• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

rolamentos para as rodas

Registo
17 Mar 2017
fica aqui um código que descobri á dias e que me fez poupar uns valentes €, ou sejam comprei 4 unidades, pelo preço de uma...

Os nosso eixos da frente gastam rolamentos LM 501349/310 nos cubos das rodas. E quando digo gastam, gastam mesmo, se fizerem um bocado de TT de vez em quando, sabem que vão indo uns atrás de outros...

Pois nas casas de peças auto procurem por VKHB 2153, ou seja:

Registo
17 Mar 2017
continuando nas dicas...

Dana 44 traseiro, rolamento das rodas e respetivo freio:

331459C
BR10
SET10-900SA
U399/U360L
U399-90010/K426898
U399-900SA
UB399-904b4
UB399-90010
UB399-90014

Então nas casas de peças auto procurem por VKBA 7145

com esta ref, conseguem comprar o conjunto a 1/3 do preço das casas dos costume. ;)

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
continuando nas dicas...

331459C
BR10
SET10-900SA
U399/U360L
U399-90010/K426898
U399-900SA
UB399-904b4
UB399-90010
UB399-90014

com esta ref, conseguem comprar o conjunto a 1/3 do preço das casas dos costume.;)
És uma UMMáquina, continua assim. 💪

pcosta

UMM
Registo
4 Jun 2014
continuando nas dicas...

331459C
BR10
SET10-900SA
U399/U360L
U399-90010/K426898
U399-900SA
UB399-904b4
UB399-90010
UB399-90014

com esta ref, conseguem comprar o conjunto a 1/3 do preço das casas dos costume.;)
Encomendei ontem outro jogo para a frente que em 2 anos e duas idas a água ficaram totalmente destruídos

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Obrigado Marco.

Encomendei ontem outro jogo para a frente que em 2 anos e duas idas a água ficaram totalmente destruídos
Como é possivel? Os meus já levam mais de 20.000km, sendo que 5.000 deles foram em Marrocos e foram bravos, já andaram na agua uma série de vezes e estão impecáveis :LOL:

Registo
17 Mar 2017
Quanto á duração dos rolamentos... o tipo de massa utilizada tem muito a ver com o tempo que estes vão durar, mas o tipo de utilização também.

No meu caso concreto faço poucos kms por ano, mas muito duros e o UMM passa muito tempo parado, pelo que tenho muita oxidação nas pistas dos rolamentos, no pós agua, o que lhe causa uma destruição prematura.

Para TT mais duro, também acho os Timken muito duros e acabam por esmilhar os rolos, já os japoneses do tipo NTN costumam ter uma duração excelente.

resumindo e baralhando, aproveitem os códigos alternativos e mantenham os vossos UMM top por muito menos ;) [[]]

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas,

Os rolamentos de roda durante em função da massa e da estanquidade das mangas.

Eu fiz muito muito mato como também cheguei a fazer um fim de semana e estar tudo nnas couves...

O trabalho de isolar tudo é o mais importante.
Usei sempre massa para náutica azul que repele água e não se torna em pasta aguada

Abracumm

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Quanto á duração dos rolamentos... o tipo de massa utilizada tem muito a ver com o tempo que estes vão durar, mas o tipo de utilização também.

No meu caso concreto faço poucos kms por ano, mas muito duros e o UMM passa muito tempo parado, pelo que tenho muita oxidação nas pistas dos rolamentos, no pós agua, o que lhe causa uma destruição prematura.

Para TT mais duro, também acho os Timken muito duros e acabam por esmilhar os rolos, já os japoneses do tipo NTN costumam ter uma duração excelente.

