• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Uma grande questão!!!!!!

cournel

UMM
Registo
13 Jun 2007
Mensagens
601
Localização
DOIS PORTOS
Boas amigos venho aqui colocar esta questão que tem dado muita polémica entre mim e os meus amigos já com apostas de jantares e tudo:D:p


É a seguinte:

Temos 2 objectos com o mesmo volume mas de pesos diferentes, largados a mesma altura e ao mesmo tempo...

Qual deles chega primeiro ao chão:thinking::thinking::thinking::thinking::thinking:

A minha resposta é que chegam os 2 ao mesmo tempo:D:D:D
A dos meus amigos é o mais pesado que chega primeiro ao chão, mas ainda não o provaram...

Já ficou falado que iriamos largar 2 garrafas de agua uma cheia e outra meia de um 7º andar para vermos a resolução e decidirmos quem paga o jantar:D

Quem é que me é capaz de provar o contrario:thinking::thinking::thinking:

UMM abraço...

CLUBE UMM
Sócio nº204
Diogo Ferreira
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.947
Localização
Portugal
sem a resistencia (atrito) do ar, chegarão ao mesmo tempo pois a força exercida neles (gravítica) é a mesma. O problema é que há a resistencia do ar. Deixa cair uma folha a4 e uma chapa com o mesmo volume e diz-me qual chega primeiro?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.694
Localização
Portugal
Só chegam ao mesmo tempo se for num ambiente controlado sem vento... Os corpos, qq que seja a sua forma, massa ou peso caem todos ao mesmo tempo se for no vácuo, e assim é só a força gravítica a actuar.
De resto, todos os corpos ao serem deixados cair aceleram até determinada velocidade, que depende da massa.
No caso que pretendes exemplificar os corpos tem o mesmo volume, por isso a força da resistência do ar é idêntica, logo se não houver qq vento que possa alterar a lei da gravidade (o que é difícil) as duas garrafas cairão à mesma velocidade.

Lei de Galileu... "Na verdade, ousando contrariar Aristóteles que afirmara que quanto mais pesado é um corpo maior é a velocidade com que cai, diz-se que Galileu convidou os mais ilustres professores da Universidade a assistirem à sua experiência, na torre. Deixando-os cá em baixo, subiu ao último piso e aí deixou cair, simultaneamente, dois pesos, um com meio quilo e outro com cinco quilos e todos puderam verificar que ambos tocaram o solo ao mesmo tempo. No entanto, os seus convidados preferiram continuar a defender as mesmas teorias a aceitarem o que os seus olhos viam."

"A Segunda Lei de Newton afirma em essência que a força aplicada num dado objecto é directamente proporcional à aceleração que este apresenta. Assim, quanto maior a força aplicada a um mesmo objecto, maior a sua aceleração. "

Mas neste caso as forças aplicadas são as mesmas... a da gravidade
 

eXurion

UMMzito
Registo
6 Mai 2009
Mensagens
74
Localização
Portugal
mas voces na primaria nunca ouviram falar da historia da bola de bowling e de gold deixadas cair ao mesmo tempo? e da pena sobre o livro? a massa (peso) não intereesa mas sim a forma por isso duas formas iguais não interressa o peso caem a mesma velocidade porque a resistencia ao ar é igualmente proporcional mas se a forma for diferente pois a resistencia ao ar já vai ser alterada.

Ou seja se deixares cair duas garrafas de água com diferentes pesos mas formas iguais e no mesmo sentido (nao é mandares uma de cabeça pra baixo e outra de cabeça pra cima) as garrafas iram chegar ao chão ao mesmo tempo a não ser que acertes algum passaro ou coisa parecida.

Um exemplo maior... como é que os paraquedistas conseguem fazer aquelas formaçoes de 20 ou mais pessoas todas a cair a mesma velocidade? haviam de ter todas o mesmo peso não? não simplesmente a posição que fazem é igual então todos caem a mesma velocidade.

espero que um rapaz de 18 nos vos tenha conseguido elucidar :p

nunumm o que dizes é correcto mas tem uma falha.. a força da gravidade é constante.. ela não "puxa muito depois decide puxar menos" senão todos os minutos que ias a balança tinhas pesos muito diferentes como a força é constante a velocidade a que um objecto é puxado pra o chão é sempre igual depois dependendo de factores externos como a resistencia ao ar define a sua velocidade de queda

edit 2 :
heheh nununn o poder do edit ne XD ja foste corrigir o que tinhas :p
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.694
Localização
Portugal
Exacto eXurion... percebi logo que alguma coisa estava errada no meu raciocínio, e por isso fui ver onde errei... de facto a massa não influi como uma força diferente, e por isso a 2a lei de Newton está certa e os corpos chegam ao mesmo tempo... já alterei o post anterior... :)

eXurion... eu não estava a alegar que a força de gravidade se ia alterando... o que eu referia é que segundo a 2a lei de Newton, a aceleração se alterava devido a uma força diferente (e isso é verdade), mas considerei a massa diferente como uma força diferente a actuar no objecto, e isso é que não é verdade.

