Eduardo Filipe
SupremUMM
Segurança rodoviária
Uma senhora de 36 anos teve um acidente há algumas semanas, com total
destruição do seu automóvel.
Chovia pouco quando a sua viatura, inesperadamente, levantou voo (voo planado).
A senhora, felizmente, não sofreu ferimentos graves, mas ficou
siderada pelo que aconteceu.
Quando informou o agente da autoridade do que lhe tinha acontecido, o
agente explicou-lhe o que todos os condutores deveriam saber.
NUNCA ACTIVAR O REGULADOR DE VELOCIDADE (CRUISE CONTROL) QUANDO CHOVE!
A senhora estava convencida de que seria prudente e mais seguro ligar
o "cruise control" para manter uma velocidade constante enquanto
chovesse.
Mas o agente explicou-lhe, que sempre que o regulador de velocidade
está ligado e o carro entra em "aqua planing" os pneus perdem
aderência ao pavimento, a aceleração aumenta consideravelmente e o
carro eleva-se como um avião.
A senhora confirmou ao agente que tinha sido exactamente isso que lhe
tinha acontecido.
Em conversa, o agente ainda disse, que deveria ser afixado no
pára-brisas e sobre o air-bag um aviso para, em caso de piso molhado
ou gelado, nunca se activar o regulador de velocidade (Cruise
Control).
Advertimos os adolescentes de que, para uma condução com maior
segurança, deverão activar o regulador de velocidade, mas
esquecemo-nos de lhes dizer que o não façam quando o piso está molhado
ou gelado.
NOTA: Alguns veículos (como por exemplo o Toyota Sienna Limited XLE),
não permitem a activação do regulador de velocidade sempre que o limpa
pára-brisas esteja a funcionar.
Uma senhora de 36 anos teve um acidente há algumas semanas, com total
destruição do seu automóvel.
Chovia pouco quando a sua viatura, inesperadamente, levantou voo (voo planado).
A senhora, felizmente, não sofreu ferimentos graves, mas ficou
siderada pelo que aconteceu.
Quando informou o agente da autoridade do que lhe tinha acontecido, o
agente explicou-lhe o que todos os condutores deveriam saber.
NUNCA ACTIVAR O REGULADOR DE VELOCIDADE (CRUISE CONTROL) QUANDO CHOVE!
A senhora estava convencida de que seria prudente e mais seguro ligar
o "cruise control" para manter uma velocidade constante enquanto
chovesse.
Mas o agente explicou-lhe, que sempre que o regulador de velocidade
está ligado e o carro entra em "aqua planing" os pneus perdem
aderência ao pavimento, a aceleração aumenta consideravelmente e o
carro eleva-se como um avião.
A senhora confirmou ao agente que tinha sido exactamente isso que lhe
tinha acontecido.
Em conversa, o agente ainda disse, que deveria ser afixado no
pára-brisas e sobre o air-bag um aviso para, em caso de piso molhado
ou gelado, nunca se activar o regulador de velocidade (Cruise
Control).
Advertimos os adolescentes de que, para uma condução com maior
segurança, deverão activar o regulador de velocidade, mas
esquecemo-nos de lhes dizer que o não façam quando o piso está molhado
ou gelado.
NOTA: Alguns veículos (como por exemplo o Toyota Sienna Limited XLE),
não permitem a activação do regulador de velocidade sempre que o limpa
pára-brisas esteja a funcionar.