resumindo e baralhando, aproveitem os códigos alternativos e mantenham os vossos UMM top por muito menos ;) [[]]
Ficam algumas dicas para evitar a destruição precoce dos rolamentos das rodas da frente.
É tudo o que faço nos meus UMMs e tem resultado muito bem.
A manutenção e atenção destes pontos é crucial para assegurar um bom funcionamento durante muitos anos.
Não basta meter rolamentos novos e achar que está tudo feito!
Os bons resultados começam logo na montagem dos rolamentos, coisa que muita gente não sabe como se faz e acabam por os estragar com o uso de ferramentas inapropriadas entre outras coisas
Depois é preciso ver se os vedantes das mangas de eixo estão em bom estado, caso contrário não estão lá a fazer nada.
Na montagem que deve ser feita com cuidado e conhecimento deveremos sempre usar e abusar de massa consistente de boa qualidade e sempre com características hidrorrepelentes para que a água não penetre nos rolamentos e os estrague.
Depois há a questão da afinação dos rolamentos
Esse é mais um ponto crítico e que não deixa muita margem para erros ou falta de conhecimento.
Os rolamentos têm de ficar bem afinados o que quer dizer que não podem ter folgas, nem podem ficar demasiado apertados!
Mas a dica principal ainda vem a seguir
Partindo do princípio que está tudo bem montado, lubrificado e afinado é preciso fazer uns bons km com o carro e depois levantar as rodas do chão e verificar que vai ser preciso dar nova afinação nas rodas.
Normalmente e pela experiência que tenho é quase sempre preciso dar um novo ajuste à afinação das rodas.
Por vezes elas nem têm folga, mas já estão a precisar de uma afinação fina que não sendo feita vai complementar a durabilidade dos rolamentos!
Feito isto com estes cuidados vão ver que afinal os rolamentos da frente não se estragam assim tão facilmente.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Ficam algumas dicas para evitar a destruição precoce dos rolamentos das rodas da frente.
É tudo o que faço nos meus UMMs e tem resultado muito bem.
A manutenção e atenção destes pontos é crucial para assegurar um bom funcionamento durante muitos anos.
Não basta meter rolamentos novos e achar que está tudo feito!
Os bons resultados começam logo na montagem dos rolamentos, coisa que muita gente não sabe como se faz e acabam por os estragar com o uso de ferramentas inapropriadas entre outras coisas
Depois é preciso ver se os vedantes das mangas de eixo estão em bom estado, caso contrário não estão lá a fazer nada.
Na montagem que deve ser feita com cuidado e conhecimento deveremos sempre usar e abusar de massa consistente de boa qualidade e sempre com características hidrorrepelentes para que a água não penetre nos rolamentos e os estrague.
Depois há a questão da afinação dos rolamentos
Esse é mais um ponto crítico e que não deixa muita margem para erros ou falta de conhecimento.
Os rolamentos têm de ficar bem afinados o que quer dizer que não podem ter folgas, nem podem ficar demasiado apertados!
Mas a dica principal ainda vem a seguir
Partindo do princípio que está tudo bem montado, lubrificado e afinado é preciso fazer uns bons km com o carro e depois levantar as rodas do chão e verificar que vai ser preciso dar nova afinação nas rodas.
Normalmente e pela experiência que tenho é quase sempre preciso dar um novo ajuste à afinação das rodas.
Por vezes elas nem têm folga, mas já estão a precisar de uma afinação fina que não sendo feita vai complementar a durabilidade dos rolamentos!
Feito isto com estes cuidados vão ver que afinal os rolamentos da frente não se estragam assim tão facilmente.
E não só, e no aperto final da duas porcas que muita gente ou quase nenhuma sabe como se faz correctamente .😉

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boa tarde,

Nos rolamentos dianteiros, a limpeza de todo o material e o bom estado das porcas e anilhas fazem 90% do trabalho.

É necessário ter atenção quando já têm folga nos reapertos que são dados porque podem já estar ofendidos e gripam rapidamente.

Para os menos experientes recomendo que limpem tudo muiiiiitttttoooo bem, montem com massa azul de náutica, apertem a só tirar a folga, baixem o carro e levantem ou se for o caso empurrem o carro pra frente e para tras, depois voltam a levantar e tirar a folga, repetir este passo até ir a estrada e voltar e estar sem folga.
Garantirao assim que não leva nenhum aperto excessivo e que não salta uma roda em andamento.

Este não é o procedimento do manual da montagem mas é uma simples explicação para quem nunca o fez e se quer aventurar como eu quando comecei com a mecânica e não me importava de errar para aprender.

Depois de montarem meia dúzia deles e terem boas e más experiências já saberão pelo "cheiro" como o fazer.
Ainda no passeio ddo clube umm estive a ajudar uns amigos com problema de folga na roda em que o mecânico deles tinha deixado peças em falta.... Por isso as vezes é melhor fazer em casa por curiosos do que por mexanicos curiosos com portas abertas.

Já agora, alguém tem o diagrama explodido das peças dessa zonas digitalizado? Ajudaria para quem estiver a ler perceber com uma imagem

Abracumm

Registo
17 Mar 2017
1732830951603.png

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas,

Devíamos de alimentar o tópico do aldeia "todas as referencias"

Esse tópico é muito útil

Abracumm