• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Suportes piso traseiro

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Fui aconselhado que para substituição do piso traseiro do meu UMM e das respectivas barras de suporte, não devia cortar tudo por inteiro mas sim por secções, com a justificação que com o corte destas barras em simultâneo, o chassi vai dar de si.

Eu queria acreditar que estas barras eram para sustentar o peso de carga,mas não percebo nada disto

Depois de ver vários restauros em que é tudo cortado pela íntegra, venho perguntar o que sugerem.

Screenshot_20220130-101824_Chrome.jpg

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Corta tudo Diogo.
Essas travessas são soldadas na chapa do fundo mas não são soldadas em mais nenhum lado!
Troca tudo de uma vez...

Última edição:

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Se tiveres dúvidas quanto à resistência, coloca uns suportes entre os guarda-lamas para segurar a esquadria.

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Aqui não dá muito bem para te explicar, já te ligo...!!! ;) :alien:
Obrigado Eduardo. Vou estudar a coisa..e depois falamos
Corta tudo Diogo.
Essas travessas são soldadas na chapa do fundo mas não são soldadas em mais nenhum lado!
Troca tudo de uma vez...

Mário, não chegam a ser soldadas às longarinas?

Trocar tudo de uma vez era um trabalho mais prático,mas depois de terem dito isto fiquei a pensar que podia estar enganado sobre a função destas barras
Se tiveres dúvidas quanto à resistência, coloca uns suportes entre os guarda-lamas para segurar a esquadria.
Não se se ia conseguir fazer dessa forma

Última edição:

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
No meu não estão soldados nas longarinas...
Acredito que essas travessas estão soldadas apenas no fundo para lhe conferir mais solidez e evitar que fique com barriga mais ao centro!
Curiosamente estou a tratar o fundo do meu UMM e reparei nisso.
No lado do pendura também tem duas travessas dessas, cheguei a tirar para fora para limpar e tratar por dentro, estavam apenas pingadas na chapa do fundo sem soldas nas laterais!

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
No meu não estão soldados nas longarinas...
Acredito que essas travessas estão soldadas apenas no fundo para lhe conferir mais solidez e evitar que fique com barriga mais ao centro!
Curiosamente estou a tratar o fundo do meu UMM e reparei nisso.
No lado do pendura também tem duas travessas dessas, cheguei a tirar para fora para limpar e tratar por dentro, estavam apenas pingadas na chapa do fundo sem soldas nas laterais!
No próximo dia que for tratar do umm vou confirmar se existem mesmo soldas e se existem em todas.

Por exemplo nesta foto, que não sei de que post tirei, as barras parecem terem sido soldadas antes do piso.

Screenshot_20220122-012727_Chrome.jpg

Espero que seja como dizes, corto logo tudo..

Reparei numa barra debaixo da caixa das ferramentas, esta tenho a certeza que está soldada nas pontas, mas pode já ter sido por alguém.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
No próximo dia que for tratar do umm vou confirmar se existem mesmo soldas e se existem em todas.

Por exemplo nesta foto, que não sei de que post tirei, as barras parecem terem sido soldadas antes do piso.

Visualizar anexo 22915

Espero que seja como dizes, corto logo tudo..

Reparei numa barra debaixo da caixa das ferramentas, esta tenho a certeza que está soldada nas pontas, mas pode já ter sido por alguém.
Olhando bem para essa foto... está mesmo a pedir uma invenção cá das minhas...que assentava lá como uma luva...!!! :whistle: :alien:

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Tirei as minhas para limpar tratar e voltei a colocar no sitio.
Não estavam soldadas nas extremidades...
Dá para perceber onde estavam pingadas
20211228_164719.jpg
Ali está apenas o sítio de onde a tirei...
Toda a ferrungem que se vê é a que estava pelo lado de dentro...!
Agora foi tudo escavado, tratado com conversor pintado, colado com cola e veda e depois aparafusado para não andar a soldar!
20211228_164848.jpg

Última edição:
Registo
8 Mar 2021
Não sou entendido no assunto, mas deixo aqui uma pergunta que me surgiu... Se forem soldadas não se estaria a reduzir a torção do chassis e a aumentar a rigidez? Assim às primeira vista não me parece uma coisa boa num todo-o-terreno... Salvaguardo que posso estar errado por não perceber bem onde estariam soldadas....

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Tirei as minhas para limpar tratar e voltei a colocar no sitio.
Não estavam soldadas nas extremidades...
Dá para perceber onde estavam pingadas
Visualizar anexo 22916
Ali está apenas o sítio de onde a tirei...
Toda a ferrungem que se vê é a que estava pelo lado de dentro...!
Agora foi tudo escavado, tratado com conversor pintado, colado com cola e veda e depois aparafusado para não andar a soldar!
Visualizar anexo 22917
Grande ajuda Mário. Obrigado.
Sendo assim vou avançar a tirar as barras fora, e de seguida cortar o piso..

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Não sou entendido no assunto, mas deixo aqui uma pergunta que me surgiu... Se forem soldadas não se estaria a reduzir a torção do chassis e a aumentar a rigidez? Assim às primeira vista não me parece uma coisa boa num todo-o-terreno... Salvaguardo que posso estar errado por não perceber bem onde estariam soldadas....
Sendo monobloco o chassi nao torce contrario ao irmao willys que o chassi faz de suspensão.....as longarinas do Umm sao travadas a frente a meio junto so travao de mao e atrás....ok o resto da chapa ajuda,mas neste caso pode vortar o fundo todo...ja o fizemos varias vezes

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Só para atualizar este post em específico, apesar de já ter publicado no do meu UMM..

Piso fora!

Dicas de amador..
Para cortar o piso começamos por descravar as barras de suporte inferiores,no meu caso estavam com vários pontos de solda e cordões nas pontas das longarinas

Rebarbadora, é bom,mas talvez com uma grande, a que temos para disco slde 125mm, não é o melhor, isto se a ideia for cortar eito..

Usamos uma serra sabre, muito bom!! Foram umas 5 lâminas usadas, e a rebarbadora nos cordões de solda, os ponto de solda descravados com uma broca e berbequim.

Faz-se..mas é duro..então em modo amador mais ainda..mas está feito

Depois publico o final e nova fixação

20220219_162530.jpg

Top Inferior