• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

UMM Cournil

rjoina

UMM
Registo
18 Fev 2011
Bom caros amigos, o que se passa é o seguinte.
Eu estava a pensar em comprar um Alter turbo, mas depois do que vi e li aqui no forum, descobri que gosto muito mais do Cournil.
Mas para comprar umm queria colocar-lhe o motor 2.5D.
Gostava que me pudessem esclarecer quanto às alterações, do tipo qual a melhor caixa de velocidades, os eixos podem ser os mesmos?
Enfim o que fazer para o melhorar? :p

O meu desejo é ter umm de se tirar o chapéu, mas que também ande um pouco melhor eheheh.

Saudações tintas 14.5% (Touriga Nacional)
Aveiras de Cima a concelho

electrao

UMM
Registo
12 Ago 2010
ola boas

Depois de teres um cournil nao queres outra coisa.
Quanto as alterações mecanicas nao sou a pessoa indicada para te falar disso.
desejo te boa sorte

"This is a dream Come true"
Paulo Silva

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Olá Rjoina mais uma vez, eu tenho um Cournil com motor 2.5 D e foi mudar só o motor.
É claro que a caixa de velocidades de 5 ficava lá melhor, mas a ZF de 4 ainda está boa.
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Boas! Tudo se pode fazer num Cournil, desde o mais original até ao V6 a gasolina, passando pela mecânica integral do Alter turbo. Tudo depende dos meios e conhecimentos que tens a disposição assim como do uso que lhe pretendes dar. Eu estou satisfeito com o 2.3D e a caixa ZF, só lhe juntaria um overdrive...

Diz o que queres da máquina, ajudará a formar opiniões que te satisfaçam.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Boas Amigo Rodrigo:
Alter ou Cournil , o que interfessa e ter um UMM, e o que vier primeiro fica ...ou não!

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
O que queres fazer é relativamente simples... é só tirar um motor e colocar outro... nada mais.
Eu no meu Cournil até tenho o 2,5 Turbo e mesmo assim mantive caixas e diferenciais. Só mudei mesmo o motor.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Não sou fã dos motores turbo nos Cournil, pois o vão do motor é mais pequeno e o arrefecimento torna-se mais complicado. Além disso a mecânica do Cournil é tão reduzida que não tiras grande aproveitamento do motor turbo... Mas é perfeitamente possivel já andam aí bastantes.

Se fosse para mim, era um 2500 atmosférico com bomba bosch. A caixa prefiro sempre as ZF ás UGO.

De resto podes manter tudo igual, embora uns travões de disco e uma direcção assistida.....

UMM abraçUMM

j.aldeia

rjoina

UMM
Registo
18 Fev 2011
Para já muito obrigado pela vossa colaboração.

Mas primeiro que tudo o que é o overdrive...

A minha intenção é de ter um cournil bonito e dar-lhe uma utilização quase diária, logo preciso de umm com consumos suportáveis e muito fiável. Mas como não se pode ter tudo, também quero um pouco de "GÁS" e dai querer o motor 2.5D.
Qual a maior diferença entre a caixa de 4 velocidades e a de 5?

E se eu colocar a mecânica completa do Alter 2000 vai melhorar ou nem por isso?

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Um overdrive é uma meia mudança que se usa para dar mais velocidade (menos força) a mudança engrenada. É geralmente usado com quinta velocidade.

Colocar um 2.5 no lugar de um 2.3 ou de um 2.1 nada vai mudar enquanto a velocidade que vais andar. As rotações que o motor dá a transmissão serão sempre as mesmas logo a velocidade será a mesma, tendo apenas mais força para lá chegar.

Caixa de 4 mais força, caixa de 5 mais velocidade. Não penso ser aconselhado uma caixa de 5 num motor inferior ao 2.5, pode não aguentar a 5ª.

Se colocar a mecânica de um alter turbo num Cournil já é obra pois é preciso andar com corte e costura para caber o turbo, muito mais será para colocar a mecânica do 2000, que precisa de mais espaço.

Falando contra o meu gosto pois eu não faria esta alteração no meu FrigorificUMM, coloca um 2.5d com a caixa de 5 para andar sem problemas a velocidades de 100, 105. Se queres mais velocidade, coloca um 2.5td com a caixa de 5 e diferenciais turbo, pois a sua relação confere mais velocidade, falando facilmente em 120/130. Principalmente neste caso, pensa seriamente em colocar travões de disco a frente, pois não é só acelerar...

