• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Potência livrete/DUA UMM TDS 143cv? 53, 81 ou 106kw?

Diogo_R

Iniciado
Registo
11 Out 2020
Mensagens
7
Olá,

Os UMM que saíram com motor bmw TDS 143cv 2.5 tinham que potência escrita no livrete/DUA? Atmosféricos é 53 (76cv) e turbo 81 (110cv)

Há umms à venda com motor tds mas têm no livrete 53kw, logo foi convertido de atmosférico para TDS...

Alguém consegue confirmar a potência que aparece nos livretes de UMM com TDS original? 106kw? Ou saíam com a potência do atmosférico ou turbo, uma vez que a cilindrada é a mesma?

Sei que o petertumble tem/teve um TDS mas não consigo contactá-lo por aqui

Muito obrigado
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.939
Localização
Cortegaça
Olá,

Os UMM que saíram com motor bmw TDS 143cv 2.5 tinham que potência escrita no livrete/DUA? Atmosféricos é 53 (76cv) e turbo 81 (110cv)

Há umms à venda com motor tds mas têm no livrete 53kw, logo foi convertido de atmosférico para TDS...

Alguém consegue confirmar a potência que aparece nos livretes de UMM com TDS original? 106kw? Ou saíam com a potência do atmosférico ou turbo, uma vez que a cilindrada é a mesma?

Sei que o petertumble tem/teve um TDS mas não consigo contactá-lo por aqui

Muito obrigado
Na versão TDS montada pela UMM no livrete estão as mesmas características dos motores indenor turbo, ou seja 110 cv.
 

Diogo_R

Iniciado
Registo
11 Out 2020
Mensagens
7
Ok. Obrigado
Era isto que desconfiava, nem os umm que saíram de fábrica com 143cv tinha lá escrito 106kw, mas sim 81kw (110cv) tal como os turbo...

Será que chateiam um 53kw (76cv atmosférico) ter o motor TDS?

Pois, nem os originais tinham a potência corretamente descrita no livrete
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.939
Localização
Cortegaça
Tudo o que está relacionado com as alterações de características pode dar problemas.
É uma questão de sorte ou de tempo até que aconteça alguma situação que possa geral alguma preocupação.
Eu por exemplo tenho o meu UMM tenho algumas alteraçõesa vários níveis , no entanto desde que o tenho nunca tive de justificar nenhuma das alterações feitas nem perante as autoridades nem nas inspeções.
De salientar que já tenho o carro desde 1999 e já lhe fiz muitos milhares de kms quase sempre em circuito urbano.
Talvez tenha tido sorte não sei!
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.599
Localização
Portugal
Olá,

Os UMM que saíram com motor bmw TDS 143cv 2.5 tinham que potência escrita no livrete/DUA? Atmosféricos é 53 (76cv) e turbo 81 (110cv)

Há umms à venda com motor tds mas têm no livrete 53kw, logo foi convertido de atmosférico para TDS...

Alguém consegue confirmar a potência que aparece nos livretes de UMM com TDS original? 106kw? Ou saíam com a potência do atmosférico ou turbo, uma vez que a cilindrada é a mesma?

Sei que o petertumble tem/teve um TDS mas não consigo contactá-lo por aqui

Muito obrigado
Boas,

Cada um te irá dizer o que pensa..

A lei diz que não se pode alterar as características originais do veículo e isso é muito rígido e vago...

Até hoje sempre andei com Frankensteins e 0 chatices.

É pior andar um jipe com guinchos, rodas a sair de fora, escapes diretos etc do que algo discreto com motor BMW como eu ando.

O meu carro faz mais de um depósito por mês e até agora nada...
No dia que der m£#&@, leva o motor de origem numa tarde, no dia depois vai a B e chaga a casa e leva o bmw de novo hehehe. Não tenho nada cortado

Abracumm
 

Diogo_R

Iniciado
Registo
11 Out 2020
Mensagens
7
Pois...
Mas imaginem um UMM TDS de fábrica, no livrete/DUA diz 81kw em vez de 106kw, que é o que tem na realidade

Teoricamente podem implicar mas o motor está lá desde origem...

Faz sentido?
 

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Mensagens
177
Localização
Sintra
Num UMM equipado de origem com TDS, estará tudo no livrete. Seja os 81, 106 ou 500kw, dado que o que conta é o nº e tipo de motor presente na folha de homologação.
Num alterado, a coisa muda de figura.
Se estiver tudo certo, Alteração devidamente legalizada, não há questões.
Se não estiver legalizada, têm legitimidade implicar.
Mas isto é com todas as alterações de todos os veículos.
Por isso, e neste caso específico dos UMM à venda com motor TDS, é recomendável perceber se a alteração está legalizada ou não para se perceber se podemos ter chatices ou não.
 

Diogo_R

Iniciado
Registo
11 Out 2020
Mensagens
7
Segundo o amigo Machado consta os 81kw tal como os turbo

Alguem com um de origem poderá confirmar

Como é que se legaliza o motor tds num atmosférico?

O motor não é original, e não sei se a UMM faz isso tal como os pneus

Ou a Prova Impar ou LTA

Eu já averbei pneus, suspensão, guincho, snorkel e mata vacas numa pick up através da prova impar e respetiva inspeção no IMT

Mas motores desconheço

Mas isto do motor de uma carrinha bmw num alter atm de 1990 não sei se é sequer possível

Mas é estranho mesmo nos originais constar 81kw (110cv Peugeot) em vez dos 106kw (143cv bmw)

Não me parece um problema com resolução

O actual dono tem tudo certo na ipo e segundo o mesmo, quando foi mandado parar e abriu o capot o guarda afirmou que era dos raros...

