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Manutenção/reparação/troca da manga d'eixo e afins

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30 Mar 2006
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Ora cá está mais uma reparação feita por mim e documentada com fotos para quem estiver com os mesmos problemas, poder fazer as coisas e poupar uns aérios no mecânico.

Quantos de nós já não tiveram as rodas neste estado????


A minha até já roçava com o disco na pinça o que não é nada bom como é óbvio. Depois de algum tempo parado inclusivé, à procura das ditas peças lá chegou aquele dia em que vamos à garagem e pensamos "é hoje..." onde é que eu já escrevi isto????? :)
Para começar a desmontagem retiram-se aqueles polémicos parafusos dos cubos cujas medidas em polegadas e cabeças cónicas dão problemas, mas não são as cabeças que dão problemas, são as nossas chaves, ou melhor, a teimosia de as querer-mos continuar a usar. Porque aquela cabeça não é para desapertar com uma sextavada qualquer, mas sim com uma sextavada em estrela mais conhecida por chave "torque", ou lá como se escreve isto, que é esta...


Eu sempre usei esta chave e nunca tive problemas com as cabeças dos parafusos, tive foi com uma chave que deu o berro, mas era por ser made in lidl, não há milagres rsrsrsrsrsrsrsss...:)


Depois de tirado o topo do cubo tira-se o freio e desaperta-se a base da engrenagem do cubo...


Desdobra-se a chapa de freio das porcas dos rolamentos e retira-se tudo...




Desaperta-se e retira-se a pinça...




O disco agora já salta fora...


A manga d'eixo pode estar um pouco pró colada, com uma chave a fazer de alavanca e um maço dão-se umas pancadinhs carinhosas, tudo com muito jeitinho...


Depois de tudo desmontado o aspecto da coisa é este


Agora vem a parte em que nos assustamos e começamos a pensar naquilo que poderia ter acontecido caso tivéssemos deixado andar...


Passando para a bancada para preparar a nova manga d'eixo para entrar no seu lugar, cá está ela tão bonita:D


O rolamento que está por dentro da manga é o que lá estava antes pois foi limpo e inspecçionado e não tinha marcas nenhumas de qualquer espécie e rolava bem, portanto não há razão para o matar já, vamos deixá-lo viver:D, pondo-o no sítio...


Mais uma vez com umas pancadinhas leves e carinhosas, vamos por o rolamento no devido lugar...




Para que ele continue com mais alguns bons anos de serviço a lubrificação é importante...


Depois vem o retentor que também covém lubrificar e até encher um pouco de massa...


Aliás, eu até besuntei toda a manga com uma fina camada de massa consistente para evitar um pouco as humidades, porque não quero que volte a acontecer isto...


Retentor no sítio e umas pancadinhas...




Et voilá, o trabalho de bancada está, por agora, terminado...


Coloca-se a manga no devido lugar...


E aperta-se o suporte da pinça...


Voltando à bancada vamos trabalhar "na casa dos rolamentos", começamos por limpar a pista do rolamento interior e lubrificá-la...


O rolamento que lá estava estava neste estado, com marcas e alguma ferrugem e não me inspirou confiança, portanto só voltará a rolar apenas em carrinhos de rolamentos e mesmo assim não sei, como é cónico não deve dar muito jeito :p


Aplica-se massa na grade e rolos do novo...




Provavelmente vão achar que é massa a mais, mas quando o coloquei no sítio rodei-o um pouco à mão e se havia massa em excesso saiu para onde não estorva, e depois com o andamento ainda deve sair mais...


Aqui também vai entrar um retentor que leva o mesmo tratamento que o da manga, lubrificação, pancadinhas carinhosas e prontos...






Tapa-se esta abertura para não entrar poeiras e outras porcarias que tais, vira-se o conjunto ao contrário e vamos limpar e lubrificar a pista do outro lado...






Este rolamento leva o o mesmo tratamento que o outro, mas tirei-lhe uma foto só porque fiquei maluco com o óptimo estado em que estava isto porque era o mesmo que já lá estava, no entanto rolava e brilhava que era uma maravilha, acho que quem fazia a manutenção ao bicho trocava este rolamento exterior e esquecia-se do outro, ou então não queria ter trabalho a desmontar o conjunto todo :p
Aqui está o gajo todo lindinho...


Voltando à manga já no sítio, vamos pôr massa onde os rolamentos vão encostar, não é suposto eles rodarem aqui, mas pelo sim pelo não...


Coloca-se o conjunto anterior no sítio...


A anilha de encosto e a porca de afinação...




A chapa de freio endireitada ao calor para se evitar um pouco o fenómeno de encruamento, igual ao que acontece quando dobramos e desdobramos um arame algumas vezes, assim ainda podemos usar a mesma...


Dobra-se depois de se apertar a segunda porca...


Ah, o aperto das porcas, a primeira porca aperta-se à mão e um bocadinho de nada com a chave, só até o disco deixar de abanar, a segunda já se aperta um bocado mais.
Eu como não tenho chave de tubo, desenrasco-me com esta...


