• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Segurança rodoviária

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.784
Localização
Júpiter
Segurança rodoviária



Uma senhora de 36 anos teve um acidente há algumas semanas, com total
destruição do seu automóvel.

Chovia pouco quando a sua viatura, inesperadamente, levantou voo (voo planado).

A senhora, felizmente, não sofreu ferimentos graves, mas ficou
siderada pelo que aconteceu.

Quando informou o agente da autoridade do que lhe tinha acontecido, o
agente explicou-lhe o que todos os condutores deveriam saber.

NUNCA ACTIVAR O REGULADOR DE VELOCIDADE (CRUISE CONTROL) QUANDO CHOVE!
A senhora estava convencida de que seria prudente e mais seguro ligar
o "cruise control" para manter uma velocidade constante enquanto
chovesse.

Mas o agente explicou-lhe, que sempre que o regulador de velocidade
está ligado e o carro entra em "aqua planing" os pneus perdem
aderência ao pavimento, a aceleração aumenta consideravelmente e o
carro eleva-se como um avião.

A senhora confirmou ao agente que tinha sido exactamente isso que lhe
tinha acontecido.

Em conversa, o agente ainda disse, que deveria ser afixado no
pára-brisas e sobre o air-bag um aviso para, em caso de piso molhado
ou gelado, nunca se activar o regulador de velocidade (Cruise
Control).

Advertimos os adolescentes de que, para uma condução com maior
segurança, deverão activar o regulador de velocidade, mas
esquecemo-nos de lhes dizer que o não façam quando o piso está molhado
ou gelado.


NOTA: Alguns veículos (como por exemplo o Toyota Sienna Limited XLE),
não permitem a activação do regulador de velocidade sempre que o limpa
pára-brisas esteja a funcionar.




 

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
Mensagens
696
Localização
Portugal
Boa informação
Eu que gosto de andar sempre perto dos 200km/h! Esta não sabia, mas engraçado!
O meu veículo, apesar de novo não tem Cruise Control.
Olha a minha sorte amigo!
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

 
Registo
23 Jul 2010
Mensagens
977
Localização
Portugal
Por acaso o meu tem...mas acho uma inutildade perigosa. Adormeces mais rapido...nao prepara curvas nem aproveita o terreno para preparar subidas nem poupa a descer. Agora ainda mais esta. Uso mais o limitador...colocas 140 e por muito que te destraias ele nao passa...util




 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Tal como afirma o Ricardo, penso que maior vantagem do cruise control é mesmo o limitador.

Não fazia ideia da falta de controlo em caso de deficente aderência, mas faz sentido.

Estamos sempre a aprender.



Free2UMM
 
Registo
26 Out 2007
Mensagens
2.344
Localização
-
Bom post estamos sempre a aprender

Contacto telemovel 966489745
Cordenadas GPS
N39.4851379 W8.6601943
 

tutu

João Serra
Registo
23 Mai 2011
Mensagens
891
Localização
Portugal
Excelente post!Se não fosse ele não saberia tal coisa



Tenho apenas 13 anos, mas já sei uma coisa: Quero ser UMMista!


 
Top Inferior