• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Rádio CB

Registo
11 Dez 2010
Boa tarde, recentemente adquiri um motorola radius M110, alguém sabe se dá para aplicar no umm?(Qual antena, a mais indicada, para um uso turístico? ou seja, com 3 B´s), terei que ter uma licença para o utilizar? (http://www.anacom.pt/template25.jsp?categoryId=6735)
Ainda tenho que comprar também um cabo de alimentação, e tenho receio que esteja a gastar dinheiro, para nada.

Bruno Antunes
PL-82-45

Registo
14 Dez 2011
Boas
Se precisares tenho duas antenas para vender.
Obrigado

UMM ALTER "FENIX"
Os anos passam o UMM fica!!!!!!

egas84

UMM
Registo
15 Nov 2009
Boas. Esse radio é um rádio de VHF (2m) não da CB (11m). Esse rádio carece licença de rádio amador.

cUMMps,
Edgar

Registo
11 Dez 2010
Boas, ou seja, mais vale nem pensar em monta-lo na máquina. É que não estou para adquirir uma licença, do qual nem vou tirar partido o suficiente :dizzy_face:

Bruno Antunes
PL-82-45

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
quote:Originally posted by brunoantunes

Boas, ou seja, mais vale nem pensar em monta-lo na máquina. É que não estou para adquirir uma licença, do qual nem vou tirar partido o suficiente :dizzy_face:

Bruno Antunes
PL-82-45

Por outro lado se tirares a licença podes tirar partido da utilização do rádio sempre que queiras.
Se não estou em erro a licença agora é vitalícia, pagas uma vez e não te chateias mais;)
Cumps

Registo
8 Out 2011
A questão é qual o uso que pensas dar ao rádio? É que, como diz o Edgar, esse rádio funciona numa gama de frequências diferente dos rádios CB. Se vais comunicar com companheiros que utilizem o mesmo tipo de rádio VHF, então é útil que trates da licença para operar com VHF (no entanto, penso que a obtenção desta licença não é tão simples como a de rádio CB).
Se pretendes um rádio para utilizar nos passeios TT então será mais adequado um CB, pois assim podes comunicar com as outras viaturas. A licença de CB é vitalicia e custa cerca de 75€

Miguel Matias
Alter Turbo 2000
43-93-PT
Sócio nº 278 do Clube UMM

Registo
11 Dez 2010
Em relação à licença, já tinha verificado algo sobre isso e não me parece que vá dar o uso devido, logo nem vou colocar a hipotese de a ter, é que por outro lado, também não me parece que vá utilizar o rádio muitas vezes.

Bruno Antunes
PL-82-45

egas84

UMM
Registo
15 Nov 2009
Boas. Em relação ao rádio de VHF é necessário efectuar um exame (rádio amador)na Anacom para poder usa-lo, depois de passar o exame não pode operar sem supervisão durante 2 anos, para a CB é só uma pedir licença. Desde que tenha o rádio CB na viatura tem de ter licença. Ter atenção que em PT só há um rádio homologado (carece de confirmação, se há mais algum). Se PT implementar a lei europeia, deixa de ser obrigatória licença da CB. Segundo a Anacom, está em estudo.

cUMMps,
Edgar

Registo
11 Dez 2010
Boas, definitivamente, mais vale esperar que a lei mude. Até lá, o equipamento vai ganhar pó... obrigado pelas informações cummps

Bruno Antunes
PL-82-45

egas84

UMM
Registo
15 Nov 2009
Esse equipamento vai carecer sempre de licença. A da CB e que esta em estudo. Contudo a não ser que haja alterações alem da licença o radio tb tem de ser homologado

cUMMps,
Edgar

Top Inferior