Tenhas 18 anos ou não... é bom saber que jovens têm cultura e interesse suficiente para responder a este tipo de questões... eu bem sei o que me custa hoje em dia ver o desinteresse dos jovens pela cultura e pelo saber...
 

eXurion

UMMzito
Registo
6 Mai 2009
Mensagens
74
Localização
Portugal
Bom mas sendo assim os amigos do cournel já tão a dever um jantar aqui a malta XD porque teoricamente as garrafas chegam ao mesmo tempo mas se forem fazer na prática pois é capaz de chegarem em tempos diferentes porque na prática não vão isolar um prédio de 7 andares para não haver correntes de ar, pássaros e ect :p quem sabe até a mais vazia chega primeiro XD
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.694
Localização
Portugal
Até o simples facto das garrafas poderem rodar no ar em tempos diferentes, vai influenciar o tempo de queda... se uma estiver de pé e outra já for de lado, essa vai oferecer maior resistência ao ar e vai alterar os resultados.
O ideal é a forma esférica... duas esferas idênticas em volume mas de peso diferente... essas sim chegam ao mesmo tempo.
 

ToMiX

UMM
Registo
17 Mai 2008
Mensagens
1.065
Localização
Portugal
Cournel
Em condições ideais chegam os 2 ao mesmo tempo.
Em condições reais depende de vários factores em que apenas se destingue por margens de Microsegundos...

Agora o desafio torna-se interessante com as garrafas de água...
Se essa pergunta tivesse sido colocada á 10 anos atrás respondia-te na boa, mas a esta hora 2.42 e porque amanhã é mais um dia, vou dormir...

 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.694
Localização
Portugal
Uma outra questão tb interessante é que os corpos, dependendo da sua massa, coeficiente de arrasto, área relativa da superfície, etc... aceleram até determinada velocidade e depois a resistência ao ar faz com que estabilizem e mantenham a velocidade... é a chamada velocidade terminal.

Por isso um gato que caia de muito alto sobrevive, pois a sua velocidade terminal de cerca de 100 km/h, aliada à sua facilidade de amortecer a queda em quatro pontos de apoio (4 patas)faz com que sobreviva... no nosso caso a nossa velocidade terminal, caindo de barriga para baixo, é de cerca de 200km/h, o que é demasiado elevada para conseguirmos amortecer em contacto com o solo, e ainda para mais porque geralmente chegamos de forma descontrolada, ou de cabeça ou de pernas.
Há casos de pára-quedistas em queda livre e os tão recentemente "homens-pássaro" a atingir velocidades superiores aos 200 km/h, mas isso tem a ver com a posição adoptada na queda e com ventos e correntes que aceleram e empurram o corpo para velocidades superiores. A título de curiosidade o record de velocidade em queda de um homem é de quase 1000 km/h... :) e mais curioso ainda é na 2a guerra mundial haver registos de quedas de pilotos de aviões terem sobrevivido sem pára-quedas depois de cairem na neve... os que cairam de mais alto foi de cerca de 6000 m... e sobreviveram à queda. O LIMITE DA ADRENALINA...

Os insectos e pequenos mamíferos geralmente podem cair de alturas incríveis, pois têm velocidades terminais extremamente baixas.
 

eXurion

UMMzito
Registo
6 Mai 2009
Mensagens
74
Localização
Portugal
O caso mais recente que me lembro de ver nas noticias foi de um paraquedista que saltou de 10.000 metros o paraquedas não abriu mas como caiu em cima duns arbustos apenas partiu uma perna e sobreviveu.

Mas agora já há aqueles fatos com uma especie de menbrana entre os braços e a anca e entre as pernas que eles com esses fatos conseguem percorrer alguns 4kilometros ou mais e aterram sem precisar de paraquedas.


aqui ta um exemplo desses fatos... se fazer paraquedisto já deve ser uma liberdade incrivel imagino com um facto que nos permite percorrer grandes distancias virar a nossa vontade e tudo... por um momento deve parecer mesmo que temos o poder de voar
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
876
Localização
Portugal
Como estou no trabalho, não tenho tempo para sintetizar o que diz na wikipédia...mas aqui fica o link para quem tiver tempo e quiser perceber o facto:

http://en.wikipedia.org/wiki/Equations_for_a_falling_body

Ambos os corpos caem ao mesmo tempo pois a aceleração, baseada na força gravitica (que é a mesma para ambos) é igual.