Agora por fim vem a engrenagem do cubo. O meu não tinha juntas, mas como aquilo tava cheio de pó, lama, e porcarias em geral resolvi fazer uma mesmo em papel grosso/papelão/cartolina, mais especificamente, o cartão da parte de trás dos blocos A4 das folhas pautadas da escola lol, para não se desfazer com água empregnei bem com massa consistente...


Coloca-se no sítio...


Põe-se o freio e aperta-se...




Para a última peça do cubo fiz também uma junta, mas aqui é preciso mais cuidado nos recortes para quando o mecanismo avança e recua não roçar no papel e não o desfazer, a junta está lá para evitar que entrem porcarias, não para se tornar também ela numa porcaria :p


Para acabar, apertam-se os últimos parafusos põe-se a roda no chão e mato com ele :D


Já testei e bem, em caminhos com calhaus dos bons e onde já levou alguma paulada e até agora não se queixou.
Apesar disso relembro que fiz isto no meu e partilho aqui a minha experiência convosco mas não sou nenhum profissional nem nada que se pareça, por isso, se forem fazer o mesmo e der buraco não venham dizer que a culpa é minha porque fizeram como eu, há sempre pormenores que me escapam às fotos, outros até que nem em fotos se conseguem ver, é uma questão de se ter cuidado e bom senso quando estamos a fazer estas coisas, e perguntar a quem sabe quando temos dúvidas, o mecânico meu vizinho coitado tá sempre a levar comigo, o senhor tem uma paciência de santo:D.

Espero que não tenham adormecido a meio, é extenso mas o mais completo e o mais bem explicado que consegui.
Não percam os próximos episódios, porque nós também não. brevemente, mais uma reparação num qualquer tópico perto de si. eheheheh :)

UMM abraço

Nuno André


O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Clap Clap Clap...

Parabéns!!! Um verdadeiro documentário, digno da BBC :D

Boa sorte para essa reparação.

Cumprimentos, Tozé.

Deus é bom, mas o vinho...
 

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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SuperPilot, parabéns tá muito bem documentado!!!;)

UMM Abraço,

AV
 

shakkal

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30 Mar 2006
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Bom este é mesmo um verdadeiro manual para "Dummies".
Muitos Parabéns!
Aqui se nota a preocupação da partilha do conhecimento e das técnicas... Nota 20 para o manual e o seu autor. Eu próprio já fiz este procedimento com muita ajuda dos users deste forum e do antigo, o projecto inicial era um documentário deste estilo, mas como fiz o trabalho sozinho não consegui repórter para as fotos, apenas me fiquei pelo material utilizado e a ideia dos preços.
Mais uma vez PARABÉNS!

cUMMprimentos

Paulo Laranjeiro aka Shakkal

 

nunumm

UMM
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Parabéns... excelente explicação.
É isto que a malta aqui gosta... partilha total de conhecimentos e técnica.
Manter vivos os UMM... sempre.

Cumps
Nuno
 

JonesCatarino

UMMzito
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Grande Nuno!
Mais uma vez nos mostras a todos como é o espírito de camaradagem UMM.
Um verdadeiro exemplo do que se devia fazer mais vezes neste Forumm.
Melhor que isto, só mesmo fazeres o trabalho por nós.:D
Obrigado.

Abraço

JonesCatarino
UMM AlterII 1989
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Excelente documentação do teu trabalho, e por acaso era mesmo isso que eu andava a precisar para fazer uma limpeza e lubrificação dos cubos! Os meus PARABENS pelo teu trabalho e pela forma em que o apresentas!

UMM abraçUMM

j.aldeia
 
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30 Mar 2006
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A todos o meu obrigado, em especial, ao Nunumm que trouxe as mangas do algarve até lisboa, e ao Samuel que as "encontrou" e as fez chegar até mim.

Trabalhar na mecânica e em especial no meUMM dá-me muito gozo apesar de o fazer sempre sozinho numa garagem que como podem ver na primeira foto, não tem espaço para mais do que andar de lado e espremido entre o UMM e a parede, demoro sempre o dobro do tempo a fazer as coisas porque vou tirando as fotos enquanto vou trabalhando :)
Partilhar isto aqui convosco no fórumm é só a minha maneira de contribuir para a comunidade, uma vez que só estudo e não trabalho, não tenho capacidade financeira para poder oferecer peças, como o Jones me ofereceu a capota rígida, por exemplo. Por falar no Jones, eh pah se algum dia precisares da minha ajuda... até já sabes onde moro eheheh:D
Oh Mário, não te preocupes, caixinha de surpresas como é o Raio Azul, não deve tardar muito a ter mais qualquer coisa para vos mostrar, seja o diabo surdo, cego e mudo e batendo 3 vezes na madeira, claro :D
Por falar nisso, tou a ver se apanho balanço/coragem para arregaçar as mangas e afinar a bomba injectora, já me lembrei de filmar e por aqui o vídeo a mostrar como se faz, mas primeiro tenho de arranjar a câmara de filmar que ainda é das velhotas de cassete e apanhou humidade lol:D

UMM abraço

Nuno André

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Boas.

