• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

PEregrino - em viagens...

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Já sou o feliz proprietário do meu primeiro UMM...

Seguem as primeiras fotos, uns minutinhos depois da papelada:

IMG_20211105_163955-01.jpeg
IMG_20211105_164001-01.jpeg

Deve estar cheio de defeitos (e feitios), vou começar a descobri-los agora...
Mas estou bastante contente com o meu PEregrino.

Alguém conhece algo da sua história passada?

Claro que não era possível trazê-lo no primeiro dia, sem lhe sujar os sapatos...
IMG_20211105_180845.jpg

Última edição:

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Ora aí está um belo UMMaquinão, parece a estar catita, agora uma manutenção à maneira do dono e Boa Sorte com ele...!!! :cool: :alien:

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Grande máquina. Parece estar com bom aspecto.. Quando vir por aqui a passar já sei que és tu. Boa sorte com a máquina

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Que belo jipe.
Parece que já la vão os tempos em que os UMMs que se vendiam eram carros podres em mau estado e quase sem ponta por onde se pegar!
Esse parece estar bom de chapa o que ajuda muito a ter tão bom aspecto...
Se a mecânica estiver igual estás bem servido por uns bons tempos.
As molas é que já estão espalmadas mas isso é fácil de resolver...
Parabéns pela aquisição.

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Ora aí está um belo UMMaquinão, parece a estar catita, agora uma manutenção à maneira do dono e Boa Sorte com ele...!!! :cool: :alien:

Como diz o ditado., à mulher de César...
Vamos lá ver se este está bom, ou se só parece bom. :D
Sem dúvida que vai ser alvo de uma investigação com olhos de quem entende, até para eu ficar descansado!
:umm_alter:

Grande máquina. Parece estar com bom aspecto.. Quando vir por aqui a passar já sei que és tu. Boa sorte com a máquina

Meu caro, a passar não, depois da tua epopeia (que tive tanto gosto a ler), faço é questão de te convidar para dares uma volta com ele! Vizinhos... tem de ser assim! :umm:👍

Que belo jipe.
Parece que já la vão os tempos em que os UMMs que se vendiam eram carros podres em mau estado e quase sem ponta por onde se pegar!
Esse parece estar bom de chapa o que ajuda muito a ter tão bom aspecto...
Se a mecânica estiver igual estás bem servido por uns bons tempos.
As molas é que já estão espalmadas mas isso é fácil de resolver...
Parabéns pela aquisição.

Obrigado! Parecer estar bom, parece... Agora há que olhar com tempo e cuidado, porque há sempre coisas que não se vêem logo. As fotografias tbm enganam.
Há uns pontos que precisam de ser tratados, a lona já viu melhores dias...
As molas tbm me pareceram que precisam espevitar, os amortecedores de trocar, e precisa de uma limpeza geral profundíssima pq já devem ser alguns bons anos sem ver balde e sabão!
:geek:😂😅:umm_cournil:

Parabéns, bela máquina

Obrigado meu caro, espero que sim, que não seja só make-up! :sneaky:😁:likeumm:

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Olá!
Já foi “engraxado “? Não parece!
Tem um ar bem saudável.
É claro que o ideal é não trazer mazelas de trás, para não desiludir na chegada, mas se a compra tiver sido correcta, é sempre bom, reservar uns trocos para umas surpresas que não se viram bem…. No momento.
Parabéns e boas voltas 👍

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Olá!
Já foi “engraxado “? Não parece!
Tem um ar bem saudável.
É claro que o ideal é não trazer mazelas de trás, para não desiludir na chegada, mas se a compra tiver sido correcta, é sempre bom, reservar uns trocos para umas surpresas que não se viram bem…. No momento.
Parabéns e boas voltas 👍

Engraxado=enganado?
Espero bem que não, não creio...
Mas há coisas que quem me vendeu pode tbm não ter visto.
E sim, já sei que quando se mexe no que se comprou, vai-se sempre descobrir umas surpresas - além dos gastos que já se sabia, como por exemplo, os pneus que já viram melhores dias...

