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Será problema da ignicao?

Fante

UMM
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5 Out 2008
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Boas, tenho uma questao pertinente relativamente às ligacoes da ignicao.
O que se passa é que ja a algum tempo que as vezes o motor de arranque simplesmente nao roda. Estive a testar com um fio directo à bobine de chamada e funcionava sempre, mas quando testei, e de modo a que o motor nao trabalha-se, testei sempre com a chave na pocicao 1, ou seja, com a ligacao da bomba injectora desligada. Oara evitar situacoes desagradaveis, fiz uma ligacao directa com interrptor à bobine de chamada para que quando o motor nao rode, (possivelmente alguma ma ligacao na ignicao) faria tipo ligacao directa. O que se passa é que mesmo essa ligacao directa so funciona com a chave na posicao 1 e nao na posicao 2 da chave de ignicao. Isto nao acontece sempre, só quando o diabrete se lembra de fazer das suas.

Espero ter sido claro. Desconfio de alguma ligacao mal feita, ou um mao contacto. Lembro-me de ter visto 4 fios a sair da ignição, se alguem puder ajudar agradecia.


Carripana on the way ...
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Experimenta fazer isto que te vou escrever.

Deixa tudo normal como se fosses ligar o UMM com a chave, aquece as velas e deixa a caixa azul fazer o "clic". Após o "clic" desliga a ficha da caixa azul e roda a chave. Se pegar bem diz...



Free2UMM
 

Galloper

UMMzito
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18 Abr 2011
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Pois a ignição tem 4 fios.

1 - 12v
2 - Acessorios (posição 1)
3 - Ligação para a Caixa Azul + Bomba injectora (posição2)
4 - Chamada do motor de arranque (nesta posição o fio 2 não tem corrente)

Não tens um busca-polos de 12v? Se tens é facil verificar se tudo está a funcionar bem.
Depois de encontrar a ficha de 4 fios com a chave desligada só um fio tem 12V - penso ser vermelho.
Depois ligas na posição 1 e encontras o fio dos acessorios.
De seguida posição 2 e encontras o fio que da sinal para a caixa azul e para a bomba.
Agora rodas para start e deve acender o ultimo fio.

Se tiveres duvidas diz.


UMM ALTER II 2.5D - 88
GALLOPER 2.5TDI - 98
KAWASAKI KVF400 4X4 - 99
FORD MONDEO 1.8TD - 97
 
X

XBBruno

Guest
Ja agora ve se não tens as fichas que estão no compartimento do motor, junto ao filtro de gasoil(alterII) com mau contacto.

Umm...UMM Mundo de Altos e baixos e nós com eles(Umm`s) para os subir-mos e desce-los!!

Bruno Jesus [email protected]
933893482

 

Fante

UMM
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quote:Originally posted by PedroUMM

Experimenta fazer isto que te vou escrever.

Deixa tudo normal como se fosses ligar o UMM com a chave, aquece as velas e deixa a caixa azul fazer o "clic". Após o "clic" desliga a ficha da caixa azul e roda a chave. Se pegar bem diz...



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Pedro, bastou apenas tocar/abanar a ficha, nem foi preciso desligar. Não deu para ver bem pois tenho a dita caixa azul por detras do tablier, e apenas retirei os manometros originias e meti a mao para dar um toque e voila, pegou logo.

Agora diz lá o que pode ser ... estou mesmo curioso.


Carripana on the way ...
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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quote:Originally posted by Fante

quote:Originally posted by PedroUMM

Experimenta fazer isto que te vou escrever.

Deixa tudo normal como se fosses ligar o UMM com a chave, aquece as velas e deixa a caixa azul fazer o "clic". Após o "clic" desliga a ficha da caixa azul e roda a chave. Se pegar bem diz...



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Pedro, bastou apenas tocar/abanar a ficha, nem foi preciso desligar. Não deu para ver bem pois tenho a dita caixa azul por detras do tablier, e apenas retirei os manometros originias e meti a mao para dar um toque e voila, pegou logo.

Agora diz lá o que pode ser ... estou mesmo curioso.


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Não sei...(n)(n)(n)
Tenho exactamente o mesmo problema!!! Também preciso de ajuda mas agora já sei que não sou o único.



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transmontanumm

Iniciado
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Boas
Os maus contactos, as ligaçoes à massa e o desgaste dos equipamentos eletricos são as avarias mais frequentes nos UMêMês mas, geralmente são as mais faceis e simples de resolver. Revejam sempre alguns pontos das ligaçõs primarias aquando das mudas de oleo por exemplo. Um dos equipamentos que tem um desgaste acentuado é o canhão da chave, e fazer uma manutençao a este quando se nota dificiencia na capacidade de fazer a chamada do motor de arranque é de importante. Uma verificação com um multimetro ou busca polos pode não ser eficaz porque estes testes não garantem uma passagem de corrente suficiente para a bobine de chamada, apesar de indicarem uma presença de tensão (os 12V). Uma maneira pratica de verificar a ligação da chave é fazerem um "shunt" diretamente nos fios da mesma. Comum fio de espessura identica ao fio a testar liguem-no entre a chegada dos 12V ( o fio + grosso), se tudo trabalhar o problema está na chave (canhão). Tenham em atençao á vossa segurança, Viatura desengatada e travada, e os fios podem aquecer.
cUMMprimentos
Transmontanumm
 

Fante

UMM
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Mas da chave de ignição não pode ser. e porque? porque fiz ligação directa, ou seja, fiz uma ligação com um fio de 12v e um botao de start directamente ao fio verde e branco que liga à bobine de chamada. Presumo que o problema será da caixinha azul. Proximo passo será retirar o tablier e rever ligacoes/abrir caixa azul e dar uma limpeza. Quando tiver novidades aviso. Durante a semana é muito complicado testar.