Esta é apenas a minha opinião. Já devem vir aí mais.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Quase tudo foi dito mas... a minha opiniao!

Eu tenho um Cournil, tinha motor 2.5 atmosferico e nunca ficava mal, mas onde os patrois esgravatam e se gabam eu nao fazia o mesmo!

Agora podes ir ao youtube e ver os patrois a ficarem mal ao meu lado hehehehe

O Cournil levou um 2.5td!!! Esta com o turbo reparado e um pouco mexido para encher mais rapidamente, basicamente tiro partido da caixa de 4 ser curta e no mato faço subidas que qualquer um faz em 2ª a puxar eu consigo ir em 3ª a esgravatar!!!! hehehehe

Ficas com UMMaquinão!

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
AmigUMM Mauro!

O maior fascínio que tenho é subir o que tu sobes em 3ª a esgravar em primeira a menos de meio gás... Isso é que gosto no FrigorificUMM: não vou depressa, mas onde os meus colegas com pageros, patrois ou suzukis sobem em velocidade a patinar eu subo nas calmas. É verdade que não tenho máquina para subir depressa. Mas se fosse isso que gostasse não tinha um Cournil com caixa ZF:D

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Olá Rodrigo!

Como diz o amigo Aldeia, o motor 2.5 atmosférico com bomba Bosch, acho que chega!

Porque se queres turbinar o Cournil, consumos moderados, é coisa que não vais ter...:D
Pelo menos, não são consumos indicados para uma utilização diária!;)

Quanto às caixas e diferenciais de origem, servem bem e duram muito!
Se mais para a frente, conseguires um overdrive e uns travões de disco, aí fica 5*!

cUMMps,

Delgado

rjoina

UMM
Registo
18 Fev 2011
Eu até turbinava um mas acho que depois irei ter alguns problemas legais, do tipo não consseguir inspecção.:devilish:

Acho que vou seguir o vosso conselho e colocar um 2.5D com bomba Bosh, quanto à caixa logo se vê, mas tiver mais força com a de 4v, deverá ficar assim.

Agora é por mãos à obra procurar um Cournil não muito maduro, só não sei se compro já com inspecção e reparado, ou se por reparar. Eu até me desenrasco a fazer algumas coisas de chapa e mecânica. logo se vê conforme o negocio que aparecer.

Já agora onde é que eu posso arranjar o overdrive?

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
quote:Originally posted by alex

(...)Colocar um 2.5 no lugar de um 2.3 ou de um 2.1 nada vai mudar enquanto a velocidade que vais andar. As rotações que o motor dá a transmissão serão sempre as mesmas logo a velocidade será a mesma, tendo apenas mais força para lá chegar.(...)
Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Quanto a velocidade máxima, tem razão. Já nas velocidades intermédias a coisa anda muito mais depressa porque tem força para aguentar a 3ª ou a 4ª. É completamente diferente (para quem conhece o sítio...) subir Monsanto em 2ª e mal chegar aos 50 ou vir embalado até meio em 4ª a 80 e quase lá no alto só ter de meter a 3ª e continuar a 70. Não tenho dúvidas que o Cournil 4x4x4ZF merece mesmo é um 2.5 atm. Mais do que isso já é melhor investir num Alter ou num Porche...

Já agora, nessa mudança do 2.3 para o 2.5 a embraiagem (disco) ficou a mesma mas teve curta vida, aparentemente (e não percebo muito disso) estaria muito encavalitada ou teria pouca margem de curso. Depois levou uma nova já adaptada ao novo motor. Os apoios e o carter também tiveram que ser mudados, o 2.5 parece que encaixa mais inclinado...
E já esquecia, o colector do escape tem de ser mudado também!

cUMMprimentos,
MMiranda

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
"Se colocar a mecânica de um alter turbo num Cournil já é obra pois é preciso andar com corte e costura para caber o turbo"

Coloquei um 2,5 Td no meu Cournil mas n precisei cortar nada... apenas amolguei ligeiramente a lateral que dá para os pés do pendura, mas nem se nota.

ummendes

UMM
Registo
27 Ago 2007
boas
o meu cournil tem um 2.3 turbo com um kkk 24
e apenas tive de cortar um bocado de chapa( uma beirinha)
e a diferença de andamento e e grande não so em ser mais rapido
como em recuperação de velocidade.
e se for mexido então.......:D:D

cUMMprimentos
Carlos Mendes

www.UMMistas.com

Top Inferior