Isto obviamente é teoria ou o que acontece num ambiente de vacuo. Numa situação real, o objecto com maior massa, aterra primeiro! :p

cUMMprimentos
Benjamim
 

eXurion

UMMzito
Registo
6 Mai 2009
Mensagens
74
Localização
Portugal
Depende...

Se o corpo com maior massa for menos aerodinamico não aterra primeiro...
Se puseres uma garrafa com pouca água mas pores uma tampa pontiaguda e a mandares de cabeça pra baixo pois é capaz de chegar primeiro se não se desviar do que uma garrafa mais xeia mandada de lado.

Mas mantenho me do lado do tomix dado que as duas garrafas teem a mesma forma não interresa o peso ou a forma como caem se forem mandadas no mesmo sentido alguma alteraçao que possam sofrer a meio apenas se iria notar uma diferença de microsegundos
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Mensagens
876
Localização
Portugal
quote:Originally posted by eXurion

Depende...

Se o corpo com maior massa for menos aerodinamico não aterra primeiro...
Se puseres uma garrafa com pouca água mas pores uma tampa pontiaguda e a mandares de cabeça pra baixo pois é capaz de chegar primeiro se não se desviar do que uma garrafa mais xeia mandada de lado.

Mas mantenho me do lado do tomix dado que as duas garrafas teem a mesma forma não interresa o peso ou a forma como caem se forem mandadas no mesmo sentido alguma alteraçao que possam sofrer a meio apenas se iria notar uma diferença de microsegundos

Atenção, neste caso não estamos a olhar para um meio neutro (ambiente em vacuo)...estamos a ter em conta mais uma força - o atrito, pois conforme a forma do objecto, este tem maior ou menor resistencia ao ar quando em queda.

A melhor forma de testarem isto num ambiente real é mesmo usarem esferas do mesmo tamanho mas de materiais diferentes, por exemplo chumbo e madeira. As esferas em queda, sofram as movimentações que sofrerem, são iguais vistas de qualquer angulo, logo não há a questão de uma se mexer e sofrer maior resistência ao ar (atrito). Assim sendo, conseguem um teste quase infalivel no que respeita às forças que actuam sobre os objectos e provar que ambas caem ao mesmo tempo!

cUMMprimentos
Benjamim
 

BaoUMM

UMM
Registo
20 Out 2008
Mensagens
437
Localização
Portugal
LOL caiem as duas ao mesmo tempo.
Isso já apareceu no caçador de mitos no discovery.
Apósta com eles o seguinte:
Quem conseguir comer dois pasteis de nata em gejum ganha um jantar. Se n conseguir pagam a ti...
vais ver que rende e vais comer muitos jantares a pala.

Tanque de guerra
 

cournel

UMM
Registo
13 Jun 2007
Mensagens
601
Localização
DOIS PORTOS
Bem malta isto é que está a ser um debate!!!!!!!!:D:D:D:D

Está a ser renhido!!!

Então vou mesmo optar por escolher 2 objectos esfericos, NÃO QUERO PERDER ESTE JANTAR NEM POR NADA!!!!:D:D:D:D:p:p:p:p


Vou apanhar uma carroça á pala deles!!!!!!!!!

UMM abraço...

CLUBE UMM
Sócio nº204
Diogo Ferreira
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.694
Localização
Portugal
eXurion... "Mas agora já há aqueles fatos com uma especie de menbrana entre os braços e a anca e entre as pernas que eles com esses fatos conseguem percorrer alguns 4kilometros ou mais e aterram sem precisar de paraquedas."

Não é bem assim... Esses fatos de que falas são dos "homens-pássaro" que eu refiro, mas para aterrar tem que ser de pára-quedas.
Ainda ontem deu isso no jornal da noite da Sic, e na Sic notícias, no programa "60 minutos".
De facto atingem velocidades incríveis e muito perto das escarpas, pois conseguem em cada 100 m percorridos baixar apenas 50 m, o que proporciona um vôo bem real... mas para aterrar só de pára-quedas.

A dos pástéis é uma questão de "timming"... quando começares a comer o 2º, já não estás em jejum por causa do 1º que já está no bucho... :)... mas eu dou a volta a isso... coloco os dois na boca e só depois é que engulo :) :) :)
 

BaoUMM

UMM
Registo
20 Out 2008
Mensagens
437
Localização
Portugal
LOLOLOLOL~
depois de comeres o primeiro pastel já n estas sem jejum... quando comes o segundo já tens o outro no estomago :p

hhehehee


Tanque de guerra
 
Top Inferior