Hoje, mais que nunca, Portugal como qualquer outro país desenvolvido (vá, ainda estamos no grupo dos desenvolvidos) é viavel de se produzir seja o que for, sendo que as portas para o mundo são imensas e as novas tecnologias dão uma grande ajuda à divulgação, exportação, venda, etc.
Não percebi ao certo se a tua questão vai de encontro aos UMM (ou veiculo similar não poluente) ou apenas sobre veiculos nao poluentes em geral.
Há uma coisa que me apercebo sobre quem vai comprar um carro, maior parte só tem orçamento/disponibilidade/espaço para possuir um veiculo. Como tal tem de ser um veiculo multi facetado, ora que sirva para ir para o trabalho na cidade, ora ir às compras ora viagens longas. Os veiculos electricos pecam neste ultimo requisito pela sua autonomia e velocidade. Vejo pouca receptividade a veiculos com velocidade maxima de 90km/h (e 100km de autonomia tambem nao é muito).
A partir de 7500? Acho caro, tendo em conta que se conseguem veiculos poluentes a esse preço ou até um pouco mais baratos, com maior velocidade e a autonomia que o combustivel fossil permite!
Quanto à tecnologia usada, pessoalmente a electrica creio (com quase toda a certeza) que será o futuro. É energia inesgotavel, barata (borla, vinda do sol), nao poluente e sem gastar recursos do planeta.
O hidrogenio creio que terá tanta aceitação ou menor que o GPL, uma pequena faixa do universo de veiculos, dado os seus perigos (ou tabus criados em volta dos mesmos). Também já ouvi ou li qualquer coisa sobre a produção de hidrogenio ter um custo elevado e como tal poder vir a ser descontinuada esta ideia de combustivel.
Da minha parte e creio que o que interessa são opiniões concretas e menos conversa fala-barato, um veiculo electrico todo terreno com uma autonomia superior e eu sou o primeiro a adquirir!
Veiculo utilitario/familiar, só aumentando autonomia, velocidade e eventualmente redução de custo 8coisa que a produção em serie permite de certa forma).
cUMMprimentos
Benjamim
Não percebi ao certo se a tua questão vai de encontro aos UMM (ou veiculo similar não poluente) ou apenas sobre veiculos nao poluentes em geral.
Há uma coisa que me apercebo sobre quem vai comprar um carro, maior parte só tem orçamento/disponibilidade/espaço para possuir um veiculo. Como tal tem de ser um veiculo multi facetado, ora que sirva para ir para o trabalho na cidade, ora ir às compras ora viagens longas. Os veiculos electricos pecam neste ultimo requisito pela sua autonomia e velocidade. Vejo pouca receptividade a veiculos com velocidade maxima de 90km/h (e 100km de autonomia tambem nao é muito).
A partir de 7500? Acho caro, tendo em conta que se conseguem veiculos poluentes a esse preço ou até um pouco mais baratos, com maior velocidade e a autonomia que o combustivel fossil permite!
Quanto à tecnologia usada, pessoalmente a electrica creio (com quase toda a certeza) que será o futuro. É energia inesgotavel, barata (borla, vinda do sol), nao poluente e sem gastar recursos do planeta.
O hidrogenio creio que terá tanta aceitação ou menor que o GPL, uma pequena faixa do universo de veiculos, dado os seus perigos (ou tabus criados em volta dos mesmos). Também já ouvi ou li qualquer coisa sobre a produção de hidrogenio ter um custo elevado e como tal poder vir a ser descontinuada esta ideia de combustivel.
Da minha parte e creio que o que interessa são opiniões concretas e menos conversa fala-barato, um veiculo electrico todo terreno com uma autonomia superior e eu sou o primeiro a adquirir!
cUMMprimentos
Benjamim