Eu se disser que este foi um excelente trabalho muito bem documentado caio no erro de ser demasiado repetitivo, porque toda a gente elogio e mt bem o teu trabalho.

Agora a pergunta:
-Em quanto te ficou esse trabalho(rolamentos, retemtores, mangas de eixo, etc.) ?

Eu tenho de fazer o mesmo ao meu.

Abraço


Pedro
 
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30 Mar 2006
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Olá!
Bem, não quero ser repetitivo, mas face a um post destes, não quero de deixar de dar os meus parabens ao Nuno André pelo trabalho espectacular que fez.
Que venham mais posts destes, são os meus votos.
cUMMprimentos,

Hernâni Peixoto
 
Registo
30 Mar 2006
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Bem, então repito-me eu, agradecendo aos últimos dois que aqui escreveram, Pedro e Hernâni.

Pedro, as duas mangas o preço delas seria de 30€ as duas, com elas vieram mais dois rolamentos que ficam no interior delas por 5€ os dois.
Estes rolamentos eu estava a contar de continuar com os dois que já lá estavam, mas um deles(o da manga do lado do condutor) assim que tirei a manga cairam as agulhas todas para o meio do chão, resultado, tive de ir chatear o Samuel já a horas a que não se chateia ninguém para me desenrascar o rolamento, pois precisava do UMM no dia seguinte e ia montar tudo nessa noite.
Como o eu sou um típico estudante que anda sempre teso, entreguei ao Samuel um veio de transmissão para ele ficar com ele até eu ter a verba para lhe pagar tudo, ora ele como é um amigUMM e agora o veio até lhe faz falta e a mim não, ficou assim mesmo.
Resumindo e baralhando a reparação custou-me 0€.
Isto porque além do que já disse, quando o raio azul me chegou a casa pela primeira vez, vinha sem a parte da engrenagem dos cubos, e na altura quando comprei, a pessoa vendeu-me o cubo completo, com retentores e rolamentos, excepto o disco, e pronto.
Tentei aproveitar os retentores, incluindo um que tinha a borracha boa mas a mola de aperto esmagada, o mecânico meu vizinho que tem muita paciência comigo arranjou-me uma mola que serviu na perfeição e ficou novo, os outros como estavam bons não havia razão para os mandar já fora. No entanto já tenho uns novos encomendados na Angus, em Lisboa, não vá o diabo tecê-las.
O tempo que perco nunca o conto, porque para mim isto dá-me um gozo enorme e quando estou na garagem perco completamente a noção do tempo, é o meu mundo, são poucas as coisas que gosto mais de fazer do que isto, e algumas nem as posso dizer aqui lol ..... :)

Eh pah, acho já me estiquei com o testamento...

UMM abraço

Nuno André

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

filipeumm

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29 Mar 2006
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Nuno,parabens e continua o bom trabalho.Estas atitudes ficam sempre bem na nossa "comunidade" não termos segredos nem nada escondido na manga!;)
Mas como nenhum trabalho é perfeito:D falta a foto do resultado,eu imagino,foi apertar o ultimo parafuso,desarredar a ferramenta(máq. fot, incluida:D) com os pés e tudo o que obstruía a passagem e dar uma volta no RaioAzul:D:D:D


Filipe Pinheiro
 

PedroUMM

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31 Mar 2006
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0 €, isso é optimo.

Eu tb tenho de por mãos à obra e vou dar uso às tuas fotos para o fazer, apesar das minhas mangas de eixo não estarem partidas, pouco deve faltar.

Mais uma vez mt obrigado pelo teu trabalho, vai-me ajudar a mim e muitos outros amigUMM's.

Abraço


Pedro
 

WoodUMM

UMM
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12 Set 2006
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Boas Pilot! Só a titulo de curiosidade quando tempo demorastes a fazer este grande trabalho? cUMMprimentos ao forUMM.

Não há como evitar uma lasca num pneu num local onde só existem pedras para passar a abrir!
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Boas

Alguem me pode dar a referencia das mangas de eixo do Alter II, ou então em que modelos Willy's é que montavam os mesmos eixos.


Abraço


Pedro
 

JAVAL

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2 Nov 2007
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Obrigado pelo excelente documentário! Nem quero imaginar as razões do meu ter as rodas metidas para dentro...
 

Inactive

Mestre
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26 Mar 2006
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Muitos parabens por este tópico.
Eu gostaria de saber que rolamentos usou e quais a referencias pois estou a fazer um trabalho identico...

Para além disto penso q no forum devia existit uma secção para estes trabalhos para q quando alguem precise seja facil de encontrar... caso contrario acaba por se perder no meio dos tópicos e é uma pena pois trabalhos destes facilitam muito a vida dos curiosos como eu...

Muito obrigado
Jorge campos
 
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