Mas não sei...

Vou adquirir um em breve e tenho em cima da mesa um umm alter 2 turbo 110cv de 1991 com bomba maior, turbo td04 stage 2, radiador grande, embraiagem reforçada, etc e um umm atm 1990 convertido em tds motor bmw 143cv, o que acham ser a escolha mais acertada e segura?

Por dentro e chapa/estrutura, ambos estão irrepreensíveis...

O 110cv tem rodas 31 10.5R15 e o 143cv tem 235 85 R16

Ambos estão prontos para o mato

Não sei qual escolher sinceramente...
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.939
Localização
Cortegaça
Segundo o amigo Machado consta os 81kw tal como os turbo

Alguem com um de origem poderá confirmar

Como é que se legaliza o motor tds num atmosférico?

O motor não é original, e não sei se a UMM faz isso tal como os pneus

Ou a Prova Impar ou LTA

Eu já averbei pneus, suspensão, guincho, snorkel e mata vacas numa pick up através da prova impar e respetiva inspeção no IMT

Mas motores desconheço

Mas isto do motor de uma carrinha bmw num alter atm de 1990 não sei se é sequer possível

Mas é estranho mesmo nos originais constar 81kw (110cv Peugeot) em vez dos 106kw (143cv bmw)

Não me parece um problema com resolução

O actual dono tem tudo certo na ipo e segundo o mesmo, quando foi mandado parar e abriu o capot o guarda afirmou que era dos raros...

Mas não sei...

Vou adquirir um em breve e tenho em cima da mesa um umm alter 2 turbo 110cv de 1991 com bomba maior, turbo td04 stage 2, radiador grande, embraiagem reforçada, etc e um umm atm 1990 convertido em tds motor bmw 143cv, o que acham ser a escolha mais acertada e segura?

Por dentro e chapa/estrutura, ambos estão irrepreensíveis...

O 110cv tem rodas 31 10.5R15 e o 143cv tem 235 85 R16

Ambos estão prontos para o mato

Não sei qual escolher sinceramente...
Na dúvida opta sempre pelo que esta mais próximo do original.
Com o carro original andas descansado.
Um dia que queiras alterar guardas a mecânica original para o caso de haver problemas.
Se comprares um carro modificado não sabes como as alterações foram feitas por isso podes estar a ficar com um enorme monte de problemas com alterações mal feitas muitas vezes de forma irreversível!
Caso tenhas um dissabor com um carro mexido como vais resolver a situação de ir fazer uma ipo B?
Pensa nisso e já sabes qual a melhor coisa a fazer 😉
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.599
Localização
Portugal
Na dúvida opta sempre pelo que esta mais próximo do original.
Com o carro original andas descansado.
Um dia que queiras alterar guardas a mecânica original para o caso de haver problemas.
Se comprares um carro modificado não sabes como as alterações foram feitas por isso podes estar a ficar com um enorme monte de problemas com alterações mal feitas muitas vezes de forma irreversível!
Caso tenhas um dissabor com um carro mexido como vais resolver a situação de ir fazer uma ipo B?
Pensa nisso e já sabes qual a melhor coisa a fazer 😉
Boas,

O Mário diz e bem... Aliás..

Hoje apareceu um atmosférico a venda por 5k, podias comprar um desses, ir a um especialista de swap, meter um m57 e guardar tudo original.

Gastavas o mesmo dinheiro mas melhoe

Abracumm
 
Registo
17 Mar 2017
Mensagens
548
Localização
Estarreja-Aveiro
aqui está uma informação curiosa...

Do que percebi quem tem UMM com motor bmw de fabrica, nada diz de diferente no livrete?

ou seja, os motor bmw de fabrica, é apenas identificável pelo numero de chassis, pela própria UMM, de resto nada o destingue dos outros?
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.599
Localização
Portugal
aqui está uma informação curiosa...

Do que percebi quem tem UMM com motor bmw de fabrica, nada diz de diferente no livrete?

ou seja, os motor bmw de fabrica, é apenas identificável pelo numero de chassis, pela própria UMM, de resto nada o destingue dos outros?
Boa tarde

Há bmw, prv, Ford etc de fábrica registados na folha de homologação e outros que não.

Abracumm
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.939
Localização
Cortegaça
aqui está uma informação curiosa...

Do que percebi quem tem UMM com motor bmw de fabrica, nada diz de diferente no livrete?

ou seja, os motor bmw de fabrica, é apenas identificável pelo numero de chassis, pela própria UMM, de resto nada o destingue dos outros?
Na verdade os que foram montados de fábrica estão legais.
No caso, ao que parece apenas faltou mencionar a cavalagem real do motor BMW.
Essa situação no entanto não é complicada de resolver uma vez que basta um constritor de admição para retirar os cavalos a mais de modo a ficar com os 110 mensionados no livrete.
O mais engraçado é que há outros motores montados que estão devidamente mensimados!
Acho que a UMM fazia testes com os carros e depois acabava por os vender para não perder muito dinheiros nos vários protótipos que foi desenvolvendo ao longo do tempo
 
Top Inferior