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Engraxado=enganado?
Espero bem que não, não creio...
Mas há coisas que quem me vendeu pode tbm não ter visto.
E sim, já sei que quando se mexe no que se comprou, vai-se sempre descobrir umas surpresas - além dos gastos que já se sabia, como por exemplo, os pneus que já viram melhores dias...
Estava a referir-me a trabalhos de lavagem e cosmética brilhante, daqueles de encher o olho, e depois ……! Ups…

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Esse trabalho conto fazê-lo eu... Se vou descobrir alguma coisa quando o fizer, é que vamos ver :sneaky: 😅

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Esse trabalho conto fazê-lo eu... Se vou descobrir alguma coisa quando o fizer, é que vamos ver :sneaky: 😅
Toda a gente que passa por isso acaba sempre por descobrir alguma coisa!
Tenho o melhor exemplo disso que comprei o meu primeiro UMM em 1999, tinha o jipe apenas 9 anos, julgava eu por isso que nunca tinha sido mexido até porque tinha um desempenho fenomenal!
Assim que resolvi fazer uma intervenção no motor apenas de control e mudança de alguns componentes mais suscetíveis de desgaste descobri que afinal o dito cujo estava todo remexido!

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
(...) julgava eu por isso que nunca tinha sido mexido até porque tinha um desempenho fenomenal!
(...) descobri que afinal o dito cujo estava todo remexido!

Pelo menos tinha sido bem mexido! 😂

Parece bem direito força nisso

Vamos ver, hoje já teve a sua primeira intervenção, o escape estava curto e reto, vinha um cheiro a escape... Encontrei uma garagem aberta hoje e já consegui resolver esse primeiro item da lista.

IMG_20211106_113318.jpg

Entretanto, o técnico/mecânico já me avisou que é bom começar a pensar em ver peças para substituir o escape lá mais para a frente, o troço do coletor à panela já viu melhores dias (ainda está sólido mas já não 'gosta' do martelo), e da panela para trás é galvanizado e feito mt artesanalmente.
Também parece que há manchas de gases/fuligem junto ao motor, mas que à primeira vista não são do coletor.

É preciso limpar tudo e andar depois para ver o que é antigo, o que continua, etc.

Já meto mais fotos da inspecção no elevador!
Devia-se fazer antes de comprar, mas pronto! :geek: :p

Última edição:

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Ora então, depois de uns minutos de 'cuecas à mostra' na Auto Torrescapes (foi o que consegui que me atendesse ainda hoje de manhã, e que não era muito longe - mas gostei do serviço!), deu para ver duas coisas:

1) a malta gosta de UMM's!! Disseram logo que são os melhores, digam o que disserem! Deu logo pano para mangas, desde os que se atiravam dos aviões até à histórias disto e daquilo... Um espectáculo.

2) Há coisas que, ou são normais, ou foi lubrificação a mais, ou então já me deixam um pouco mais preocupado.

Vou colocar aqui as fotos das partes íntimas:

IMG_20211106_114518.jpgIMG_20211106_114311.jpg
A caixa parece que só está presa de um lado... Do outro, falta um parafuso... E o outro está moído!

IMG_20211106_114448.jpg
Essa ligação eléctrica estava solta, dei um jeito agora - mas de onde será?

IMG_20211106_112650.jpg

Já ponho mais daqui a bocado, agora vou atestar o (meu) tanque!

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
Continuando...

IMG_20211106_112656.jpg

IMG_20211106_112701.jpg

IMG_20211106_112706.jpg

IMG_20211106_112714.jpg

IMG_20211106_112724.jpg

IMG_20211106_112736.jpg

IMG_20211106_112741.jpg
Os amortecedores são da Koni, mas já sabia que tinham entregue a alma ao criador... Mas que banho de óleo!

IMG_20211106_112754.jpg
São já sinoblocos de poliuretano?

IMG_20211106_112930.jpg

IMG_20211106_113015.jpg
Esta é um dos bons pormenores do carro...

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
O teu PE tem andado a fazer uma enorme pegada ambiental........!
Verifica o nível do eixo traseiro, a avaliar pelo banho de óleo que há debaixo do jipe pode estar quase seco!
As fugas nas caixas de velocidades são (chatas) de resolver, mas a pior de todas é aquela fuga de óleo do motor perto da caixa de velocidades....! Dessa nem te digo mais nada para não ser eu a faltar do tremendo chouriço que aí vai!
Mas nem tudo é mau, apesar dos sinoblocos não serem de poliuretano, as anilhas são e aparentemente novas!
O depósito de inox é uma excelente surpresa...😉

Top Inferior