha quanto ganhas por hora para estares aqui a entrevistares-me?...nao respondas eu sei, ganhas £8 libras por hora certo?...ele timidamente responde ..si...iimmm.

Olha e achas justo? estares a pedir do MEU DINHEIRO para sustentar o teu "patrao" e o teu ordenado a empresa em geral e pagar-se impostos sobre isso ...espreme la a minha contribuicao e diz-me a SERIO quando e' que vai parar a VERDADEIRA CAUSA pela qual estas a aqui a "pedir"?

Coitado do africano, do golfinho e do macaco e gorila...que vai ver nem um decimo disso.

Olha fazes assim...daqui por um ano marca um encontro AQUI comigo, e ate la POUPAS ou poes de lado o dinheiro que puderes, e entao sim VAMOS OS DOIS la entregar dinheiro directamente...mas nao VAMOS A TOA, pois sabes que descarregar mantimentos via "aerea" muitos acabam por nao ser recuperados ou usados na sua totalidade...ou seja DESPERDICIO. a mesma coisa se aplica a recolher estes fundos e entrega-los de mao beijada...nao nao...vamos la e ajudamos a fazer uma escola e ministramos minimamente o que uma escola e', regras de funcionamento etc..etc..etc...

No fim da lavagem cerebral ou como queiras ver Pedro, eu viro-me para ele e digo-lhe, achas que estas a agir bem? questiona o teu proprio emprego...

Ele no fim diz, por acaso nunca tinha pensado dessa maneira.
Eu digo-lhe olha deves-me 8 libras.

Pedro Caridade...passar fome, o verdadeiro e humilde individuo que esta a passar maus bocados nao vem para a rua pedir.
os "pedintes cronicos" isso e' outra musica.
Pois o individuo que esta a passar dificuldades arregaca as mangas e tentar explorar situacoes...num mundo tao vasto existem tantas possibilidades.

Coitado do homem das cavernas bem estava tramado que passava fome, se nada fizesse. Nao o estou a ver ir ter com o SINDICATO dos CAVERNEIROS pedir nacos de dinossauro.

Claro que em Portugal ha ma gestao de fundos e recursos financeiros,
afinal de contas estamos habituados a que "os outros" resolvam os "nossos problemas".

E' e'....razao tem o Superpilot em dizer:
>>>Eu fico pasmado é ao ver pessoas como Otelo Saraiva de Carvalho, afirmar que Portugal precisa de alguém como o Salazar e que se soubesse como isto ia ficar não tinha feito o 25 de Abril.<<<

Muitas voltas deve de ter ja dado no caixao o pobre do homem.

Posso so pedir uma coisa?
quem tem visoes politicas ou criticas que crie um forum de debate para tal, ou mais um partido porque nao?!...liberdade de expressao nao era isso?...e' vao dispercem energias e andem atras do abstracto, que depois alguem ha-de pagar as contas ao fim do dia...

Vamo-nos virar para os UMM's pois certas conversas cheirao mal.
e nunca vamos ter as pessoas frente a frente a realmente debater os assuntos, umas porque ja morreram, outras porque nao estao presentes e outra porque aproximamos sempre os assuntos com tantas outra teorias e conversas paralelas. quando e'que nos vamos deixar de "off topics" na vida em geral e nos vamos focar no trabalho.

Ja parece a assembleia da republica falam falam mas nada fazemos, e ataque daqui ataque dali...nao nos leva a lado nenhum, e os membros da assembleia ja podiam dar uma vista de olhos noutras "assembleias" e viam o ridiculo que fazem, alem de desperdicar tempo e dinheiro dos constribuintes....mas estao ai ja mais eleicoes...e quem paga pelos comicios e campanhas eleitorais?...o ZE POVAO...ele ate e' masoquista.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:pedro,
ainda bem que gostamos de UMM's pois se nao nem sequer faziamos parte do mesmo grupo de relacaoes.