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PedroUMM

UMMzão
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No meu UMM já experimentei com 3 moteres de arranque, 2 canhões de ignição e 3 caixas azuis e sem resultados positivos. Tudo me leva a crer que seja da instalação...



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Fante

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Pedro já agora uma questão relativamente a um ?fusivel? que existe por detras do mostrador original do UMM. Existe uma ?resistencia? coberta por um plastico preto que aquece imenso e que emite luz assim que rodamos a chave e permanece quente desde que a chave esteja na posicao I ou II. Alguem sabe para que serve e o que faz exactamente? nao sei de que ano é o teu UMM, mas o meu é de 92, atmosferico. Sei que quando andei por lá a mexer nos fios apanhei valentes escaldoes.


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Fante

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Ora aqui está o dito cujo, parece uma resistencia. Está localizado por detras do manometros originais. Aquece/emite luz quando rodamos a chave para a posicao I e II, depois de o motor ligar apaga-se. Alguem sabe do que se trata e para que serve? Vi tambem que existe um fio que sai da caixa azul que aquece muito, supostamente deve ser aquele que vai para as velas, mas como nao tirei o tablier só deu para sentir, nao vi qual dos fios se trata.

Desculpem la a qualidade, nao tinha luz em condicoes.





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Fante

UMM
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Ok, antes de desmontar o tablier para ver se está tudo bem com a famosa caixa azul, aqui ficam algumas duvidas relativamente a estes fios:



Os fios mais à direita penso que serão os fios de aquecimento das velas, ou seja, um deles deverá ter corrente e quando o rele é acionado envia corrente as velas de aquecimento.

Quanto aos outros 4, o vermelho e o preto, deve ser a corrente para dispara o rele quando rodamos a chave para a posicao II.
O azul e amarelo, deve ser o fio que acende a luz no tablier de aquecimento.
Quanto ao branco é o que vai para a bobine de chamada. Aqui tenho duvidas, pois este fio tambem sai da ignicao na posicao III. Qual o percusro deste circuito? ignição-caixa azul-bobine de chamada?
o que faz exactamente a caixa azul para alem de aquecer as velas? tem interferencias no circuito que liga o fio de ignicaoi a bobine de chamada?



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bruno-991

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31 Jan 2010
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corta o plástico(manga retráctil) que tem na ponta vais ver que é uma lâmpada.

Em casa tenho uma esquema de uma caixa azul depois vejo.

È mole mas sobe.
 

Fante

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Ora bem, ainda não consegui o esquema electrico entre a chave rele das velas e bobine de chamada, mas enconteri aqui uma data de reles compativeis com os nossos sistemas. Tem tambem um esquema que não faco a minima ideia do que será. se alguem puder ajudar agracedia. Ora questão é relativamente ao rele e o seu funcionamento. Presumo que quando colocamos na posicao 2, o rele activa o temporizador de 8 segundo, tempo esse que será suficiente para aquecer as velas. No entanto tambem por que raio quando a ficha de 4 pins está ligada a meese funciona e quando ligada não? Agora e para já o que faço é de manha ligo a ficha para aquecer as velas/motor e durante o dia como o motor está quente fica desligado. Mas isto impica que fique sem manometros no tablier pois a caixa azul está por detras do mesmo. Se alguem souber o real funcionamneto do rele para alem do temporizador das velas agradecia.

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Fante

UMM
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Obrigado Bruno, nao tens que te desculpar. No entanto as minhas duvidas persistem. Se existe um fio que sai do rele e vai para a bobine de chamada, como é que consigo dar a meese só com o fio desligado? supostamente ao desligar os 4 fios do rele nem deveria dar a meese pois o circuito que vai para a bobine estaria interrunpido. Agora só falta saber qual o percurso do circuito: Ignição - relé - bobine? Acho que antes de esta situação acontecer não conseguia dar a meese sem que o rele tivesse desligado. alguem pode comprovar isto?


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bruno-991

UMM
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Não sou Nuno mas sim Bruno.
O que eu acho em relação ao fio 4 é que:
ligas a chave faz aquecimento e assim que das a chave (start) o fio 4 recebe informação que o motor vai trabalhar e ordena que a dita caixa azul deixe de fazer o aquecimento.

ou sendo

quando o jipe está quente o dás logo a chave a caixa azul não tem que aquecer tanto tempo por causa da info que recebe no fio 4.


È mole mas sobe.
 

Fante

UMM
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5 Out 2008
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Bruno, 2ªs desculpas e já corrigido. Espero que não te ofendas. Hoje ao falar com o Marcio deu-me uma ideia. Fazer o seguinte circuito com rele. Circuito principal fio verde e branco que sai da ignição para activar rele. 2º Circuito bateria-fusivel-rele e bobine de chamada. se o problema for falta de potencia para activar a bobine de chamada problema resolvido. caso contrario outras solucoes virao. Depois posto o resultado.


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