Só um pequeno comentário a esta afirmação:

Achas que não poderiamos fazer parte de um mesmo grupo de relações? Então tenho a dizer que além de teres um discurso demagógico ainda és faccioso ao escolheres pessoas no "teu grupo de relações" que apenas partilhem a mesma ideologia e convicções. A isso chama-se sectarismo.

Posso a ti dizer que no meu grupo de amigos existem pessoas de todos os quadrantes e classes, desde o BE ao CDS, desde o FCP ao SCP e SLB, do que ganha 500€ ao que ganha, imagina, 8 mil €(sim cá em Portugal e não é administrador), os que bebem Sagres e os que bebem Super Bock, etc. Isto é pluralidade de convicções. Infelizmente essa pluralidade só chega a alguns, talvez não chegue a todos porque a evolução humana ainda não atingiu tal patamar.

Carlos, eu sou um gajo feliz com o que tenho, não tenho muito, mas o que tenho permite-me ter uma qualidade de vida acima da média e mais que tudo, permite-me dar ao meu filho cuidados muito acima da média desde o tempo que ainda estava na barriga da mãe. Perco tempo com lutas, é verdade e até nem preciso delas, mas luto por convicção de que todos poderão ter uma vida como a que eu tenho ou melhor ainda. A qualidade de vida é um direito fundamental na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Free2UMM

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Pedro,

na minha terra dizem:
se nao e' do cu e das calcas...

ja viste que nao ha maneira de satisfazer?
quando disse ainda bem que gostamos de UMM's...se nao nunca nos tinhas conhecido...
que raio de palhacada, entendes.

Eu tenho sorte em ter conhecido o forum UMM quem "la esta" esta pelos UMM's.
Nao me vejo ir registar num forum de "esquerda" ou de um outro interesse que nao faz parte dos meus interesses.

Afinal que se pretende a liberdade? ja a temos nao?
e entao ??....o topico bem la diz viva o 25 de abril...sim e?

Pedro eu nao estou a "cabecada" contigo.
Passa a frente e ca-ga.

nao percas tempo com lutas que em nada dao...
dedica-te a ver outras coisas e estou a falar contigo nao te estou a chamar "atrasadinho".
Quanto a evolucao que falas...ui...
foge dela! lol...
se tu soubesses, essa evolucao "desmedida" leva a destruicao.
Bem ves Portugal...somos todos evoluidos nao somos?...que riqueza!
Dar um passo maior que as pernas e claro olhar para os paises "evoluidos" e tentar copiar...
nao da Pedro.

Nao podes replicar a realidade de um pais a outro...ha que fazer adaptacoes pois sao realidades diferentes. (ate ves isso nos UMM's - nao podes espetar com um turbo no motor atmosferico assim a papo seco)
Evolucao humana?...somos todos tao diferentes e sim "todos iguais".
No entanto o portugues olha para um pais e diz tambem quero ...e vai la e arranja, so que depois ve que deu um passo maior que as pernas....resultado ca-ga-da.

Nao e' vergonha nenhuma aceitarmos as nossas limitacoes...mas nao nos ate somos "evoluidos" e gostamos disto e daquilo.
Pedro podemos estar aqui meia manha ou tarde ou dias...

PERCAMOS MENOS TEMPO com politiquices e passemos a accoes...andamos tao perdidos.
Somos todos uns filosofos.

P.S. Pedro se les a frase que citaste como "segregar" ou dividir les com visao doentia...pois e' uma realidade, onde e' que nos trocariamos palavras se nao fosse o forum UMM?

Va vai trabalhar que eu tb, e' tao contra productivo estar aqui ao comp***dor a escrever "palha" ...se fosses patrao de ti mesmo sentirias na pele o tempo aqui desperdicado...mas e' isso e' a tal liberdade, e' isso a tal evolucao humana?

Nao e' assim, mas ok.
cita la mas e' outras coisas mais importantes que o que citaste e' bem de menos importancia.

Mas nos gostamos de telenovelas e assembleias da republica e as suas telenovelas...aqui ja vai uma, entendes o ridiculo que passamos? e e' assim anda o ZE POVAO entretido...e a ver a bola.

Abraco
CP

Top Inferior